Buscar

ATIVIDADES ETICA E PROFISSIONALISMO

Prévia do material em texto

O Código de Ética de 1993 traz, entre seus princípios fundamentais, a “defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida”. Além disso, o documento coloca como responsabilidade do assistente social “apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania” e reconhecer a “liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais”.
BRASIL. Código de Ética Profissional do/a Assistente Social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão.  10ª ed. Brasília: CEFSS, 2012.
A respeito da relação entre Serviço Social e democracia, considere as assertivas abaixo.
I.         O Serviço Social deve defender a democracia.
II.     Apoiar e participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania.
III.       Reconhecer a liberdade como um valor ético. CORRETAS
IV.       Não há relação do serviço social com a democracia, o assistente social precisa é de espaço sócio-ocupacional para intervir e não de espaço para lutar em prol de direitos.
Questão 2
Leia o trecho a seguir.
“[...] o projeto autoritário encontra-se formalmente em estado de latência. Em sua versão clássica (a ditadura militar, político-militar ou político-autoritária) parece ter perdido viabilidade política, já que em meio à aceitação universal da democracia liberal como modelo desejável de organização política, o autoritarismo é moralmente inaceitável, mesmo em cenários de franca crise política, como o demonstram os casos recentes de Equador, Peru e Bolívia. Não obstante, o certo é que a decepção coletiva pelo baixo rendimento social das democracias efetivamente existentes na América Latina cria as condições para uma possível aceitação popular de algum tipo de restauração autoritária. De acordo com o Latinbarómetro (2003), mais da metade da população da América Latina estaria disposta a aceitar um regime autoritário se ele resolvesse suas necessidades econômicas [...]”.
DAGNINO, E.; OLVERA A. J.; PANFICHI, A. A disputa pela construção democrática na América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 2006, p. 45.
Assinale a alternativa que demonstra a aceitação do projeto autoritário na atual conjuntura do capitalismo.
Devido ao baixo rendimento das democracias, é possível perceber uma aceitação popular de algum tipo de restauração do projeto autoritário – desde que esse tipo de regime resolva suas necessidades econômicas. 
Questão 3
Esse mundo traz o desenvolvimento por meio da sua ideologia e do seu programa operativo – um apelo ao chamamento em massa, de grande escala, sobre a necessidade de se consumir compulsivamente, como se nisso os indivíduos obtivessem a sua verdadeira felicidade, ou seja, o consumo como forma de sociabilidade humana. O professor Milton Santos intitulada essa forjada necessidade criada pelo projeto neoliberal como sendo um “culto ao consumo”. 
Os meios de comunicação, nesse processo, são utilizados como instrumento para incentivar e criar necessidades a partir do desejo daqueles que são submetidos às propagandas de grande impacto, para que os produtos ou serviços sejam adquiridos como expressão de um comportamento construído social-economicamente. 
Afirma o professor: “É como se o mundo se houvesse tornado, para todos, ao alcance da mão. Um mercado avassalador dito global é apreciado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas [...] (SANTOS, 2008, p. 19)”.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 15. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
Assinale a alternativa que demonstra o conceito do mundo de fábula.
O mundo como nos fazem ver (fantasioso).
Questão 4
Leia o trecho a seguir.
“[...] o que verificamos na América Latina dos últimos trinta anos é que a socialização da política – vale dizer: a institucionalização da democracia – não rebateu ou se refratou com expressividade nos centros decisivos das nossas sociedades. Na realidade, estabeleceram-se regras formalmente democráticas para a vida política, grupos e partidos distintos chegaram aos governos e deles foram apeados; mas o que em substância circunscreve o poder em nossas sociedades – ou seja: a definição das orientações macroeconômicas – permaneceu intocado, inteiramente fora do alcance da massa da população [...]”.
NETTO, J. P. Introdução ao método da teoria social. 2009, p. 6-7.
Sobre os limites e as possibilidades da democracia, considere as assertivas abaixo.
