Buscar

Blanchard resumo Capitulo 7 e 8 - Copia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DTERMINAÇÃO DE SALARIOS 
A determinação de salarios, são pouquissimas vezes determinada por negociações coletivas - sindicados e empregadores- mas, maioria das vezes determinada por negociações com o empregador e o trabalhador individual, quanto maior a qualificação do trabalhador maior probabilidade ele terá de negociar seu salario. por exemplo, uma pessoa com mais qualificação para a vaga de trabalho como um formando, tem mais chnces de negociar seu salario, do contrario, no mcdonalds isso não acontece. 
as negociações as vezes são deterministas para um nivel da empresa ou a empresa toda e muitas das vezes a nivel nacional, muitas vezes negociações locais ou individuais abrange o restante das camadas da economia. 
geralmente o trabaohadores recebem um salario reserva, um salario mais baixo que os trabalhadores preferem receber do que ficar desempregados. 
os salarios dependem do mercado de trabalho. quanto menor for a taxa de desemprego, maior será o salário. 
os economista tambem pensaram em duas formas ainda: 
1° Na ausência de mecanismo de negociação coletiva, os funcionarios recorrem aos seus poderes particulares de negociação para ajsutarem seus salarios. o que realmente o fazem
2° os empregadores podem desejar pagar os salarios superiores aos slarios reserva. 
NEGOCIAÇÃO 
Quanto maior for o custo de uma empresa perder seu empregado e/ou quanto menor for a dificuldade que esse empregador terá para reencontrar uma vaga de emprego, maior será o poder de negociação do seu salario, com o empregador. 
o poder de negociação de salario tambem pode ser determinado pela as condições de trbaalho, um trbaalhador do macdonalds pode ser facilmente demitido se ele requerer um aumento, o nível de qualificação para a vaga não é tão alta, e seria muito facil reensina-las a uma outra pessoa, que tem aos montes disposta para aceitar a vaga. no entanto, quando tem um trabalhador que conhece bem todos os trametes da empresa, que significaria um custo maior para demeti-lo, a empresa poderia conceder o aumento para ele. 
A negocição do salario, tambme pode ser influenciada pela a situação do ercado de trabalho, quando a taxa de desemprego está baixa, encontrar outro substituto a altura do empregado é mais dificil, ao passo que, encontrar outro emprego para o empregado tmabem será facil. no entanto, quando a taxa de desemprego é mais alta, encontrar um emprego para o empregado será mais dificil, tendo em vista que a oferta de mão de obra será abundânte, e para o empregador, encontrar um empregado com a qualificação razoável será mais facil. logo, o empregado terá que aceitar o seu salario baixo. 
		SALÁRIO-EFICIENCIA 
Independente do poder negociação, as empresas podem decidir pagar um slario muito mais atraente, isso iria influenciar a diligencia dos trabalhadores. essa situação é bem mais aplicável, quando uma empresa quer o trabalhador fique num emprego ate que ele aprenda a como realizar o serviço de forma correta, e um salário reserva não é atraente para quem quer continuar na vaga, o que ocorre contrariamente com o salario de eficiencia. 
as empresas podem decidir dar esses slarios de eficiencia para os seus trabalhadores pois querem fazer com que eles se sintam mais a vontade em seus empregos, estimulando a sua produtividade pela eficiência do colaborador e a eficiência do colaborador pelo slario de eficiência. 
Devido as razoes explicadas no tópico anterior, deduzimos que : 
Empregadores como na industria de tecnologia, pagarão os ditos slarios de eficienci para manter os seus empregados mais animados e dispostos, Do que trablhadores que estão em um trabalho rotineiro 
		SALARIOS PREÇOS E DESEMPREGO 
Temos a seguinte equação portanto: 
	W:Pe.F(u,z)
 (-,+)
W = salário nominal agregado 
Pe = Nível esperado de emprego 
u = taxa de desemprego
z = variável abrangente, z, que representa todas as outras variáveis que podem afetar o resultado da fixação dos salários. 
