Buscar

conservação de vazão

Prévia do material em texto

FMU – Faculdade Metropolitana Unidas
 8106159 – Victor Zavareza
 6770266 – Leonardo Amorim de Souza
 7079657 – Josué Moacir da Silva Figueredo Filho
 7399760 – Manuella Benedito Alves
Mecânica dos Fluidos
Experimento Conservação de vazão 
2022
São Paulo
Resumo
Neste experimento utilizaremos uma banca hidráulica para descobrir a vazão máxima de duas tubulações utilizando um hidrometro e um cronômetro com isso faremos cálculos para localizar a vazão máxima de ambos.
Objetivo
Este experimento teve como objetivo verificar as vazões volumétricas em tubulações onde na mesma passava um fluido (água) de dimensões de D1 = 25 mm e D2 = 20 mm, calculadas a partir de hidrômetro, realizando os cálculos para no final descobrir a vazão máxima de ambos.
Introdução
Vazão volumétrica se expressa através da quantidade de um determinado fluido que passa em uma determinada seção. A medição dessa vazão se dá pela equação Qv = V/t. A vazão pode ser tanto volumétrica como mássica.
Durante a aula utilizamos uma banca hidráulica onde efetuamos um experimento conhecido com conservação de vazão onde descobrimos a vazão máxima de um fluido (água) que passa por duas tubulações sendo elas 
D1 = 25 mm e D2 = 20 mm.
Experimento
No experimento em questão utilizamos um registro de onde vimos que a cada 10 voltas temos 1m³ de água também calculamos o tempo que levou para alcançar esta quantidade, sabendo o tempo e a quantidade de água podemos assim calcular a vazão através dos seguintes cálculos.
Com isso conseguimos descobrir que apesar de a D1 ter um diâmetro maior, o fluido passa por uma velocidade maior na D2 pelo fato de ter uma pressão maior enquanto a D1 consegue passar uma quantidade maior porem esse fluido viaja numa velocidade menor.

Continue navegando