Buscar

Portfólio (ciclo 3) Praticas e violencias

Prévia do material em texto

Isabela de Souza Albuquerque- 8104979
PORTFÓLIO-CICLO 3
Disciplina: Práticas e Violência Contra Criança.
Tutora: Lilian Paula Degobbi Bergamo.
Aluna: Isabela de Souza Albuquerque
RA: 8104979
 Turma: DGPED2001BTTA0O
BATATAIS
2022
Descrição da atividade
Com base nas leituras realizadas no terceiro ciclo de aprendizagem, responda:
1) De que forma o modelo Ecossistêmico e Transacional explicam a ocorrência de maus-tratos? Dê um exemplo ou descreva uma situação de violência contra criança que mostre a interação entre os fatores de risco na produção da violência ou maus-tratos.
2) Quais são os principais fatores de risco que levam à ocorrência do abuso físico contra crianças? Lembre-se que estes fatores podem estar no nível do microssistema (relacionados as características dos cuidadores, da relação com a criança) ou relacionados ao exossistema e ao macrossistema. Citar pelo menos dois fatores para todos os níveis.
3) Quais são os principais fatores de risco que levam à negligência contra crianças? Eles podem estar no nível do microssistema (relacionados as características dos cuidadores, da relação com a criança) ou relacionados ao exossistema e macrossistema. Citar pelo menos dois fatores para todos os níveis.
4) Quais são os fatores de risco que levam a ocorrência de abuso sexual contra crianças?
Respostas:
1) Modelo Ecossistêmico e Transacional tem com constantes riscos e proteções em contexto ecológico, a onde acaba provocando a realização de maus tratos. Os fatores de risco tem como explicação a onde leva o cuidador a ser negligente com os cuidados com os filhos em seu contexto, onde evidencia os maus tratos, causando vários tipos de sentimentos, como angustia tristeza, estresse e problemas psicológicos que são refletidos na vida adulta.
	Segundo Cicchetti e Rizley 1981ocorrências de maus tratos decorre também da presença ou até mesmo a ausência de fatores de proteção.
2) Mesmo o abuso sexual tendo uma menor frequência de registros do que o abuso físico familiar, ele continua sendo o mais apontado. Muitos motivos das causas do abuso físico contra crianças e adolescentes precisam ser compreendidos através das perspectivas do ambiente em que está, ecologicamente, familiar e pessoal.
Tendo uma perspectiva social os abusos físicos intrafamiliar esta associado em alguns aspectos presentes, como a falta de convivência com outras pessoas, dificuldades, o desemprego, falta de apoio tanto familiar quanto social. Ele tem como características impulsividade, agressividade, transtorno de humor e personalidade, doença mental ou física, sendo tanto da parte do abusado, quanto a do abusador.
Essa pratica incluem punições físicas, ameaças, reprimir o comportamento da criança, a onde retrata na forma como os pais estão tendo um descontrole de poder em suas relações com seus filhos e essas atitudes resultam de forma negativa no processo de crescimento dos seus filhos, tendo falta de autonomia e autoestima baixa. Infringindo o direito básico que todo ser humano, que é ter o domínio do seu próprio corpo.
3) Quando a própria família erra em promover as necessidades físicas, emocionais, de uma criança ou adolescente, privando de uma alimentação adequada, vestir, educar e dar uma assistência médica é considerada uma omissão familiar.
Porém de acordo com os valores culturais de educação doméstica muita coisa muda entre ser considerada violência ou não. Permanecendo questões entre os seres em formação mediante os seus pais, em que acreditam que para educa-los precisam de punição para a melhora do comportamento dos seus filhos.
	
4) Os fatores de abuso sexual podem ser considerados por na família ter conflitos de casais, onde pode ser que os pais tenha algum transtorno psicológico, uso de álcool e drogas, falta de comunicação, ameaças e altos níveis de conflitos são características presentes em famílias abusivas. Isso faz com que tenha uma longa permanência do abusado sozinho com o seu abusador, sendo um evento traumático na vida da criança ou adolescente.
Referencias Bibliográficas:
VARELLA, Drauzio. NEGLIGÊNCIA É A FORMA DE VIOLÊNCIA MAIS COMUM CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/pediatria/negligencia-e-a-forma-de-violencia-mais-comum-contra-criancas-e-adolescentes/. Acesso em: 31 de outubro de 2022.
Mundo Psicólogos. Os maus-tratos mais comuns na infância. Disponível em: https://br.mundopsicologos.com/artigos/os-maus-tratos-mais-comuns-na-infancia. Acesso em: 31 de outubro de 2022. 
Abuso sexual. O abuso sexual abrange vários tipos de agressões sexuais, como aliciamento e exploração sexual, assédio sexual e estupro. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/sexualidade/abuso-sexual.htm#:~:text=O%20termo%20abuso%20sexual%20%C3%A9,indesejadas%20e%20sexo%20oral%20for%C3%A7ado. Acesso em: 31 de outubro de 2022.