Buscar

Resumo artigo sobre tecnologia no varejo de bolsas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Importancia da Tecnologia da Informação no Processo de Gestão Empresarial: Uma Análise do Comércio Varejista de Bolsas do Calçadão de Imperatriz - MA
A tecnologia da informação nas empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte, serve como um auxílio muito grande para os serviços realizados ou até mesmo para coletar, processar e organizar dados e transformá-los em conhecimento, informações que podem fazer com o que o serviço prestato melhore.
Muitas empresas que não aderiram a era digital, vieram a ter uma perda siginificativa de ganhos ou até mesmo a fechar suas portas.
A tecnologia em muitas empresas, principalmente nas atacadistas e varejistas, aqueles que vendem diretamente ao consumidor, usam a tecnologia para ter controle de estoque, para gerar pagamentos online, fazem com que o cliente selecione o produto pelo site, e muitas outras funções.
Sobre a tecnologia da informação, precisamos entender que a informação é um conjunto de dados com um significado, que reduz a dúvida ou eleva o conhecimento sobre algo. A tecnologia da informação é um sistema integrado que é usado para processar e armazenar dados com a ajuda da tecnologia.
Para que as empresas continuem se mantendo firme no mercado competitivo e consigam ser destaque naquele serviço ou produto que oferecem, precisam-se sempre estar a frente das novas tecnologias, sempre acompanhar as mudanças ao redor. E a tecnologia está cada dia mais avançada, tendo assim, os gestores, um papel importantíssimo, que é o de reconhecer a necessidade do negócio e aplicar a tecnologia devida. 
Contudo, ter apenas um bom sistema, ter conhecimento, e todo a tecnologia devida não são suficientes para se ter um bom resultado. Vale lembrar que a tecnologia só terá resultado caso seja aplicada de forma correta, caso contrário, poderá ter efeito contrário ao esperado, vindo a prejudicar os ideais planejador ou até mesmo inviabiizar o empreendimento.
Foi realizado uma pesquisa bibliográfica e de campo com 10 gestores de lojas de bolsas situadas no calçadão de Imperatriz – MA, com o objetivo de conhecer como a tecnologia da informação age no varejo.
A pesquisa foi simples, foi realizada 4 perguntas de multipla escolha, das quais foram:
1) A empreza utiliza algum programa (software) para facilitar o processo de venda e estoque de produto?
2) A empresa treina os funcionários para conhecerem o sistema ou apenas o gestor ou gerente tem acesso?
3) Considera que a tecnologia utilizada durante as operações de compra e venda diminui as vagas de trabalho?
4) Acredita que é impossível trabalhar nos dias de hoje sem o uso da tecnologia da informação?
Com a pesquisa, percebe-se que 60% dos participantes utilizam alguma ferramente tecnologia para facilitar o serviço, 50% dos gestores treinam o gerente e alguns colaboradores. 
Foi possível analisar a importância da tecnologia da informação no processo de gestão empresarial, enfatizando como estudo de caso as lojas de bolsas situadas no calçadão de Imperatriz – MA.

Continue navegando