Buscar

Estudo de Caso Ambev

Prévia do material em texto

Estudo de Caso Ambev
A criação da AmBev em 1999 foi resultante da fusão horizontal (fusão entre empresas concorrentes de um mesmo segmento/atividade) entre as empresas Antárctica e Brahma, líderes do segmento de bebidas. As motivações para tal se deu na busca por sinergia operacional (economias de escala e de escopo, melhoria da eficiência produtiva, qualidade e logística e transferência de tecnologia) e sinergia financeira (aumento das receitas, benefícios fiscais, redução de despesas operacionais e custos de capital, ganhos de monopólio e aumento da alavancagem/grau de endividamento) e, principalmente, as oportunidades de crescimento no mercado internacional.
Por se tratar de uma aquisição de empresas, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão governamental responsável por defender e fomentar a livre concorrência dos mercados, por uma questão legal, precisa analisar e validar esta operação. O CADE impôs algumas restrições para a conclusão do negócio que tinham por objetivo diminuir a participação das marcas da empresa no mercado interno, preservando a concorrência no segmento. Com o aceite das empresas, a fusão foi concluída.
A estratégia de marketing utilizada pelas empresas foi um discurso nacionalista, passando uma imagem de fragilidade e vulnerabilidade à concorrência estrangeira. Entretanto, a narrativa é voltada à posição da nova empresa perante ao mercado externo, escondendo de certa forma sua posição de domínio do mercado interno, com 72% de participação com a fusão das empresas.
A concentração de capitais, de poderio econômico e de mercado através da fusão de empresas se tornou uma tendência no mercado nacional e internacional a fim de otimizar os recursos, reduzir custos, aumentar o acesso a capital e a novos mercados. Ao depararmos com as demais empresas do mesmo segmento em diferentes países, a Ambev tem uma concorrência aberta no mercado internacional, onde não há empresa dominante. Desta forma, a criação de uma multinacional brasileira pode criar novos empregos e gerar renda no país, com conquista de novos mercados (internacionais).
Referência:
Higuthi, Michelle R. Ambev Antecedentes da Fusão. Disponível em: https://casesdesucesso.files.wordpress.com/2008/03/ambev.pdf
Acesso em 24 fev.2022.

Continue navegando