Buscar

Acidentes de Trânsito no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONGRESSO DO NOROESTE MINEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
IX CONNIC
PESQUISA, EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO: um olhar transdisciplinar para o século XXI
Título: ACIDENTES DE TRÂNSITO 
Nomes dos autores: Amanda Diniz, Antônio Josiel, Fernando Silva, Flavio Eduardo, Isadora Diniz 
Introdução: Acidente de trânsito, é um evento inesperado que ocorre em uma via envolvendo veículos ou pedestres, ou qualquer obstáculo presente nas proximidades da via. 
Os acidentes de trânsito são a terceira causa de morte no mundo, ficando atrás apenas das doenças cardíacas e câncer.
No Brasil os acidentes de trânsito provocam o óbito de aproximadamente 36.000 pessoas por ano. E cerca de 304.00 pessoas sofrem lesões não fatais, muitas delas resultando em invalidez permanente.
Materiais e métodos: A cada ano a vida de milhões de pessoas é interrompida devido a um acidente de trânsito, sendo a vida da própria pessoa, ou de um familiar ou pessoas próxima. 
Em termos absolutos, o Brasil é o 4º pais do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria.
Resultados: Segundo a Policia Rodoviária Federal (PRF), entre as principais causas dos acidentes com mortes ocorridas, estão a falta de atenção registrando a maior parte dos óbitos, seguido pela velocidade incompatível com a via, em terceiro a ingestão de álcool a desobediência à sinalização de trânsito, as ultrapassagens indevidas e sono.
As colisões frontais respondem por 29% das vitimais mortas no transito, seguidas pelos atropelamentos de pedestres, condutores ou passageiros de motocicletas e os ciclistas. 
Os Jovens de 20 a 24 anos são a faixa etária mais atingida nos acidentes de trânsito, seguido pelos idosos acima de 60 anos. Os homens estão entre a maioria das pessoas que perdem a vida nos acidentes. 
São milhares de mortes prematuras, ocorridas todos os anos, com forte impacto social, econômico, no setor social, econômico, no setor da saúde e para as famílias das vitimas.
Conclusões: Os acidentes de trânsito, na maioria das vezes, são causados por falta de atenção dos motoristas. Entre as principais causas está a imprudência, como dirigir em alta velocidade, alcoolizado ou falando ao celular enquanto dirige.
Referências Bibliográficas: PRF – Policia Rodoviária Federal. Disponível em:< http://www.pf.gov.br/>. Acesso em novembro 2019.

Continue navegando