Logo Passei Direto
Buscar

Prova FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DO ENSINO RELIGIOSO

User badge image
HF

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Há muito tempo é reconhecida a relação entre história e filosofia, ou melhor, a impossibilidade de dissociá-las. Do mesmo modo que podemos pensar que a história só consegue ser pensada e problematizada a partir de um posicionamento crítico/reflexivo, próprio à filosofia, a filosofia só pode compreender-se em seu desenvolvimento a partir da organização histórica da filosofia e dos contextos periódicos da história de modo mais geral. Por isso, para pensar a religião a partir de seu desenvolvimento, contexto e fenômeno, é necessário pensá-la por meio da história e da filosofia de forma correlacional.” Fonte: DIONIZIO, M. História das religiões: revisão técnica: Kate Fabiani Rigo. Porto Alegre: SAGAH, 2020, p. 14.
De acordo com o excerto e com os conhecimentos adquiridos através do material de apoio, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na organização da sociedade grega, a religião fazia parte apenas da cultura e não da estrutura social.
( ) Na sociedade grega não havia diversas divindades presentes no pensamento religioso, a Grécia focava no pensamento político, como podemos ver na República de Platão.
( ) Durante a Idade Média é que a religião foi acolhida com um embasamento teórico sólido.
( ) Após o cisma entre Igreja e Estado, a Igreja deixou de ter uma influência relevante na sociedade.
a. V-V-V-F
b. F-F-V-F
c. V-F-V-F
d. F-F-F-V
e. V-V-F-V

De acordo com o que estudamos na nossa disciplina de Ensino Religioso, uma das dificuldades entre um consenso sobre a institucionalização do ER como disciplina curricular, é a dificuldade de se estabelecer uma “aliança” da religião com o estado. Segundo SEPULVEDA, D. e SEPULVEDA, J. A. (2017), a religião vai defender que o Estado deve proporcionar o ensino de uma disciplina que trate das religiões nas escolas como uma disciplina que faz parte da grade curricular. Todavia, o Estado alega que por ser laico e existirem as comunidades religiosas, a responsabilidade deste ensino deve se concentrar nas comunidades eclesiásticas. Fonte: SEPULVEDA, D. SEPULVEDA, J. A. A disciplina Ensino Religioso: história, legislação e práticas. Revista do Centro de Educação. v. 42, n. 1, p. 177-190, 2017.
De acordo com o excerto acima, analise as seguintes proposições com V para alternativa verdadeira e F para falsa:
( ) Propor uma disciplina de Ensino Religioso não necessita abordar as religiões como um todo, pois apenas o catolicismo e protestantismo são relevantes no Brasil.
( ) Não devemos ser gratos a laicidade do Estado porque isso faz com que exista a liberdade religiosa, e, portanto, nem deveríamos estar abertos para discutir sobre estes assuntos.
( ) A laicidade do Estado precisa ser elogiada ao invés de criticada, pois é justamente por ela que podemos nos expressar livremente.
( ) Não é necessário uma organização e gestão da disciplina de Ensino Religioso que observe, respeite e defenda a totalidade da diversidade religiosa existente em nosso país.
a. V-V-F-V
b. F-V-V-F
c. V-V-V-F
d. F-F-V-F
e. V-F-V-F

Sobre a definição do conceito de “Religião”, muitas coisas já foram ditas sobre ela e a humanidade continua por tentar defini-la. Através da história, da filosofia e teologia, encontramos algumas postulações sobre essa busca do ser humano por entender o que é a religião. É dito ainda que: “muitas pessoas já tentaram definir religião, buscando uma fórmula que se adequasse a todos os tipos de crenças e atividades religiosas [...] Há também pesquisadores cuja opinião é que o único método construtivo de estudar as religiões é considerar cada uma em seu próprio contexto histórico e cultural.” Fonte: HELLERN, V.; NOTAKER, H.; GAARDER, J.. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 16.
Acerca da nossa compreensão da “Religião” a partir de seu conceito, é correto o que se diz em:
a. A doutrina da origem humana não considera a 'Religião' como algo que faz parte da formação humana
b. A palavra “Religião” vem do latim, religare, que apresenta a ideia de religar, retornar, reconectar-se à uma divindade
c. Não é possível chegar a uma fórmula ou definição do conceito de “Religião
d. A “Religião” só pode ser definida de acordo com cada religião e seus preceitos estabelecidos em suas doutrinas
e. O conceito de 'Religião' não compreende vários aspectos

Leia o trecho a seguir: “O conteúdo jurídico de um direito é determinado pela identificação da sua titularidade, objecto e oponibilidade, importando saber também de que meios de protecção dispõe. Responde às interrogações seguintes: é direito de quem (sujeitos ativos)? A quê? Devido por quem (sujeitos passivos)? E como pode ser reclamado, em caso de violação? A especificidade de cada direito reside principalmente no teor normativo do seu objecto, cujo respeito pode ser avaliado segundo três critérios: disponibilidade, acessibilidade e qualidade. A disponibilidade significa a existência dos recursos materiais, técnicos e pessoais exigíveis. A acessibilidade implica não-discriminação, não-dificuldade de acesso físico e económico, bem como o acesso à informação pertinente. A qualidade consiste na aceitabilidade ética, cultural e individual, assim como na competência profissional.” Fonte: MONTEIRO, A. R. O pão do direito à educação. Educação Social. Campinas, v. 24, n. 84, p. 5, setembro 2003.
Sobre a laicidade do Estado e a disciplina de Ensino Religioso, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Desde o período da colonização no Brasil, quem era responsável pelo ensino neste período era a Companhia de Jesus, que se tratava basicamente de um grupo religioso composto por padres que redigiram e organizaram o ensino.
( ) Mesmo após a expulsão desta ordem religiosa, não houve uma integralização do ensino com uma estrutura laica.
( ) A Constituição Brasileira de 1824, reafirma os mesmo atributos que a corte portuguesa adotava, isto é, ressaltaram a união entre Estado e Igreja, e seguia os mesmo regimes educacionais propostos pelo padroado.
( ) O profissional de ensino religioso deve estar ciente que exercer esta profissão no Brasil implica em compreender como ela se relaciona com a diversidade de pensamento religioso e político social.
a. F-F-F-V
b. V-V-V-V
c. V-F-V-F
d. V-V-F-V
e. F-F-F-F

