Buscar

Questões sobre Identidade, Família e Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tem uma questão errada 
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Os estudos sobre indivíduo, identidade e subjetividade são fundamentais dentro do campo da psicologia social e da sociologia. Após compreender esses conceitos e suas relações com diferentes fenômenos sociais, torna-se possível observar e entender melhor o porquê e como ocorrem certas transformações e quais serão os seus impactos ao longo das gerações. Sobre a identidade podemos afirmar que:
	
	
	
	
	O processo pelo qual aprendemos os papéis sociais e construímos nossa identidade é chamado de relacionamento.
	
	
	A identidade é um conceito estático, porque novas experiências e circunstâncias não são capazes de transformar e modificar os comportamentos dos indivíduos. Assim, o autoconceito sobre identidade se mantém fixo por toda a vida.
	
	
	Essa identidade relaciona-se à especificidade, singularidade e exclusividade de um conjunto de comportamentos e atributos característicos e peculiares de um único indivíduo.
	
	
	Entendemos a identidade como um conjunto de conceitos identificatórios das características e atributos dos indivíduos. Trata-se de um termo criado pela comunidade verbal para classificar os comportamentos humanos, por exemplo, sou carinhoso, sou agressivo, sou romântico, sou teimoso, sou egoísta, entre outros.
	
	
	Todo grupo possui suas próprias regras, que podem ser seus valores, crenças, religião, identidade visual, roupas, instrumentos musicais, música, dança, linguagem, objetivos, interesses, mas estes não garantem a formação da identidade social.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A família pode ser definida como um grupo de pessoas que se constitui sócio-historicamente a partir da inserção em uma cultura e sociedade específica, que lhes conferem sentido. Assim, a família com origem na cultura ocidental judaico-cristã pode ser vista, nos dias atuais, como permeada por diferentes mudanças sociais que ocorreram ao longo dos últimos séculos PEREIRA, Christine V. Psicologia Jurídica e Abordagem Gestáltica: um encontro nas Varas de Família. Curitiba: Juruá, 2013. p.42.
Nos estudos contemporâneos sobre família, quais temáticas sociais não devem ficar de fora da pauta de reflexões?
	
	
	
	
	Aspectos referentes ao mercado de trabalho e sustento financeiro.
	
	
	Aspectos referentes à educação e arte.
	
	
	Aspectos referentes ao medo e ansiedade no campo da saúde.
	
	
	Aspectos referentes ao individualismo e à cultura do consumo.
	
	
	Aspectos referentes à nutrição e unidade familiar.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Os processos educacionais conglomeram, por excelência, duas realidades indissociáveis no desenvolvimento do ser humano: a formação intelectual e a formação social. A educação é um reflexo dos modos de vida do ser humano; encontra-se, pois, estreitamente atrelada ao contexto das relações sociais, construindo-o e nele sendo construída. Educar não é, entretanto, condicionar socialmente o indivíduo, mas, fundamentalmente, garantir-lhe liberdade e autonomia. A psicologia social aplicada à educação busca a compreensão do desenvolvimento humano no contexto sociocultural, bem como a
promoção das potencialidades do sujeito em interação com o outro social.
Temos como alicerce a ideia de uma educação que se caracteriza pela multiplicidade de significados e pela diversidade de situações e lugares de ocorrência; distanciando-nos, portanto, de uma concepção que limita, restringe a educação a um espaço único e retido.
Sobre a psicologia aplicada a educação podemos dizer:
	
	
	
	
	Pouco se pode dizer sobre os propósitos da psicologia social aplicada a educação
	
	
	Os propósitos ou atribuições delegados à psicologia social aplicada a educação ou ao profissional que dela faz uso, extrapolam, em grande medida, o âmbito da instituição escolar, tendo em vista esse reconhecimento de que as práticas educacionais podem ser produzidas nos mais diversos âmbitos e destinadas a diferentes demandas, favorecendo o desenvolvimento de potencialidades e promovendo saúde e qualidade de vida. 
	
	
	Os propósitos ou atribuições delegados à psicologia social aplicada a educação ou ao profissional que dela faz uso, extrapolam, em grande medida, o âmbito da instituição organizacional familiar.
	
	
	Os propósitos ou atribuições delegados à psicologia social aplicada a educação não dizem respeito ao profissional que dela faz uso. 
	
	
	Os propósitos ou atribuições delegados à psicologia aplicada a educação ou ao profissional que dela faz uso são restritos a uma escola específica. 
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		(CFP / 2012) Um psicólogo social, chamado por um gestor municipal para contribuir com a retirada de pessoas que moram em área de risco (morro com perigo de deslizamento em período de chuvas intensas), apresentou-se a uma equipe da defesa civil, composta por militares especializados em área de risco, assistente sociais, médicos e enfermeiros com experiência em emergências, engenheiros e arquitetos com conhecimento de urbanismo em áreas de risco. A população em risco recusava-se a sair de suas moradias, definidas como precárias e com alto risco de desmoronamento, temendo que ela pudesse ser invadida quando desocupadas. Qual deveria ser a expectativa com relação à intervenção do psicólogo social nessa equipe?
	
	
	
	
	Precisamos considerar que o psicólogo social tem pouca experiência com esse assunto e que ele irá aprender com os demais técnicos, bem mais experientes, e não terá como se posicionar nesse primeiro momento.
	
	
	O psicólogo deveria discutir com a equipe que aspectos subjetivos relativos às condições de vida das pessoas atingidas devem ser levados em consideração e sobre a retirada ser feita somente depois de um acordo efetivo que garantisse uma proposta do interesse dos atingidos.
	
	
	 O psicólogo social deverá ficar na retaguarda, atendendo às pessoas que forem retiradas de suas casas, oferecendo o apoio psicológico necessário em situação de crise.
	
	
	O psicólogo social deveria recusar a tarefa, argumentando que a psicologia não oferece referência técnica e teórica para esse tipo de ação.
	
	
	O psicólogo deveria instruir os responsáveis pela remoção a retirarem a população usando força, se necessário, considerando que a vida é um valor acima de qualquer bem material.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Uma definição geral para a Psicologia Comunitária deve considerar a ênfase psicológica voltada para os processos de saúde das comunidades como objeto do saber psicológico, em uma visão pragmática da Psicologia. Sobre esta visão pragmática:
	
	
	
	
	Deve haver uma preocupação com a aplicação prática dos achados da psicologia a situações sociais concretas
	
	
	Uma psicologia para o desenvolvimento como o processo mediante o qual o homem adquire evolução a nível econômico
	
	
	trabalhar com questões individuais em condições sociais específicas, atento às suas respectivas psiques. 
	
	
	Levantamento e estudo de um determinado contexto geográfico social
	
	
	Uma preocupação com questões de natureza teórica e científica

Outros materiais