Buscar

Análise - Quem mexeu no meu queijo

Prévia do material em texto

O autor da obra “Quem mexeu no meu queijo?” ilustra a história com quatro personagens, dois ratinhos e dois duendes. Esses personagens retratam diversas característica do ser humano. Nos deparamos com perfis bem diferentes no decorrer da história; o perfil que percebe as mudanças de forma rápida, o perfil que é mais pró-ativo que os outros e sempre está em atividade, o perfil resistente às mudanças, e que não aceita fazer as coisas de forma diferente e sempre pensa que a mudança pode trazer resultados negativos, e o outro perfil que é totalmente adaptável às mudanças, e é otimista com elas, acreditando que podem ter resultados positivos.
No livro, o queijo representa aquilo que gostaríamos de ter, portanto é o objetivo principal da busca dos personagens. O labirinto representa o espaço onde vivemos, onde nossas buscas pelos nossos queijos acontecem. Com isso, nos deparamos com lugares maravilhosos e com os melhores queijos, porém em outros os lugares não são aconchegantes assim.
Os ratinhos sempre acordavam cedo e iam em busca do seu queijos, já os duendes não eram tão preocupados como eles. No cotidiano muitas pessoas tem esse perfil dos duendes, se acomodam nas organizações, e não tem a preocupação com o dia seguinte, sempre acreditam que nada vai mudar e todos os dias serão da mesma forma.
É importante, assim como no livro, que quando nos deparamos com situações de comodismo, tenhamos coragem e iniciativa de entender que é hora de mudar, de fazer as coisas acontecerem de forma diferente para sair da zona de conforto sem deixar que o medo te impeça de trilhar novos caminhos.
Assim como os ratinhos, precisamos observar nosso cotidiano, perceber as mudanças ao nosso redor, para estar preparado quando ela de fato acontecer. Devemos também ter cuidado para que o medo não impeça de buscar novos caminhos na vida profissional e pessoal.

Continue navegando