Buscar

Liderança e Motivação - Avaliação Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Teoria de Contigência de Fedler propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da 
adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que ele tem sobre a situação (ROBBINS, 2005). Tal teoria reforça que o grau de controle do líder sobre a situação depende das relações 
líder-liderados(se é aceito ou não pela equipe), da estrutura da tarefa (se sabe o que fazer e como) e da posição de poder (se tem autoridade e meios para recompensar ou punir a equipe), tendo em vista que as teorias contigenciais são voltadas para especificar as condições sob os quais os estilos de liderança levam a melhores resultados .
1- Numa situação hipotética, imagine que você é o líder de uma das principais equipes de trabalho da empresa Ótimus e que para buscar os melhores resultados na redução do absenteísmo da sua equipe de trabalho, você terá que implantar algumas ações para reverter este quadro de ausências diárias que está se tornando cada vez maior. 
R- Os métodos a serem tomado sendo um líder tem em questão a centralização do poder onde surge com uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhe ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades. Com o objetivo de delegar para os trabalhadores serem mais motivados e envolvidos nas decisões da empresa. Ao sentirem que possuem mais responsabilidades, procuram soluções e tornam-se mais criativos e mais presente, assim diminuindo a absenteísmo porque sentem que estão contribuindo para o rumo da empresa, e que pertencem de fato à organização. A autoconfiança, cooperação e proatividade do trabalhador também são estimuladas. O entusiasmo para desenvolver o trabalho aumenta porque a chefia é vista de forma diferente, aberta a sugestões, mas sem descurar das minhas próprias responsabilidades, porque continuo a desempenhar o meu papel de liderança.
Nesse método levara em conta o absenteísmo que é a questão da qual estamos falando mas também de todo o desempenho do grupo qual vai ser liderado.
2- Baseado no enunciado da questão e no conceito da Teoria de Contigência, cite e comente três ações que você, como líder, deveria adotar para resolver o problema de absenteísmo da sua equipe na empresa Ótimus: 
R-
Elaborar metas de melhorias para os colaboradores 
Traçar metas e definir objetivos é duas coisas distintas, pois as metas são ações rápidas e claras, elaboradas com o propósito de se conquistar/atingir um objetivo.
 Criar pratica culturais e motivacionais 
A cultura organizacional tem relação com o absenteísmo. Pois, ajuda a guiar comportamentos e valores no cotidiano dos colaboradores.
Comunicar com transparência possibilita mostrar ao colaborador o real significado de seu papel e o impacto que seus esforços trazem para a empresa, dois fatores chave para alcançar o engajamento.
Investir em treinamentos e desenvolvimentos
 Isso acontece porque os colaboradores se sentem mais motivados e engajados por meio das práticas de aperfeiçoamento profissional. Todo esse ambiente favorável ainda colabora para a formação de uma marca empregadora forte.

Continue navegando