Buscar

DESIGNADO CIPA

Prévia do material em texto

DESIGNADO CIPA
O Designado é tão importante para a Segurança do Trabalho quanto a CIPA no formato coletivo.
TODA EMPRESA PRECISA TER CIPA
Isso mesmo! Ao contrário do que muitas pessoas pensam toda empresa precisa ter. Quando não precisa ter eleição pelo menos o designado deve ter.
NR 5.6.4 Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR… 
Simplificando: Quando o dimensionamento da NR 5 não obrigar a empresa a constituir uma CIPA tradicional com votação, etc, a empresa designará uma pessoa para fazer o trabalho da CIPA, é o que chamamos de Designado de CIPA. 
Não importa o tamanho ou segmento, toda empresa precisa ter CIPA.
O QUE É A CIPA E PARA QUE SERVE?
O objetivo das ações da CIPA é “observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos”. Portanto sua missão é preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores.
Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização entre os integrantes da empresa, ela deve ser a ponte que liga direção e empregados.
De forma criativa e participativa deve opinar na forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando à humanização do trabalho e conseqüente melhoria nas condições de trabalho.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA CIPA
– Discutir e ajudar na investigação dos acidentes ocorridos, na empresa e de trajeto;
– Sugerir medidas de prevenção e neutralização dos riscos no ambiente de trabalho, que se julguem necessárias;
– Promover a divulgação e zelar pela observância das normas de segurança do Ministério do Trabalho, como as normas de segurança da empresa;
– Promover o interesse dos empregados pela preservação de acidentes e doenças ocupacionais, ser contagiador das questões de segurança;
– Realizar inspeções de segurança na empresa, seja por causa de denúncia dos empregados, do empregador ou iniciativa própria. Relatar os riscos encontrados ao empregador e SESMT para que os mesmos tomem as medidas de correção necessárias;
– Promover anualmente em conjunto com o SESMT (onde houver) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT;
– Participar anualmente em conjunto com a empresa de campanhas de prevenção a AIDS; 
– Participar das reuniões ordinárias (mensais), e extraordinárias (quando houver caso de riscos iminente – risco de morte);
– Registrar as reuniões mensais em livro próprio e entregar e entregar cópias aos membros da CIPA e empregador;
– Solicitar cópia das CAT’s emitidas e discuti-las nas reuniões mensais; 
– Sugerir cursos, melhorias e adequações no ambiente de trabalho sempre que necessário;
– Participar com o SESMT (onde Houver) das investigações de acidentes de trabalho, causas e fontes de risco. E acompanhar a implantação das medidas corretivas;
– Requisitar ao empregador e analisar informações que tenham interferido na segurança e saúde dos trabalhadores;
– Requerer do SESMT (onde houver) e do empregador a paralisação de máquina ou setor que considere haver risco grave e iminente (risco de morte) a saúde e vida do trabalhador;
– Colaborar na elaboração e implantação dos programas de saúde da empresa, PPRA, PCMSO e outros programas relacionados à saúde no trabalho;
– Elaborar Mapa de Riscos da empresa em parceria com o SESMT (onde houver), na ocasião entrevistar funcionários sobre riscos encontrados no ambiente de trabalho; 
O QUE FAZ UM DESIGNADO DE CIPA?
Já que ele é a CIPA da empresa, logicamente fará o trabalho da CIPA. Só não poderá fazer reuniões ordinárias, pois é impossível fazer reunião sozinho. Mas pode preencher relatórios analisando a situação da empresa no que se refere a segurança do trabalho e indicar melhorias a serem realizadas.
Podemos dizer que o trabalho do Designado é o mesmo trabalho da CIPA com ressalva ás reuniões ordinárias.
É interessante que o setor de segurança do trabalho tire um tempo para ajudar o Designado e definir ferramentas para que possa produzir melhor também na CIPA.
Ajudar o Designado a definir APR (Análise Preliminar de Risco), checklists (lista de verificação), relatórios de segurança e outros documentos. Assim ele saberá por onde começar. Lembre-se que ele não tem formação na área de segurança do trabalho.
Confiar que em apenas um curso de 20 horas ele adquirirá habilidades para atuar sem ajuda externa é algo um tanto irreal.
DEVO PROTOCOLAR A DESIGNAÇÃO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO?
Não é preciso. Depois das alterações da NR 5 que ocorreram em 2011 não é necessário protocolar nada da CIPA no Ministério do Trabalho (SRTE).
O DESIGNADO DE CIPA TEM DIREITO A GARANTIA DE EMPREGO (ESTABILIDADE)?
Não tem. A garantida de emprego (estabilidade) existe apenas para membros de CIPA eleitos por votos dos empregados segundo a NR 5 item 5.8. 
COMO EMPOSSAR O DESIGNADO, QUAL DOCUMENTO É NECESSÁRIO?
Para empossar e atender a legislação a empresa precisa usar o Formulário um próprio para isso.
QUAL A DURAÇÃO DO MANDATO DO DESIGNADO?
Um ano de mandato tal qual a CIPA “convencional”.
RESUMINDO
Para oficializar o Designado de CIPA é necessário:
1 – Fazer o dimensionamento segundo a NR 5: O dimensionamento é importante para saber se é necessário ter CIPA no modelo convencional com votados e indicados pelo empregador. Se não for necessário ter CIPA convencional daremos início a indicação do cipeiro Designado.
2 – Baixar o formulário de Designado de CIPA e preencher. É necessário que tenha assinatura do funcionário a ser designado e do empregador.
3 – Providenciar treinamento para o Designado de CIPA. Duração 20 horas tal como ocorre com o membro de CIPA “convencional”.
Todo ano o Designado deve passar por treinamento, tal qual ocorrem com a CIPA. Mesmo se o Designado permanecer o mesmo por anos, mesmo assim, ele precisará passar pelo treinamento todo ano.
4 – Guardar toda documentação referente ao Designado.
5 – Dar condição de trabalho de CIPA ao designado.
CONCLUINDO
A CIPA é braço da Segurança do Trabalho nas empresas. Devemos dar apoio suficiente para que funcione corretamente.
_____________________________________________________ 
ASSINATURA DO TECNICO

Continue navegando