ERREI
I.         Os interesses do sistema econômico ainda se sobrepõem às ações democráticas dos governos latino-americanos.
II.        A democracia não depende em nada do sistema econômico: ela se dá apenas por participação política.
III.      Os governos latino-americanos historicamente tiveram autonomia para realizar a estrutura do modelo democrático, pois foram eleitos por voto direto.
IV.      A unidade dos países da América Latina garante a soberania nacional, assim não há intervenção em escala de outros países.
Questão 5
A questão do racismo infelizmente não é um problema isolado, ultrapassando fronteiras nacionais. Wacquant (2001) cita casos no continente europeu, onde, nos anos 1980, forças sociais francesas se voltaram com grande hostilidade contra árabes e negros.
Segundo o autor, “[...]os debates sobre a criminalidade e o policiamento nas ruas foram “racializados” a ponto de a inquietação e a violência pública serem cada vez mais percebidas como problemas essencialmente ‘negros’. Enquanto isso, nos Estados Unidos, uma reação de ampla escala contra os avanços conquistados pelas chamadas minorias (principalmente os afro-norte-americanos, mas também os grupos latinos e asiáticos), na esteira do movimento dos Direitos Civis dos anos 1960, levou a uma notável deterioração das relações raciais, registrada  pela escalada dos crimes racialmente motivados ou ‘de ódio’, pelo medo generalizado dos homens negros na rua [...] (WACQUANT, 2001, p. 26).
WACQUANT, L. Os condenados da cidade: estudos sobre marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan, 2001.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
O racismo é um problema social que afeta o mundo, inclusive em países desenvolvidos economicamente, exemplo da França.
Questão 6
O livro de um importante historiador brasileiro, Clovis Moura, intitulado “Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas”, revela uma história de organização política e social desconhecida pela a maioria: a organização dos negros, dos navios negreiros aos quilombos brasileiros. Leia o trecho a seguir.
“Os escravos, ao serem transportados para o Brasil, algumas vezes se revoltavam durante a viagem, amotinando-se nos navios que os conduziam. Não era fácil tal tipo de revolta, visto que as guarnições desses navios, sempre alertas, ao menor indício de sublevação puniam drasticamente os escravos. Mas, apesar de todas as medidas acauteladoras tomadas pelos traficantes, muitas vezes a carga dos navios negreiros se insurgia. Os sofrimentos eram tais que preferiam, quando havia oportunidade, a morte a continuar nas condições a que estavam submetidos” (MOURA, 2014, p. 241).
MOURA, C. Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas. 5. ed., São Paulo: Anita Garibaldi, 2014.
Clovis Moura traz o protagonismo dos negros ao demonstrar a importância do negro escravo na construção econômica do Brasil. ERREI
Questão 7
A democracia se realiza de acordo com determinadas concepções políticas e muitas vezes escamoteia a construção histórica. Um exemplo é o legado dos negros no Brasil, que, a partir de sua organização político-social, lutou por consciência de classe e condição étnico-racial. Essa negação dos negros está atrelada ao mito da democracia racial – contraposta pelo sociólogo Florestan Fernandes na obra “O negro no mundo dos brancos”.
A democracia brasileiraescamoteia em sua construção a importância da organização política dos negros. 
Questão 8
O chamado sistema social de preconceito, termo cunhado por Maria Lúcia Barroco, institui-se pelas formas perversas do projeto neoconservador, revelando que o mundo global está adoecido, com a morte de muitos, sobretudo de gente negra. Nesse contexto, Wacquant (2001) menciona que a Europa nos anos 1980 teve uma onda aparentemente incontível de sentimento racista – na França, houve grande hostilidade “anti-árabe”, com o aumento de ataques racistas.
WACQUANT, L. Os condenados da cidade: estudos sobre marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan, 2001.
Sobre o sistema social de preconceito, considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I.         O sistema social de preconceito se dá pela criminalização dos negros.
