Buscar

Estudo de Caso Caloi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso Caloi
A Caloi em seus 110 anos de vida vem, ao longo do tempo, mudando sua posição no mercado em relação ao seu público alvo e ao seu nicho de mercado. Nos anos de 1898 até meados de 1970 a fabricação de bicicletas tinha como objetivo todo o mercado consumidor. Ao abrir sua segunda fábrica procurou atender um público alvo de pessoas de alta renda com produção a de bicicletas de alto valor. Nos anos de 1980, com a concorrência da empresa Monark, segregou o mercado em dois públicos: Caloi mais voltado ao público infantil e Monark ao público adulto.
Como estratégia de marketing a Caloi sempre buscou estar presente nas mídias, com canais voltados ao seu público alvo, o público infantil. Após sua venda, ao entrar no mercado home fitness, a empresa “resolveu variar a sua estratégia e passou a patrocinar e apoiar eventos esportivos, atingindo outras frentes de mercado e entrando em contato com os adultos, direcionando o foco do Marketing para ações de nicho”.
Com esta estratégia, a marca se promoveu no mercado para atender, se comunicar e oferecer diferentes produtos para os diferentes públicos, infantil e adulto fitness.  Como estratégia de promoção e comunicação a Caloi lançou seu site, fez filmes infantis, campanhas publicitárias em canais de tv fechados, eventos esportivos, desenvolveu um selo comemorativo de seus 110 anos de história relançando produtos de sucesso e produtos com edições limitadas.
A empresa mostra que não parou no tempo, aproxima-se do seu público através de novos e “velhos” canais de comunicação, está sempre à procura de novos nichos de mercado para desenvolvimento e lançamento de novos produtos.
Referência:
Terra, Thiago. Caloi trabalha para consumidor não esquecer a marca.
Disponível em: https://casesdesucesso.files.wordpress.com/2008/10/caloi.pdf
Acesso em 01 mar.2022.

Continue navegando