Buscar

POLITICAS PUBLICAS DE ALIMENTACAO E NUTRICAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Nome Completo: Maria Alice de França Caldas
Matrícula: 01464899
Curso: Nutrição
PREVENÇÃO A OBESIDADE, ALERGIA ALIMENTAR E DOENÇA CARDIOVASCULAR.
A prevenção da obesidade deve existir um planejamento alimentar, o controle do consumo de gorduras saturadas, alimentos de origem animal gordurosos, devemos aumentar o consumo de frutas, verduras e outros vegetais. Reduzir o consumo de sal, gorduras e açúcares, e principalmente o maior vilão de todos os fasts foods, praticar exercícios físicos regularmente para que ajude na prevenção da obesidade e perda de massa magra, além da saúde físico/mental. Não é necessário se privar-se de tudo, fazendo dietas radicais e erradas, por isso devemos ter um acompanhamento nutricional, com um profissional da área, é fundamental manter uma rotina saudável, com uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e sais minerais. Isso é bastante importante durante a fase infantil, a fase de crescimento do ser humano, porque acostumamos as crianças a comerem bem e comerem alimentos importantes para o um crescimento nutritivo.
Alergia alimentar, pode se transformar em uma reação inflamatória, algumas levam a diferentes sintomas por todo o corpo, como: rosto, olhos, mãos e boca, além de poder afetar o sistema respiratório e gastrointestinal. Considerada hoje um problema de saúde pública, definida como uma doença decorrente de resposta adversa que ocorre após exposição, digerindo ou contato com componentes , alergênico / alimentares, qualquer alimento pode desencadear um quadro alérgico, ovos, leite, trigo, soja, peixes e principalmente os crustáceos são super vilões por alergia alimentar, podendo vir a óbito. 
O tema da prevenção primária das doenças alérgicas vem sido debatido nas últimas décadas e não existem dúvidas da importância desses estudos para o corpo humano. Os fatores de riscos associados ao desenvolvimento das alergias são vastos, por fatores genéticos e ambientais. A produção de anticorpos do tipo IGE dependendo dos hábitos alimentares da população, levam frequentemente a reação denominada anafilática muito grave, recordando que os fatores que induzem a evolução da alergia são variados. As evidências quanto às intervenções para diminuir os incidentes por doenças alérgicas todavia são insuficientes. Até os 06 meses de amamentação exclusiva, atualmente é a única medida comprovada cientificamente que pode diminuir as chances de desenvolvimento da alergia alimentar. 
As doenças cardiovasculares são uma das doenças que mais matam atualmente no mundo, males que atingem principalmente o funcionamento do coração, veias e artérias. As doenças cardiovasculares são: insuficiência cardíaca, hipertensão (pressão alta). doença coronariana (DAC) no qual existe a obstrução lenta ou súbita das artérias coronárias por meio de coágulos e placas de gordura. Dessa maneira acontece a insuficiência das artérias coronárias (vasos sanguíneos que irrigam o coração), proporciona ao músculo cardíaco (miocárdio), o oxigênio e os nutrientes que necessitam para manter a atividade normal. Resumindo, doença dos vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco. 
Doença cerebrovascular é um grupo de doenças responsáveis por inúmeras mortes no mundo e causa sequelas permanentes, acontece uma obstrução das artérias responsáveis que levam o sangue e outros elementos que são vitais para o cérebro, ou seja ​​doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro.
Doença arterial periférica (DAP) provoca problemas na circulação do sangue nas pernas, entre outras coisas, dores ao caminhar. Geralmente a obstrução acontece quando existe acúmulo de placas de gordura, excesso de inflamação no local, e perda de flexibilidade nas paredes dos vasos sanguíneos. Em poucas palavras é uma doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores.
Cardiopatia congênita são malformações na estrutura do coração existentes desde o momento do nascimento, a maioria das doenças cardiovasculares podem ser prevenida por abordagem de fatores comportamentais de risco, exemplos de riscos: o uso de tabaco, má alimentação e obesidade, falta de atividade física e uso abusivo de álcool.
Doença cardíaca reumática causa danos no músculo do coração e válvulas cardíacas devido à febre reumática, causada por bactérias estreptocócicas.
 
Concluo que é predominante diagnósticos em demasia sobre alergia alimentar. É necessário procedimentos e diagnósticos corretos. O objetivo primário de manobra deve ser o de instituir medidas efetivas de prevenção das alergias alimentares, métodos precisos são necessários para confirmar ou excluir o diagnóstico. Os pacientes necessitam de tratamento apropriado através da eliminação de alimentos que causam os sintomas, ao mesmo tempo evitando os efeitos adversos nutricionais e o problema com dietas inadequadas, ou as ditas “dietas malucas” feitas pelo próprio indivíduo, o correto é ter acompanhamento nutricional, para uma dieta adequada e balanceada para cada pessoa em particular. Dessa forma evitaremos, obesidade em qualquer idade, alergias alimentares e doenças cardiovasculares que são as doenças que mais levam a óbito nos dias de hoje.
FONTES DE PESQUISA:
https://bvsms.saude.gov.br/obesidade-18/#:~:text=A%20obesidade%20%C3%A9%20o%20ac%C3%BAmulo,que%20o%20gasto%20energ%C3%A9tico%20correspondente.
ANVISA. Resoluçao ANVISA/DC Nº 26 DE 02/07/2015. Disponível em https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=286510. Acessado em: 08/2017
MORAES, Paula Louredo. “Obesidade e doenças cardiovasculares”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/obesidade-doencascardiovasculares.htm.
Franco JM, Pinheiro APSG, Vieira SCF, Barreto IDC, Gurgel RQ, Cocco RR, Solé D. Acurácia de concentraçoes de IgE séricas e de diâmetros de pápulas do teste cutâneo no diagnóstico de alergia ao leite de vaca. J Pediatr (Rio J). 2017 Sep 28. Pii: S00217557(17)30059-1. Doi: 10.1016/j.jped.2017.06.022. [Epub ahead of print].
https://www.medicar.com.br/alergia-alimentar-principais-causadores-e-primeiros-socorros
https://www.tuasaude.com/sintomas-de-alergia-alimentar/#:~:text=A%20alergia%20alimentar%20%C3%A9%20uma,o%20sistema%20gastrointestinal%20e%20respirat%C3%B3rio.

Continue navegando