Buscar

Cirurgia Estetica Facial

Prévia do material em texto

CIRURGIA ESTÉTICA FACIAL
ENVELHECIMENTO 
O envelhecimento facial não é somente restrito à pele, mas também a:
· Tecidos subcutâneos subjacentes;
· Vários coxins de gordura; 
· Sistema músculo-aponeurótico; 
· Esqueleto facial;
Temos dois aceleradores principais do envelhecimento facial evitáveis que são exposição ao sol e o tabagismo, ambos os processos aceleram a degradação e a desorganização do colágeno e da elastina, trazendo consigo efeitos como rugas, alterações de pigmentação, tonalidade reduzida da pele, fora o risco de câncer trazido pelos raios UV.
ANÁLISE FACIAL
A avaliação da face deve ser realizada de uma maneira muito consistente e sistemática. Embora não exista nenhuma forma específica para esta análise, uma maneira efetiva é começar por uma revisão geral de todo o paciente.
· Etnia;
· Hábito corporal;
· Proporções faciais gerais;
Em seguida pela caracterização da pele, e uma avaliação de “cima para
baixo” da face e do pescoço, simetria e proporções faciais, se atendo também para características dos tecidos moles. E após uma analise geral, deve-se dar enfoque para área da queixa principal do paciente. Ainda levando em consideração as analise geral do paciente, onde por exemplo em uma cirurgia de rinoplastia um diferencial que e levado em consideração e também é um ponto importante seria a etnia do paciente onde várias diferenças anatômicas entre os tipos raciais exercem um papel
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS
TERÇO SUPERIOR DA FACE
Lift da fronte e da sobrancelha
Em alguns casos graves de ptose da sobrancelha, fronte longa e recuo da linha do cabelo, a tradicional abordagem miniaberta do lift da sobrancelha pode ser usada a fim de fornecer acesso generoso para mobilização e lifting da sobrancelha e da fronte. Nesse tipo de cirurgia e feita uma incisão tricofitica de forma que evite dano aos folículos pilosos, essa incisão e posiciona atras da linha do cabelo e uma dissecção de espessura total do couro cabeludo e usada para divulsionar, mobilizar e elevar a fronte e a sobrancelha. 
O lift miniaberto tricofítico da fronte sobrancelha
O lift miniaberto tricofítico da fronte e sobrancelha é realizado por uma incisão colocada logo posteriormente à linha do cabelo
Lifting endoscópico da fronte com um endoscópio iluminado (esquerda) e cautério com ponta agulhada para facilitar a liberação do periósteo e miotomias dos músculos depressores da sobrancelha (direita).
A maioria dos procedimentos de lift de sobrancelha e fronte é executada endoscopicamente. A cirurgia endoscópica é realizada usando múltiplas pequenas incisões dentro da área do cabelo. Os tecidos da fronte e da sobrancelha são divulsionados e suspensos numa posição superior com o uso de parafusos ósseos extremamente pequenos. A recuperação de um lift de sobrancelha por via endoscópica leva em média de 5 a 7 dias. O desconforto é normalmente leve e nenhum curativo pós-operatório prolongado é necessário. Complicações são raras, mas podem incluir hematoma, assimetria, elevação excessiva da ponta da sobrancelha, relapso, parestesia e fraqueza dos ramos do nervo temporal.
BLEFAROPLASTIA 
As alterações relacionadas à idade ocorrem nas estruturas periorbitárias logo na terceira ou quarta décadas de vida, tornando a blefaroplastia ou a dobra da pálpebra uma das primeiras cirurgias estéticas faciais a que muitos pacientes se submetem. 
As técnicas mais antigas de blefaroplastia dependiam fortemente da remoção liberal da gordura herniada nas pálpebras superior e inferior. A remoção extensiva de gordura frequentemente fornece resultados inicialmente agradáveis, mas pode resultar em aparência oca que pode ser difícil de corrigir. As técnicas modernas atêm-se mais na remoção deliberada ou no reposicionamento da gordura para preservar o volume.
A blefaroplastia da pálpebra inferior envolve a remoção da pele redundante e ocasionalmente de músculo. Se a gordura for removida, isto deve ser feito cuidadosamente e costuma ser limitado apenas ao compartimento de gordura nasal.
Redução do coxim gorduroso medial ou nasal na pálpebra superior. Hemostasia estrita deve ser assegurada durante este componente da cirurgia para prevenir hematoma orbitário. Ressecção superagressiva da gordura orbitária resultará num efeito escavado da pálpebra superior e deve ser estritamente evitado.
A incisão na pálpebra superior é escondida na prega palpebral e uma vez completamente cicatrizada é quase imperceptível
TERÇO MÉDIO DA FACE 
Blefaroplastia inferior
A pálpebra inferior, por si só, pode ser tratada de diversas maneiras. Duas das técnicas mais comumente usadas são o acesso transconjuntival e o acesso subciliar. Na transconjuntival, a incisão é feita no interior da pálpebra inferior, e a gordura proeminente é esculpida ou reposicionada.
Incisão da blefaroplastia transconjuntival inferior esquerda com um cautério de ponta agulhada. Essa abordagem fornece excelente acesso aos coxins gordurosos orbitários sem a necessidade de incisão externa. 
Implantes do Terço Médio da Face
Conforme as pessoas envelhecem, os coxins de gordura da região da bochecha atrofiam e caem. Combinado com a perda gradual do volume e suporte esquelético, ocasiona aplainamento da bochecha.
Pode ser utilizado materiais de polietileno poroso de alta densidade e os implantes de silicone sólido, que possuem maior recuperabilidade e grande tolerância pelos tecidos humanos.
Os implantes de bochecha podem ser colocados em posição através de uma incisão na pálpebra inferior ou mais comumente através de uma incisão intrabucal no vestíbulo maxilar e podem ser fixados com parafusos de titânio.
Rinoplastia
Procedimento cirúrgicos executado com propósitos funcionais e estéticos.
Pode ser realizada através de acesso aberto ou fechado. No acesso fechado, todas as incisões são intranasais e a maior parte da manipulação do esqueleto nasal subjacente é executada cegamente ou com visão limitada. O acesso aberto incorpora incisões intranasais similares com uma incisão columelar, que permite a exposição completa do esqueleto nasal. Esta permite melhor visualização e uma alteração mais precisa das cartilagens nasais.
Consegue-se alterar todo o formato da narina, através de osteotomias, corte de cartilagens e técnicas de suturas.
Septoplastia, alteração do septo nasal.
Curativos: bandagem do nariz e colocação de uma tala externa rígida por uma semana. Tamponamento intranasal raramente é necessário. 
Recuperação normalmente requer de 1 a 2 semanas, mas mudanças sutis da ponta nasal, podem ocorrer até um ano, porém a maioria dos resultados é totalmente apreciada com 2 a 3 meses.
Otoplastia
O ouvido externo completa quase todo seu crescimento por volta dos 7 a 8 anos de idade, o que permite que a cirurgia seja realizada com segurança e previsibilidade nesta idade. 
A correção cirúrgica normalmente envolve a exposição da cartilagem da orelha por uma incisão pós-auricular. O excesso de cartilagem é totalmente excisado ou afinado, e a orelha é, frequentemente, remodelada pelo escoramento da cartilagem e de técnicas de sutura a fim de permitir mais modelagem. 
 	Curativo reforçado e uma bandagem mastoide. 
TERÇO INFERIOR DA FACE
Lift do pescoço e do terço inferior da face
A ritidectomia, ou remoção das rugas, é o carro-chefe do rejuvenescimento facial.
O objetivo no procedimento de ritidectomia é elevar e reposicionar os tecidos flácidos ou caídos da face, fáscia subjacente, músculos faciais e coxins gordurosos.
A ritidectomia total é necessária para abordar adequadamente a frouxidão no pescoço e na área submentoniana. É usualmente combinada com um procedimento para atuar nas dobras no pescoço anterior, denominado plicatura do platisma. 
Existem muitas variações, mas a incisão típica do lift facial envolve um componente no tufo de cabelo temporal que procede inferiormente tanto anterior ou posterior à cartilagem do tragus na orelha, cursa ao redor do lóbulo da orelha, vira superiormente ao longo da prega pós-auricular, e afunila-se no tufo de cabelo occipital. 
Minirritidectomianormalmente incorpora tanto o componente anterior para tratar pequenas papadas ou, menos comumente, o componente posterior para tratar a frouxidão do pescoço.
Recuperação após um lift facial tipicamente requer de 10 a 14 dias.
Pacientes que procuram tratamento para pele flácida e das rugas da face inferior e pescoço normalmente necessita da adição de volume e resurfacing. Essa adição é feita com a transferência de gordura para a região.
Genioplastia
 Em pacientes que possuem uma mandíbula subdesenvolvida a perda da definição do contorno e mento é bem evidente. 
 No quadro de retrognatia (uma mandíbula retraída) ou retrogenia ou microgenia (um mento usualmente pequeno ou deformado), a frouxidão da face inferior e pescoço tende a ocorrer mais precocemente e com maior gravidade em decorrência da ausência de suporte esquelético.
 Os materiais aloplásticos atualmente usados para aumento do mento incluem polietileno poroso e silicone sólido. A reabsorção óssea subjacente é usualmente citada como uma desvantagem da colocação de um implante de mento de silicone sólido. Contudo, com implantes de formato anatômico colocados na posição adequada na borda mandibular (onde o osso é muito denso) e rigidamente fixados para evitar micromovimentos, reabsorção significativa é muito rara.
Área de colocação ideal para um implante de silicone de mento. Muitos cirurgiões-dentistas escolhem fixar o implante com um pequeno parafuso de titânio ou uma sutura
A recuperação típica da genioplastia ou do aumento aloplástico leva aproximadamente uma semana.
Aumento ou redução do lábio
 Muitos métodos para aumento do lábio estão disponíveis e incluem implante de materiais sintéticos, derme humana de cadáver, e gordura ou derme autóloga. Cada material possui suas próprias vantagens e desvantagens. O material selecionado é colocado para aumentar o vermelhão central do lábio e definir a borda do vermelhão.
 Embora menos comumente realizada, a redução do lábio, ou queiloplastia, também é possível. O excesso de tecido é removido da porção intrabucal do lábio protuberante, e a mucosa do lábio é divulsionada e suturada numa posição rotacionada mais internamente. A recuperação varia de dias a semanas, dependendo do método usado.
Lipoaspiração do pescoço
A lipoaspiração facial pode ser usada para reduzir o volume submentual e do pescoço. Esses depósitos excessivos de gordura são, em geral, localizados superficialmente ao platisma.
O propósito da lipoaspiração é remover os depósitos coalescidos de gordura subjacente, permitindo que a pele suprajacente se remodele sobre uma linha do pescoço recém-formada. Durante a lipoaspiração, a gordura é removida usando uma cânula tubular sob uma aspiração a vácuo.
A recuperação leva de 7 a 10 dias, mas de 3 a 6 meses são necessários para que os resultados finais sejam completamente apreciados.
Conclusão
O desejo das pessoas de parecerem jovens e atraentes não vai diminuir nas próximas décadas. As intervenções eletivas cirúrgicas e não cirúrgicas para rejuvenescimento e por razões estéticas continuam a ganhar ampla aceitação e popularidade, a comunidade odontológica está bem posicionada para servir aqueles pacientes que procuram opções para melhorar o seu visual.

Continue navegando