Buscar

Atividade a2-teste-8,0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A2-Teste
1)Nas últimas paralimpíadas, o Brasil destacou-se com um grande número de medalhas. Sabemos que em nosso país pessoas com deficiência não dispõe de acessos adequados para usufruir de seus direitos. O papel do profissional de educação física vai muito além de escolas, academias e clubes, e por este motivo a demanda destes profissionais aumento. Com base nas informações acima, responda a questão a seguir.
 
No caso de pessoas com deficiência visual severa, estas necessitam de instrumentos de apoio como bengalas, sinais sonoros cão guia dentre outros. O uso destes instrumentos no processo de ensino da educação física adaptada visa o desenvolvimento das seguintes habilidades:
Resposta: Destreza e orientação deu errada essa
2)Os Jogos Paralímpicos são organizados com os mesmos princípios dos Jogos Olímpicos. Posições de destaque nos rankings das modalidades são exigidas, e, da mesma forma que nos Jogos Olímpicos, existem divisões internas, categorias para cada deficiência, com classificação de acordo com o grau de comprometimento. Sabemos que existe apenas uma arte marcial entre as modalidades esportivas.
 
Sendo assim é correto afirmar que :
Resposta: Existem 23 esportes
3)Em uma classe de 25 alunos na faixa etária de 8 e 9 anos. Dois alunos apresentam característica de mobilidade reduzida, sendo um deles amputação de braço esquerdo e o outro cadeirante. Na aula de educação física, o professor propõe atividade com bola, sendo duas equipes. A atividade proposta é do tipo queimada, e separa o aluno com amputação de braço esquerdo de um lado e o cadeirante do outro lado. Para compor duas equipes com o número correto de 12 alunos para cada lado, o professor escolhe um aluno para auxiliá-lo na arbitragem.
 
Utilizando o texto acima, responda as seguintes questões com (V) para afirmação verdadeira e (F) para afirmação falsa.
 
(    ) Na perspectiva da inclusão, espera-se que o professor exclua estes alunos de modo que estes não participem desse tipo de atividade por terem mobilidade reduzida.
(    ) - Criar regras que auxilie os alunos deficientes na participação completa da atividade, considerando inclusive a sua colaboração na criação das regras, é o melhora caminho para a inclusão.
(    ) Se o aluno com amputação de braço não quiser participar da atividade, cabe ao professor auxiliá-lo no processo participativo, e uma das hipóteses é convidá-lo para ser o auxiliar de arbitragem.
(    ) Para o aluno cadeirante, é impossível criar regras para que ele possa participar de forma igualitária da atividade.
(   ) O primeiro passo para atividade adaptada, é a conscientização dos demais alunos sobre o que é deficiência, e o que ela implica de limitação na vida diária do indivíduo.
 
Assinale a opção que apresenta a sequência correta.
V V V F V
4)A incidência de deficiência auditiva congênita no mundo é estimada em 1 para cada mil recém-nascidos. No Brasil, pelo censo demográfico realizado em 2000, constatou-se que existiriam aproximadamente 24,5 milhões de pessoas com deficiência, ou seja, 14,5% da população total da época. Destes, 3,4% declararam incapacidade, com alguma ou grande dificuldade de ouvir.”
CRUZ, M. S. et al . Prevalência de deficiência auditiva referida e causas atribuídas: um estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro ,  v. 25, n. 5, p. 1123-1131,  2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2009000500019&lng=en&nrm=iso. Acesso em 20 jan. 2020.  
 
A inclusão de alunos surdos no ensino regular brasileiro ainda é um tabu para muitas escolas, professores e pais. A evasão escolar ainda é grande devido às dificuldades de inclusão.
Analise as alternativas poderiam minimizar a evasão escolar e a inclusão dos alunos com surdez na rede de ensino e assinale a opção que contém apenas as assertivas corretas.
 
I. Capacitação dos professores;
II.  Elaboração de currículo específico para estes alunos;
III. Acompanhamento pedagógico junto aos familiares;
IV. Criação de curso de libras nas escolas;
V. Reformulação do currículo em LIBRAS em escolas especializadas em Deficiência Auditiva
Resposta I e II
5)Um adulto com paralisia cerebral procurou um clube de desporto para iniciar uma modalidade esportiva. Com vistas no seu desempenho de alto rendimento e levando em consideração que “[...] a paralisia cerebral não é uma doença e sim uma série de diferentes sintomas clínicos, cujas características são distúrbios motores e posturais” (FERNANDES; FILHO, 2004, p. 158), este optou por verificar as possibilidades de sua atuação dentro dos esportes paralímpicos, aproveitou de seus conhecimentos para consultar os descritivos de cada modalidade, no site do Comitê Paralímpico Brasileiro.
FERNANDES, P.R.; FILHO, J.F. Estudo comparativo da dermatoglifia, somototipia e do consumo máximo de oxigênio dos atletas da seleção brasileira de futebol de campo, portadores de paralisia cerebral e de atletas profissionais de futebol de campo, não portadores de paralisia cerebral. Fitness & performance Journal, v.3, n.3, p. 157-165, 2004.
Conforme a situação do atleta, qual modalidade paraolímpica ele pode praticar oficialmente junto ao Comitê paraolímpico Brasileiro?
Resposta: Bocha Olímpica 
6)No contexto da inclusão, a pessoa considerada diferente do padrão dito “normal” na sociedade sofre a discriminação em diversos contextos de sua vida. No Brasil, este assunto vem sido discutido amplamente por diversas áreas do conhecimento, e tem sido visto como um exercício da democratização preconizada pelas leis brasileiras. “O extermínio, a separação, o disciplinamento, as medicalizações são diferentes práticas para se relacionar com as pessoas que fogem ao padrão de normalidade, produzidas no interior de cada grupo social para responder às suas exigências de existência.” (CARDOSO;PEREIRA, 2012, p.5)
CARDOSO, M.;PEREIRA, C. R. D. O professor pde e os desafios da escola pública paraense. Cadernos PDE. n.2. Curitiba. 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_fafipa_ped_artigo_marilena_cardoso.pdf/. Acesso em: 22. Jan. 2020.
Historicamente, são construídas concepções de homem, do seu conhecimento construído e acumulado, seja natural ou social, visando melhorias de atendimento humano em suas várias instâncias. A esse processo podemos dar a referência de:
Resposta: Produção de vida
7)A educação física adaptada dentro das unidades de ensino, tem como objetivo principal, suprir as principais necessidade do indivíduo com deficiência no contexto escolar. Todo o processo e as propostas, devem ser pensadas em prol do desenvolvimento, por meio de jogos, esportes, atividades rítmicas, todos de forma adaptada, permitindo a exploração e potencialidades e respeitando as limitações de cada sujeito (STRAPASSON; CARNIEL, 2007).
Sendo assim, vamos analisar o caso a seguir.
Um educador físico, professor de educação básica, recebe um aluno com uma prótese de joelho total. Este aluno explica que não pode fazer algumas atividades específicas devido as lesões que o fizeram perder grande parte do membro.
 
Considerando as questões éticas e morais do profissional, avalie as afirmações a seguir, e depois assinale a opção que contém as assertivas corretas.
 
I. Diante de uma amputação de MMII, é necessário observar a presença de possíveis fatores de complicação futura, como o caso de acúmulos de liquido no tecido (edemas) e/ou inflamações, como o  neuroma.
II. O profissional deve observar possíveis alterações na postura do indivíduo, já que comumente ocorrem, compensações posturais, tanto para deambulação, quanto para o posicionamento estático.
III. O profissional deve atentar-se somente aos cuidados com a perna amputada, já que a outra não necessidade de cuidados médicos e não apresenta danos que comprometam a realização das atividades propostas.
IV. Cabe ao profissional compreender o indivíduo como um sujeito integrado, onde questões emocionais e sociais impactam diretamente em sua performance.
 Resposta I IIIII errada
8)O planejamento do cuidado à adolescente grávida requer, de início, a avaliação meticulosa do risco gestacional, abrangendo necessariamente os aspectos clínico-obstétricos, psicológicos e sociais. Algumas patologias, como anemia e doença hipertensiva específica da gravidez podem conduzir a maus prognósticos, entre eles a prematuridade e o baixo peso ao nascer. Essas situações estão associadas à morbimortalidade materna e perinatal, sendo de natureza multifatorial, com contribuição importante das condições socioeconômicas. Todas elas podem ser modificadas pela qualidade da assistência pré-natal.”.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Saúde do adolescente: competências e habilidades / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. - Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. p. 43.
Sabemos que um dos possíveis fatores é o sedentarismo durante a gestação, baseado nestas informações, quais atividades são recomendadas para a gestação na adolescência?
Resposta Correta: Hidroginástica
9)Após a segunda Guerra Mundial (1939-1945), soldados retomam às suas vidas cotidianas, porém com o impasse da incapacidade, devido as mutilações, amputações e outros fatores que os tornam pessoas com deficiência. Nesse contexto, são criados centros de recuperação e reabilitação na perspectiva de auxiliar os heróis de guerra. Com isso, jogos adaptados e atividades físicas para deficientes começam a tornar-se populares em diversos países.  “No Brasil, o desenvolvimento do esporte para pessoas portadoras de deficiência física data de 1958 com a fundação do Clube dos Paraplégicos em São Paulo e do Clube do Otimismo no Rio de Janeiro. A educação física começa a se preocupar com atividade física para essas pessoas apenas, aproximadamente, no final dos anos de 1950”.
COSTA, A. M. da.; SOUSA, S. B. Educação física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da Integração/Inclusão e Perspectivas para o Século XXI. Rev. Bras. Cienc. Esporte. Campinas, v. 25, n. 3, p. 27-42, maio 2004. p. 28.
Dentro desse período a prática ainda não se encontrava em padrões educativos, lúdicos ou sociais. Seu contexto previa para os envolvidos, melhoras físicas, prevenções e ações paliativas, e esses ainda não eram identificados e reconhecidos como sujeitos dotados de potenciais. Sendo assim, podemos considerar que a prática nos centros e clubes, era pautada em um modelo:
Resposta Correta: Médicos que tinham a finalidade de prevenir doenças.
10)Leia o trecho a seguir:
“Com o tempo o olhar para o deficiente foi melhorando e novas ações foram surgindo em seu benefício, passando por mudanças significativas de cunho médico e mais tarde, com enfoque pedagógico. Foi somente a partir de meados de 1990 que a questão da inclusão de pessoas com deficiência teve um impulso e assim, algumas organizações pelo mundo todo assumiram um compromisso em defesa da luta para garantir a efetivação da inclusão”. (CORCINI, 2016, p.8)
CORCINI, M. A. C. Educação especial e sua trajetória histórica e política: uma abordagem crítica através de grupos de discussão. 2016. Cadernos PDE. n. 2. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edespecial_uepg_marliaparecidacasprovcorcini.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.
Mesmo que esse processo contemplasse perspectivas de atividades adaptadas, processo educativo institucionalizado, práticas terapêuticas de reabilitação e habilitação para funcionalidade de rotina diária, as pessoas com deficiência ficaram à mercê de paradigmas que ainda hoje são discutidos em estudos sociais, educacionais e clínicos, assim como nos estudos para fomentos de políticas públicas. Assinale a assertiva que corresponde ao tema que estamos abordando.
Resposta Correta: Paradigmas Institucionais

Continue navegando