		O QUE CADA VARIÁVEL SIGNIFICA 
nÍVEL ESPERADO DE PREÇOS: 
Tanto as empresas quanto os trabalhadores se preucupam com o salário real e não nominais, em suma, o que importa é a relação dos salários nominais (W) com o preço dos bens que compra (P), eles se preucupam com W/P. As EMPRESAS pensam o mesmo, elas não estão preucupadas, portanto com o salário nominal que pagam, mas sim com os salarios nominais em relação com o preço dos bens que elas vendem. 
Nessa logica, quando tanto as empresas quanto os trabalhadores sabem que o nivel de preço - Preço dos bens que os trabalhadores pagam, quanto o preço dos bens que as empresas vendem - vai dobrar, tanto um como o outro saberá que é sensato dobrar o salário nominal, para que assim se mantenha constante o salário real dos trabalhadores. 
POr isso que quando ha uma negociação de salários é usado NÍVEL DE PREÇO ESPERADO (Pe) e não o efetivo, pois se pensa em como estará os salarios com o tempo, por isso, em negociações coletivas, se faz determinações salariais para ate 3 anos, com base nos preços esperados no decorrer desses 3 anos, ou ate em negociações individuais, acerta-se salários com base no preço esperado em um ano, e durante esse 1 ano, não poderá haver um reajuste. 
		TAXA DE DESEMPREGO 
Na formula, u(taxa de desemprego) está sobre o sinal de menos (-), denotando sua relação na formula, quando a taxa de desemprego sobe, os salários caem. 
o fator, TAXA DE DESEMPREGO, é deterministico e importante na formulas de determinação salarial pois: mesmo se dizermos que o salario é determinado pelas negociações, um desemprego alto, retira o poder de negociação do empregado, o mesmo ocorrendo, os salarios de eficiêcia são sobrepujados, pois o trabalhador trabalhador permanecera no emprego mesmo recebendo mal. 
			OUTROS FATORES (z) 
Essa variável representa todos os outros fatores que podem afetar a determinação dos preços, por convenção, quando ela aumenta ela também aumentara o nivel do salario (por isso o sinal de mais abaixo dela). 
Um bom exemplo é o seguro desemprego, ele torna o desemprego menos angustiante, o que faz com que muita das vezes os trabalhadores fiquem um pouco seletivos mesmo em desemprego, por isso, denotamos que, por influencia, o seguro desemprego pode aumentar o salario, a qualquer nível, em qualquer taxa de desemprego dada. Isso de certa forma favorece os trabalhadores a oleitearem melhores salários, por isso, o seguro desemprego é considerado uma VARRÁVEL ABRANGENTE (z) que pode aumentar o nível de salário. 
O mesmo ocorre com os salários minimos, quando eles aumentam, tendem em aumentar também os salários acima dele. As legislações protecionistas também geram o mesmo impacto, pois torna mais caro demitir um colaborador, o que também os favorece com mais poder de negociação de seus salários. 
 			DETERMINAÇÃO DE PREÇOS 
Os preços são determinados pelos custo d de produção, que por sua vez, dependem da função de produção, que é relação entre os insumos utilizados, a quantidade de produtos e os preços dos insumos. 
supondo que o insumo em quesão é o trabalho, teremos a seguinte equação: 
	Y=A.N
Y = produto 
N = Nivel de emprego 
A = produtividade do trabalho 
Nessa equação a A também assume o elemento PRODUTIVIDADE DO TRABALHO - produto por trabalhador. 
						TAXA NATURAL DE DESEMPREGO 
NEssas hipteses o Taxa de Desemprego natural é dada com parameteos em preços efetivos e não esperados. 
			RELAÇÃO DE FIXAÇÃO DE SALARIOS 
Pelas condições anteriores, a formula dos salarios noinais agora ficará: 
	W = P . F (u , z)
	W/P = F (u , z) 
Nessa equação a relação entre salarios reais e a taxa de desemprego é negativa, em todos os quesitos. 
