Buscar

metodologia do ensino da arte discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Sabemos que o desenho é uma das linguagens das artes visuais e é extremamente importante para a prática e o desenvolvimento artístico das crianças. Porém, geralmente, o desenho prevalece como prática nas aulas de arte por motivos que não contribuem para os percursos estéticos e de criação das crianças. 
Diante dessa situação, elenque os motivos que contribuem para o uso demasiado, ou quase exclusivo, do desenho nas aulas de arte.
Resposta esperada
Um dos motivos que levam ao uso quase exclusivo do desenho nas aulas de arte e em outros componentes curriculares é a facilidade de acesso aos materiais. Outro ponto que pode ser elencado é a falta de diversidade nos planejamentos dos professores para o uso de outras materialidades. Outra questão a ser discutida pode ser a formação dos professores, que não contemplou a discussão de métodos voltados para o ensino do desenho na escola ou até mesmo de outras linguagens.
Minha resposta
A arte é uma matéria voltada para realização de desenhos em sala de aula. Geralmente ainda que os desenhos não sejam de objetivo estéticos , eles são realizados principalmente para que a criança ganhe coordenação motora, visto que a medida que vão desenhando vão melhorando seus traços. Da mesma forma a arte ajuda a despertar a imaginação da criança, ela vai desenhando, pintando e começando a entender como ela mesma podem desenvolver o seu senso artístico.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
2-Sabemos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). A estrutura da BNCC é pensada a partir da ideia de Competência. 
Quais os elementos que constituem esse conceito e como estas estão estruturadas dentro do documento?
Resposta esperada
As competências são mobilizam conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Dentro do documento, cada componente curricular possui suas próprias competências e habilidades a serem desenvolvidas nas aulas de cada segmento. Além desses específicos, a BNCC elenca dez competências gerais que devem ser pautadas em todas as áreas de conhecimento e componentes curriculares.
Minha resposta
A BNCC, são diretrizes que têm como principal objetivo o desenvolvimento uniforme e pleno de todos os estudantes, regulamentando o currículo com propostas de aprendizagem fundamentais e essenciais no âmbito educacionais. É um dos documentos importantes e desafiadores da educação no país. A competência é mais subjetivas e pessoal, enquanto a habilidade é algo mais prático e tangível. Sendo assim, é por meio do exercícios de habilidades específicas que se desenvolve uma competência. As habilidades são degraus que nos levam á construção das competências e devem ser trabalhadas ao longo do trajetória dos alunos na educação básica. O documento elaborado pelo Ministério da Educação, procura as seguintes áreas: * conhecimento, * pensamento crítico, científico e criativo, * repertório cultural, * comunicação, * cultura digital, * trabalho e projetos de vida, * argumentação, * autoconhecimento e autocuidado, *empatia e cooperação, *responsabilidade e cidadania. A escola que aplica essa dinâmica, terá múltiplos benefícios, como trabalho com habilidades socioemocionais, algo importante no desenvolvimento de cidadãos ativos e participantes da sociedade.

Continue navegando