Buscar

Comportamento humano nas organizações

Prévia do material em texto

Síntese: “Novas perspectivas do estudo do comportamento humano na empresa”
Partindo da visão elaborada por Katz e Kahn sobre a teoria de sistemas, foi conceitualizado que as organizações sociais são baseadas em sistemas abertos pois interagem com o meio ambiente. Sabendo que a organização realiza suas transações com o meio ao qual esta inserida, assim, há a conversão do “input de energias” em outro input.
Para os autores, a organização só pode ser identificada através de ciclos de eventos. Assim, a estrutura de uma organização difere em natureza daquela dos sistemas físicos e biológicos, sendo inseparável de seu funcionamento.
As organizações ditas como sistemas abertos são caracterizadas pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade.
No esquema proposto por Katz e Kahn há a intenção de responder a três questões: a) caracterização dos comportamentos organizacionais exigidos para o efetivo funcionamento da organização. A organização exige muitos padrões de comportamentos.
b) padrões motivacionais, onde são considerados a lógica e a psicologia de cada padrão e as diferentes consequências de cada um deles pra o funcionamento organizacional.
c) condições que suscitam um determinado padrão motivacional na organização.
Os tipos de padrões de comportamentos individuais exigidos para o funcionamento e eficiência organizacional incluem o pertencer e permanecer no sistema; o comportamento dependente e o comportamento inovador e espontâneo.

Continue navegando