Logo Passei Direto
Buscar

QUESTÕES DE CONCURSO - EMERGÊNCIAS ABDOMINAIS

User badge image
enferluanne

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Ano: 2022 Banca: Unoesc Órgão: Prefeitura de Maravilha - SC Prova: Unoesc - 2022 - Prefeitura de Maravilha - SC - Enfermeiro - Saúde da Família - Ao realizar a compressão profunda e descompressão brusca na região abdominal localizada no terço lateral de uma linha que liga a espinha ilíaca anterior ao umbigo e corresponde ao local em que a base do apêndice se liga ao ceco, e desencadeia dor no paciente, que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo, estamos nos referindo ao sinal de:
Qual é o sinal mencionado?
A) Blumberg.
B) Rovsing.
C) McBurney.
D) Jobert.

Ano: 2021 Banca: CPCON Órgão: Prefeitura de Sousa - PB Prova: CPCON - 2021 - Prefeitura de Sousa - PB - Enfermeiro - Sobre abdome agudo, é CORRETO afirmar:
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) A apendicite aguda não é mais considerada como uma condição emergencial relacionada ao risco para abdome agudo, sendo a pancreatite aguda a causa mais direcionada a abdome agudo cirúrgico.
B) Todos os pacientes em casos de abdome agudo são destinados à intervenção cirúrgica, por se tratar do risco iminente de vida, independentemente da faixa etária ou presença de comorbidades.
C) A estratificação de riscos é necessária para a correta identificação de necessidade cirúrgica, sendo o desafio maior uma anamnese associada a propedêutica assertiva, principalmente nos grupos especiais de crianças, idosos, imunodeprimidos, mulheres em idade fértil e pacientes com alteração do nível de consciência.
D) Um dos tipos de abdome agudo obstrutivo cirúrgico se refere à pancreatite aguda, considerada um processo inflamatório do pâncreas, relacionada a acometimentos por infecção intestinal e tuberculose intestinal.
E) Quando há uma oclusão das artérias viscerais, o paciente não sente dor, mas há um acúmulo de exsudato purulento na região mesentérica, que gera abdome agudo.

Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: INSTITUTO AOCP - 2015 - EBSERH - Médico cirurgião geral - A causa mais comum de abdome agudo é:
Qual é a causa mais comum de abdome agudo?
A) colecistite aguda.
B) isquemia mesentérica.
C) pancreatite aguda.
D) apendicite aguda.
E) colangite.

Ano: 2009 Banca: MOVENS Órgão: HRSM-DF - A respeito do abdome agudo, assinale a opção INCORRETA.
Qual das opções abaixo é INCORRETA?
A) Lesões por corte, divulsão, esmagamento ou queimadura, em geral, não produzem dor nas vísceras abdominais.
B) A dor é o principal fator de avaliação em um paciente com suspeita de abdome agudo.
C) A superfície do peritônio visceral localiza com precisão o estímulo doloroso no sítio estimulado.
D) A dor visceral causada por distensão, inflamação ou isquemia é geralmente arrastada e de localização imprecisa na região mesogástrica.

Ano: 2020 Banca: EDUCA Órgão: Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB Prova: EDUCA - 2020 - Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB - Enfermeiro Policlínico - O abdome agudo não traumático é uma situação frequente nos serviços de emergência que requer rápida abordagem e precisão nas condutas para otimizar a ação em diferentes tratamentos. Pode ter características benignas, como casos de dispepsia, bem como implicar em situações de intensa gravidade e por vezes fatais, como nas situações de isquemia mesentérica.
Assinale a alternativa que contém afirmação CORRETA quanto ao abdome agudo não traumático.
A) No abdômen agudo inflamatório há sinais e sintomas de processo inflamatório intra abdominal, diverticulite, abscesso intra abdominal, peritonite, apendicite, colecistite aguda, pancreatite aguda, doença inflamatória pélvica. Neste tipo de abdômen um sinal característico é o de Gersuny no qual identifica-se massa moldável que recupera a forma lentamente após palpação é sugestivo de fecaloma.
B) No abdome agudo perfurativo ocorre a perfuração do tubo digestivo, levando a comunicação com a cavidade peritoneal, úlcera péptica, diverticulite, neoplasia gastrintestinal perfurada, amebíase, febre tifoide, divertículos do cólon. A principal característica é dor localizada tipo lancinante com rápida irradiação para todo o abdome, além de náuseas e vômitos, distensão abdominal e ruídos hidroaéreos reduzidos ou abolidos. Neste tipo de abdômen identifica-se o Sinal de Blumberg.
C) O paciente vítima de abdômen agudo apresenta comumente dois sinais observáveis ao exame físico: Sinal de Cullen: equimose (mancha arroxeada) na região periumbilical e o Sinal de Gray-Turner: equimose (manchas arroxeadas) na região dos flancos, dorsal.
D) No abdômen agudo hemorrágico há acúmulo de sangue na cavidade peritoneal, ruptura do baço, de aneurisma de aorta abdominal, de cisto de ovário hemorrágico, gravidez ectópica rota, necrose tumoral, endometriose, cisto ovariano hemorrágico. Caracteriza-se por dor abdominal aguda difusa, podendo ser acompanhada de melena, enterorragia, sinais de irritação peritoneal e de choque hipovolêmico. Neste tipo de abdômen identifica-se o Sinal de Jobert.
E) No abdômen agudo vascular ocorre isquemia visceral, provocando interrupção do trânsito gastrintestinal, trombose mesentérica, torção do omento, isquemia intestinal, torção de pedículo de cisto ovariano, infarto esplênico, entre outros. As manifestações são dor aguda e difusa, às vezes em pontadas, distensão abdominal, vômitos e fezes com presença de sangue com odor e características de necrose, sinais de choque e presença de claudicação abdominal.

