Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Patrimonialismo X Gerencialismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PATRIMONIALISMO E MODELO GERENCIAL
João Vitor Silva de Oliveira
03103964 
Superior de Tecnologia em Gestão Pública
A administração pública é o instrumento do Estado responsável por executar as políticas e serviços concedidos pelo governo. No Brasil, sua evolução contou com o desenvolvimento de alguns modelos de gestão, dentre eles, o patrimonialismo e o modelo gerencial.
Baseado nos modelos de Estados Absolutistas, o patrimonialismo desenvolveu-se mais expressivamente no período colonial à República Velha. Este modelo caracterizava-se pelo patrimônio do monarca se mesclar com o patrimônio público, tornando confusa a diferenciação entre público e privado. Um problema marcante neste modelo é o clientelismo, uma vez que privilegia a troca de favores e o interesse de particulares em detrimento ao interesse público. Para Chiavenato, os cargos passam a ser “prebendas”. Além disso, o nepotismo e a corrupção são recorrentes neste tipo de administração, tornando-a insustentável.
O modelo gerencial surgiu pela necessidade de se adaptar às novas funções econômicas e sociais do Estado após a segunda guerra mundial. Com o desenvolvimento tecnológico e a globalização, precisou-se construir uma administração pública capaz de atender as demandas sociais de maneira mais efetiva. Com uma administração baseada principalmente em resultados, o gerencialismo proporciona mais autonomia e flexibilidade, já que o foco do interesse administrativo é o cidadão e não a máquina pública. Paralelamente a estes fatores, há também o incentivo à competitividade e a transparência da administração, que culminam na busca da qualidade da prestação de serviços à sociedade e sua consequente satisfação.
 
Por fim, a partir dos modelos transcritos, nota-se uma relação de aperfeiçoamento da gestão pública ainda em processo. Nesse sentido, a perspectiva é que se desenvolva predominantemente o modelo gerencial na gestão do Estado. Dessa forma, o governo consegue direcionar seus esforços na satisfação dos interesses do cidadão e na resolução dos problemas administrativos do serviço público.

Mais conteúdos dessa disciplina