Buscar

QUESTIONÁRIOS DE SST

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
A definição de saúde, de acordo com a OIT, é bem ampla e abrange vários aspectos da vida. Quais são eles?
A OIT, por meio da Convenção n. 155 assim define saúde:
I – Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra — 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. [...].
Parte I – Área de aplicação e definições.
Art. 1 – 1. A presente Convenção aplica‑se a todas as áreas de atividade econômica. [...].
e) o termo “saúde”, com relação ao trabalho, abrange não só a ausência de afecções ou de doenças, mas também os elementos físicos e mentais que afetam a saúde e estão diretamente relacionados com a segurança e a higiene no trabalho (OIT, 2022).
Qual norma coletiva é assinada entre o Sindicato dos Trabalhadores e a empresa contratante?
Segundo a legislação trabalhista, a norma coletiva que é assinada entre o Sindicato dos Trabalhadores e a empresa contratante é o acordo coletivo.
As empresas, ao dimensionarem a implantação do SESMT, deverão respeitar dois critérios previstos na norma regulamentadora 4; o primeiro é o número de empregados. Qual o segundo critério?
O dimensionamento do SESMT, isto é, o número obrigatório de contratação dos profissionais especializados, também está previsto na NR‑4; ele considera o grau de risco que a atividade econômica (empresarial) gera juntamente com o número de empregados na unidade da empresa. Não é difícil, basta compreendermos os critérios. A própria NR‑4 organiza os diversos ramos de atividades econômicas, determinando o grau de risco de cada atividade, que estão previstos na relação da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE.
O presidente da Cipa é extremamente importante; ele tem inúmeras responsabilidades, inclusive as de organizar, agendar e registrar as reuniões. Ele possui estabilidade? De quanto tempo?
Os membros indicados pelo empregador não possuem estabilidade de emprego. Além disso, é o empregador quem escolhe o presidente da Cipa, ou seja, entre os empregados que ele indica, o empregador seleciona quem considera mais capacitado para ocupar o principal cargo da Cipa: a presidência.
As empresas possuem o poder disciplinar, previsto no artigo 2º da CLT e em várias legislações. Existe uma sequência obrigatória em relação à aplicação das penalidades que poderão ser impostas ao empregado? Quais são as penalidades?
Não existe uma sequência obrigatória; a penalidade deverá ser aplicada conforme a gravidade do ato praticado pelo empregado. As penalidades são: advertência, suspensão e demissão por justa causa.
Umas das penalidades prevista na justa causa é a demissão por desídia. O que configura a desídia?
Desídia no desempenho das respectivas funções: configura a falta de atenção, falta de interesse no trabalho, desleixo, negligência em relação ao desempenho das tarefas.
Além do empregado, a empresa também poderá cometer um ato de justa causa, conforme a previsão do artigo 483 da CLT. Nesta situação, qual medida o empregado poderá adotar?
O empregado poderá ingressar com o pedido de reconhecimento de rescisão indireta, que nada mais é do que uma ação trabalhista em que o empregado solicita que a empresa seja condenada a demiti‑lo. O trabalhador deve anexar ao processo todas as provas do pedido. Estando configurada a gravidade da situação, a empresa será condenada a pagar todos os direitos ao empregado, podendo inclusive ser condenada a pagar pelo dano moral.
No livro-texto você conheceu um dos fatores de risco mais perigosos, o fogo. Como o fogo surge?
O fogo é uma reação química que necessita de três elementos: combustível, comburente e calor. Em contato, esses três elementos poderão dar a origem para que o fogo se alastre.
O que são atividades insalubres?
Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expuserem os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados, em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
O acidente é um evento que provoca lesão corporal ou perturbação funcional, podendo levar à morte ou à redução da capacidade da pessoa. No que diz respeito às doenças, assinale a opção que indica as que são consideradas acidente de trabalho:
São as inerentes às atividades laborativas.
Em termos de saúde e segurança no trabalho, o que significa a sigla EPI? E qual a função do EPI?
Significa equipamento de proteção individual, a função é proteger o corpo do trabalhador.
Qual o conceito de ergonomia? 
