Buscar

atendimento ao cliente,VA2 - PRÁTICA SIMULADA II 28 09 21

Prévia do material em texto

CAIRO LIEVORE
IRAILDES FERNANDES LEANDRO
JORDANA EUGENIA CANDIDO
LINK DO VÍDEO: https://youtu.be/N083rBE9HF8 
VA2 - PRÁTICA SIMULADA II 
	
Belo Horizonte
2021
Boa tarde senhor Leonardo Coutinho Rodrigues Cipriano,
Vou fazer alguns apontamentos com relação ao seu caso, porém, de imediato é importante frisar que, para dar uma melhor proposta de defesa, mais assertiva para o senhor, eu preciso ter acesso aos autos do processo. 
 O senhor me informou que foi denunciado pelo Ministério Público pela prática de um homicídio do seu sócio Gustavo Felício da Silva, de 39 anos. Informa que se apresentou à polícia e confessou o crime. Como não houve flagrante, foi liberado e responde ao inquérito em liberdade.
O senhor já foi citado e está com o prazo em aberto para apresentar sua resposta à acusação, o inquérito foi encerrado e encaminhado para o Ministério Público que ofereceu denúncia do crime nos termos do Artigo 121 e qualificadoras do Código Pena. 
Informa também que o juiz recebeu a denúncia e determinou a citação do senhor para apresentar a resposta à acusação no prazo de 10 dias. Vale ressaltar que o prazo no processo penal é contado em dias corridos, então, se o senhor foi citado no dia 16/09/2021 (QUINTA), seu prazo começa hoje dia 16/09/2021 (SEXTA).
 Ocorre senhor Leonardo que o ônus da prova recai sobre aquele que acusa, no caso; o Ministério Público.
 Assim, em um primeiro momento, tenho que verificar se a denúncia preenche os requisitos formais do artigo 395 do Código de Processo Penal, quais sejam: verificar se essa denúncia não é inepta; se ela preenche os pressupostos processuais da ação; se há justa causa para o exercício da ação penal. 
Terei que verificar ainda, se há alguma causa extintiva da punibilidade, e se não ocorreu a prescrição. 
Lembrando senhor Leonardo que, nos termos do artigo 396-A do Código de Processo Penal, “Na resposta, o acusado poderá arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas. 
Então, o momento para o requerimento de provas é agora, assim, vamos precisar requisitar uma perícia na boate, ou seja, uma perícia na movimentação financeira da empresa. 
Vamos precisar arrolar testemunhas, só pode arrolar até oito testemunhas, podendo ser do fato ou da sua conduta.
As testemunhas não são obrigatórias mas é recomendável que o senhor as tenha, vou precisar dos nomes e endereços delas.
Caso o senhor não tenha nenhuma testemunha dos fatos pode ser testemunha da sua conduta, ou seja, de como o senhor trabalha no seu dia a dia, sobre a sua pessoa mesmo.
Se o senhor me falou que matou por motivos financeiros, que seu sócio estava desviando dinheiro da empresa, dessa forma, vou precisar de alguns documentos que comprovem esses desvios financeiros, tais como: extratos, notas fiscais, recibos, entre outros.

Mais conteúdos dessa disciplina