Buscar

Trabalho de microbiologia

Prévia do material em texto

Nome: Camila Ribeiro Cunha 
Matrícula: 202004387711
Cloranfenicol 
Por muitas décadas o cloranfenicol que é um antimicrobiano ,foi a única droga eficaz no tratamento de salmoneloses inclusive a S.Typhi.
Porém reconhecendo seus efeitos colaterais, com risco de vida como a síndrome do bebê cinzento e anemia aplasmática e o desenvolvimento de drogas mais efetivas e menos tóxicas restringiu o seu uso. Sendo usado apenas em pacientes graves e em situações específicas.
O Cloranfenicol, o grande representante da classe dos Anfenicois, é um antibiótico produzido pelo Streptomyces venezuelae, que foi introduzido na prática clínica em 1948. Com a disseminação do uso, tomou-se evidente que o fármaco podia provocar discrasias sanguíneas graves e fatais.
Mecanismo de ação: o cloranfenicol se liga a subi unidade 50s do ribossomo,inibindo a síntese proteica da bactéria ,tendo assim ,ação bactériostática ,porém pode ser bactericida contra algumas espécies como S.pneumoniae e H.influenzae , através do mecanismo não bem elucidado.
Exemplos de medicamentos: é disponível na forma oral (Palmitato ),intravenosa (Succinato) e tópica . Esse medicamento é Hidrolisado no trato digestivo antes de ser absorvido,atingindo pico sérico entre 1h e 2h, é conjugado no fígado e secretado pelo rins,
 é usado em tratamento de infecção por enterococos resistentes à vancomicina.

Continue navegando