Buscar

Contextualizada- MET, ENS, Geografia

Prévia do material em texto

Um hábito é qualquer comportamento adquirido que se torna mais ou menos involuntário. Uma das primeiras características dos movimentos cotidianos para os quais nos atentamos é a sua a natureza habitual. Os movimentos habituais se estendem por todas as escalas de ambientes – de dirigir e caminhar até alcançar e movimentar os dedos. Um membro do grupo descreveu como ele de vez em quando vai para a escola e se pergunta como chegou ali, simplesmente porque não se recorda da experiência da caminhada: “Você não se lembra de ter caminhado até aqui – faz isso automaticamente”. (Trecho retirado de SEAMON, 2011)
A geografia é o nosso dia a dia, por isso ela está em todo lugar. Na ida para o colégio ou trabalho, nos jantares em família. Frequentemente, nós vivemos no automático, realizando as tarefas diárias sem nos atentarmos para o espaço geográfico e as relações e fenômenos existentes nele. Precisamos nos atentar ao que acontece e romper essa vivência automática em ordem de compreender a geografia do nosso dia a dia.
A atividade de hoje possui duas partes:
   
1. A primeira consiste em descrever as atividades que você realiza, os espaços em que elas acontecem e as pessoas que você encontra durante todo um dia.
   
2. A segunda etapa consiste em mobilizar o arcabouço geográfico aprendido, as categorias e outros conteúdos geográficos, para contextualizar essas atividades e seus espaços numa perspectiva multiescalar.
Desenvolvimento da Atividade
25% da nota total
Excelente
O aluno será considerado excelente, quando atender plenamente ao que se pede no enunciado da atividade contextualizada, além de apresentar um texto claro e objetivo com as duas tarefas pedidas: uma descrevendo a rotina de um dia, os espaços, pessoas e coletivos envolvidos; outra articulando essas atividades com as categorias geográficas (lugar, região, território, paisagem) em diversas escalas. Deve apresentar também os trajetos efetuados pelo aluno nesse dia.

Continue navegando