Buscar

Semana 01 - Síndrome metabólica

Prévia do material em texto

Maria Z.
Síndrome metabólica
1. Qual a relação entre a Síndrome Metabólica com a Obesidade e o Diabetes Mellitus?
O Diabetes Mellitus é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da mesma de exercer adequadamente seus efeitos, resultando em resistência insulínica. Dessa forma, a síndrome metabólica caracteriza-se pela presença de hiperglicemia crônica, frequentemente, acompanhada de dislipidemia, hipertensão arterial e disfunção endotelial. A resistência à captação de glicose, estimulada pela insulina, está associada a uma série de alterações que aumentam o risco para doenças cardiovasculares, intolerância à glicose, hiperinsulinemia, hipertrigliceridemia, redução do HDL, hipertensão arterial e obesidade. 
Relação teórico - pratica 
Sabe – se que a incidência da DM aumenta progressivamente. Entender sobre a relação entre estilo de vida e patologia é importante para que possa ser incentivado programas de intervenção sobre o estilho de vida para melhorar a qualidade de vida da população de risco. 
Referência bibliográfica: 
MCLELLAN, Kátia Cristina Portero et al. Diabetes mellitus do tipo 2, síndrome metabólica e modificação no estilo de vida. Revista de Nutrição, v. 20, p. 515-524, 2007.

Continue navegando