Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Técnicas Expressivas
As técnicas expressivas podem ser definidas como aquelas que investigam características de personalidade através dos padrões dos movimentos e ritmos corporais (SCHEEFFER, 1962). Assim, o comportamento expressivo caracteriza o estilo pessoal de resposta diante das situações. Neste sentido, as técnicas expressivas oferecem oportunidade para a pessoa reagir de forma característica ou individual, quando maneja e organiza um material. Boa parte destes métodos expressivos apresenta a vantagem de não necessitar da linguagem falada. Ainda, são recursos que, além de servirem como instrumentos de diagnóstico, podem também ser usados como material terapêutico. Por meio das diversas oportunidades de autoexpressão oferecidas por tais técnicas, a pessoa "não apenas revela suas dificuldades, mas também se liberta delas" (ANASTASI, 1965, p.675). Entre as técnicas expressivas encontramos o desenho e a pintura, a atividade do brinquedo nas sessões livres, os testes lúdicos e, inclusive, toda a riqueza da mímica e dos movimentos que podem ser observados nas situações psicodramáticas. Entre todas estas técnicas, pelo menos duas: o grafismo e o brinquedo, são recursos bastante utilizados no psicodiagnóstico de crianças e adolescentes.
Os desenhos, por exemplo, podem ser toscos e grotescos, ou sofisticados, com a técnica se traduzindo em trabalhos bem elaborados. Ou podem expressar a maestria de grandes pintores como Da Vinci, Renoir ou Picasso. O estilo definitivo não importa. O que interessa é que todas as pinturas e desenhos, desde as garatujas de uma criança ao elegante e sofisticado traçado de um arquiteto, podem revelar o mundo interior de seu autor. A presença ou ausência do domínio consciente da gramática e da sintaxe da linguagem gráfica não impede a revelação da vida psíquica da pessoa.
Tecnicas Projetivas
As técnicas projetivas se caracterizam pela apresentação de estímulos pouco estruturados, o que permite uma ampla variedade de respostas, maior foco nos aspectos qualitativos do desempenho e uma maior interação do psicólogo com o avaliando (Fensterseifer & Werlang, 2008).
A criação do termo "técnicas projetivas" deve-se a Frank (1939), ao analisar os testes para avaliação da personalidade disponíveis associação de palavras de Jung, Rorschach e TAT, e propor que o mecanismo de projeção estava subjacente à atividade, e que essas técnicas permitiam uma apreciação dinâmica e global do indivíduo. 
Tecnicas Psicometricas
 Busca construir e aplicar instrumentos para mensuração de constructos e variáveis de ordem psicológica, aliada à métodos de análise estatística, principalmente a partir do refinamento matemático da análise fatorial, da modelagem de equações estruturais e da Teoria de Resposta ao Item, além de outras técnicas multivariadas, pelas quais são possíveis mensurar e analisar a estrutura de constructos psicológicos, ou mais precisamente processos mentais.
Assim, é a partir do score de um teste que se obtém características do perfil psicológico de um determinado sujeito. Um exemplo muito comum são os testes utilizados para se conduzir automóveis ou portar arma de fogo. Tais testes buscam traçar um panorama sobre diversos funcionamentos: cognitivos; psicológicos; e emocionais do sujeito. Por exemplo, como a atenção e a agressividade. Atualmente a Psicometria possui um arcabouço de atividades em diversos ambientes e instituições

Mais conteúdos dessa disciplina