Buscar

9 Microbiota normal e mec de patogenicidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO: BIOINTERAÇÃO
ESTUDO ORIENTADO MICROBIOLOGIA BÁSICA INTERAÇÕES ENTRE OS MICRORGANISMOS E O HOSPEDEIRO
NOME:	_ 	
OBS: este estudo orientado deverá ser respondido de forma manuscrita, digitalizado e anexado a plataforma Moodle. A correção desta atividade ocorrerá no momento síncrono de atividade da disciplina.
1. A microbiota normal é igual em todos os indivíduos? Cite alguns fatores do hospedeiro que podem influenciar na composição da microbiota.
2. A capacidade de adesão é importante para a colonização e a patogenicidade, e microrganismos que se aderem a superfícies podem formar “comunidades” denominadas Biofilmes. As fímbrias funcionam como adesinas, porém, outras estruturas bacterianas também. Sabendo disso, dê exemplos de estruturas (gerais) que funcionam como adesinas, e pesquise e explique a formação de um tipo de biofilme.
3. Cite dois fatores de virulência e explique como cada um dos fatores contribui para a patogenicidade da bactéria.
4. Explique as principais diferenças entre endotoxinas e exotoxinas e dê exemplos de 3 tipos de exotoxinas, que não foram citadas na aula.
5. O que são reservatórios? As doenças que ocorrem principalmente em animais, e que podem ser transmissíveis aos seres humanos são denominadas zoonoses. Cite uma doença viral, outra bacteriana e outra fúngica, que constituem zoonoses, listando para cada uma o agente causador, o reservatório e o (s) modo (s) de transmissão.
6. Defina portador e explique sua importância para a cadeia de transmissão de infecções em um ambiente hospitalar.

Continue navegando