Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Seminário presencial 5
Sexto Período – Letras – Português e Inglês
Aluna: Bárbara Oliveira Gonçalves
Profissionalização da Carreira e Formação Docente
 Pensar na formação docente é pensar a profissionalização docente. Como a abordagem da profissionalização carrega muitas vertentes e variáveis nem sempre consensuais. Foco para a compreensão de formação profissional do professor.
Observando o conceito histórico da profissionalização da docência, Existe a ideia de que a profissionalização se alcança com o termino da licenciatura, uma vez concluído o curso que certifica o exercício profissional, já se alcança a profissionalização. Porém especialistas apontam que uma formação continuada ajuda o professor manter-se atualizado que é requisito indispensável para o profissional.
 O professor tem a sua especificidade profissional que é a docência compreendida no ato de mediar o processo de ensino-aprendizagem, esse processo não se realiza intuitivamente envolve a mobilização de saberes especializados. Existe uma base de conhecimento profissional docente que são eles: disciplinares, pedagógicos, conhecimento da essência da educação, históricos, filosóficos, psicológicos, antropológicos e conhecimento de experiência que é adquirido na prática.
 Jean Piaget, psicólogo com foco em aprendizagem, afirmou: “O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.”
 Esse processo de conhecimentos continuo e sem interrupções, envolvendo a formação inicial com a formação continuada, entrelaçando essas duas se torna mais fácil para o professor já experiente para se adaptar a novos métodos e se atualizar até mesmo com seu próprio conteúdo, como também o professor iniciante que tendo também uma de fase de inserção em sala de aula, assume responsavelmente uma classe com a segurança de estar bem preparado para assumir este papel, não mais como licenciando, estagiário ou estudante. 
 A formação continuada seria então um processo profissionalizante do professor, voltado ao aperfeiçoamento, dos seus saberes necessários para a sala de aula, incluindo novos métodos e novas tecnologias no seu modo de trabalhar, facilitando e tornando-o capaz de oferecer a qualidade de ensino esperada. Uma citação sobre este tema é do psicólogo Lev Vygotsky, que diz: “O professor deve adotar o papel de facilitador, não de provedor de conteúdo.”
 Enfim, a formação continuada é fundamental para o profissional se manter competitivo no mercado de trabalho, ao buscar mais conhecimento, o docente se mantem preparado para atender as demandas dos alunos e trabalhar contextos educacionais que surgem com o tempo, Além disso, as diretrizes da BNCC mencionam obrigatoriedade da formação continuada ressaltando seus benefícios, tanto para a escola quanto para o currículo do professor.

Mais conteúdos dessa disciplina