Ano: 2017 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEDF Prova: CESPE - 2017 - SEDF - Professor de Educação Básica - Enfermagem - Com relação às emergências clínico-cirúrgicas e à assistência de enfermagem, julgue o item a seguir.
"A apendicite apresenta como sintomatologia náuseas, vômitos, febrícula e sinal de Blumberg; é uma emergência cirúrgica e o enfermeiro deve realizar o preparo intestinal do paciente".
( ) Certo
( ) Errado

Ano: 2019 Banca: GUALIMP Órgão: Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ Prova: GUALIMP - 2019 - Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ - Enfermeiro - São intervenções de enfermagem relacionadas ao paciente com quadro de Apendicite, EXCETO:
Qual das alternativas abaixo é uma intervenção que não está relacionada ao paciente com apendicite?
A) Aliviar a dor, evitar o déficit de volume de líquidos e reduzir a ansiedade são algumas das metas de enfermagem.
B) No período pré-operatório deve ser administrado enemas ou laxantes para esvaziamento intestinal.
C) No período pós-operatório, colocar o cliente em posição de Fowler alta.
D) Se for mantido um dreno na área da incisão, monitorar cuidadosamente o aparecimento de sinais de obstrução intestinal, hemorragia secundária ou abscessos secundários (p. ex., febre, taquicardia e leucocitose).

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-RS Prova: FUNDATEC - 2022 - IF-RS - Técnico em Enfermagem - Segundo Gilberto Tadeu Reis Silva (2020), o trauma abdominal aberto pode ser causado por arma de fogo, arma branca, acidentes com veículos a motor, atropelamentos, entre outros. Assinale a alternativa que contém as intervenções indicadas ao atendimento de uma vítima de arma branca.
Qual é a alternativa correta para o atendimento de uma vítima de arma branca?
A) Iniciar irrigação copiosa com soro fisiológico o mais rápido possível, realizar compressões torácicas.
B) O objeto encravado não deve ser removido, realizar compressão direta em torno no objeto em caso de sangramento.
C) Cortar o objeto que está para fora do abdome, e palpar o abdome.
D) Tirar o objeto o mais rápido possível, realizar curativo compressivo.
E) Manter o paciente em jejum por no mínimo 8 horas, puncionar acesso venoso calibroso.

Ano: 2016 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Uberaba - MG Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2016 - Prefeitura de Uberaba - MG - Técnico de Saúde II - Técnico de Enfermagem - Hemorragia é a perda maciça de sangue consequente ao rompimento de vasos sanguíneos, provocado por cortes, amputações, fraturas, ferimento por arma de fogo (FAF), por arma branca (FAB) e outras causas.
Considerando os conceitos relativos às hemorragias, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Epistaxe é um sangramento nasal.
B) Hemoptise é uma hemorragia pulmonar e pode ser sinal de edema agudo de pulmão.
C) Na hemorragia arterial, o sangue tem cor vermelho escuro, o fluxo é constante e também pode ser grande a perda sanguínea.
D) Hematêmese é a perda de sangue no vômito.

Ano: 2016 Banca: FUNIVERSA Órgão: IF-AP Prova: FUNIVERSA - 2016 - IF-AP - Enfermeiro - Pacientes vitimados por violência urbana, politraumatizados por acidentes de trânsito, por projétil de arma de fogo e por arma branca e pacientes vitimados por violência intradomiciliar requerem atendimento imediato em unidades de pronto-socorro, constituindo prioridade das políticas públicas de saúde governamentais.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
A) A tripulação da viatura de uma unidade de suporte avançado de vida terrestre é composta por um condutor, dois enfermeiros e dois auxiliares de enfermagem.
B) Alteração nos movimentos respiratórios com taquipneia, estertores, ansiedade e agitação, taquicardia, hipertermia, palidez cutâneo-mucosa, cianose, sudorese e tosse não compõem o quadro clínico de um paciente com edema agudo de pulmão.
C) Nas queimaduras de segundo grau, há comprometimento, em profundidade, da pele com destruição das terminações nervosas e exposição de tecidos, vasos e estruturas ósseas.
D) De acordo com os destaques das diretrizes de 2010 da AHA (American Heart Association) para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência (ACE), houve alteração de A-B-C para C-A-B no suporte básico de vida.
E) Considerando-se a classificação das fraturas, define-se a fratura cominutiva como a que ocorre com lesão óssea em dois fragmentos.