A Pedagogia é o estudo da teoria e da prática da educação. Preocupa-se com os valores e princípios subjacentes que influenciam nossas abordagens de aprendizagem, ensino e avaliação. De acordo com seus conhecimentos a respeito das diferentes tradições pedagógicas liberais, assinale a alternativa correta:
De acordo com seus conhecimentos a respeito das diferentes tradições pedagógicas liberais, assinale a alternativa correta:
a. A pedagogia Montessoriana se caracteriza principalmente pela liberdade conferida aos alunos em sala de aula
b. A pedagogia Waldorf tem como prioridade trabalhar os aspectos intelectual e espiritual dos alunos no processo educativo
c. A pedagogia democrática procura desenvolver interesses e atividades naturais, em vez de usar métodos de ensino formais
d. A pedagogia Construtivista defende que o estudante desenvolve um papel crucial em seu processo de aprendizagem, estimulando sua autonomia
e. A pedagogia tradicional sustenta que o educador tem um papel de mediação entre o objeto de estudo e o aluno

De acordo com o pesquisador Sepulveda, (2019), abordar sobre o Ensino Religioso implica discutir também sobre a laicidade da escola. “A escola pública laica é própria do Estado laico. Só mesmo em situação de extrema incongruência, e por pouco tempo, é possível existir escola laica nas redes oficiais de ensino se o Estado estiver submetido à hegemonia de uma ou mais instituições religiosas. Da mesma forma, a laicidade do Estado não é compatível com a escola pública submetida pela religião. O Estado brasileiro é laico? As escolas das redes federal, estaduais e municipais são laicas?” Fonte: SEPULVEDA, J. A. M. O que é a Escola Pública Laica? Observatório da Laicidade na Educação. UFF-RJ. 2019.
De acordo com o excerto acima, o que é uma escola laica? Assinale a alternativa correta:
a. A escola pública laica não considera as opções religiosas dos alunos e suas famílias, sem se prender a critérios estatísticos das religiões dominantes – qual é a religião da maioria? A escola não pode menosprezar crianças por causa da religião que praticam em suas casas ou comunidades de culto
b. Na escola pública laica o ensino não é pautado pela atitude crítica diante do conhecimento, ou seja, não há conhecimento sagrado ou inquestionável
c. A escola pública laica não objetiva “pôr as crianças nos trilhos”, de cujo traçado prefixado jamais sairão. Nada é mais contra a pedagogia da escola laica do que o trecho do livro Provérbios, da Bíblia, tão repetido pelos adeptos da pedagogia autoritária: “Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”
d. A escola pública laica abandona práticas nem conteúdos próprios da cultura escolar nem da cultura popular porque os adeptos deste ou daquele culto podem ficar melindrados
e. Na escola pública laica, a religião é matéria de ensino nem coadjuvante de outras matérias. Dito de outro modo: não existe nela a disciplina Ensino Religioso

Leia o trecho a seguir: “De acordo com o teólogo suíço-alemão Dietrich Ritschl, em seu livro A lógica da teologia (1994), a teologia é também um jogo entre ciência e fé. Nesse jogo, o teólogo é aquele que tem como tarefa comparar, pesquisar, estudar para além dos documentos sagrados, científicos e históricos, uma melhor forma de expressar a revelação — tal como pontuou Paulo, “a fé vem da pregação”. Já nos campos teórico e acadêmico, o que se espera da teologia é uma sustentação argumentativa acerca da gramática teológica. Ou seja, é por meio da expressão gramatical em relação às afirmacoes bíblicas que se chega a uma possível identidade cristã, entre quem escuta, quem lê e aquele que escreve, pesquisa e fala, o que possibilita fazer da escritura sagrada uma fonte para os ensinamentos teológicos enquanto caminhos para o sagrado, para Deus.”
Sobre essa dinâmica entre fé e razão, e o conteúdo abordado no material da disciplina, podemos afirmar que: I.Com o avanço da ciência, tecnologia e filosofia, o homem passou a desenvolver um pensamento mecanicista. A tendência foi adotar uma visão acerca do funcionamento do mundo como se ele fosse um procedimento matemático, que, permite-se prever sua conclusão assim como seu desenvolvimento, e, quando necessário alterá-lo. PORQUE II. Desta forma, o ser humano passou a sistematizar o pensar e os aspectos transcendentes a ele, ou seja, as divindades e as religiões estabelecidas. Assim, passou a ser importante o desenvolvimento de uma teologia para acompanhar esse desenvolvimento científico pertinente ao homem. A respeito dos temas da fé e ciência e das asserções supracitadas, assinale o que for correto:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
d. As asserções I e II são proposições falsas
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira

Paulo Freire foi um dos filósofos da educação mais influentes do século XX. Ficou conhecido principalmente por defender a pedagogia crítica. Baseando-se em seus estudos acerca das tradições pedagógicas progressistas, assinale a alternativa correta:
Têm como destaque três linhas de pensamento principais: a escola progressista libertária, libertadora e crítico-social.
a. A escola progressista libertária confere ao educador um papel de tutor
b. As principais linhas de pensamento pedagógico que estudamos são: a escola progressista libertária, a autoritária, crítico-histórica e crítico-social
c. A pedagogia da autonomia é uma das vertentes educativas das tradições pedagógicas progressistas e sustenta que o papel do professor é desnecessário no processo educativo
d. A escola progressista libertadora defende um processo educativo horizontal, no qual aluno e professor não têm a mesma importância no desenvolvimento do aprendizado
e. A escola progressista crítico-social possui viés democrático e político acentuado, defendendo a educação como arma fundamental para transformar a sociedade.

A educação no Brasil conforme discutimos em nosso material encontra diversas necessidades de melhorias e investimentos. A implementação de políticas públicas que atendam a comunidade de docentes e discentes, é urgente, porque para podermos desenvolver um bom trabalho enquanto professores, é importante que a área de ensino seja apropriadamente remunerada. Quando isto não acontece, o professor precisa multiplicar sua jornada de trabalho e acaba por ter tantas demandas que a qualidade de suas funções diminui.
Sobre a realidade do ensino no Brasil, analise as seguintes proposições com V para alternativa verdadeira e F para falsa:
( ) Falamos de políticas públicas não por ser algo de responsabilidade do professor, entretanto, por se tratar de aspectos que irão influenciar na rotina do mesmo.
( ) Para que um aluno frequente uma escola e consiga apreender o conteúdo que ali está sendo ministrado, é imprescindível que o mesmo tenha em sua casa uma estabilidade mínima que supra as necessidades de cada indivíduo.
( ) É sabido que em regiões denominadas de comunidades carentes, uma das motivações das crianças em frequentarem a escola, é por conta da merenda.
( ) Se uma criança não se encontra bem alimentada, bem descansada, isto irá influenciar no desempenho escolar da mesma.
a. V-V-F-V
b. V-F-V-F
c. V-V-V-V
d. F-F-V-F
e. F-F-F-F

A educação no Brasil conforme discutimos em nosso material encontra diversas necessidades de melhorias e investimentos. A implementação de políticas públicas que atendam a comunidade de docentes e discentes, é urgente, porque para podermos desenvolver um bom trabalho enquanto professores, é importante que a área de ensino seja apropriadamente remunerada. Quando isto não acontece, o professor precisa multiplicar sua jornada de trabalho e acaba por ter tantas demandas que a qualidade de suas funções diminui.
Sobre a realidade do ensino no Brasil, analise as seguintes proposições com V para alternativa verdadeira e F para falsa: ( ) Falamos de políticas públicas não por ser algo de responsabilidade do professor, entretanto, por se tratar de aspectos que irão influenciar na rotina do mesmo. ( ) Para que um aluno frequente uma escola e consiga apreender o conteúdo que ali está sendo ministrado, é imprescindível que o mesmo tenha em sua casa uma estabilidade mínima que supra as necessidades de cada indivíduo. ( ) É sabido que em regiões denominadas de comunidades carentes, uma das motivações das crianças em frequentarem a escola, é por conta da merenda. ( ) Se uma criança não se encontra bem alimentada, bem descansada, isto irá influenciar no desempenho escolar da mesma. Assinale a alternativa correta:
a. V-V-F-V
b. V-F-V-F
c. V-V-V-V
d. F-F-V-F
e. F-F-F-F

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Há muito tempo é reconhecida a relação entre história e filosofia, ou melhor, a impossibilidade de dissociá-las. Do mesmo modo que podemos pensar que a história só consegue ser pensada e problematizada a partir de um posicionamento crítico/reflexivo, próprio à filosofia, a filosofia só pode compreender-se em seu desenvolvimento a partir da organização histórica da filosofia e dos contextos periódicos da história de modo mais geral. Por isso, para pensar a religião a partir de seu desenvolvimento, contexto e fenômeno, é necessário pensá-la por meio da história e da filosofia de forma correlacional.” Fonte: DIONIZIO, M. História das religiões: revisão técnica: Kate Fabiani Rigo. Porto Alegre: SAGAH, 2020, p. 14.
De acordo com o excerto e com os conhecimentos adquiridos através do material de apoio, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na organização da sociedade grega, a religião fazia parte apenas da cultura e não da estrutura social.
( ) Na sociedade grega não havia diversas divindades presentes no pensamento religioso, a Grécia focava no pensamento político, como podemos ver na República de Platão.
( ) Durante a Idade Média é que a religião foi acolhida com um embasamento teórico sólido.
( ) Após o cisma entre Igreja e Estado, a Igreja deixou de ter uma influência relevante na sociedade.
a. V-V-V-F
b. F-F-V-F
c. V-F-V-F
d. F-F-F-V
e. V-V-F-V

De acordo com o que estudamos na nossa disciplina de Ensino Religioso, uma das dificuldades entre um consenso sobre a institucionalização do ER como disciplina curricular, é a dificuldade de se estabelecer uma “aliança” da religião com o estado. Segundo SEPULVEDA, D. e SEPULVEDA, J. A. (2017), a religião vai defender que o Estado deve proporcionar o ensino de uma disciplina que trate das religiões nas escolas como uma disciplina que faz parte da grade curricular. Todavia, o Estado alega que por ser laico e existirem as comunidades religiosas, a responsabilidade deste ensino deve se concentrar nas comunidades eclesiásticas. Fonte: SEPULVEDA, D. SEPULVEDA, J. A. A disciplina Ensino Religioso: história, legislação e práticas. Revista do Centro de Educação. v. 42, n. 1, p. 177-190, 2017.
De acordo com o excerto acima, analise as seguintes proposições com V para alternativa verdadeira e F para falsa:
( ) Propor uma disciplina de Ensino Religioso não necessita abordar as religiões como um todo, pois apenas o catolicismo e protestantismo são relevantes no Brasil.
( ) Não devemos ser gratos a laicidade do Estado porque isso faz com que exista a liberdade religiosa, e, portanto, nem deveríamos estar abertos para discutir sobre estes assuntos.
( ) A laicidade do Estado precisa ser elogiada ao invés de criticada, pois é justamente por ela que podemos nos expressar livremente.
( ) Não é necessário uma organização e gestão da disciplina de Ensino Religioso que observe, respeite e defenda a totalidade da diversidade religiosa existente em nosso país.
a. V-V-F-V
b. F-V-V-F
c. V-V-V-F
d. F-F-V-F
e. V-F-V-F

Sobre a definição do conceito de “Religião”, muitas coisas já foram ditas sobre ela e a humanidade continua por tentar defini-la. Através da história, da filosofia e teologia, encontramos algumas postulações sobre essa busca do ser humano por entender o que é a religião. É dito ainda que: “muitas pessoas já tentaram definir religião, buscando uma fórmula que se adequasse a todos os tipos de crenças e atividades religiosas [...] Há também pesquisadores cuja opinião é que o único método construtivo de estudar as religiões é considerar cada uma em seu próprio contexto histórico e cultural.” Fonte: HELLERN, V.; NOTAKER, H.; GAARDER, J.. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 16.
Acerca da nossa compreensão da “Religião” a partir de seu conceito, é correto o que se diz em:
a. A doutrina da origem humana não considera a 'Religião' como algo que faz parte da formação humana
b. A palavra “Religião” vem do latim, religare, que apresenta a ideia de religar, retornar, reconectar-se à uma divindade
c. Não é possível chegar a uma fórmula ou definição do conceito de “Religião
d. A “Religião” só pode ser definida de acordo com cada religião e seus preceitos estabelecidos em suas doutrinas
e. O conceito de 'Religião' não compreende vários aspectos

Leia o trecho a seguir: “O conteúdo jurídico de um direito é determinado pela identificação da sua titularidade, objecto e oponibilidade, importando saber também de que meios de protecção dispõe. Responde às interrogações seguintes: é direito de quem (sujeitos ativos)? A quê? Devido por quem (sujeitos passivos)? E como pode ser reclamado, em caso de violação? A especificidade de cada direito reside principalmente no teor normativo do seu objecto, cujo respeito pode ser avaliado segundo três critérios: disponibilidade, acessibilidade e qualidade. A disponibilidade significa a existência dos recursos materiais, técnicos e pessoais exigíveis. A acessibilidade implica não-discriminação, não-dificuldade de acesso físico e económico, bem como o acesso à informação pertinente. A qualidade consiste na aceitabilidade ética, cultural e individual, assim como na competência profissional.” Fonte: MONTEIRO, A. R. O pão do direito à educação. Educação Social. Campinas, v. 24, n. 84, p. 5, setembro 2003.
Sobre a laicidade do Estado e a disciplina de Ensino Religioso, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Desde o período da colonização no Brasil, quem era responsável pelo ensino neste período era a Companhia de Jesus, que se tratava basicamente de um grupo religioso composto por padres que redigiram e organizaram o ensino.
( ) Mesmo após a expulsão desta ordem religiosa, não houve uma integralização do ensino com uma estrutura laica.
( ) A Constituição Brasileira de 1824, reafirma os mesmo atributos que a corte portuguesa adotava, isto é, ressaltaram a união entre Estado e Igreja, e seguia os mesmo regimes educacionais propostos pelo padroado.
( ) O profissional de ensino religioso deve estar ciente que exercer esta profissão no Brasil implica em compreender como ela se relaciona com a diversidade de pensamento religioso e político social.
a. F-F-F-V
b. V-V-V-V
c. V-F-V-F
d. V-V-F-V
e. F-F-F-F

A Pedagogia é o estudo da teoria e da prática da educação. Preocupa-se com os valores e princípios subjacentes que influenciam nossas abordagens de aprendizagem, ensino e avaliação. De acordo com seus conhecimentos a respeito das diferentes tradições pedagógicas liberais, assinale a alternativa correta:
De acordo com seus conhecimentos a respeito das diferentes tradições pedagógicas liberais, assinale a alternativa correta:
a. A pedagogia Montessoriana se caracteriza principalmente pela liberdade conferida aos alunos em sala de aula
b. A pedagogia Waldorf tem como prioridade trabalhar os aspectos intelectual e espiritual dos alunos no processo educativo
c. A pedagogia democrática procura desenvolver interesses e atividades naturais, em vez de usar métodos de ensino formais
d. A pedagogia Construtivista defende que o estudante desenvolve um papel crucial em seu processo de aprendizagem, estimulando sua autonomia
e. A pedagogia tradicional sustenta que o educador tem um papel de mediação entre o objeto de estudo e o aluno

De acordo com o pesquisador Sepulveda, (2019), abordar sobre o Ensino Religioso implica discutir também sobre a laicidade da escola. “A escola pública laica é própria do Estado laico. Só mesmo em situação de extrema incongruência, e por pouco tempo, é possível existir escola laica nas redes oficiais de ensino se o Estado estiver submetido à hegemonia de uma ou mais instituições religiosas. Da mesma forma, a laicidade do Estado não é compatível com a escola pública submetida pela religião. O Estado brasileiro é laico? As escolas das redes federal, estaduais e municipais são laicas?” Fonte: SEPULVEDA, J. A. M. O que é a Escola Pública Laica? Observatório da Laicidade na Educação. UFF-RJ. 2019.
De acordo com o excerto acima, o que é uma escola laica? Assinale a alternativa correta:
a. A escola pública laica não considera as opções religiosas dos alunos e suas famílias, sem se prender a critérios estatísticos das religiões dominantes – qual é a religião da maioria? A escola não pode menosprezar crianças por causa da religião que praticam em suas casas ou comunidades de culto
b. Na escola pública laica o ensino não é pautado pela atitude crítica diante do conhecimento, ou seja, não há conhecimento sagrado ou inquestionável
c. A escola pública laica não objetiva “pôr as crianças nos trilhos”, de cujo traçado prefixado jamais sairão. Nada é mais contra a pedagogia da escola laica do que o trecho do livro Provérbios, da Bíblia, tão repetido pelos adeptos da pedagogia autoritária: “Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”
d. A escola pública laica abandona práticas nem conteúdos próprios da cultura escolar nem da cultura popular porque os adeptos deste ou daquele culto podem ficar melindrados
e. Na escola pública laica, a religião é matéria de ensino nem coadjuvante de outras matérias. Dito de outro modo: não existe nela a disciplina Ensino Religioso

Leia o trecho a seguir: “De acordo com o teólogo suíço-alemão Dietrich Ritschl, em seu livro A lógica da teologia (1994), a teologia é também um jogo entre ciência e fé. Nesse jogo, o teólogo é aquele que tem como tarefa comparar, pesquisar, estudar para além dos documentos sagrados, científicos e históricos, uma melhor forma de expressar a revelação — tal como pontuou Paulo, “a fé vem da pregação”. Já nos campos teórico e acadêmico, o que se espera da teologia é uma sustentação argumentativa acerca da gramática teológica. Ou seja, é por meio da expressão gramatical em relação às afirmacoes bíblicas que se chega a uma possível identidade cristã, entre quem escuta, quem lê e aquele que escreve, pesquisa e fala, o que possibilita fazer da escritura sagrada uma fonte para os ensinamentos teológicos enquanto caminhos para o sagrado, para Deus.”
Sobre essa dinâmica entre fé e razão, e o conteúdo abordado no material da disciplina, podemos afirmar que: I.Com o avanço da ciência, tecnologia e filosofia, o homem passou a desenvolver um pensamento mecanicista. A tendência foi adotar uma visão acerca do funcionamento do mundo como se ele fosse um procedimento matemático, que, permite-se prever sua conclusão assim como seu desenvolvimento, e, quando necessário alterá-lo. PORQUE II. Desta forma, o ser humano passou a sistematizar o pensar e os aspectos transcendentes a ele, ou seja, as divindades e as religiões estabelecidas. Assim, passou a ser importante o desenvolvimento de uma teologia para acompanhar esse desenvolvimento científico pertinente ao homem. A respeito dos temas da fé e ciência e das asserções supracitadas, assinale o que for correto:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
d. As asserções I e II são proposições falsas
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira

Paulo Freire foi um dos filósofos da educação mais influentes do século XX. Ficou conhecido principalmente por defender a pedagogia crítica. Baseando-se em seus estudos acerca das tradições pedagógicas progressistas, assinale a alternativa correta:
Têm como destaque três linhas de pensamento principais: a escola progressista libertária, libertadora e crítico-social.
a. A escola progressista libertária confere ao educador um papel de tutor
b. As principais linhas de pensamento pedagógico que estudamos são: a escola progressista libertária, a autoritária, crítico-histórica e crítico-social
c. A pedagogia da autonomia é uma das vertentes educativas das tradições pedagógicas progressistas e sustenta que o papel do professor é desnecessário no processo educativo
d. A escola progressista libertadora defende um processo educativo horizontal, no qual aluno e professor não têm a mesma importância no desenvolvimento do aprendizado
e. A escola progressista crítico-social possui viés democrático e político acentuado, defendendo a educação como arma fundamental para transformar a sociedade.

A educação no Brasil conforme discutimos em nosso material encontra diversas necessidades de melhorias e investimentos. A implementação de políticas públicas que atendam a comunidade de docentes e discentes, é urgente, porque para podermos desenvolver um bom trabalho enquanto professores, é importante que a área de ensino seja apropriadamente remunerada. Quando isto não acontece, o professor precisa multiplicar sua jornada de trabalho e acaba por ter tantas demandas que a qualidade de suas funções diminui.
Sobre a realidade do ensino no Brasil, analise as seguintes proposições com V para alternativa verdadeira e F para falsa:
( ) Falamos de políticas públicas não por ser algo de responsabilidade do professor, entretanto, por se tratar de aspectos que irão influenciar na rotina do mesmo.
( ) Para que um aluno frequente uma escola e consiga apreender o conteúdo que ali está sendo ministrado, é imprescindível que o mesmo tenha em sua casa uma estabilidade mínima que supra as necessidades de cada indivíduo.
( ) É sabido que em regiões denominadas de comunidades carentes, uma das motivações das crianças em frequentarem a escola, é por conta da merenda.
( ) Se uma criança não se encontra bem alimentada, bem descansada, isto irá influenciar no desempenho escolar da mesma.
a. V-V-F-V
b. V-F-V-F
c. V-V-V-V
d. F-F-V-F
e. F-F-F-F

A educação no Brasil conforme discutimos em nosso material encontra diversas necessidades de melhorias e investimentos. A implementação de políticas públicas que atendam a comunidade de docentes e discentes, é urgente, porque para podermos desenvolver um bom trabalho enquanto professores, é importante que a área de ensino seja apropriadamente remunerada. Quando isto não acontece, o professor precisa multiplicar sua jornada de trabalho e acaba por ter tantas demandas que a qualidade de suas funções diminui.
Sobre a realidade do ensino no Brasil, analise as seguintes proposições com V para alternativa verdadeira e F para falsa: ( ) Falamos de políticas públicas não por ser algo de responsabilidade do professor, entretanto, por se tratar de aspectos que irão influenciar na rotina do mesmo. ( ) Para que um aluno frequente uma escola e consiga apreender o conteúdo que ali está sendo ministrado, é imprescindível que o mesmo tenha em sua casa uma estabilidade mínima que supra as necessidades de cada indivíduo. ( ) É sabido que em regiões denominadas de comunidades carentes, uma das motivações das crianças em frequentarem a escola, é por conta da merenda. ( ) Se uma criança não se encontra bem alimentada, bem descansada, isto irá influenciar no desempenho escolar da mesma. Assinale a alternativa correta:
a. V-V-F-V
b. V-F-V-F
c. V-V-V-V
d. F-F-V-F
e. F-F-F-F

Prévia do material em texto

Iniciado em sábado, 12 nov 2022, 17:08 
Estado Finalizada 
Concluída em sábado, 12 nov 2022, 17:35 
Tempo 
empregado 
26 minutos 35 segundos 
Avaliar 6,00 de um máximo de 6,00(100%) 
Questão 1 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia o trecho a seguir: 
 
“Há muito tempo é reconhecida a relação entre história e filosofia, ou melhor, a 
impossibilidade de dissociá-las. Do mesmo modo que podemos pensar que a 
história só consegue ser pensada e problematizada a partir de um posicionamento 
crítico/reflexivo, próprio à filosofia, a filosofia só pode compreender-se em seu 
desenvolvimento a partir da organização histórica da filosofia e dos contextos 
periódicos da história de modo mais geral. Por isso, para pensar a religião a partir 
de seu desenvolvimento, contexto e fenômeno, é necessário pensá-la por meio da 
história e da filosofia de forma correlacional.” 
 
Fonte: DIONIZIO, M. História das religiões: revisão técnica: Kate Fabiani Rigo. 
Porto Alegre: SAGAH, 2020, p. 14. 
 
De acordo com o excerto e com os conhecimentos adquiridos através do material 
de apoio, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. 
 
 
( ) Na organização da sociedade grega, a religião fazia parte apenas da cultura e 
não da estrutura social. 
( ) Na sociedade grega não havia diversas divindades presentes no pensamento 
religioso, a Grécia focava no pensamento político, como podemos ver 
na República de Platão. 
( ) Durante a Idade Média é que a religião foi acolhida com um embasamento 
teórico sólido. 
( ) Após o cisma entre Igreja e Estado, a Igreja deixou de ter uma influência 
relevante na sociedade. 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
a. 
V-V-V-F 
b. 
F-F-V-F 
c. 
V-F-V-F 
d. 
F-F-F-V 
e. 
V-V-F-V 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
F-F-V-F 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
De acordo com o que estudamos na nossa disciplina de Ensino Religioso, uma das 
dificuldades entre um consenso sobre a institucionalização do ER como disciplina 
curricular, é a dificuldade de se estabelecer uma “aliança” da religião com o estado. 
Segundo SEPULVEDA, D. e SEPULVEDA, J. A. (2017), a religião vai defender que o 
Estado deve proporcionar o ensino de uma disciplina que trate das religiões nas 
escolas como uma disciplina que faz parte da grade curricular. Todavia, o Estado 
alega que por ser laico e existirem as comunidades religiosas, a responsabilidade 
deste ensino deve se concentrar nas comunidades eclesiásticas. 
 
Fonte: SEPULVEDA, D. SEPULVEDA, J. A. A disciplina Ensino Religioso: história, 
legislação e práticas. Revista do Centro de Educação. v. 42, n. 1, p. 177-190, 2017. 
Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/22301/pdf. 
Acesso em: 01 set. 2021.> 
 
De acordo com o excerto acima, analise as seguintes proposições com V para 
alternativa verdadeira e F para falsa: 
 
( ) Propor uma disciplina de Ensino Religioso não necessita abordar as religiões 
como um todo, pois apenas o catolicismo e protestantismo são relevantes no Brasil. 
( ) Não devemos ser gratos a laicidade do Estado porque isso faz com que exista a 
liberdade religiosa, e, portanto, nem deveríamos estar abertos para discutir sobre 
estes assuntos. 
( ) A laicidade do Estado precisa ser elogiada ao invés de criticada, pois é 
justamente por ela que podemos nos expressar livremente. 
( ) Não é necessário uma organização e gestão da disciplina de Ensino Religioso 
que observe, respeite e defenda a totalidade da diversidade religiosa existente em 
nosso país. 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
a. 
V-V-F-V 
b. 
F-V-V-F 
c. 
V-V-V-F 
d. 
F-F-V-F 
e. 
V-F-V-F 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
F-F-V-F 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre a definição do conceito de “Religião”, muitas coisas já foram ditas sobre ela e 
a humanidade continua por tentar defini-la. Através da história, da filosofia e 
teologia, encontramos algumas postulações sobre essa busca do ser humano por 
entender o que é a religião. É dito ainda que: “muitas pessoas já tentaram definir 
religião, buscando uma fórmula que se adequasse a todos os tipos de crenças e 
atividades religiosas [...] Há também pesquisadores cuja opinião é que o único 
método construtivo de estudar as religiões é considerar cada uma em seu próprio 
contexto histórico e cultural.” 
 
Fonte: HELLERN, V.; NOTAKER, H.; GAARDER, J.. O Livro das Religiões. São Paulo: 
Companhia das Letras, 2000, p. 16. 
 
Acerca da nossa compreensão da “Religião” a partir de seu conceito, é correto o 
que se diz em: 
 
 
 
 
a. 
A doutrina da origem humana não considera a "Religião" como algo que faz parte 
da formação humana 
b. 
A palavra “Religião” vem do latim, religare, que apresenta a ideia de religar, 
retornar, reconectar-se à uma divindade 
c. 
Não é possível chegar a uma fórmula ou definição do conceito de “Religião 
d. 
A “Religião” só pode ser definida de acordo com cada religião e seus preceitos 
estabelecidos em suas doutrinas 
e. 
O conceito de "Religião" não compreende vários aspectos 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
A palavra “Religião” vem do latim, religare, que apresenta a ideia de religar, 
retornar, reconectar-se à uma divindade 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia o trecho a seguir: 
 
“O conteúdo jurídico de um direito é determinado pela identificação da sua 
titularidade, objecto e oponibilidade, importando saber também de que meios de 
protecção dispõe. Responde às interrogações seguintes: é direito de quem (sujeitos 
ativos)? A quê? Devido por quem (sujeitos passivos)? E como pode ser reclamado, 
em caso de violação? A especificidade de cada direito reside principalmente no teor 
normativo do seu objecto, cujo respeito pode ser avaliado segundo três critérios: 
disponibilidade, acessibilidade e qualidade. A disponibilidade significa a existência 
dos recursos materiais, técnicos e pessoais exigíveis. A acessibilidade implica não-
discriminação, não-dificuldade de acesso físico e económico, bem como o acesso à 
informação pertinente. A qualidade consiste na aceitabilidade ética, cultural e 
individual, assim como na competência profissional.” 
 
Fonte: MONTEIRO, A. R. O pão do direito à educação. Educação Social. Campinas, v. 
24, n. 84, p. 5, setembro 2003. Disponível 
em: <https://www.scielo.br/j/es/a/fWQx4RNKtZZw93cvmN4Qyzr/?format=pdf&lan
g=pt> 
 
 
I. As normas relativas ao direito à educação estão dispersas em mais de uma 
centena de instrumentos jurídicos em nível universal e regional, de natureza 
convencional e declaratória, de conteúdo geral, específico e categorial. 
 
PORQUE 
 
https://www.scielo.br/j/es/a/fWQx4RNKtZZw93cvmN4Qyzr/?format=pdf&lang=pt
https://www.scielo.br/j/es/a/fWQx4RNKtZZw93cvmN4Qyzr/?format=pdf&lang=pt
II. Os “direitos do homem” são fundamentais e universais porque exprimem as 
aspirações mais inerentes à dignidade de todo o ser humano. 
 
A respeito dos direitos humanos e das asserções supracitadas sobre o direito civil a 
educação, assinale o que for correto: 
 
 
a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I 
b. 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira 
c. 
As asserções I e II são proposições falsas 
d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I 
e. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcarquestão 
Texto da questão 
Leia o trecho a seguir: 
 
 “A presença da religião na maioria das escolas públicas brasileiras, em seus vários 
contextos e diversas formas, sinaliza a já mencionada ambiguidade entre o público 
e o privado. Esse equívoco é decorrente de articulações e do embate de forças 
entre o campo político e o campo religioso. Segundo Fernandes (2014), através de 
articulações políticas o ER tem assegurado consecutivas conquistas nos 
documentos legais, por meio de artigos que acolhem seus interesses materiais e 
simbólicos em detrimento das “conquistas republicanas do Estado laico e da 
liberdade religiosa” (GIUMBELLI e CARNEIRO, 2004), expandindo cada vez mais a 
privatização do espaço público.” 
 
Fonte: SEPULVEDA, D. SEPULVEDA, J. A. A disciplina Ensino Religioso: história, 
legislação e práticas. Revista do Centro de Educação. v. 42, n. 1, p. 177-190, 2017. 
Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/22301/pdf. 
Acesso em: 01 set. 2021.> 
 
Sobre a laicidade do Estado e a disciplina de Ensino Religioso, assinale V para as 
alternativas verdadeiras e F para as falsas. 
 
( ) Desde o período da colonização no Brasil, quem era responsável pelo ensino 
neste período era a Companhia de Jesus, que se tratava basicamente de um grupo 
religioso composto por padres que redigiram e organizaram o ensino. 
( ) Mesmo após a expulsão desta ordem religiosa, não houve uma integralização 
do ensino com uma estrutura laica. 
( ) A Constituição Brasileira de 1824, reafirma os mesmo atributos que a corte 
portuguesa adotava, isto é, ressaltaram a união entre Estado e Igreja, e seguia os 
mesmo regimes educacionais propostos pelo padroado. 
( ) O profissional de ensino religioso deve estar ciente que exercer esta profissão 
no Brasil implica em compreender como ela se relaciona com a diversidade de 
pensamento religioso e político social. 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
a. 
F-F-F-V 
b. 
V-V-V-V 
c. 
V-F-V-F 
d. 
V-V-F-V 
e. 
F-F-F-F 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
V-V-V-V 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Pedagogia é o estudo da teoria e da prática da educação. Preocupa-se com os 
valores e princípios subjacentes que influenciam nossas abordagens de 
aprendizagem, ensino e avaliação. De acordo com seus conhecimentos a respeito 
das diferentes tradições pedagógicas liberais, assinale a alternativa correta: 
 
 
a. 
A pedagogia Montessoriana se caracteriza principalmente pela liberdade conferida 
aos alunos em sala de aula 
b. 
A pedagogia Waldorf tem como prioridade trabalhar os aspectos intelectual e 
espiritual dos alunos no processo educativo 
c. 
A pedagogia democrática procura desenvolver interesses e atividades naturais, em 
vez de usar métodos de ensino formais 
d. 
A pedagogia Construtivista defende que o estudante desenvolve um papel crucial 
em seu processo de aprendizagem, estimulando sua autonomia 
e. 
A pedagogia tradicional sustenta que o educador tem um papel de mediação entre 
o objeto de estudo e o aluno 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
A pedagogia Construtivista defende que o estudante desenvolve um papel crucial 
em seu processo de aprendizagem, estimulando sua autonomia 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
De acordo com o pesquisador Sepulveda, (2019), abordar sobre o Ensino Religioso 
implica discutir também sobre a laicidade da escola. “A escola pública laica é 
própria do Estado laico. Só mesmo em situação de extrema incongruência, e por 
pouco tempo, é possível existir escola laica nas redes oficiais de ensino se o Estado 
estiver submetido à hegemonia de uma ou mais instituições religiosas. Da mesma 
forma, a laicidade do Estado não é compatível com a escola pública submetida pela 
religião. O Estado brasileiro é laico? As escolas das redes federal, estaduais e 
municipais são laicas?” 
 
Fonte: SEPULVEDA, J. A. M. O que é a Escola Pública Laica? Observatório da 
Laicidade na Educação. UFF-RJ. 2019. Disponível em: 
<http://ole.uff.br/2019/05/30/o-que-e-a-escola-publica-laica/> 
 
De acordo com o excerto acima, o que é uma escola laica? Assinale a alternativa 
correta: 
a. 
A escola pública laica não considera as opções religiosas dos alunos e suas famílias, 
sem se prender a critérios estatísticos das religiões dominantes – qual é a religião 
da maioria? A escola não pode menosprezar crianças por causa da religião que 
praticam em suas casas ou comunidades de culto 
b. 
Na escola pública laica o ensino não é pautado pela atitude crítica diante do 
conhecimento, ou seja, não há conhecimento sagrado ou inquestionável 
c. 
A escola pública laica não objetiva “pôr as crianças nos trilhos”, de cujo traçado 
prefixado jamais sairão. Nada é mais contra a pedagogia da escola laica do que o 
trecho do livro Provérbios, da Bíblia, tão repetido pelos adeptos da pedagogia 
autoritária: “Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho, 
não se desviará dele.” 
d. 
A escola pública laica abandona práticas nem conteúdos próprios da cultura escolar 
nem da cultura popular porque os adeptos deste ou daquele culto podem ficar 
melindrados 
http://ole.uff.br/2019/05/30/o-que-e-a-escola-publica-laica/
e. 
Na escola pública laica, a religião é matéria de ensino nem coadjuvante de outras 
matérias. Dito de outro modo: não existe nela a disciplina Ensino Religioso 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
A escola pública laica não objetiva “pôr as crianças nos trilhos”, de cujo traçado 
prefixado jamais sairão. Nada é mais contra a pedagogia da escola laica do que o 
trecho do livro Provérbios, da Bíblia, tão repetido pelos adeptos da pedagogia 
autoritária: “Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho, 
não se desviará dele.” 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia o trecho a seguir: 
 
“De acordo com o teólogo suíço-alemão Dietrich Ritschl, em seu livro A lógica da 
teologia (1994), a teologia é também um jogo entre ciência e fé. Nesse jogo, o 
teólogo é aquele que tem como tarefa comparar, pesquisar, estudar para além dos 
documentos sagrados, científicos e históricos, uma melhor forma de expressar a 
revelação — tal como pontuou Paulo, “a fé vem da pregação”. Já nos campos 
teórico e acadêmico, o que se espera da teologia é uma sustentação argumentativa 
acerca da gramática teológica. Ou seja, é por meio da expressão gramatical em 
relação às afirmações bíblicas que se chega a uma possível identidade cristã, entre 
quem escuta, quem lê e aquele que escreve, pesquisa e fala, o que possibilita fazer 
da escritura sagrada uma fonte para os ensinamentos teológicos enquanto 
caminhos para o sagrado, para Deus.” 
 
Fonte: DIONIZIO, M. História das religiões: revisão técnica: Kate Fabiani Rigo. 
Porto Alegre: SAGAH, 2020, p. 23. 
 
Sobre essa dinâmica entre fé e razão, e o conteúdo abordado no material da 
disciplina, podemos afirmar que: 
 
I.Com o avanço da ciência, tecnologia e filosofia, o homem passou a desenvolver 
um pensamento mecanicista. A tendência foi adotar uma visão acerca do 
funcionamento do mundo como se ele fosse um procedimento matemático, que, 
permite-se prever sua conclusão assim como seu desenvolvimento, e, quando 
necessário alterá-lo. 
 
PORQUE 
II. Desta forma, o ser humano passou a sistematizar o pensar e os aspectos 
transcendentes a ele, ou seja, as divindades e as religiões estabelecidas. Assim, 
passou a ser importante o desenvolvimento de uma teologia para acompanhar esse 
desenvolvimento científico pertinente ao homem. 
 
A respeito dos temas da fé e ciência e das asserções supracitadas, assinale o que 
for correto: 
 
 
a. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não éuma justificativa 
correta da I 
b. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa 
c. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I 
d. 
As asserções I e II são proposições falsas 
e. 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
Paulo Freire foi um dos filósofos da educação mais influentes do século XX. Ficou 
conhecido principalmente por defender a pedagogia crítica. Baseando-se em seus 
estudos acerca das tradições pedagógicas progressistas, assinale a alternativa 
correta: 
 
Têm como destaque três linhas de pensamento principais: a escola progressista 
libertária, libertadora e crítico-social. 
 
 
a. 
A escola progressista libertária confere ao educador um papel de tutor 
b. 
As principais linhas de pensamento pedagógico que estudamos são: a escola 
progressista libertária, a autoritária, crítico-histórica e crítico-social 
c. 
A pedagogia da autonomia é uma das vertentes educativas das tradições 
pedagógicas progressistas e sustenta que o papel do professor é desnecessário no 
processo educativo 
d. 
A escola progressista libertadora defende um processo educativo horizontal, no 
qual aluno e professor não têm a mesma importância no desenvolvimento do 
aprendizado 
e. 
A escola progressista crítico-social possui viés democrático e político acentuado, 
defendendo a educação como arma fundamental para transformar a sociedade. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
A escola progressista crítico-social possui viés democrático e político acentuado, 
defendendo a educação como arma fundamental para transformar a sociedade. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
A educação no Brasil conforme discutimos em nosso material encontra diversas 
necessidades de melhorias e investimentos. A implementação de políticas públicas 
que atendam a comunidade de docentes e discentes, é urgente, porque para 
podermos desenvolver um bom trabalho enquanto professores, é importante que a 
área de ensino seja apropriadamente remunerada. Quando isto não acontece, o 
professor precisa multiplicar sua jornada de trabalho e acaba por ter tantas 
demandas que a qualidade de suas funções diminui. 
 
 
Sobre a realidade do ensino no Brasil, analise as seguintes proposições com V para 
alternativa verdadeira e F para falsa: 
 
( ) Falamos de políticas públicas não por ser algo de responsabilidade do professor, 
entretanto, por se tratar de aspectos que irão influenciar na rotina do mesmo. 
( ) Para que um aluno frequente uma escola e consiga apreender o conteúdo que 
ali está sendo ministrado, é imprescindível que o mesmo tenha em sua casa uma 
estabilidade mínima que supra as necessidades de cada indivíduo. 
( ) É sabido que em regiões denominadas de comunidades carentes, uma das 
motivações das crianças em frequentarem a escola, é por conta da merenda. 
( ) Se uma criança não se encontra bem alimentada, bem descansada, isto irá 
influenciar no desempenho escolar da mesma. 
 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
a. 
V-V-F-V 
b. 
V-F-V-F 
c. 
V-V-V-V 
d. 
F-F-V-F 
e. 
F-F-F-F 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
V-V-V-V

Mais conteúdos dessa disciplina