Buscar

A2 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO E SISTEMAS DE PRODUÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO E SISTEMAS DE PRODUÇAO
Lucas Sousa Dos Santos
17202395
QUESTAO 1
Letra C - comprar do fornecedor externo no primeiro ano e produzir a partir do segundo ano na linha de produção semiautomatizada.
QUESTAO 2
Analisando o gráfico, no tamos que no primeiro ano, por ter a demanda de 100 unidades, vemos que comprar a peça tem o menor custo para a empresa. De 200 a 600 unidades, nota-se que o menor custo é da produção semiautomatizada, tornando viável nos demais anos, pois a maior produção anual é no ano 5 que produz 510 unidades. Portanto, a melhor alternativa para a empresa é a “c”
QUESTAO 3
O nível Dispositivos de Campo é a etapa de aquisição de dados e controle manual, onde são encontrados os dispositivos de campo como os sensores, inversores, transmissores, atuadores, entre outros. Exemplos de tecnologias utilizadas nessa etapa: Ethernet-IP, PRO FINET, HART, entre outros. O nível Controle de Processo estão os equipamentos que têm como função realizar o controle automatizado dos processos produtivos. É composto por equipamentos de controle como o CLP e RTU. É onde acontece o controle e manipulação dos dispositivos do nível anterior que fazem um trabalho físico. Exemplos de tecnologias utilizadas nessa etapa: IH M, PRO FIBUS DP, Fieldbus, HSE, EtherNet -IP, entre outros. 
 O nível Sistema de Supervisão diz respeito à supervisão dos processos produtivos, desde as etapas anteriores. Outra função muito importante desse setor é a parte de bancos de dados, local onde é realizado o armazenamento de informação de toda a produção. Exemplos de tecnologias utilizadas nessa etapa: SCADA, IHM E Workstation. 
 O nível Gerenciamento da Planta está ligado ao controle fabril total. É então o nível responsável pela programação e planejamento da produção. Auxilia tanto no controle de processos industriais quanto na logística de suprimentos. Exemplos de tecnologias utilizadas nessa etapa: MES E PIMS. 
 O nível Gerenciamento Total refere-se ao planejamento estratégico e gerenciamento corporativo. É o nível responsável pela administração dos recursos da empresa contando com softwares para auxiliar na tomada de decisões. Este nível se desprende das ferramentas fabris e foca na administração dos recursos da empresa. Exemplo de tecnologia utilizada nessa etapa: ERP.

Continue navegando