Ano: 2018 Banca: Prefeitura de Fortaleza - CE Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE Prova: Prefeitura de Fortaleza - CE - 2018 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Enfermeiro - Um enfermeiro do serviço de atendimento extra-hospitalar está diante de um paciente com importante hemorragia externa decorrente de perfuração por arma branca (PAF). Um cuidado considerado prioritário neste caso é:
Qual é o cuidado prioritário para um paciente com hemorragia externa decorrente de perfuração por arma branca?
A) administração de analgésicos.
B) administração de volume com solução fisiológica.
C) administração de antieméticos.
D) administração de psicotrópicos.

Ano: 2021 Banca: Instituto UniFil Órgão: Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR Prova: Instituto UniFil - 2021 - Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR - Enfermeiro - A determinação se um orifício é de entrada ou saída é de suma importância para quem atende uma vítima de ferimento por projétil de arma de fogo. Considerando a biomecânica desse tipo de trauma, assinale a alternativa incorreta.
Qual das alternativas abaixo é INCORRETA?
A) Geralmente, os orifícios de entrada são lesões ovais ou redondas, cercadas por uma área enegrecida (1 a 2mm de extensão) devido à queimadura e/ou abrasão do tecido.
B) Quanto maior a distância do disparo, maior será a velocidade do projétil, aumentando as lesões.
C) Se o disparo acontecer muito próximo ou encostado à pele, gases são forçados para dentro do tecido subcutâneo.
D) O ferimento de saída tem um aspecto estrelado.

Ano: 2020 Banca: FAUEL Órgão: Prefeitura de Jaguapitã - PR Prova: FAUEL - 2020 - Prefeitura de Jaguapitã - PR - Técnico em Enfermagem - A colecistite é uma doença caracterizada pela inflamação da vesícula biliar decorrente da obstrução do ducto cístico provocada por um cálculo, podendo ser aguda ou crônica, sendo o principal sintoma a dor abdominal. A vesícula biliar fica anexada:
A vesícula biliar fica anexada a qual órgão?
A) À bexiga.
B) Aos rins.
C) Ao fígado.
D) Ao baço.

Ano: 2022 Banca: IBADE Órgão: INOVA CAPIXABA Prova: IBADE - 2022 - INOVA CAPIXABA - Enfermeiro de UTI - 44 horas - A gravidade dos traumatismos abdominais baseia-se especialmente na possível existência de uma lesão visceral, capaz de produzir alterações gerais graves como são as peritonites ou as hemorragias. São medidas a serem tomadas para minimizar os danos do estado de choque em decorrência do trauma abdominal, EXCETO:
Qual das alternativas abaixo não é uma medida a ser tomada para minimizar os danos do estado de choque?
A) ministrar oxigênio a 12 ou 15 litros por minuto.
B) em caso de evisceração tentar reintroduzir as vísceras no abdômen.
C) desobstruir as vias aéreas permitindo boa ventilação.
D) aquecer a vítima evitando a hipotermia, que agrava o estado de choque.
E) elevar os membros inferiores (posição de choque).

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Ano: 2022 Banca: Unoesc Órgão: Prefeitura de Maravilha - SC Prova: Unoesc - 2022 - Prefeitura de Maravilha - SC - Enfermeiro - Saúde da Família - Ao realizar a compressão profunda e descompressão brusca na região abdominal localizada no terço lateral de uma linha que liga a espinha ilíaca anterior ao umbigo e corresponde ao local em que a base do apêndice se liga ao ceco, e desencadeia dor no paciente, que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo, estamos nos referindo ao sinal de:
Qual é o sinal mencionado?
A) Blumberg.
B) Rovsing.
C) McBurney.
D) Jobert.

Ano: 2021 Banca: CPCON Órgão: Prefeitura de Sousa - PB Prova: CPCON - 2021 - Prefeitura de Sousa - PB - Enfermeiro - Sobre abdome agudo, é CORRETO afirmar:
Qual das alternativas abaixo é correta?
A) A apendicite aguda não é mais considerada como uma condição emergencial relacionada ao risco para abdome agudo, sendo a pancreatite aguda a causa mais direcionada a abdome agudo cirúrgico.
B) Todos os pacientes em casos de abdome agudo são destinados à intervenção cirúrgica, por se tratar do risco iminente de vida, independentemente da faixa etária ou presença de comorbidades.
C) A estratificação de riscos é necessária para a correta identificação de necessidade cirúrgica, sendo o desafio maior uma anamnese associada a propedêutica assertiva, principalmente nos grupos especiais de crianças, idosos, imunodeprimidos, mulheres em idade fértil e pacientes com alteração do nível de consciência.
D) Um dos tipos de abdome agudo obstrutivo cirúrgico se refere à pancreatite aguda, considerada um processo inflamatório do pâncreas, relacionada a acometimentos por infecção intestinal e tuberculose intestinal.
E) Quando há uma oclusão das artérias viscerais, o paciente não sente dor, mas há um acúmulo de exsudato purulento na região mesentérica, que gera abdome agudo.

Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: INSTITUTO AOCP - 2015 - EBSERH - Médico cirurgião geral - A causa mais comum de abdome agudo é:
Qual é a causa mais comum de abdome agudo?
A) colecistite aguda.
B) isquemia mesentérica.
C) pancreatite aguda.
D) apendicite aguda.
E) colangite.

Ano: 2009 Banca: MOVENS Órgão: HRSM-DF - A respeito do abdome agudo, assinale a opção INCORRETA.
Qual das opções abaixo é INCORRETA?
A) Lesões por corte, divulsão, esmagamento ou queimadura, em geral, não produzem dor nas vísceras abdominais.
B) A dor é o principal fator de avaliação em um paciente com suspeita de abdome agudo.
C) A superfície do peritônio visceral localiza com precisão o estímulo doloroso no sítio estimulado.
D) A dor visceral causada por distensão, inflamação ou isquemia é geralmente arrastada e de localização imprecisa na região mesogástrica.

Ano: 2020 Banca: EDUCA Órgão: Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB Prova: EDUCA - 2020 - Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB - Enfermeiro Policlínico - O abdome agudo não traumático é uma situação frequente nos serviços de emergência que requer rápida abordagem e precisão nas condutas para otimizar a ação em diferentes tratamentos. Pode ter características benignas, como casos de dispepsia, bem como implicar em situações de intensa gravidade e por vezes fatais, como nas situações de isquemia mesentérica.
Assinale a alternativa que contém afirmação CORRETA quanto ao abdome agudo não traumático.
A) No abdômen agudo inflamatório há sinais e sintomas de processo inflamatório intra abdominal, diverticulite, abscesso intra abdominal, peritonite, apendicite, colecistite aguda, pancreatite aguda, doença inflamatória pélvica. Neste tipo de abdômen um sinal característico é o de Gersuny no qual identifica-se massa moldável que recupera a forma lentamente após palpação é sugestivo de fecaloma.
B) No abdome agudo perfurativo ocorre a perfuração do tubo digestivo, levando a comunicação com a cavidade peritoneal, úlcera péptica, diverticulite, neoplasia gastrintestinal perfurada, amebíase, febre tifoide, divertículos do cólon. A principal característica é dor localizada tipo lancinante com rápida irradiação para todo o abdome, além de náuseas e vômitos, distensão abdominal e ruídos hidroaéreos reduzidos ou abolidos. Neste tipo de abdômen identifica-se o Sinal de Blumberg.
C) O paciente vítima de abdômen agudo apresenta comumente dois sinais observáveis ao exame físico: Sinal de Cullen: equimose (mancha arroxeada) na região periumbilical e o Sinal de Gray-Turner: equimose (manchas arroxeadas) na região dos flancos, dorsal.
D) No abdômen agudo hemorrágico há acúmulo de sangue na cavidade peritoneal, ruptura do baço, de aneurisma de aorta abdominal, de cisto de ovário hemorrágico, gravidez ectópica rota, necrose tumoral, endometriose, cisto ovariano hemorrágico. Caracteriza-se por dor abdominal aguda difusa, podendo ser acompanhada de melena, enterorragia, sinais de irritação peritoneal e de choque hipovolêmico. Neste tipo de abdômen identifica-se o Sinal de Jobert.
E) No abdômen agudo vascular ocorre isquemia visceral, provocando interrupção do trânsito gastrintestinal, trombose mesentérica, torção do omento, isquemia intestinal, torção de pedículo de cisto ovariano, infarto esplênico, entre outros. As manifestações são dor aguda e difusa, às vezes em pontadas, distensão abdominal, vômitos e fezes com presença de sangue com odor e características de necrose, sinais de choque e presença de claudicação abdominal.

Ano: 2017 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEDF Prova: CESPE - 2017 - SEDF - Professor de Educação Básica - Enfermagem - Com relação às emergências clínico-cirúrgicas e à assistência de enfermagem, julgue o item a seguir.
"A apendicite apresenta como sintomatologia náuseas, vômitos, febrícula e sinal de Blumberg; é uma emergência cirúrgica e o enfermeiro deve realizar o preparo intestinal do paciente".
( ) Certo
( ) Errado

Ano: 2019 Banca: GUALIMP Órgão: Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ Prova: GUALIMP - 2019 - Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ - Enfermeiro - São intervenções de enfermagem relacionadas ao paciente com quadro de Apendicite, EXCETO:
Qual das alternativas abaixo é uma intervenção que não está relacionada ao paciente com apendicite?
A) Aliviar a dor, evitar o déficit de volume de líquidos e reduzir a ansiedade são algumas das metas de enfermagem.
B) No período pré-operatório deve ser administrado enemas ou laxantes para esvaziamento intestinal.
C) No período pós-operatório, colocar o cliente em posição de Fowler alta.
D) Se for mantido um dreno na área da incisão, monitorar cuidadosamente o aparecimento de sinais de obstrução intestinal, hemorragia secundária ou abscessos secundários (p. ex., febre, taquicardia e leucocitose).

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-RS Prova: FUNDATEC - 2022 - IF-RS - Técnico em Enfermagem - Segundo Gilberto Tadeu Reis Silva (2020), o trauma abdominal aberto pode ser causado por arma de fogo, arma branca, acidentes com veículos a motor, atropelamentos, entre outros. Assinale a alternativa que contém as intervenções indicadas ao atendimento de uma vítima de arma branca.
Qual é a alternativa correta para o atendimento de uma vítima de arma branca?
A) Iniciar irrigação copiosa com soro fisiológico o mais rápido possível, realizar compressões torácicas.
B) O objeto encravado não deve ser removido, realizar compressão direta em torno no objeto em caso de sangramento.
C) Cortar o objeto que está para fora do abdome, e palpar o abdome.
D) Tirar o objeto o mais rápido possível, realizar curativo compressivo.
E) Manter o paciente em jejum por no mínimo 8 horas, puncionar acesso venoso calibroso.

Ano: 2016 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Uberaba - MG Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2016 - Prefeitura de Uberaba - MG - Técnico de Saúde II - Técnico de Enfermagem - Hemorragia é a perda maciça de sangue consequente ao rompimento de vasos sanguíneos, provocado por cortes, amputações, fraturas, ferimento por arma de fogo (FAF), por arma branca (FAB) e outras causas.
Considerando os conceitos relativos às hemorragias, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Epistaxe é um sangramento nasal.
B) Hemoptise é uma hemorragia pulmonar e pode ser sinal de edema agudo de pulmão.
C) Na hemorragia arterial, o sangue tem cor vermelho escuro, o fluxo é constante e também pode ser grande a perda sanguínea.
D) Hematêmese é a perda de sangue no vômito.

Ano: 2016 Banca: FUNIVERSA Órgão: IF-AP Prova: FUNIVERSA - 2016 - IF-AP - Enfermeiro - Pacientes vitimados por violência urbana, politraumatizados por acidentes de trânsito, por projétil de arma de fogo e por arma branca e pacientes vitimados por violência intradomiciliar requerem atendimento imediato em unidades de pronto-socorro, constituindo prioridade das políticas públicas de saúde governamentais.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
A) A tripulação da viatura de uma unidade de suporte avançado de vida terrestre é composta por um condutor, dois enfermeiros e dois auxiliares de enfermagem.
B) Alteração nos movimentos respiratórios com taquipneia, estertores, ansiedade e agitação, taquicardia, hipertermia, palidez cutâneo-mucosa, cianose, sudorese e tosse não compõem o quadro clínico de um paciente com edema agudo de pulmão.
C) Nas queimaduras de segundo grau, há comprometimento, em profundidade, da pele com destruição das terminações nervosas e exposição de tecidos, vasos e estruturas ósseas.
D) De acordo com os destaques das diretrizes de 2010 da AHA (American Heart Association) para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência (ACE), houve alteração de A-B-C para C-A-B no suporte básico de vida.
E) Considerando-se a classificação das fraturas, define-se a fratura cominutiva como a que ocorre com lesão óssea em dois fragmentos.

Ano: 2018 Banca: Prefeitura de Fortaleza - CE Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE Prova: Prefeitura de Fortaleza - CE - 2018 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Enfermeiro - Um enfermeiro do serviço de atendimento extra-hospitalar está diante de um paciente com importante hemorragia externa decorrente de perfuração por arma branca (PAF). Um cuidado considerado prioritário neste caso é:
Qual é o cuidado prioritário para um paciente com hemorragia externa decorrente de perfuração por arma branca?
A) administração de analgésicos.
B) administração de volume com solução fisiológica.
C) administração de antieméticos.
D) administração de psicotrópicos.

Ano: 2021 Banca: Instituto UniFil Órgão: Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR Prova: Instituto UniFil - 2021 - Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR - Enfermeiro - A determinação se um orifício é de entrada ou saída é de suma importância para quem atende uma vítima de ferimento por projétil de arma de fogo. Considerando a biomecânica desse tipo de trauma, assinale a alternativa incorreta.
Qual das alternativas abaixo é INCORRETA?
A) Geralmente, os orifícios de entrada são lesões ovais ou redondas, cercadas por uma área enegrecida (1 a 2mm de extensão) devido à queimadura e/ou abrasão do tecido.
B) Quanto maior a distância do disparo, maior será a velocidade do projétil, aumentando as lesões.
C) Se o disparo acontecer muito próximo ou encostado à pele, gases são forçados para dentro do tecido subcutâneo.
D) O ferimento de saída tem um aspecto estrelado.