II.        O sistema social de preconceito se dá pelas hostilidades contra os árabes.
III.      O sistema social de preconceito se dá pelos crimes de ódio. CORRETAS
IV.      O sistema social de preconceito se dá pelas leis nacionais que regulam o racismo.
Questão 9
“[...] essa formulação do aprofundamento democrático por meio da extensão da participação, orientada para uma maior publicização do Estado que pudesse garantir os direitos de cidadania, encontrou sua expressão mais elaborada no Brasil. A partir dos anos de 1980, movimentos sociais, sindicatos, intelectuais, ONGs e outras organizações da sociedade civil, bem como participaram do esforço de elaborar e difundir esse conjunto de ideias (Teixeira, Dagnino e Almeida, 2002). Ao longo desse período, esta concepção de participação obteve ganhos culturais e políticos significativos. Além disso, ela se concretizou institucionalmente na Constituição de 1988 que, ao consagrar o princípio da participação no exercício do poder no seu artigo 1º, abriu caminho para a implementação de instâncias participativas de vários tipos, tais como os Conselhos Gestores e os Orçamentos Participativos [...]”.
DAGNINO, E.; OLVERA A. J.; PANFICHI, A. A disputa pela construção democrática na América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 2006, p. 49.
Sobre o projeto democrático-participante, assinale a alternativa correta.
Apesar dos esforços, não houve avanços democráticos em nenhum país da América Latina OPÇÃO ERRADA 
Questão 10
Os impactos provenientes do modo de ser neoconservador, junção ferrenha de projetos políticos, têm em sua origem a desarticulação da organização dos trabalhadores. Maria Lúcia Barroco afirma que esse processo bloqueia “[...] o campo da ação intersubjetiva e sociopolítica, se oculta a luta de classes e fecha-se o espaço público, que se recolhe diante da ampliação do espaço privado”.
BARROCO, M. L. S. Barbárie e neoconservadorismo: os desafios do projeto ético-político. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 106, p. 205-218, abr./jun. 2011, p. 207.
Assinale a alternativa correta sobre o capitalismo contemporâneo. 
Potencialização de políticas públicas. OPÇÃO ERRADA
O/a assistente social deve obrigatoriamente ter o exercício profissional apoiado nas três dimensões constitutivas do trabalho profissional – teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política. A dimensão ético-política está presente em todas as vertentes de atuação do(a) assistente social, seja na formação profissional, seja na gestão, elaboração e execução das mais variadas políticas setoriais.
Tendo em vista a dimensão ética-política do Serviço Social, assinale a alternativa correta.
Expressa a visão política e ideológica do Serviço Social.
O estudo social, a perícia social, o laudo social e o parecer social são documentos técnicos de trabalho, de atribuição específica dos assistentes sociais. Fazem parte de uma metodologia de trabalho que explicitam os pressupostos éticos da profissão juntamente com outras ferramentas de trabalho.
Sobre as outras metodologias/ferramentas de trabalho que somam aos documentos técnicos e à explicitação da ética profissional, assinale a alternativa correta.
Entrevistas individuais e grupais, visitas domiciliares e visitas institucionais, são ferramentas que explicitam a ética profissional junto com os documentos técnicos.
O exercício profissional deve ser referenciado no projeto ético-político da categoria dos assistentes sociais. Este projeto revela a visão política da categoria dos assistentes sociais e é permeado por princípios e valores em defesa dos direitos sociais e dos seres humanos. A prática profissional embasada pelo projeto ético-político contemporâneo do Serviço Social exige do profissional certas competências.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
Defesa da democracia, liberdade e direitos humanos
O(a) assistente social, por algum tempo, recebeu a falsa imagem de executores de políticas sociais, prescindindo da capacidade de formulação das políticas setoriais.  A lei que regulamenta a profissão, de n. 8.662/1993, e o Código de Ética profissional de 1993 expressam a competência destes profissionais na elaboração e gestão das políticas sociais.
Considerando o processo de gestão das políticas sociais, assinale a alternativa correta.
Os assistentes sociais possuem competência para elaboração e gestão de políticas. Por ser espaço de atuação profissional, deve explicitar os pressupostos da ética.
As metodologias operativas de trabalho do assistente social são criadas e recriadas a partir das transformações sócio-históricas. Elas revelam a forma de ser da profissão em cada tempo histórico e são metodologias utilizadas para contribuir com a comunicação institucional e, consequentemente, a garantia de direitos.
Avalie as assertivas a seguir e a relação entre elas.
I. O exercício profissional se constitui como estratégia de mediação quando visa alcançar a implantação dos direitos sociais.
PORQUE
I. A instrumentalidade do trabalho do assistente social possui uma dimensão ética vinculada ao projeto ético-político profissional, que visa assegurar/garantir direitos sociais universais.
Considerando o enunciado acima, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.]
Os instrumentos técnico-operativos do Serviço Social fazem parte do tripé que dá operacionalidade ao trabalho profissional, junto com as dimensões teórico-metodológica e ético-política. A ética é pauta pétrea no Serviço Social, considerando que expressa o projeto ético-político da profissão hegemônico na categoria dos assistentes sociais.
Considerando o tema exercício profissional e ética, assinale a alternativa correta.
A entrevista social, a reunião e a visita domiciliar e institucional integram a dimensão teórico-metodológico da profissão e prescindem da dimensão ética. OPÇÃO ERRADA
O assistente social deve ser propositivo e observar as transformações sócio-históricas. Os projetos profissionais podem ou não ser influenciados pelos projetos societários mais macros – daí a necessidade de observação do projeto ético-político hegemônico da profissão. Com o objetivo de buscar possibilidades de concretização do exercício profissional, alguns princípios são essencial.
Nesse sentido, cabe ao assistente social:
I. Observar sempre os princípios éticos do Código de Ética da profissão.
II. Explicitar os princípios nos instrumentos e documentos técnicos.
III. Compreender que os fundamentos da ética são inerentes a todos os espaços sócio-ocupacionais.
IV. Flexibilizar os fundamentos da ética tendo em vista que “cada caso é um caso”, tratando-se das expressões da questão social.
Um assistente social que trabalha numa empresa no setor de RH recebe a demanda de um funcionário declarando que é soropositivo. O trabalho na empresa é realizado de forma interdisciplinar, e os outros profissionais pertencentes à equipe decidem chamar a direção para expor a situação do funcionário com o objetivo de demiti-lo, argumentado que ele pode infectar de forma proposital os outros funcionários.
Considerando os princípios éticos da profissão, qual deve ser a postura do assistente social? Assinale a alternativacorreta.
Discorda dos outros funcionários, tendo em vista o empenho na eliminação de toda forma de preconceito e a defesa intransigente dos direitos humanos
No Judiciário, diversos profissionais compõem a equipe técnica interdisciplinar – assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, dentre outros. Em atendimento na vara de família, foi solicitado que a equipe realizasse estudo técnico referente a um suposto caso de alienação parental. Considerando os princípios e o Código de Ética vigente do serviço social, cabe neste caso ao assistente social _________.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta.
Explicitar no laudo social os princípios do código de ética da profissão.
O exercício profissional seja numa instituição pública ou privada, ou em outro espaço de atuação profissional, necessita observar os princípios da ética. Esta ética deve ser inerente à prática profissional – apesar das tensões, correlações de forças institucionais e limites impostos pelo próprio sistema econômico vigente.
Nesse sentido, avalie as sentenças a seguir e a relação entre elas.
I. É indispensável ao assistente social identificar as relações de poder dentro da instituição, atender com vistas à garantia dos direitos, ser crítico e propositivo.
PORQUE
I. Para isto, é imprescindível a explicitação da ética profissional em todas as suas escolhas e formas de agir.
Considerando o enunciado acima, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina