Buscar

MÓDULO 03 - AGENDA 12 DEBATE Ética Profissional do Secretário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AGENDA 12
DEBATE
Depois da conversa inicial que Zenaide teve com Solange, referenciada na agenda, as duas se tornaram grandes amigas. Zenaide acompanhou todo o percurso de formação de Solange, ajudando-a em todos os problemas e dúvidas que teve no caminho, até sua formatura. Infelizmente, Solange terminou seu curso em Assessoria e Secretariado sem ter conseguido trabalho e, por isso, foi pedir uma nova ajuda à sua amiga Zenaide, secretária bastante experiente, que já trabalhava na empresa há muitos anos e tinha uma relação bem próxima com seu chefe, pedindo-lhe que  interviesse a seu favor junto a ele.
Ela ficou em dúvida, mas respondeu que não poderia fazê-lo, pois o código de ética profissional do secretário não permitia favorecimentos. 
Discuta com seus colegas no debate sobre essa situação. Pedir uma chance de trabalho diretamente para seu chefe configura desrespeito ao código de ética da profissão? Por quê? Zenaide estava certa?
É por isso que hoje em dia muitas pessoas não acreditam em processos seletivos, quando surge alguma vaga em determinada empresa e muitas das vezes nem ouvimos falar ou qualquer divulgação que realmente houve uma seleção, pois é muito comum em nossa comunidade esse tipo de comportamento vindo de funcionários que já estão alocados na empresa e que conseguem “ajeitar” um trabalho para seu amigo/parente, o famoso “CUNHA” que eu escuto muito aqui na região onde eu moro. Certamente sabemos que situações como estas não são corretas, no caso em questão, Zenaide poderia sim fazer alguma indicação onde a vaga disponível da empresa esteja em processo seletivo, não se configuraria como desrespeito ao código de ética, mas se ela pedisse a chance de trabalho para Solange diretamente ao seu chefe estaria favorecendo-a, neste caso alterando o processo de seleção, agindo em desacordo com o artigo 9º do Código de Ética dos Profissionais de Secretariado. 
Zenaide teve uma postura totalmente correta agindo de forma profissional, por mais que Solange fosse competente para o cargo em aberto e uma grande amiga, devemos saber separar as relações pessoais do trabalho.
Debate sobre sigilo profissional
Na situação exposta no debate, é dado que Lucy, secretária da área RH, conta sobre um aumento, onde as outras secretárias foram reivindicar o mesmo aumento.
O essencial dentro de uma organização, é que os salários sejam medidos de acordo com a utilidade e proatividade de cada funcionário. Logo, a empresa poderia evitar esse tipo de conflito, ao adotar uma política transparente de salários, onde utopicamente todos sabem seus salários, e caso se sintam insatisfeitos com o valor, procurem como se aprimorar para poderem receber tal promoção. Entretanto, ao adotar medidas restritivas, a empresa sujeita a possíveis murmúrios e fofocas internas, o que afeta negativamente o ambiente de trabalho.
Já sobre o comportamento de Maria, apesar de extremamente humano, fora antiético. Entretanto, caso a empresa não possua um sistema de aviso para demissão, e apenas dispense os serviços de Lucy imediatamente, faz sentido a tentativa de Maria em avisar Lucy, para que a mesma se prepare, apesar de antiético.
Mas caso a empresa possua o sistema de aviso, seria melhor que Maria apenas aguardasse a informação ser entregue da maneira correta.

Continue navegando