Ano: 2020 Banca: FAUEL Órgão: Prefeitura de Jaguapitã - PR Prova: FAUEL - 2020 - Prefeitura de Jaguapitã - PR - Técnico em Enfermagem - A colecistite é uma doença caracterizada pela inflamação da vesícula biliar decorrente da obstrução do ducto cístico provocada por um cálculo, podendo ser aguda ou crônica, sendo o principal sintoma a dor abdominal. A vesícula biliar fica anexada:
A vesícula biliar fica anexada a qual órgão?
A) À bexiga.
B) Aos rins.
C) Ao fígado.
D) Ao baço.

Ano: 2022 Banca: IBADE Órgão: INOVA CAPIXABA Prova: IBADE - 2022 - INOVA CAPIXABA - Enfermeiro de UTI - 44 horas - A gravidade dos traumatismos abdominais baseia-se especialmente na possível existência de uma lesão visceral, capaz de produzir alterações gerais graves como são as peritonites ou as hemorragias. São medidas a serem tomadas para minimizar os danos do estado de choque em decorrência do trauma abdominal, EXCETO:
Qual das alternativas abaixo não é uma medida a ser tomada para minimizar os danos do estado de choque?
A) ministrar oxigênio a 12 ou 15 litros por minuto.
B) em caso de evisceração tentar reintroduzir as vísceras no abdômen.
C) desobstruir as vias aéreas permitindo boa ventilação.
D) aquecer a vítima evitando a hipotermia, que agrava o estado de choque.
E) elevar os membros inferiores (posição de choque).

