Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL


Prévia do material em texto

PROMOÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO
 ESTADO NUTRICIONAL DA POPULAÇÃO SAUDÁVEL 
Nome: Josivania Costa Santos Cerqueira
Matrícula 01428220
Curso Nutrição
Promover a saúde consiste em usar várias estratégias com o foco na melhoria da qualidade de vida de um individuo ou de uma comunidade. Reflete a preocupação com a prevenção e com o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. As primeiras recomendações sobre promoção da saúde surgiram na primeira conferência internacional sobre promoção da saúde realizada em 1986 no Canadá.
Promoção da saúde deixou de ser medicina preventiva que promove, preveni e recupera, e passou a ter um enfoque político e técnico em torno do processo saúde-doença-cuidado. A promoção das práticas alimentares saudáveis pode ser observada nas ações políticas e estratégias relacionadas com alimentação e nutrição.  A Carta de Ottawa apresenta algumas áreas de ação em promoção da saúde são elas, políticas públicas saudáveis, criação de ambientes saudáveis, reforço à ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais e reorientação dos serviços de saúde. 
No Brasil, as ações de promoção da saúde têm aumentado com esforço e qualificação do Sistema Único de Saúde. A segunda edição do Guia alimentar para a população brasileira tem foco em uma alimentação saudável, levando em conta, além de aspectos biológicos, os impactos socioculturais e ambientais gerados por diferentes padrões alimentares. As recomendações centrais do Guia são baseadas em classificar os alimentos em alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias, ao invés de alimentos ultraprocessados, permitindo assim diferenciar os alimentos não apenas por sua composição nutricional, mas também pelos impactos culturais e ambientais relacionados a sua produção e consumo.  Há evidências de que dietas ricas em alimentos ultraprocessados possuem piores perfis nutricionais, e que o consumo desses alimentos está diretamente associado a maiores prevalência e risco de sobrepeso e obesidade em adultos e adolescentes, bem como risco de desenvolver hipertensão e câncer em geral, especialmente câncer de mama.
O Guia Alimentar para a População Brasileira oferece várias dicas de combinações saudáveis para o café da manhã, almoço, jantar e lanches, respeitando as diferenças regionais e sugerindo alimentos e bebidas de fácil acesso para os brasileiros. Entre outras aqui citamos 10 recomendações do Guia:
1. Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.
2. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
3. Limite o consumo de alimentos processados.
4. Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.
5. Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.
6. Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.
7. Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.
8. Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.
9. Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.
10. Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.
BIBLIOGRAFIA
SANTOS, Ligia Amparo da Silva. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição, v. 18, p. 681-692, 2005.
FERREIRA, Vanessa A.; MAGALHÃES, Rosana. Nutrição e promoção da saúde: perspectivas atuais. Cadernos de Saúde Pública, v. 23, p. 1674-1681, 2007.
GABE, Kamila Tiemann; JAIME, Patricia Constante. Práticas alimentares segundo o Guia alimentar para a população brasileira: fatores associados entre brasileiros adultos, 2018. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 29, p. e2019045, 2020.
Guia Alimentar para a População Brasileira ensina 10 simples passos para uma alimentação saudável. Disponível em: <http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=2151> Acesso em: 11 ago. 2022.

Continue navegando