Buscar

analise de agua rel 2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
		CAMPUS I
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
COMPONENTE: ANALISE DE ÁGUAS 
PROF. GERALDA GILVÂNIA 
AMANDA FERREIRA ALVES
LIVIA CHAGAS DE ANDRADE SANTOS
RELATÓRIO DAS AULAS EXPERIMENTAIS ANALISE DE ÁGUAS
CAMPINA GRANDE
2022
INTRODUÇÃO
A alcalinidade trata-se da medida da capacidade da água para neutralizar os ácidos. É conhecida como o efeito de tampão da água ou a capacidade da água de resistir a uma alteração no pH quando é adicionado um ácido. A alcalinidade das águas não representa risco potencial à saúde pública. Provoca alteração no paladar e a rejeição da água em concentrações inferiores àquelas que eventualmente pudessem trazer prejuízos mais sérios.
Na agua a alcalinidade (com um pH de 7,0 ou superior) é causada principalmente pela presença de substâncias dissolvidas que neutralizam ácidos (álcalis). Está relacionada com o equilíbrio de dióxido de carbono na água e é uma função do pH.O poder de dissolver gás carbônico (C02), e este, na forma de ácido carbônico, que pode estar combinado sob várias formas com metais alcalinos (Na, K) e alcalinos terrosos (Ca, Mg), na forma de carbonatos. Estes sais, sendo de bases fortes e ácido fraco, conferem à água um caráter básico. A determinação da alcalinidade consiste na titulação com H2S04, de concentração conhecida e determina-se a alcalinidade. Esta determinação permite avaliar a existência de hidróxidos (OH-), carbonatos (C03)2, e bicarbonatos (HC03) na água. A grosso modo, pode-se dizer que águas com: 
· pH>9,4 =OH- hidróxidos e CO3
· 8,3 <pH<9,3 têm carbonatos e bicarbonatos. 
· 4,4<pH<8,3tem somente bicarbonatos. 
Percebe-se que alcalinidade está intimamente ligada ao pH, quanto maior este for, mais elevada será a alcalinidade, e quanto mais elevada esta for, menor é a tendência agressiva e maior é a tendência incrustante de uma água
Chama-se alcalinidade total, aquela alcalinidade em presença do indicador alaranjado de metila, a qual apresenta os bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos .A alcalinidade à fenolftaleína, cujo indicador de ponto final é a fenolftaleína. Mede a fração de alcalinidade dada pelos hidróxidos e a metade do carbonato. A alcalinidade total e a alcalinidade à fenolftaleína, permitem o cálculo das várias classes de alcalinidade.
A tabela a seguir é usada para o cálculo dos componentes da alcalinidade:
Tabela 1: Alcalinidades –hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos.
	P,T
	OH-
	CO3-
	HCO3-
	P=0
	0
	0
	T
	P<1/2T
	0
	2P
	T-2P
	P=1/2T
	0
	T
	0
	P>1/2T
	2P-T
	2P-T
	0
	P=T
	0
	T
	0
Na etapa de floculação de águas para abastecimento público, a alcalinidade da água assume fundamental importância na ocorrência do fenômeno denominado floculação por varredura, que muitas vezes é o mecanismo de floculação mais atuante. Neste processo, o coagulante reage com a alcalinidade da água formando hidróxidos metálicos polimerizados altamente insolúveis (de alumínio ou de ferro, dependendo do coagulante utilizado), que arrastam partículas coloidais em seus percursos de sedimentação.
Objetivo: Determinar a Alcalinidade de uma amostra de água (neste caso foi utilizado agua da própria torneira).
METODOLOGIA:
Matérias:
· Vidrarias: erlenmeyer, proveta graduada, suporte universal; bureta 
· Reagentes e Soluções: Ácido Sulfúrico 0,02N; Soluções Indicadoras: Fenoftaleína e Alaranjado de Metila (methil orange).
Foi colocado 100 ml da amostra (agua da torneira) em um erlemeyer, adicionou-se 6 gotas de fenolftaleína, com o qual o liquido não ficou cor rosa, então não foi titulado com H2SO4 (0,2N).
Em seguida na mesma de amostra de agua adicionou-se 4 gotas de alaranjado de metila e titulou-se com H2SO4 (0,2N) até o aparecimento da cor laranja avermelhada, característico da viragem do indicador.
RESULTADOS:
Calculou-se o valor de preparação para H2SO4 (0,2N) que trata-se de reagente liquido, verificamos os dados contidos no frasco:
T (%)=95
d=1,84 g/cm3
MM= 98,08 g/mol
Utilizando a lei da diluição:
Cc . Vc= CD .VD
Nc . Vc= ND .VD
Calculamos a normalidade do concentrado H2SO4 (0,2N):
· Para achar a equação foi feito a relação entre normalidade e titulo 
· Sabendo que: 
· Retornando para o princípio da diluição:
 Nc . Vc= ND .VD
36. Vc= 0,02 N . 1L = 0,00055556 = 5,55x10-4
Após o cálculos foi feito a titulação onde: Amostra não mudou de cor com fenolteina o que indica que seu ph é inferior a 8,3 .Logo após foi feita a aplicação do alaranjado de metila , onde a mostra apresentou cor amarela o que indica que seu pH é superior a 4,4.
Fonte: De autoria própria.
Então foi feita a titulação e obtemos a média de titulação de 11,73 ml.
Titulação 1 = 12,5
Titulação 2= 11
Titulação 3 =11,7
Media = 11,73 ml
Assim temos que:
P = O (alcalinidade devida ao bicarbonato em CaC03 ).
Através da tabela 1, encontramos o valor da alcalinidade total:
T=(0+11,73).10=/l
Temos também:
· V(ml) H2SO4: Volume de Ácido Sulfúrico gasto para titular a amostra; 
· Norm. ácido: Normalidade do Ácido Sulfúrico(0,02N)
/l
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
 A alcalinidade é uma medida da capacidade que as águas têm de neutralizar ácidos. E na maioria do ambientes aquáticos a alcalinidade ocorre devido a presença de bicarbonatos. As aguas naturais apresenta valores para alcalinidade 30 a 500 mg/l, sendo esta unidade usada para expressar esse parâmetro, porém aguas com alcalinidade maior podem ser desagradável para o paladar. Sendo assim, analisando os dados coletados pode-se concluir que agua se mostrou adequada para o consumo pois sua alcalinidade se encontra dentro dos parâmetros de aguas naturais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. CAVALCANTE, G.Gilvânia. ANÁLISE VOLUMÉTRICA. Campina grande: UEPB,2022.
1. INÁCIO, Samuel. ANÁLISE FÍSICO E QUÍMICA DE ÁGUAS E PRODUTOS PARA TRATAMENTOS DE ÁGUAS. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30377532.pdf. Acesso em: 06 de outubro 2022.
1. LENZI,E; FAVERO, L.O.B;LUCHESE,E.B;Introdução a química da agua: ciência , vida e sobrevivência .Edição única. Rio de janeiro: LTC,2009.
6

Continue navegando