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE CONCURSO - EMERGÊNCIAS ABDOMINAIS
1) Ano: 2022 Banca: Unoesc Órgão: Prefeitura de Maravilha - SC Prova: Unoesc - 2022 -
Prefeitura de Maravilha - SC - Enfermeiro - Saúde da Família - Ao realizar a compressão
profunda e descompressão brusca na região abdominal localizada no terço lateral de uma
linha que liga a espinha ilíaca anterior ao umbigo e corresponde ao local em que a base do
apêndice se liga ao ceco, e desencadeia dor no paciente, que tem indicativo de peritonite
causada por um tipo de abdome agudo, estamos nos referindo ao sinal de:
Alternativas
A) Blumberg.
B) Rovsing.
C) McBurney.
D) Jobert.
2) Ano: 2021 Banca: CPCON Órgão: Prefeitura de Sousa - PB Prova: CPCON - 2021 -
Prefeitura de Sousa - PB - Enfermeiro - Sobre abdome agudo, é CORRETO afirmar:
Alternativas
A) A apendicite aguda não é mais considerada como uma condição emergencial
relacionada ao risco para abdome agudo, sendo a pancreatite aguda a causa mais
direcionada a abdome agudo cirúrgico.
B) Todos os pacientes em casos de abdome agudo são destinados à intervenção
cirúrgica, por se tratar do risco iminente de vida, independentemente da faixa etária
ou presença de comorbidades.
C) A estratificação de riscos é necessária para a correta identificação de necessidade
cirúrgica, sendo o desafio maior uma anamnese associada a propedêutica assertiva,
principalmente nos grupos especiais de crianças, idosos, imunodeprimidos,
mulheres em idade fértil e pacientes com alteração do nível de consciência.
D) Um dos tipos de abdome agudo obstrutivo cirúrgico se refere à pancreatite aguda,
considerada um processo inflamatório do pâncreas, relacionada a acometimentos
por infecção intestinal e tuberculose intestinal.
E) Quando há uma oclusão das artérias viscerais, o paciente não sente dor, mas há um
acúmulo de exsudato purulento na região mesentérica, que gera abdome agudo.
3) Ano: 2015 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: EBSERH Prova: INSTITUTO AOCP - 2015 -
EBSERH - Médico cirurgião geral - A causa mais comum de abdome agudo é:
Alternativas
A) colecistite aguda.
B) isquemia mesentérica.
C) pancreatite aguda.
D) apendicite aguda.
E) colangite.
4) Ano: 2009 Banca: MOVENS Órgão: HRSM-DF - A respeito do abdome agudo, assinale a
opção INCORRETA.
Alternativas
A) Lesões por corte, divulsão, esmagamento ou queimadura, em geral, não produzem
dor nas vísceras abdominais.
B) A dor é o principal fator de avaliação em um paciente com suspeita de abdome
agudo.
C) A superfície do peritônio visceral localiza com precisão o estímulo doloroso no sítio
estimulado.
D) A dor visceral causada por distensão, inflamação ou isquemia é geralmente
arrastada e de localização imprecisa na região mesogástrica.
5) Ano: 2020 Banca: EDUCA Órgão: Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB Prova:
EDUCA - 2020 - Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB - Enfermeiro Policlínico - O
abdome agudo não traumático é uma situação frequente nos serviços de emergência que
requer rápida abordagem e precisão nas condutas para otimizar a ação em diferentes
tratamentos. Pode ter características benignas, como casos de dispepsia, bem como
implicar em situações de intensa gravidade e por vezes fatais, como nas situações de
isquemia mesentérica.
Assinale a alternativa que contém afirmação CORRETA quanto ao abdome agudo não
traumático.
Alternativas
A) No abdômen agudo inflamatório há sinais e sintomas de processo inflamatório intra
abdominal, diverticulite, abscesso intra abdominal, peritonite, apendicite, colecistite
aguda, pancreatite aguda, doença inflamatória pélvica. Neste tipo de abdômen um
sinal característico é o de Gersuny no qual identifica-se massa moldável que
recupera a forma lentamente após palpação é sugestivo de fecaloma.
B) No abdome agudo perfurativo ocorre a perfuração do tubo digestivo, levando a
comunicação com a cavidade peritoneal, úlcera péptica, diverticulite, neoplasia
gastrintestinal perfurada, amebíase, febre tifoide, divertículos do cólon. A principal
característica é dor localizada tipo lancinante com rápida irradiação para todo o
abdome, além de náuseas e vômitos, distensão abdominal e ruídos hidroaéreos
reduzidos ou abolidos. Neste tipo de abdômen identifica-se o Sinal de Blumberg.
C) O paciente vítima de abdômen agudo apresenta comumente dois sinais observáveis
ao exame físico: Sinal de Cullen: equimose (mancha arroxeada) na região
periumbilical e o Sinal de Gray-Turner: equimose (manchas arroxeadas) na região
dos flancos, dorsal.
D) No abdômen agudo hemorrágico há acúmulo de sangue na cavidade peritoneal,
ruptura do baço, de aneurisma de aorta abdominal, de cisto de ovário hemorrágico,
gravidez ectópica rota, necrose tumoral, endometriose, cisto ovariano hemorrágico.
Caracteriza-se por dor abdominal aguda difusa, podendo ser acompanhada de
melena, enterorragia, sinais de irritação peritoneal e de choque hipovolêmico. Neste
tipo de abdômen identifica-se o Sinal de Jobert.
E) No abdômen agudo vascular ocorre isquemia visceral, provocando interrupção do
trânsito gastrintestinal, trombose mesentérica, torção do omento, isquemia intestinal,
torção de pedículo de cisto ovariano, infarto esplênico, entre outros. As
manifestações são dor aguda e difusa, às vezes em pontadas, distensão abdominal,
vômitos e fezes com presença de sangue com odor e características de necrose,
sinais de choque e presença de claudicação abdominal.
6) Ano: 2017 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEDF Prova: CESPE - 2017 - SEDF -
Professor de Educação Básica - Enfermagem - Com relação às emergências
clínico-cirúrgicas e à assistência de enfermagem, julgue o item a seguir.
"A apendicite apresenta como sintomatologia náuseas, vômitos, febrícula e sinal de
Blumberg; é uma emergência cirúrgica e o enfermeiro deve realizar o preparo intestinal do
paciente".
Alternativas
( ) Certo
( ) Errado
7) Ano: 2019 Banca: GUALIMP Órgão: Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ Prova: GUALIMP -
2019 - Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ - Enfermeiro - São intervenções de enfermagem
relacionadas ao paciente com quadro de Apendicite, EXCETO:
Alternativas
A) Aliviar a dor, evitar o déficit de volume de líquidos e reduzir a ansiedade são