De origem grega, a expressão ergonomia desmembrada significa ergon, igual trabalho; e nomos, igual legislação ou regra. Podemos compreender a ergonomia como a adaptação das condições de trabalho à realidade das pessoas: pode‑se dizer que a ergonomia se aplica ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência no trabalho (DUL; WEERDMEESTER, 1995, p. 17).
O que significam as siglas LER e Dort?
 LER (Lesão por Esforço Repetitivo) – foi criada para identificar um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões e articulações dos membros superiores e eventualmente membros inferiores, e que tem relação direta com as tarefas, ambientes e organização do trabalho. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as LERs são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. A cada 100 trabalhadores na região Sudeste, por exemplo, um é portador de LER.
Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) – é a mais nova terminologia adotada pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e tenta ampliar o conceito da doença para distúrbios inflamatórios e/ou oriundos da compressão de nervos, provocados por atividades que exigem do trabalhador uma sobrecarga física ou atividades que demandam uma sobrecarga psíquica (CONFEF, 2004, p. 9).
O que significa Sipat?
Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – Sipat. A Sipat é um evento obrigatório, previsto na NR‑5, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores da importância de adotar as medidas de saúde e segurança no trabalho. Ela deve ser organizada pela Cipa em conjunto com o SESMT, considerando as necessidades dos trabalhadores, a atividade empresarial e as condições financeiras da empresa.
O INSS é uma autarquia, que possui a obrigação de gerir as contribuições previdenciárias e remunerar os benefícios. O INSS também possui a obrigação de fiscalizar e cobrar as contribuições previdenciárias, dos contribuintes obrigatórios. Mas existem aqueles que não são obrigados a recolher a contribuição, quem são os contribuintes facultativos?
Não obrigatórios são os segurados facultativos, pessoas que não possuem renda, mas que, por interesse, decidem possuir vínculo com o INSS:
• dona de casa;
• desempregado;
• estudante a partir dos 16 anos.
Vários benefícios previdenciários exigem uma carência mínima para que o segurado tenha direito. No caso do auxílio‑reclusão, quantas contribuições são exigidas?
Período de carência é o número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competências (BRASIL, 1991). No caso do auxílio‑reclusão, são exigidas 24 contribuições.
Qual a função do mapa do risco?
O mapa de risco indica os agentes de risco presentes no ambiente e o grau de exposição a eles. Ele será desenhado pela Cipa ou pelo SESMT e fixado em um local de fácil visualização para que os trabalhadores conheçam os riscos presentes no ambiente de trabalho. O mapa vai considerar as atividades desenvolvidas no ambiente, os riscos e a intensidade deles. Por exemplo, em uma cozinha, existem três riscos ergonômicos, acidentes e físicos. Em um banheiro, o risco biológico está em grau alto e o de acidentes, em grau mínimo. Em um escritório, o risco ergonômico está em grau médio e o de acidentes, em grau mínimo.
A pensão por morte é um benefício devidoao dependente sobrevivente. Entre as categorias de dependentes, existe o cônjuge/companheiro. A legislação estabeleceu alguns critérios para a concessão do benefício, são eles:
O benefício será pago por 4 meses caso:
- O falecido tenha recolhido até 18 contribuições;
- A união ou casamento tenha até 2 anos, na data do falecimento.
- Deve ser considerada a idade do companheiro ou cônjuge na data do falecimento.
Qual a definição de QVT – Qualidade de Vida no Trabalho?
QVT e um conjunto de ações de uma empresa envolvendo diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando a propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.
QVT representa a percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto cultural, sistema de valores em que vive e em relação com objetivos, expectativas, padrões e conceitos. Trata‑se de um conceito amplo, que inclui saúde física, estado psicológico, crenças pessoais, relações sociais e suas relações com o ambiente.
A competência individual é o CHA. O que significa a sigla?
CHA significa:
• Conhecimento é o saber: escolaridade, conhecimentos específicos, técnicos, treinamento teórico.
• Habilidade é o saber fazer: experiência, treinamentos práticos, apropriação do conhecimento para agir.
• Atitude é o querer fazer: ações, colocar em prática os conhecimentos e as habilidades adquiridas. Refere‑se à personalidade, ao comportamento do profissional.

Continue navegando