Buscar

Prévia do material em texto

INQUERITO POLICIAL 
O inquérito policial é um procedimento administrativo informativo, destinado a apurar a existência de infração penal e sua autoria, afim de que o titular da ação penal disponha de elementos suficientes para promovê-la. 
NATUREZA 
Trata-se de uma instrução provisória, preparatória e informativa, em que se colhem elementos por vezes difíceis de obter na instrução judiciária, como auto de flagrante, exames periciais, entre outros. 
FINALIDADE
Seu destinatário imediato é o ministério público (nos crimes de ação penal pública) o ofendido (nos crimes de ação penal privada), que com ele formam a sua opinio delicti para a propositura da denúncia ou queixa. Por outro lado, o inquérito tem como destinatário mediato o juiz, que nele também pode encontrar fundamentos para julgar. 
Obs. Diz o artigo 12 do código de processo penal: “ o inquérito policial acompanhará a denuncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra”. 
O inquérito policial não se confunde com a instrução criminal. Por essa razão, não se aplicam ao inquérito os princípios do processo penal, nem mesmo o contraditório, pois o inquérito não tem finalidade punitiva, mas apenas investigativa. O que se assegura, unicamente, é a possibilidade da vitima e do indiciado fazerem requerimentos ao delegado, as quais poderão ou não ser atendidos. 
INICIO DO INQUÉRITO POLICIAL
O inquérito policial pode começar
· De oficio, por portaria ou auto de prisão em flagrante 
· Requisição do ministério público ou do juiz
· Por requerimento da vitima 
· Mediante representação do ofendido 
CARACTERISTICAS 
O inquérito policial é: 
· Discricionário a policia tem a faculdade de operar ou deixar de operar dentro de um campo limitado pelo direito, por isso, é licito á autoridade policial deferir ou indeferir qualquer pedido de prova feito pelo indiciado ou pelo ofendido no art.14/CPP, não estando sujeito a autoridade policial á suspeição (art.107/CPP). O ato de policia é autoexecutável, pois independe de prévia autorização do poder judiciário para a sua concretização jurídico material. 
· Escrito: porque é destinado ao fornecimento de elementos ao titular da ação penal. Todas as pecas do inquérito serão, em um só processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade (art.9º/CPP) 
· Sigiloso: pois só assim a autoridade policial pode providenciar as diligência necessárias para a completa elucidação do fato sem que lhe seja posto empecilhos para impedir ou dificul
c

Mais conteúdos dessa disciplina