Buscar

Resumo EPO AP2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Origens da organização informal: os interesses comuns entre as pessoas que trabalham na empresa; a interação social dos funcionários provocada pela própria organização formal; a interação entre as pessoas nos períodos de lazer.
· São quatro as técnicas de levantamento de processos: pesquisa da documentação existente; entrevista; questionário e observação direta.
1. Uma das vantagens da técnica de pesquisa da documentação existente é possibilitar a obtenção de uma visão geral, bem rápida, de toda a organização e de como o processo em estudo está inserido nela. 
2. Uma das desvantagens da técnica de questionário é que a fase de planejamento e elaboração é mais 
3. complexa, exigindo maior tempo da equipe de analistas. 
4. Uma das desvantagens da técnica de observação direta é que a presença de um ou mais observadores no local de trabalho sempre provocará alguma inibição nos funcionários.
· Vantagem da técnica de entrevista: permitir que o entrevistado faça críticas e sugestões contribuindo para o melhoramento do processo de trabalho
· O organograma tem como finalidade representar os órgãos componentes da empresa (diretorias, assessorias, gerências, etc.); representar as funções desenvolvidas pelos órgãos (produção, marketing, finanças, compras, etc.)
· Principais objetivos do fluxograma: padronizar a representação dos métodos e dos procedimentos administrativos; dar maior rapidez na descrição dos métodos administrativos;
· Justificativas do uso do manual administrativo: o crescimento organizacional; o grau de complexidade das operações; a alta rotatividade de pessoal
· Tipos de manuais administrativos:
1. Manual de organização: Enfatiza e caracteriza os aspectos formais das relações entre as diferentes unidades organizacionais da empresa e, assim, traduz sua filosofia.
2. Manual de normas e procedimentos: Tem como objetivo descrever as atividades que envolvem as diversas unidades organizacionais da empresa e detalhar como elas devem ser desenvolvidas.
3. Manual de políticas e diretrizes: Contém a descrição detalhada e completa das políticas que devem ser seguidas pelos executivos e funcionários da empresa nos processos de tomada de decisão.
4. Manual de instruções especializadas: Agrupa normas e instruções de aplicação específica a um determinado tipo de atividades ou tarefas.
5. Manual do empregado: Descreve deveres e direitos do empregado perante a empresa
· A delegação consiste em atribuir a outra pessoa, a autoridade formal e a responsabilidade por realizar atividades específicas da empresa. A delegação de autoridade de superiores a subordinados é obviamente necessária para o funcionamento eficiente de qualquer organização, já que nenhum superior pode pessoalmente realizar ou supervisionar completamente todas as tarefas da organização.
· O processo de delegação corresponde: Transferência de poder de decisão sobre tarefas específicas para posições inferiores na hierarquia.
· Objetivos básicos para a análise da distribuição do trabalho nas empresas 
1. distribuir de forma balanceada, entre as unidades organizacionais, as tarefa a serem realizadas pela empresa ;
2. redistribuir, de maneira racional e criteriosa, as tarefas que já estão sendo realizadas pela empresa; 
3. funcionar como ferramenta de estudo da situação existente (em determinado processo) e da necessária mudança para uma situação desejada.
· Análise de distribuição de trabalho
1. Função: É o conjunto de atividades afins que caracterizam as atribuições das unidades organizacionais e dos cargos.
2. Atividade: É o conjunto de tarefas homogêneas necessárias à realização do trabalho atribuído às unidades organizacionais e aos cargos.
3. Tarefa: É um conjunto sequencial de passos executado por um funcionário para realizar uma atividade da unidade organizacional
4. Carga de trabalho: É o volume de trabalho atribuído às unidades organizacionais durante uma unidade de tempo preestabelecida
5. Passo ou operação: É uma parcela indivisível do trabalho realizado por um funcionário.
· Divisão de compras
1. Tomada de preços junto aos fornecedores (Pedido de Cotação): Digitar Pedido de Cotação; Atualização Cadastro de Fornecedores; Fazer Tomada de preços; Verificar Pedido de Cotação
2. Elaboração de Mapa Comparativo de Cotações e julgamento de Propostas: Digitar Mapa Comparativo de Preços; Julgar propostas de compras; Elaborar Mapa Comparativo de Cotações.
3. Emissão de Autorização de Fornecimento: Digitar Autorização de Fornecimento; Verificar Autorização de Fornecimento
4. Realização de Compras de emergência através do Fundo Rotativo: Digitar Prestação de Contas; Fazer compras de emergência pelo Fundo Rotativo; Prestar contas do Fundo Rotativo
5. Acompanhamento das compras, estatística, registros e informações: Elaborar Relatório Estatístico de Compras; Digitar Boletim Diário de Compras; Prestar informações.
· Arranjo físico ou layout por produto ou em linha: todas as máquinas e processos necessários são agrupados juntos e sequenciais de forma que as peças e componentes dos produtos que entram na produção sempre seguem o mesmo caminho e os mesmos pontos de processamento.
· Tipos de arranjo físico de escritório(burocrático): Arranjo físico em corredor; Arranjo físico em espaço aberto; Arranjo físico panorâmico
· Princípios básicos do arranjo físico ou layout: a economia de tempo; o bom aproveitamento dos recursos materiais; o bem-estar dos funcionários; o bom rendimento individual e coletivo.
· Princípio que rege a departamentalização: Homogeneidade
· Empowerment: a competência decisória dos gestores.
· Formulário: possui campos pré-impressos nos quais são colocados os dados e as informações necessárias à formalização do fluxo das comunicações nas organizações

Continue navegando