Buscar

glaice 100_

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2 
 
2 
 
 
GRUPO SER EDUCACIONAL 
“Uninassau” 
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I –PEDAGOGIA 
Glaice de Paula soares 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO PARCIAL 
 
 
 
 
 
 
 
 
Relatório parcial l da educação infantil 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fortaleza/ceara 2022 
 
Glaice de Paula soares 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Relatório parcial l da educação infantil 
 
 
 
 
 
 
 
Relatório Parcial apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia do grupo ser da uninassau Tem como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado 
I. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fortaleza/ceará 2022 
 
 
SUMÁRIO 
 
 
1. INTRODUÇÃO 	4 
2. A ANÁLISE DOCUMENTAL COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DA 
IDENTIDADE DA ESCOLA 	4 
3. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA 	4 
3.1. OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE 	4 
4. CONCLUSÃO 	4 
5. REFERÊNCIAS 	4 
6. ANEXO 	5 
 
 
 
 
 
 
1. INTRODUÇÃO 
 
O estágio supervisionado refere-se a um tipo de conjunto de atividades de experiências, pesquisas serviços e de comunicação que proporciona a nós estudante, a compreensão da realidade educacional escolar com uma experiência, que nos tornam competente e começamos adquirir experiências para a realização adequada de intervenções a vivência dos projetos pedagógicos, que e um momento único e mágico para nós estudantes que adquirimos com profissionais formados e muito experientes, uma forma de articular a teoria com a prática, possibilitando-nos a refletir sobre como é a atuação profissional no campo. 
 A presente dissertação irá relatar sobre a observação realizada na educação infantil 
minha trajetória no estágio iniciou na creche, C.E.I Ana Maria Medeiro da Fonseca que 
se localiza na av: castelo de castro no bairro conjunto Palmeiras, Fortaleza, 
Ceará está 
escola e administrada pela prefeitura de Fortaleza. oferecendo o ensino da educação infantil da seguinte forma: infantil l ao lll integral e lV e V parcial. O espaço da creche é confortável, apresenta ótimas condições, com profissionais bastante qualificados e prestativos com um grande pátio para as crianças se divertirem e se conhecerem melhor e se comunicarem. também ela e composta por uma videoteca. A escola atende 
264 crianças matriculadas composta por 10 salas de aulas, com banheiros integrados pátio cozinha, área de serviço, almoxarifado, coordenação., dispensa, fraldário, rouparia. Assim foi observado em minha trajetória no período do estágio tendo grandes experiências em conhecer profissionais excelentes e com disponibilidade em dar muita atenção, para nós 
estagiários. Observei... também que o corpo docente da creche Ana Maria Medeiros e formado pela diretora, Coordenadora pedagógica e ainda e composta por funcionários do serviço gerais, que mantem a creche bem cheirosa e organizada e não podemos esquecer dos Professores que dão muita atenção para os pequenos. 
1.1 Histórico da unidade escolar 
A creche CEI Ana Maria Medeiros da Fonseca fica localizada na Av. Castelo de Castro, 2900 - Conj. Palmeiras, Fortaleza-CE CNPJ:24.438.188/0001-12 foi fundada em 2018 A creche possui área total de 2.800,00 m², com 1.323,58 m² de área construída, e dispõe de dez salas de aula, banheiros adaptados, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. A creche contempla ainda brinquedoteca (sala multiuso), área de lazer com playground e solarium para as crianças ter uma boa adaptação e muita diversão. 
1.2 Caracterização da comunidade em que a escola está inserida 
Com uma comunidade bem carente com muitas famílias de muita vulnerabilidade onde não encontramos saneamento e nem moradia para todos, pouco pais de famílias que trabalham a maioria vive de benefício ou ajuda da família. Nas redondezas da creche temos postos de saúde temos o CSU onde ofereçem vários tipos de cursos e bastante prática de esportes. 
 
1.3 Estrutura administrativa 
A creche tem uma estrutura administrativa muito boa pois os responsáveis são de grande competência para desenvolver seus trabalhos com muito amor e dedicação. 
 
	Cargo/função 
	Quantidade 
	Professor 
	25 (vinte e cinco) 
	Assistente 
	05 ( cinco) 
	Coordenadora 
	01 (uma) 
	Funcionários Terceirizados 
	06 ( seis) 
	Agente escolar 
	02 ( dois) 
 
 
1.4 Descrição do ambiente físico 
O espaço da creche e muito grande bem ampla bastante aconchegando gerando um ambiente bem confortável e bem desopilante para que as crianças venham se sentir bastante aconchegada. 
	Espaço 
	Quantidade 
	Sala de aula 
	10 (dez) com capacidade para 20 alunos. 
	Coordenação 
 
	 
	Sala dos professores 
	01 (um) 
	Cozinha 
	01 (um) 
	Banheiro 
	07 (sete) 
	Patio 
	01 (um) 
	Copa 
	01 (um) 
	Refeitório 
	01 (um) 
 
 
1.5 Recursos tecnológicos disponíveis 
Os recursos da creche ainda são poucos pois como a creche e nova a verba que entra para compras esses tipos de coisas são poucas mais o que temos sempre conseguimos nos virar para fazer o bom uso. 
	Equipamento 
	
	Quantidade 
	Televisão 
	01 (uma) 
	
	Notebook 
	01 (um) 
	
	Caixa de som 
	01 (uma) 
	
	Impressora 
	01 (duas) 
	
 
Com esses equipamentos tecnológicos os professores consegui fazer os trabalhos de acordo com o planejado . 
 
1.6 Avaliação da participação da comunidade na escola 
Durante os 12 dias de estágio eu percebi que os pais não são tão presente na creche, eles vão deixa e busca os filhos no horário certinho mais no entregam os filhos na porta da creche e as agentes escolares e quem leva as crianças até a sala de aula pois estamos voltando de uma pandemia e não pode ter acesso a creche os pais. Já no entorno da creche sempre vejo os vizinhos saindo para seus trabalhos pela manhã foi só o horário que cheguei a ver alguém. 
 
 
2.A ANÁLISE DOCUMENTAL COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DA IDENTIDADE DA ESCOLA 
 
A análise documental se baseia pela lei de diretrizes e bases da educação, (LDB 9394/ 96), O estatuto da criança e adolescente. Orientam. Normas curriculares para educação Infantil. Parecer CNE/CEB (câmara de educação básica) – (Conselho Nacional Educação) 5 de 17 de dezembro de 2009. Vislumbrando as normas da BNCC, que se encontra em vigência, que permitem às instituições o tempo de efetivação implementadas da norma. O sistema educacional da creche é formada pelos funcionários que fazem parte dessa projeção política e Pedagógica. formados pelos... gestores, professores, todos com o mesmo propósito de educar, visando o desenvolvimento integral dos alunos e valorizando a produções individuais e coletivas, oferecendo um trabalho com excelência, desenvolvendo o ensino de aprendizagem. 
 
 
2.1.Análise do Projeto Político Pedagógico 
 
Os planejamentos mensais são relatórios de avaliação, que acontecem de forma contínua processual e formativa, através de anotações diárias, já o relatório anual traz em reunião mensais com os pais é trazendo um coletivo ou individual, tendo esse contato bem próximo da família, para que os gestores professores sejam mais comunicativos com eles, Que estejam relatando tudo o que ocorre com os seus filhos. O planejamento, os que os Professores fazem de aula são 13 horas em sala de aula e 7 horas fora dela, onde essas 7 Horas são destinadas ao planejamento de aula e o plano de aula é construído com Base nas normas da BNCC, Base nacional comum curricular, contemplando os tempos da educação infantil. 
 
2.2.Análise do Planejamento de Ensino 
 A creche que fiz meu estágio, as salas são bastantes arejada. Na sala que estagiei existem vários materiais didático como brinquedos de encaixe, letrinhas de papel, números de papelão, e outros. Vários murais nas paredes e que me chamou atenção mais atenção foi um organizado pela professora sobre a educação inclusiva. As aulas são administradas com conteúdo do planejamento. A professora inicia a aula sempre com uma oração e música na roda de conversa. Em seguida conta uma estorinha, quando termina faz várias perguntas sobre a história. As atividades não feitas
em folha ou no caderno, Depois são colocadas exposição das atividades aplicadas pelas crianças. 
 
 
3.OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA 
 
Nesse capítulo você vai descrever e analisar, expressando sua opinião e apontamentos, sobre suas experiências e vivências na escola onde realizou o estágio. Lembrando que é importante você trazer seus conhecimentos sobre tudo que já foi estudado durante o curso. 
 
3.1. A (O) DOCENTE, A METODOLOGIA E A DIDÁTICA 
 
Apresente quem é a (o) docente e sua formação, em seguida descreva a metodologia de aula e a didática utilizada pelo professor, observe se existem práticas inclusivas. Nessa seção você também deve informar se teve acesso aos planos de ensino, como eles estão estruturados e se estes foram colocados em prática. 
 
3.2. A SALA DE AULA E OS RECURSOS DIDÁTICOS 
 
Nessa seção você deve descrever como era a sala de aula e os recursos didáticos que foram utilizados pelas(os) professores. Aqui você pode avaliar e sugerir propostas baseado no que você vivenciou. Você pode inserir fotografias para ilustrar. 
 
3.3. OBSERVAÇÃO DAS AULAS 
 
Para as observações das aulas você deve seguir a tabela 
	Dia e horário 
	Descrição e observações 
	Dia 1 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio 
	Descrever como foi sua observação na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas pela (o) professora. 
	Dia 2 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio 
	Descrever como foi sua observação na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas pela (o) professora. 
	Dia 3 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio 
	Descrever como foi sua observação na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas pela (o) professora. 
 
Desenvolver um parágrafo explanando sobre sua experiência na observação de sala de aula. Os pontos positivos e o que pode melhorar baseado nas suas observações. 
 
3.4. REGÊNCIA DAS AULAS 
 
Para os registros das regências das aulas você deve seguir a tabela 
	Dia e horário 
	Descrição e observações 
	Dia 1 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio 
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora. 
	Dia 2 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio 
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora. 
	Dia 3 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio 
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora. 
	Dia 4 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio 
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora. 
	Dia 5 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio 
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora. 
	Dia 6 - Inserir a data e os horários que você esteve no estágio 
	Descrever como foi sua regência na sala de aula focando nas atividades didáticas e avaliativas desenvolvidas por você e pela (o) professora. 
 
Desenvolver um parágrafo explanando sobre sua experiência na regência de sala de aula. Os pontos positivos e o que pode melhorar baseado nas suas observações. 
Atenção: Se a escola não permitiu realizar a regência, ou seja, apresentar a sua aula, você pode detalhar todas as ações que realizou durante o período do estágio, se participou de contação de histórias, momento de recreação, auxiliou nas atividades etc. 
 
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 
O Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental traz para o estudante a realidade do que é ensinar e vivenciar um momento do que será a sua futura profissão, colocando em prática toda a teoria do que foi estudado na universidade. 
É na prática que o discente tem a certeza se é aquela profissão que ele quer exercer, pois, além de buscar o conhecimento, o professor em sala de aula tem que ter amor, carinho e gostar dos seus alunos. Através do estágio pude adquirir em prática a importância que é ensinar crianças. O papel do professor naquele momento é de suma importância para a criança estabelecer um vínculo com a aprendizagem. 
O professor não pode simplesmente chegar na sala de aula, cumprir seu plano de ensino e pronto. Durante a aula, podem acontecer vários imprevistos, como por exemplo: uma criança que não está bem, um colega que machucou o outro ou falou 
nome feio, e assim, o professor com muita sabedoria ensina seus alunos a respeitar o outro, a dividir um material didático ou brinquedo com o colega. Se o professor ensinar com carinho e paciência, ele faz com que o aluno tenha 
interesse em aprender, que goste de ir para a escola todos os dias, pois o primeiro 
ano do ensino fundamental é primordial na vida escolar da criança. O aluno que foi 
bem iniciado e desenvolveu o gosto pelos estudos, terá maiores chances de continuar estudando. 
Por meio do Estádio Supervisionado, identifiquei-me com a pedagogia. Amei tudo o que foi vivenciado no estágio. Brincamos, conversamos, aprendemos, tive contato com algumas dificuldades, mas já estou com saudades. O vínculo 
estabelecido neste pouco tempo, seis dias de observações e seis de regências, me 
deixou ansiosa para estar em uma sala com minhas crianças. 
Logo no primeiro dia de estágio, quando comecei a tirar as dúvidas de quem precisava, os alunos começaram a me chamar de Tia, pois é assim que eles chamam sua professora. Eu ali ensinando cada um por vez me deparei a pensar: eles também estavam ensinando-me a ensiná-los. 
5.REFERÊNCIAS 
 CEARÁ. Governo do Estado do Ceará/Secretaria de Educação do Estado do Ceará. 
Documento Curricular Referencial do Ceará: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Acesso em: 30 abr. 2022. Disponível em: 
https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7614 
CAVALLARI, V. R.; ZACHARIAS, V. Trabalhando com recreação. 6.ed. ed. São Paulo: Ícone, 2003. 
DANTE, L. R. Ápis Matemática, 1° ano: ensino fundamental, anos iniciais. 3° ed. São 
Paulo: Ática, 2017 
RUY, G. R., ROCHA, S. M. S., MENDES, A. N. F. (2020). A formação para a cidadania no cotidiano escolar: uma análise por meio do projeto político pedagógico. 
EDUCERE - Revista da Educação, 20(2), 337-356. 
https://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7614 
SIMIELLI, M. E.; CHARLIER, A. M. Ápis História, 1° ano: ensino fundamental, anos iniciais. 2° ed. São Paulo: Ática, 2017 
TAGLIANI, D. C. O processo de escolha do livro didático de língua portuguesa. 
Linguagem em (Dis)curso [online]. 2009, v. 9, n. 2 [Acessado 30 Abril 2022] , pp. 
303-320. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1518-76322009000200005>. Epub 11 Abr 2012. ISSN 1982-4017. https://doi.org/10.1590/S1518- 76322009000200005. 
TRINCONI, A.; BERTIN, T.; MARCHEZI, V. Ápis Língua Portuguesa, 1° ano: 
ensino fundamental, anos iniciais. 3° ed. São Paulo: Ática, 2017 
 
7. ANEXO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando