Buscar

Projeto de ensino-handebol

Prévia do material em texto

universidade do norte do paraná - unopar
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
licenciatura em EDUCAÇÃO FÍSICA
KEDIMA DE ARAÚJO DUARTE REIS
PROJETO DE ENSINO
EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Castanhal-PA
2022
KEDIMA DE ARAÚJO DUARTE REIS
PROJETO DE ENSINO
EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Projeto de Ensino apresentado à Universidade do Norte do Paraná- UNOPAR como requisito parcial à conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Física
Docente supervisor: Prof. Ms. Bruno José Frederico Pimenta
Castanhal
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
1	TEMA	4
2	JUSTIFICATIVA	5
3	PARTICIPANTES	6
4	OBJETIVOS	7
5	PROBLEMATIZAÇÃO	8
6	REFERENCIAL TEÓRICO	9
7	METODOLOGIA	12
8	CRONOGRAMA	14
9	RECURSOS	15
10	AVALIAÇÃO	16
CONSIDERAÇÕES FINAIS	17
REFERÊNCIAS	18
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de um projeto de conclusão de curso, do curso de licenciatura em Educação física. A educação física, por sua vez é um importante componente curricular que permite que temas importantes para o desenvolvimento humano sejam trabalhados com os alunos.
As aulas de educação física além de trabalhar a cultura corporal, são uma grande oportunidade para que introduzir diversas modalidades esportivas, entre elas o handebol, o qual é muto praticado nas Escolas de todo o Brasil.
Ao longo deste texto será descrito o projeto ao qual tratará da modalidade handebol. Sua iniciação nas aulas de educação física do ensino fundamental, expondo sua importância para o desenvolvimento dos alunos em relação as aulas e ao seu papel na sociedade, visto que a cada dia se sabe que a pratica esportiva é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. 
O presente projeto utilizará como base para sua produção, obra de autores que muito contribuíram e contribuem para a o desenvolvimento da educação Física e do Handebol, no mundo e o Brasil. 
7
TEMA 
A Educação Física Escolar, é uma disciplina que se inicia no Ensino Fundamental é percorre toda a vida escolar no aluno, chegando até o Ensino Médio, passando assim por todas as fases de desenvolvimento físico e intelectual dos alunos, momento importante para estimular o desenvolvimento destes alunos. 
A disciplina é uma importante ferramenta para crianças e adolescentes, por meio dela há a possibilidade de desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais mais adequadas (ARAÚJO et al., 2012), além de diversos fatores afetivos e sociais.
Diante das possibilidades e fatores existentes e primordiais para o aluno, com isso podemos trabalhar nas aulas vários conteúdos, como por exemplos jogos, lutas, ginastica, esportes olímpicos e não olímpicos, além de práticas corporais, que permitem o desenvolvimento dos alunos, através do ensino aprendizagem dos alunos, fazendo com que o mesmo se desenvolva de forma lúdica.
Em relação aos conteúdos que podem ser trabalhados nas aulas, o esporte me chamou a atenção, pois ele é capaz de unir pessoas independente de sua cultura, classe social e religião diferentes dentre os esportes, podemos citar o handebol, que é muito praticando nas escolas de todo o Brasil e teve uma grade evolução em relação a resultados no cenário mundial.
Com essa grande prática do handebol nas escolas, optei por desenvolver este projeto que tem como tema Iniciação esportiva das Crianças no Handebol, como prática das aulas de educação física, como ferramenta importante para desenvolver as habilidades dos alunos nas aulas de educação física, os quais podem continuar praticando este esporte em outros lugares além da escola.
Por observa e participar de atividades com crianças que envolve o handebol, serviu como estimulo para a escolha do tema, pois conseguir fazer algumas observações em relação a criança que fazem parte da atividade. Em relação a esta observações notei que muitas crianças não tiveram contato com a pratica de handebol, ou se tiveram, foi de forma superficial, a qual não conseguiu estimular o aluno e muito menos que o mesmo se sentisse atraído há aula de educação física.
JUSTIFICATIVA
A escola é o melhor local para a aprendizagem, pois, são inúmeros os motivos no quais crianças e adolescentes procuram os desportos, entre eles: encontrar e jogar com outros garotos, diversão, aprender a jogar e ainda na escola, o professor terá controle da frequência e da idade dos alunos, facilitando as intervenções pedagógicas.
Ao longo da vida escolar o aluno, será apresentado a alguns esportes, o que fará com que o aluno busque um esporte o qual se adapte melhor. Porém o professor de educação física tem um papel primordial que é justamente inserir a maior quantidade de modalidades visando com que o aluno desenvolva suas habilidades, e que conheça um leque maior de esportes na pratica.
Diante da experiencia que presenciei em observa crianças quem mesmo gostando da modalidade de handebol, e frequentes as aulas de educação física em suas escolas, não conheciam a regras e fundamentos básicos deste esporte, causando certa surpresa as pessoas que estavam organizando a atividade.
O handebol é um esporte contribui que vai muito além da força e velocidade, trabalha nas capacidades coordenativas dos seus praticantes, a percepção e conhecimento do seu próprio corpo, a percepção e estruturação espacial. Inclusive ocasiona a aquisição das habilidades motoras fundamentais no processo de socialização da criança; assim como, o desenvolvimento das capacidades motoras. Este esporte proporciona o desenvolvimento das habilidades de locomoção e de manipulação, o estímulo do padrão inicial e elementar.
 Outro fator de destaque é que a modalidade do handebol sendo um jogo é de extrema importância na atividade motora da criança, no desenvolvimento da tomada de decisão, e no exercício do cumprimento de suas regras, na caracterização das noções espaciais e de espaço de jogo.
Logo acredita-se que este projeta proporcionara aos alunos uma grande oportunidade de desenvolvimento de suas habilidades que são de suma importância para a vida adulta, além de formar atletas que representem futuramente a escola, Município e quem sabe o próprio País em campeonatos de Handebol.
PARTICIPANTES
Como já foi falado no decorrer deste texto, a disciplina de Educação Física atende os alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, justamente para acompanhar o desenvolvimento do aluno, e se possível direciona-lo a pratica de alguma atividade física.
O presente projeto por sua vez, tem a finalidade de atender os alunos do Ensino Fundamental menor e Ensino Fundamental maior, que recebe alunos de 07 a 15 anos.
É de suma importância aplicar atividades que busquem desenvolver as habilidades de coordenação motora, equilíbrio e agilidade, habilidades presentes no handebol. 
OBJETIVOS
Este projeto tem como objetivo geral, inserir a iniciação esportiva ao handebol nas aulas de educação Física Escolar, como motivação paras os alunos se interessarem mais tanto pela aula como pelo esporte.
Em relação aos objetivos específicos temos:
· Demonstrar a importância da iniciação ao handebol nas aulas de Educação Física.
· Desenvolver melhor nos aspectos corporais como aptidão física, cognitivo, controle corporal e coordenação motora.
· Proporcionar aos alunos maior conhecimento do esporte e relaciona-lo com outras atividades Escolares.
PROBLEMATIZAÇÃO
	
Nos dias atuais existe uma necessidade de que os profissionais de Educação Física procurem atividades que proporcionem aos alunos maior prazer e interesse pelas aulas, visto que para muitos as aulas são vistas como uma forma de sair da aula regular, ou apenas jogar futebol, por isso que se faz importante que os educadores proponham ouros esportes que sirva como motivação para os alunos, juntos as atividades das aulas.
O papel do esporte nas aulas é muito importante pois nelas encontramos sociabilização, desenvolvimento motor, conhecimento corporal, que são fundamentais para a pratica de qualquer que seja o esporte a ser praticado. O esporte não deve reproduzir valores de seriedade, mas ser fontede alegria e diversão, uma atividade cujo único valor seja o prazer momentâneo de jogar e conviver com outras pessoas (NEUENFELDT, 2008).
 De acordo com os PCNs (1997), a atividade esportiva em sua vertente mais conhecida tem como foco principal o esporte de alto rendimento, que tem seu valor e precisa ser apoiado por todas as áreas. O esporte de alto rendimento leva à seleção de valores com potencial, o que produz a exclusão dos demais.
Diante da necessidade de inserir os esportes nas aulas, observou, que alguns alunos não conheciam o Handebol, mesmo sendo um esporte muito praticado, o que despertou a necessidade de apresenta ló aos alunos, como possibilidade de agregar mais conhecimento a eles.
O handebol no âmbito escolar deve servir, principalmente em se tratando de crianças, para a formação do indivíduo como um todo, trabalhando as aquisições motoras através do lúdico na infância, não deixando de lado também fatores psicológicos, afetivos, sociais (BENDA; GRECO, 1998). Segundo Antunes (2005) entende-se que o esporte na prática escolar só tem algum sentido quando entendido como atividade escolar e quando integrado ao projeto pedagógico desta escola. Portanto, para o primeiro contato dos alunos com o esporte, é indispensável a presença de jogos e exercícios que priorizem a ludicidade e que tenham uma intensa socialização entre os educandos (KNIJNIK, 2004).
Assim, o handebol se mostra importante para o desenvolvimento das crianças, visto que é um esporte que irá trabalhar de forma ativa as habilidades dos alunos, proporcionando-os uma interação com seus próprios limites, além da pratica de um esporte novo para eles.
REFERENCIAL TEÓRICO
A educação física escolar não era vista com bons olhos por muitos educadores, pois até décadas atrás apresentava um modelo em que o físico (corpo), a aptidão física e desempenho era o mais importante, desprezando muitas vezes os aspectos sociais, cognitivos e afetivos, fazendo com que muitos alunos, não despertassem interesse pela praticas nelas trabalhadas.
Muito alunos que não gostam de praticas de alto rendimento acabavam por fugir das aulas, visto que os mesmos só gostavam de participar delas, por pura distração e lazer, algo que não era visto com bons olhos, na época.
A escola é um ambiente onde se encontram bastantes desafios que precisam ser diariamente superados. Na relação esporte-escola não é diferente, pois o mesmo ainda é tratado numa perspectiva esportivista, tendo o desporto, geralmente, a função nas aulas de Educação Física de formar grandes atletas (BAIÃO, 2009; TANI et al., 2013). Moldar atletas é uma das funções do esporte, todavia no âmbito escolar esse fator se torna totalmente excludente, pelo fato da Educação Física Escolar ter como uma de suas principais funções a inclusão social dos alunos (MITTLER, 2003),
Porém com o passar do tempo e observações, a metodologia utilizada nas aulas, mudou bastante, procurando trabalhar atividades que visem a cuidar do corpo.
Para Betti (1995, p. 25), a Educação Física tem no movimento tanto um meio quanto um fim para atingir seu objetivo educacional dentro do contexto escolar. Para a autora, o movimento pode ser entendido como uma atividade corporal que se manifesta através do jogo, do esporte, da dança ou da ginástica.
Segundo Gonçalves Junior (2007), durante a escolaridade os alunos têm grande necessidade de se movimentar e estão ainda se adaptando à exigência de períodos mais longos de concentração em atividades escolares.
Para Paiano (1998), a educação física deve aproximar o aluno da percepção de suas atividades, permitindo a articulação de suas ações de forma que entenda o que se faz, o porquê se faz e o que se sente ao fazê-la, pretendendo assim desenvolver um maior interesse pela prática das atividades.
Uma opção para despertar esse interesse, é a busca de temas que agucem a curiosidade do aluno, e que faço que o interesse possa ser o primeiro ponta pé para que esses alunos consigam desenvolver suas habilidades em relação determinada modalidade.
 O envolvimento das crianças nas atividades desportivas deve ter caráter lúdico, participativo e alegre, a fim de oportunizar o ensino das técnicas desportivas, estimulando o pensamento tático. Todas as crianças devem ter a possibilidade de acesso aos princípios educativos dos jogos e brincadeiras, influenciando positivamente o processo ensino-aprendizagem (OLIVEIRA e PAES 2004).
O professor tem o papel de iniciar a pratica esportiva de forma leve, sem cobranças trabalhando de uma forma com que ela aprenda brincando, e posteriormente possa observar sua evolução no desporto
Desportos esse que passam como opções na busca de novas metodologias por parte do professor.
O esporte, sem sombra de dúvidas, é um dos maiores fenômenos da nossa sociedade. Hoje ele está presente de forma direta ou indireta em várias áreas da nossa vida, influenciando e também sendo influenciado por setores da sociedade contemporânea, conforme menciona o autor Revertido:
O esporte se desenvolveu de tal forma no século XX, que ultrapassou as fronteiras que há algumas décadas eram inimagináveis. Esse fato pode ser evidenciado logo que vislumbramos as inúmeras manifestações, os diferentes cenários, objetivos e motivos que levam diferentes pessoas às práticas esportivo-corporais diariamente (REVERTIDO, 2009, p. 600).
Como proposta, a Pedagogia do Esporte busca estudar o Esporte como um fenômeno sociocultural presente na nossa sociedade, do mesmo modo que propõe o estudo da aquisição de conhecimentos necessários para que o sujeito possa, de forma crítica e reflexiva, praticar uma modalidade esportiva com sucesso.
Bayer (1994), afirma coexistir duas correntes pedagógicas de ensino para os jogos desportivos coletivos: uma utiliza os métodos tradicionais ou didáticos, decompondo os elementos (fragmentação), na qual a memorização e a repetição permitem moldar a criança e o adolescente ao modelo adulto. A outra corrente destaca os métodos ativos, que levam em conta os interesses dos jovens e que, a partir de situações vivenciadas, iniciativa, imaginação e reflexão possam favorecer a aquisição de um saber adaptado às situações causadas pela imprevisibilidade.
Como tema deste projeto o Handebol, é um esporte coletivo, que a muito tempo vem sendo praticado nas escolas e em clubes por todo Brasil, e cada vez mais vem ganhando força no cenário nacional, em relação a sua criação e expansão deve entender de todo o seu desenvolvimento e importância até os dias atuais.
O handebol é praticado em um campo com espaços fixados para o desenvolvimento do jogo. No que se refere à característica especifica do ataque, no handebol o jogo pode ser desenvolvido aproveitando a largura e profundidade da quadra.
O Handebol é um esporte com interação entre seus companheiros e entre os adversários, ou seja, trata-se de um tipo de esporte de invasão. Estes esportes, que fazem parte da classificação de Esportes de Invasão, apresentam características peculiares como, por exemplo, ao mesmo tempo em que se protege sua baliza, o jogador precisa avançar no campo adversário para fazer gols ou pontos (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012).
Esperte possui uma grande intensidade e necessita que os jogares tenham um condicionamento, velocidade e a mente prepara, visto que não é apenas uma questão de físico, claro que estas observações são feitas para o esporte de rendimento, já os praticados nas escolas possuem uma pratica de menor intensidade, mas voltada para a descontração, o lúdico.
  O handebol como conteúdo educacional pode ser produzido socialmente e reproduzido de forma que seja assistido, aprendido, refletido e modificado possibilitando a inclusão de todos na participação do esporte, sendo este desenvolvido de diferentes maneiras, enriquecendo a cultural corporal do praticante. Neste estudo, o handebol é entendido como um jogo coletivo de invasão, sendo sua prática estimulada inicialmente no ambiente escolar como conteúdo pedagógico da Educação Física.
A iniciação ao handebol deve ser feita com calma, pois se sabe que o conhecimentoé construído aos poucos, e no esporte não é diferente, pois tudo se inicia com aspecto motor, durante as aulas, visando a pratica das atividades envolvendo o handebol.
A construção do conhecimento ou simplesmente construtivismo, se trata de uma opção metodológica no processo de ensino e aprendizado, inserido no contexto da Educação Física na escola. Uma proposta que é apresentada como oposição ao tradicionalismo da disciplina (DARIDO, 2003; DARIDO; RANGEL, 2011).
Desta forma o conhecimento em relação ao handebol será adquirido ao longo das aulas, nas quais serão trabalhados os movimentos do handebol.
METODOLOGIA
O projeto será realizado pelo docente de Educação Física e os alunos, durante suas aulas, buscando ministrar aulas que despertem o interesse do aluno tanto pela aula como pela modalidade handebol.
O desenvolvimento da metodologia se dará incialmente de forma lúdica, proponde atividades de coordenação motora, agilidade, equilíbrio, que possam se trabalhadas desde o ensino fundamental menor até o Ensino médio, pois o projeto busca inicializar os alunos no Handebol e mante lós praticando o mesmo.
Ao iniciar os tema Handebol, o professor irá trabalhar primeiramente a história do esporte, desde sua criação, até a forma a qual é conhecido nos dias atuais, claro que essa metodologia será trabalhada de acordo com a faixa etária de cada turma, por exemplo, no ensino fundamental menor, será trabalhada de forma mais lúdica, com desenhos e vídeos que despertem a atenção das crianças, diferente dos alunos do ensino fundamental maior e handebol, que será utilizado uma didática menos infantil ou mais formal.
Após a introdução histórica, será realizado atividades que busquem trabalhar as habilidades dos alunos, buscando aprimorar as que o aluno já demonstra utilizar, e trabalhar outras que o aluno por ventura venha a ter dificuldades.
 De acordo com o referencial das Aulas Abertas, os objetivos para as aulas assumem a busca da autonomia e da emancipação do aluno: valorizar a participação dos alunos, propiciando momentos em que possam questionar e opinar; possibilitar a construção coletiva do conhecimento, a partir de decisões tomadas em conjunto professor e alunos estimular a criatividade e o pensar dos alunos trabalhar o aspecto das relações aluno/aluno, no que tange a incentivar a cooperação e socialização (HILDEBRANDT, LANGING, 1986).
Na continuação do projeto se dará início a introdução das regras e fundamentos a pratica do handebol, visando adaptar ao ano que está sendo colocado em prática, ressaltando que o projeto será realizando durante todo o ano letivo, logo podendo ser trabalhado de forma cuidadosa, para que todos os alunos sejam atendidos e de acordo com suas limitações, tendo o cuidado de sempre priorizar o bem estar dos discentes. Contudo, para que isso ocorra, é preciso que seja levado em conta as estruturas
temporais, estas são fases que determinam os conteúdos que serão trabalhados em cada faixa etária (BENDA; GRECO, 1998).
Com a iniciação a pratica do Handebol, os alunos disputaram partidas entre sim, fazendo com que essa disputa estimule mais ainda e mostre a importância dos movimentos do corpo e demonstrar o quanto é interessante a pratica do handebol nas escolas e fora delas, como em clubes e times.
CRONOGRAMA
O projeto será aplicado no âmbito escolar, o qual é garantido na Lei de Diretrizes e Bases, que os alunos do Ensino Fundamental e Médio, ou seja, é direito dos alunos participarem das aulas e dever da instituição oferta lá.
Segundo a LDBEN 9.394/96, em seu artigo 26, os currículos de toda Educação Básica precisam estar alinhados a uma base nacional comum e registra a Educação Física como componente obrigatório de maneira integrada à proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. 
Desta forma as aulas ocorreram durante todo o ano letivo, tendo como culminância do projeto um Campeonato de Handebol, entre os alunos da escola. 
· No primeiro Bimestre o professor irá trabalhar atividades de coordenação motora, agilidade e equilíbrio com seus alunos.
· No segundo bimestre, será trabalhado as regras e fundamentos do Handebol
· Terceiro bimestre Treinos, que visem as habilidades de jogo
· Quarto semestre será a culminância do projeto, com a disputa de um campeonato envolvendo os alunos do Projeto.
RECURSOS 
Como descrito no decorrer deste projeto, ele é de cunho Escolar, sendo assim realizado nas e utilizará a Estrutura Física da instituição.
Recurso Humano: Toda equipe de Professores de Educação Física da escola, e alunos da escola, assim como professores convidados 
Recursos Materiais: Bolas, cones, bambolês, apitos, entre outros que necessários para a realização do mesmo.
Recurso Estrutural: Quadra Poliesportivo
 
AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo de suma importância para o êxito de qualquer projeto, pois é através delas que observara se realmente está alcançado os objetivos traçados na sua produção e se suas metodologias estão sendo capazes de alcançar o desenvolvimento esperado.
Este projeto será avaliado de forma continua, pelo professor e coordenação pedagógica da escola, assim como será levado em consideração a opinião dos alunos, buscando sempre melhorar o desempenho do mesmo.
A comissão avaliativa irá se reunir a cada bimestre para discutir o andamento do projeto, e se for necessário buscará novas atividades que facilitem a aprendizagem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto tem como uma das suas finalizadas ser uma ponte entre o aluno e uma nova pratica esportiva, buscando lhe apresentar um esporte que por muitas vezes ele não conhece e se conhecer, talvez não entenda suas regras.
O olhar cuidadoso do profissional da Educação diante de um problema ou de uma possibilidade é o primeiro passo para que se busca uma mudança no ensino, e muitas vezes esse é o diferencial para que a educação de uma Instituição de destaque em outras.
Desta forma é importante destacar a importância de projetos que busquem a melhoria do ensino, visto que projeto não deve ser elaborado apenas como ferramentas de solucionar problemas, pode ser elaborado para buscar novas ferramentas de ensino aprendizagem, de tamanha importância que representa.
 
 
REFERÊNCIAS
ANTUNES, Alfredo Cesar. Formação esportiva: privilégio de alguns ou oportunidade para todos. EF Deportes Revista Digital. Buenos Aires, vol. 10, n° 83, 2005.
ARAÚJO, Maurício Pires de et al. Contribuição de Diferentes Conteúdos das Aulas de
Educação Física no Ensino Fundamental I para o Desenvolvimento das Habilidades Motoras Fundamentais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. São Paulo, vol. 18, nº 3, p. 153- 157, 2012.
BAYER, C. La enseñanza de los juegos deportivos colectivos. Barcelona: Hispano-Europea, 1986.
BETTI, I. R. Esporte na escola, mas é só isso professor? Motriz. v. 1, n. 1, 1995, p.
25-31.
BENDA, Rodolfo Novellino; GRECO, Pablo Juan (org.). Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
DARIDO, Suraya Cristina; Rangel, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, (Coleção Educação Física no Ensino Superior). 2011.
GONÇALVES JUNIOR, L. Educação Física no 1º Ciclo (1º à 4º série) do Ensino
Fundamental. Departamento de Educação Física e Motricidade Humana, Programa
de Divulgação e Atualização na Área de Motricidade Humana. Universidade Federal
de São Carlos. DEFMH. 2007.
https://efdeportes.com/efd148/handebol-importancia-do-esporte-na-escola.htm acesso em 01/10/2022
https://www.efdeportes.com/efd147/esporte-na-educacao-fisica-escolar.htm
KNIJNIK, Jorge Dorfman. Conceitos básicos para a elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem na iniciação à prática do handebol. Revista Ludens – Ciências do Desporto,Lisboa, vol. 17, nº 4, p. 75-81, 2004.
NEUENFELDT, D. J. Esporte, Educação Física e Formação Profissional. Lajeado, RS: Editora Univates, 2008
OLIVEIRA, V.; PAES, R. R. Disponível em: http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año10 - N° 71 - Abril de 2004.

Continue navegando