algumas das metas de enfermagem.
B) No período pré-operatório deve ser administrado enemas ou laxantes para
esvaziamento intestinal.
C) No período pós-operatório, colocar o cliente em posição de Fowler alta.
D) Se for mantido um dreno na área da incisão, monitorar cuidadosamente o
aparecimento de sinais de obstrução intestinal, hemorragia secundária ou abscessos
secundários (p. ex., febre, taquicardia e leucocitose).
8) Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-RS Prova: FUNDATEC - 2022 - IF-RS - Técnico
em Enfermagem - Segundo Gilberto Tadeu Reis Silva (2020), o trauma abdominal aberto
pode ser causado por arma de fogo, arma branca, acidentes com veículos a motor,
atropelamentos, entre outros. Assinale a alternativa que contém as intervenções indicadas
ao atendimento de uma vítima de arma branca.
Alternativas
A) Iniciar irrigação copiosa com soro fisiológico o mais rápido possível, realizar
compressões torácicas.
B) O objeto encravado não deve ser removido, realizar compressão direta em torno no
objeto em caso de sangramento.
C) Cortar o objeto que está para fora do abdome, e palpar o abdome.
D) Tirar o objeto o mais rápido possível, realizar curativo compressivo.
E) Manter o paciente em jejum por no mínimo 8 horas, puncionar acesso venoso
calibroso.
9) Ano: 2016 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Uberaba - MG
Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2016 - Prefeitura de Uberaba - MG - Técnico de
Saúde II - Técnico de Enfermagem - Hemorragia é a perda maciça de sangue consequente
ao rompimento de vasos sanguíneos, provocado por cortes, amputações, fraturas, ferimento
por arma de fogo (FAF), por arma branca (FAB) e outras causas.
Considerando os conceitos relativos às hemorragias, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
A) Epistaxe é um sangramento nasal.
B) Hemoptise é uma hemorragia pulmonar e pode ser sinal de edema agudo depulmão.
C) Na hemorragia arterial, o sangue tem cor vermelho escuro, o fluxo é constante e
também pode ser grande a perda sanguínea.
D) Hematêmese é a perda de sangue no vômito.
10) Ano: 2016 Banca: FUNIVERSA Órgão: IF-AP Prova: FUNIVERSA - 2016 - IF-AP -
Enfermeiro - Pacientes vitimados por violência urbana, politraumatizados por acidentes de
trânsito, por projétil de arma de fogo e por arma branca e pacientes vitimados por violência
intradomiciliar requerem atendimento imediato em unidades de pronto-socorro, constituindo
prioridade das políticas públicas de saúde governamentais. Com base nessas informações,
assinale a alternativa correta.
Alternativas
A) A tripulação da viatura de uma unidade de suporte avançado de vida terrestre é
composta por um condutor, dois enfermeiros e dois auxiliares de enfermagem.
B) Alteração nos movimentos respiratórios com taquipneia, estertores, ansiedade e
agitação, taquicardia, hipertermia, palidez cutâneo-mucosa, cianose, sudorese e
tosse não compõem o quadro clínico de um paciente com edema agudo de pulmão.
C) Nas queimaduras de segundo grau, há comprometimento, em profundidade, da pele
com destruição das terminações nervosas e exposição de tecidos, vasos e
estruturas ósseas.
D) De acordo com os destaques das diretrizes de 2010 da AHA (American Heart
Association) para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular
de emergência (ACE), houve alteração de A-B-C para C-A-B no suporte básico de
vida.
E) Considerando-se a classificação das fraturas, define-se a fratura cominutiva como a
que ocorre com lesão óssea em dois fragmentos.
11) Ano: 2018 Banca: Prefeitura de Fortaleza - CE Órgão: Prefeitura de Fortaleza - CE
Prova: Prefeitura de Fortaleza - CE - 2018 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Enfermeiro -
Samu
Um enfermeiro do serviço de atendimento extra-hospitalar está diante de um paciente com
importante hemorragia externa decorrente de perfuração por arma branca (PAF). Um
cuidado considerado prioritário neste caso é:
Alternativas
A) administração de analgésicos.
B) administração de volume com solução fisiológica.
C) administração de antieméticos.
D) administração de psicotrópicos.
12) Ano: 2021 Banca: Instituto UniFil Órgão: Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR
Prova: Instituto UniFil - 2021 - Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR - Enfermeiro - A
determinação se um orifício é de entrada ou saída é de suma importância para quem
atende uma vítima de ferimento por projétil de arma de fogo. Considerando a biomecânica
desse tipo de trauma, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
A) Geralmente, os orifícios de entrada são lesões ovais ou redondas, cercadas por uma
área enegrecida (1 a 2mm de extensão) devido à queimadura e/ou abrasão do
tecido.
B) Quanto maior a distância do disparo, maior será a velocidade do projétil,
aumentando as lesões.
C) Se o disparo acontecer muito próximo ou encostado à pele, gases são forçados para
dentro do tecido subcutâneo.
D) O ferimento de saída tem um aspecto estrelado.
13) Ano: 2020 Banca: FAUEL Órgão: Prefeitura de Jaguapitã - PR Prova: FAUEL - 2020 -
Prefeitura de Jaguapitã - PR - Técnico em Enfermagem - A colecistite é uma doença
caracterizada pela inflamação da vesícula biliar decorrente da obstrução do ducto cístico
provocada por um cálculo, podendo ser aguda ou crônica, sendo o principal sintoma a dor
abdominal. A vesícula biliar fica anexada:
Alternativas
A) À bexiga.
B) Aos rins.
C) Ao fígado.
D) Ao baço.
14) Ano: 2022 Banca: IBADE Órgão: INOVA CAPIXABA Prova: IBADE - 2022 - INOVA
CAPIXABA - Enfermeiro de UTI - 44 horas - A gravidade dos traumatismos abdominais
baseia-se especialmente na possível existência de uma lesão visceral, capaz de produzir
alterações gerais graves como são as peritonites ou as hemorragias. São medidas a serem
tomadas para minimizar os danos do estado de choque em decorrência do trauma
abdominal, EXCETO:
Alternativas
A) ministrar oxigênio a 12 ou 15 litros por minuto.
B) em caso de evisceração tentar reintroduzir as vísceras no abdômen.
C) desobstruir as vias aéreas permitindo boa ventilação.
D) aquecer a vítima evitando a hipotermia, que agrava o estado de choque.
E) elevar os membros inferiores (posição de choque).

Mais conteúdos dessa disciplina