Buscar

PCC Psicologia - Angelica Lima

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA 
 ANGÉLICA FRANCISCA DE LIMA
MATRÍCULA: 202002759895
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO:
Observar, pesquisar e construir o conhecimento 
JABOATÃO DOS GUARARAPES
2021
SUMÁRIO
1- OBJETIVO
2- INTRODUÇÃO
3- DESENVOLVIMENTO
3.1- Qual o limite da aprendizagem?
3.2- Qual a participação do aprendiz no processo?
3.3- Qual a natureza da aprendizagem?
3.4- O que é fracasso escolar?
4- CONCLUSÃO
5- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. OBJETIVO
Tendo como finalidade explanar o conceito da aprendizagem e como ela pode desenvolver o entendimento do indivíduo, neste trabalho será realizada uma entrevista com a professora da educação infantil, Adelaide Santos.
2. INTRODUÇÃO
Aprendizagem é o processo de aquisição de conhecimento, habilidades, valores e atitudes, através de estudos ou ensino. Ou seja, adquirir novos pensamentos, novas atitudes para alcançar novos objetivos. Este relatório será baseado em perguntas e respostas por meio de uma entrevista realizada através do celular usando o aplicativo de mensagens, Whatsapp. A entrevistada será a professora da educação infantil, Adelaide Santos, que leciona em uma escola particular com os alunos do 5° ano, na cidade do Recife.
Foram abordadas as seguintes perguntas:
1. Qual o limite da aprendizagem?
2. Qual a participação do aprendiz no processo?
3. Qual a natureza da aprendizagem?
4. O que é fracasso escolar? 
3. DESENVOLVIMENTO
A psicologia da educação corresponde ao processo de ensino e aprendizagem. Para que seja eficiente, ela precisa ser desenvolvida junto aos educadores tornando o processo de aprendizagem mais relevante para o aluno. De modo que os educadores devem estar preparados para lidar com as mais diferentes situações ocorridas nas salas de aula.
Para esclarecimento desse conceito vamos à entrevista com perguntas e resposta da docente Adelaide Santos.
3.1 Qual o limite da aprendizagem?
Para o ser humano o limite da aprendizagem se dá no momento em que há ausência das respostas devido a falta de estímulos. Visto que vários estudos remetem à aprendizagem de estímulos e respostas com base no comportamento do indivíduo.
3.2 Qual a participação do aprendiz no processo?
O processo de aprendizagem pode ser resumido como uma troca no qual a participação do aprendiz é fundamental nesse processo dinâmico. Porém deve-se levar em consideração que a aprendizagem ocorrerá de forma diferente para cada pessoa.
3.3 Qual a natureza da aprendizagem?
Podem ser várias e não apenas uma, pois não podemos deixar de considerar a aprendizagem por raciocínio, por ensaio e erro. Porém, levando em consideração a aprendizagem nas instituições de ensinos formais, dentro de sala de aula, está condicionada à estímulos que podem ser visuais, auditivos, emocionais ou por meio de recursos didáticos.
3.4 O que é fracasso escolar?
Podemos dizer que vem do próprio sistema educacional que não consegue atender, na grande maioria, as necessidades e diversidades presentes nas escolas. Também pode ocorrer dependência do histórico familiar, social ou cultural do indivíduo. Podemos compreender também como a não apropriação do aprendizado.
4. CONCLUSÃO
A psicologia da educação influencia o desenvolvimento de habilidades e ajuda o aprendiz a desenvolver as ideias já existentes para alcançar o aprendizado. Pois como diz David Ausubel:“a essência da aprendizagem está no conhecimento do aluno”, ou seja, é o conhecimento que o aprendiz traz de sua vida pessoal. Esse conhecimento precisa ser ampliado e estimulado através do processo de aprendizagem. 
O que é ensinado ajuda a desenvolver tanto ao aprendiz quanto ao professor. A participação do aprendiz no processo de ensino é fundamental para que não haja um fracasso, pois, a limitação só acontece por falta de estímulo ou interesse, até porque o aprendiz não precisa ver a aprendizagem como processo tedioso e sim como algo que o levará além.
Por fim, aprendizado é crucial na vida de qualquer ser humano lhe fazendo evoluir tanto na questão pessoal como na profissional. Aprendizado é o que levaremos para onde quer que estejamos. Educação é a base para a vida.
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em <https://blog.unyleya.edu.br/guia-de-carreiras/psicologia-da-educacao-a-importancia-da-disciplina-para-quem-quer-ser-professor/#>Acessado em 03/05/2021 as 10h35

Continue navegando