	CAPITULO 8 
Tomando como base a equação do capitulo 7 
	 W = Pe.F(u,z)
W = Salário nominal 
Pe = preços esperados 
u = Taxa de desemprego 
z = Variavel abrangente 
Derivando temos o preço como: 
		P = (1 + m) W 
m = margem 
substituindo o valor de W por sua expressão temos: 
		P
= Pe(1 + m) F(u,z)
Observando. podemos nota que um aumento no PREÇO ESPERADO (Pe), leva um aumento no nivel salario, que por sua vez leva a uma aumento no nível de preço, pararelelamente também eleva o NÍVEL DE PREÇOS (P). E um aumento na TAXA DE DESEMPREGO (u), faz com que o SALÁRIO NOMINAL diminua o que também diminui o nivel dos PREÇOS 
substituindo os ultimos valores de [F(u,z)]:
F(u,z) = 1 - αu + z 
Isso quer dizer a significancia da taxa de desemprego, caso o seu aumento, o seu α como a força que o desemprego exercera sobre o salario. e a importancia aditiva da variável abrangente.
MEsclando com a outra formula, temos: 
		P=Pe (1+m)(1-αu+z) 
Agora isso nos dá a impressao da relação de NIVEL DE PREÇOS, NIVEL ESPERADO DE PREÇO e A TAXA DE DESEMPREGO. 
π = πe + (m + z) - αu
π = Inflação
πe = Inflação esperada 
O que podemos perceber é que com um aumento na INFLAÇÃO ESPERADA (πe) temos um aumento no nivel dos preços efetivos. da mesam forma que dado um nivel de inflação anterior, e termos uma inflação alta hoje, quer dizer uma taxa de aumento entre o nivel anterior e esse. 
Dada a INFLAÇÃO ESPERADA, se houver um aumento na MARGEM (FATORES QUE AFETAM A DETERMINAÇÃO DE PREÇOS) um aumento na VARIÁVEL ABRANGENTE leva a um aumento na INFLAÇÃO EFETIVA. 
DADO o nivel de preços esperados ou INFLAÇÃO ESPERADA, um diminuição na taxa de desemprego, eleva a INFLAÇÃO. 
Atribuindo-lhes a uma época, temos: 
πt = πet + (m + z) - αu
 πt = Inflação no ano atual 
πet = inflação esperada no ano atual.
m e z permaneceram constantes aqui, pois seu aumento é muito lento 
		NA PRIMEIRA ENCARNAÇÃO 
Temos que a inflação não é persistente, ou seja não tem capcidade de afetar nos resultados da inflação futura, logo a diferença de um ano para outro (π~ - pi trancejado). alem disso, nessas condições, INFLAÇÃO ESPERADA (πet) é igual a DIFERENÇA DE INFLAÇÃO ENTRE ANOS (π~), π~ =, temos então 
πt = π~ + (m + z) - αut
 nessas condiçoes que estava a descoberta da curva de phillips 
Mesmo aparentando um trade-off com o tempo, essa possivel realação de trade-off entre inflação e desemprego se torna invisivel
Esse suposto trade-off se tornou insustentavl pois os fixadores de salarios mudaram, os agentes economicos, pois ja consideravam a inflação persistente. 
As expectativas de inflação sejam formadas de acordo com:
πet = π~.(1 - Ɵ) - Ɵπt-1
πet = inflação esperada 
π~= valor constante.
πt-1 = inflação passada 
Ɵ = parametro da força da inflação passada sobre a esperada 
vizualizando a equação podemos reprar que quanto maior Ɵ, mais impacto ele tera robre a inflação passada (πt-1) e por consequente, afetando o valor da inflação esperada. 
o que se percebeu ao longo da decada de 70 foi o aumento do valor de Ɵ: 
Na epoca que a curva de phillips fora concebida, não tinha INFLAÇÃO PERSISTENTE e as pessoas baseavam suas escolhas na identidade entre a INFLAÇÃO ESPERADA (πe) = INFLAÇÃO CONSTANTE (π~). alem disso a Ɵ era quase se não igual a zero. 
Foi então que as pessoas começaram a formar expectativas a cerca da inflação, quando a variável Ɵ começou a crescer. no inicio ela tinha a equivalencia de 1 
Fazendo alguns ajuste: 
πt = (1 - Ɵ)π~ + Ɵπt-1 + (m + z) - αu
Aqui, quando Ɵ é igual a zero, retornamos a curva de phillips original 
πt =π~ + (m + z) - αut
 
Quando Ɵ é positivo, alem da taxa de desemprego, também temos que considerar a INFLAÇÃO ANTERIOR 
πt = [(1 - Ɵ)π~ + (m + z)] + Ɵ.πt-1 - αu
Agora, quando temos o Ɵ = 1, o que é realmente calculado é a cariação de inflação, Diferença do ano anterios para a do ano atual. 
πt - πt-1 = (m + z)] - αut
 
E ISSO foi o que foi observado a partir da decada de 70, quando Ɵ começou a ser igual a 1, uma nova relação surgiu, a relação variação taxa da inflação e o desemprego da época. 
Essa formula, relação da variação da taxa de inflação e a taxa de desemprego é chamada tambem de:
CURVA DE PHILLIPS MODIFICADA ou CURVA DE PHILLIS AUMENTAFA PELAS EXPECTATIVAS (para indicar que πt-1 refere-se à inflação esperada); ou tambem de CURVA DE PHILLIPS ACELERACIONISTA ( para indicar uma traxa de desemprego baixa leva a um aumento da taxa de inflação e, dessa forma, a uma aceleração do nivel de preços). 
MIllton friendman e Edmundo Phelps questinoaram essa o trade-off permanente entre a taxa de inflação e a taxa de desemprego, eles diziam que era apenas temporario ate que os agentes começassem a prever a inflação esperada com base na inflação passada. Alem disso, mesmo que um país aceitasse permanecer com a taxa de desemprego abaixo da taxa natural, tolerando a inflação alta, o trade-off também desapareceria
Uma taxa de desemprego é uma taxa onde a INFLAÇÃO ESPERADA (πe) é igual a INFLAÇÃO EFETIVA (π) ou seja [π = πe], logo a equação: 
π = πe + (m + z) - αun
π - πe = (m + z) - αun
0 = (m + z) - αun
 un = taxa natural de desemprego
Calculando a taxa de desemprego, temos: 
 αun = (m + z)
 un = (m + z)/α
portanto, quanto maior a margem (m) e quanto maior é a variável abrangente, mais alta será a taxa natural de desemprego. 
Agora escrevemos:
π - πe = - α(Ut - [m + z]/a) 
 
que é o mesmo de: 
π - πe = α(Ut - Un) 
Ut = taxa de desemprego atual
Se a taxa de INFLAÇÃO ESPERADA (πe) puder ser aproximada pela taxa de INFLAÇÃO DO ANO ANTERIOR (πt-1), a equação finalmente se torna: 
πt - πt-1 = - α(Ut - [m + z]/a)
Assim se inseri uma nova relação entre a TAXA DE DESEMPREGO EFETIVA e a TAXA DE DESEMPREGO NATURAL e a VARIAÇÃO DA TAXA DE INFLAÇÃO (πt - πt-1). 
Quando a A TAXA DE DESEMPREGO EFETIVA é maior que a TAXA NATURAL DE DESEMPREGO, a taxa de inflação diminui. Agora, quando a TAXA NATURAL DE DESEMPREGO é maior que a TAXA DE DESEMPREGO EFETIVA, a inflação aumenta: 
Ut < Un = πt > πt-1
Ut > Un = πt < πt-1
A TAXA NATURAL DE DESEMPREGO É A TAXA DE DESEMPREGO NECESSÁRIA PARA QUE A INFLAÇÃO PERMANESSA CONSTANTE. Por isso que a taxa natural de desemprego tambem é chamada de TAXA DE DESEMPREGO NÃO ACELERADORA DA INFLAÇÃO ou NAIRU(em ingles)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando