Buscar

questionário av1- DIAGNÓSTICO- aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO PARA AV1- DIAGNÓSTICO EM ODONTOLOGIA
Assunto: Infecções Virais
1- O que é infecção e quais são os tipos?
É o ato ou efeito de infectar, de infeccionar, contaminar, tornar doente. A infecção pode ser de vários tipos (viral, fúngica, bacteriana, parasitária).
2- Cite algumas infecções virais:
Herpes simples, herpes zoster, Monucleose infecciosa, leucoplasia pilosa, sarampo, papiloma, condiloma acuminado.
3- Quais são os tipos de herpes que existem?
São eles: HHV-1: HSV- herpes simples, HHV-2: HSV- herpes simples, HHV-3: VZV- Varicela e herpes zoster, HHV-4: EBV- Leocoplasia pilosa, mono, linfoma de Burkitt, carcinoma nasogaríngeo, HHV-5: CMV- Citomegalovirose, HHV-6: Exantema súbito (=roséola), HHV-7: Eventualmente exantema súbito, e HHV-8: SKHV- Sarcoma de Kaposi.
4- Qual é o tipo de herpes mais comum na população e por quê?
É o herpes simples, em que 90% da população está contaminada, devido sua forma de transmissão, que pode ser através de lesões ativas ou durante períodos de liberação assintomática do vírus, 80% das pessoas que têm o vírus do herpes simples são assintomáticas e mesmo que não tenham lesões transmitem o vírus.
5- Qual é a diferença entre Herpes tipo 1 e tipo 2?
A diferença é a localização- o tipo 1 acomete face, boca e região ocular e o tipo 2 acomete a região genital.
6- Como é a manifestação do vírus do herpes simples?
São erupções em forma de vesículas (bolhinhas pequenininhas) que tendem a se romper e levar a uma lesão secundária chamada de úlcera. 
7- Como é o período de latência do Herpes simples?
É o período de quietude, quando o paciente tem o vírus e esse vírus vai para o Gânglio de Gasser e fica em período de latência, em que não há replicação, não é transmitido e o paciente não tem manifestação.
8- Quais são os fatores que contribuem para a reativação do vírus que está em latência?
São muitos os possíveis fatores, dentre eles podemos citar a idade avançada, LUZ ULTRAVIOLETA, estresse, fadiga, calor, fio, gestação, alergia, trauma, tratamento odontológico, doenças respiratórias, febre, ciclo menstrual, doenças sistêmicas, neoplasias malignas.
9- Qual é a definição de herpes recorrente?
A partir do momento da reativação do vírus pode-se considerar que o paciente tem herpes recorrente, essa manifestação pode acontecer dentro da boca ou fora apresentando múltiplas vesículas que se rompem e dão origem a úlceras que geram crostas nos lábios ou pseudomembranas intraorais, a cicatrização acontece de 7 a 10 dias. De 6 a 24h antes da manifestação ocorre o pródomo (que pode ser prurido, ardência, dor, pontadas ou eritema). O principal fator de reativação está associado a radiações ultravioleta e o lábio fica mais exposto ao sol e por isso é a localização preferencial do herpes recorrente.
10- O que é Gengivoestomatite Herpética primária?
É a primeira manifestação do herpes simples, que acomete principalmente crianças em idade pré-escolar (idade em que tem contato com outras crianças). São vesículas puntiformes, úlceras recobertas por pseudomembranas disseminadas pela boca, língua e gengiva, são extremamente dolorosas e são acompanhadas ou precedidas de febre alta, linfadenopatia cervical, náusea, anorexia, irritabilidade, calafrios, mal-estar e artralgia. Essa é uma manifestação rara que acomete 20% dos portadores do vírus do herpes é disseminada pela boca e gengiva, é muito dolorosa.
11- Qual é o tratamento e tempo de duração da Gengivoestomatite Herpética primária?
Nos casos leves a duração das lesões é de 5 a 7 dias e nos casos mais avançados pode durar até 14 dias. O ciclo viral tem um prazo a cumprir, então o tratamento é paliativo.
12- Em que situação é recomendado o uso do Aciclovir (antiviral)?
No pródomo para que sejam reduzidas as manifestações.
13- O que fazer quando as lesões já estão ativas?
Recomenda-se que o paciente fique em casa porque a doença é infectocontagiosa e porque ele precisa de repouso, precisa de hidratação e tratar a sintomatologia (ex: se tem febre tomar remédio para febre, tem dor no corpo tomar um analgésico), o tratamento é paliativo.
14- O que é Herpes Zoster?
É o vírus do herpes causado pela reativação do VZV (vírus varicela zoster- catapora), também conhecida como cobreiro- porque o vírus da varicela zoster fica em latência sempre no trajeto de um nervo, o paciente relata dor na região afetada e parece que o vírus está se movimentado (como se tivesse uma cobra naquela região).
15- Como é o período de latência do Herpes zoster?
Depois que o paciente teve catapora, o vírus vai para o Gânglio da espinha dorsal e fica em latência, em quietude. Existem alguns fatores que podem levar à reativação do vírus.
16- Qual é o principal fator que influencia na reativação do vírus do herpes zoster?
Idade avançada (por causa da baixa imunidade).
17- Quais são as fases do herpes zoster?
Fase prodomica (antes do aparecimento das lesões), fase aguda (quando há a presença das lesões) e fase crônica (quando o paciente passa pelos sinais e sintomas, mas continua sentindo dor na região).
18- Quais os sintomas do pródomo do herpes zoster?
Nos 2 primeiros dias que antecedem a manifestação da doença- Dor na área do epitélio inervado pelo nervo sensitivo afetado, que se intensifica conforme o vírus vai se movimentando, (tais como queimação, formigamento, prurido, incômodo pontiagudo, cortante), pode ser acompanhado de febre, mal-estar e cefaleia.
19- Quais são os sintomas do herpes zoster?
Do 3º ao 4º dia- eritema (vermelhidão), formação de vesículas, pústulas (bolhinhas com pus), logo após, há a formação de úlceras rasas e do 7º ao 10º dia formam-se de crostas (quando fora da bora) ou pseudomembranas (se na região da boca). Essas lesões se estendem para a linha média, seguem o trajeto do nervo
20- Como diferenciar herpes recorrente de herpes zoster?
A intensidade da dor do herpes zoster é muito maior, o tempo de manifestação também é maior (enquanto na recorrente a cicatrização ocorre entre 7 a 10 dias, na zoster ocorre entre 15 a 20 dias), na recorrente as lesões podem ultrapassar a linha média e na zoster não, e diferentemente do herpes recorrente, a herpes zoster dificilmente se manifesta mais de uma vez, geralmente o paciente que teve herpes zoster não vai apresentar novamente esse quadro.
21- Como tratar a herpes zoster?
Igual ao tratamento do herpes simples, tanto no pródomo qto no período de ativação, ou seja, tratamento paliativo.
22- O que é Mononucleose Infecciosa?
Conhecida também como a doença do beijo, afeta pessoas de diversas faixas etárias, mas é mais comum acontecer em adultos jovens.
23- Quais são os sintomas da Mononucleose Infecciosa?
Petéquias e pode apresentar gengivite ulcerativa necrosante (GUN) ou periodontite ulcerativa necrosante (PUN).
24- Qual é o pródomo da Mononucleose Infecciosa?
Faringite (dor na garganta), febre e linfademopatia (alteração de linfonodos), prostração, mal estar, febre, anorexia, e geralmente esse pródomo tem duração de umas 2 semanas.
25- Como é feito o diagnóstico da Mononucleose Infecciosa?
Através de exame clínico e exame laboratorial, esse paciente vai ter uma linfocitose (um aumento de linfócitos).
26- Qual é o tratamento para o paciente com Mononucleose Infecciosa?
Tratamento sintomático (se ele tem febre- remédio para febre, se tem dor- remédio para dor), recomendar que consuma bastante líquido e devido a faringite, o uso de anti-inflamatórios.
27- Oque é a HHV-4: EBV- Leucoplasia pilosa?
É uma manifestação clínica do paciente que está imunodeprimido, é a lesão mais comum da família do Epstein-barr nos pacientes com AIDS. É um indicador diagnóstico e prognóstico da AIDS. OBS: Não é um subtipo de Leucoplasta/ Também não podemos confundir com língua pilosa.
28- Quais são os sintomas da Leucoplasia Pilosa?
Placa branca geralmente na borda lateral da língua, não removível a raspagem e assintomática.
29- Como diagnosticar a Leucoplasia Pilosa?
É necessário fazer biópsia para posterior exame histopatológico.
30- Como é o tratamento da Leucoplasia Pilosa?
O tratamento não épara Leucoplasia Pilosa em si e sim para imunossupressão do paciente, tratando a imunossupressão a Leucoplasia Pilosa desaparece.
31- O que é Sarampo?
Também chamado de Sarampo de 9 dias (porque dura 9 dias), é um vírus altamente contagioso (paramixovírus), considerado uma doença da infância, transmitido através de gotículas. O sarampo pode ser transmitido 4 dias antes do aparecimento das lesões e 4 dias depois do desaparecimento delas. A infecção do sarampo acontece em 3 estágios.
32- O que acontece no estágio 1 do sarampo?
Do 1º ao 3º dia- O paciente tem coriza, tosse, conjuntivite e febre e mancha de koplik (pequenas manchas brancas azuladas em uma área de eritema, lembram grão de sal em fundo vermelho), geralmente na mucosa jugal e labial e o palato mole. 
Dica para gravar* 1º estágio é o 3 C (Coriza, Cough e Conjutivite).
33- O que acontece no estágio 2 do sarampo?
Do 4º ao 6º dia- A febre persiste, as manchas de koplik desaparecem e ele começa a ter erupção maculares (placas vermelhas) em pele (1º na cabeça e pescoço e depois no tronco extremidades).
34- O que acontece no estágio 3 do sarampo?
Do 7º ao 9º dia- A febre regride, as placas vermelhas que estavam espalhadas pelo corpo começam a desaparecer e são substituídas por uma pigmentação acastanhada.
35- Qual é o tratamento ideal para o Sarampo?
O tratamento ideal é a prevenção, através da vacina (tríplice viral). Depois que pega o tratamento é sintomático.
36- O que é HPV?
Papiloma vírus humano, é uma infecção viral
37- Qual é a importância de estudarmos sobre HPV?
Porque existem muitas lesões orais que são estimuladas através do contato com o vírus HPV, e o paciente com HPV não necessariamente tem uma DST. Assim como o vírus do herpes, temos o vírus HPV espalhado por toda parte, existem vários subtipos (até 130 subtipos de HPV).
38- Cite algumas lesões orais causadas pelo HPV:
Papiloma escamoso oral, condiloma acuminado, verruga vulgar e hiperplasia epitelial multifocal.
39- O que é Papiloma escamoso oral?
O Papiloma é uma proliferação benigna do epitélio que é estimulada através do contato com o vírus HPV. O modo de transmissão do papiloma é desconhecido, mas acredita-se que por contato sexual, aleitamento materno, contato com a saliva. Acomete principalmente pessoas (ambos os sexos) de 30 a 50 anos de idade, é comum em crianças também. Locais mais acometidos: língua, palato mole e lábios.
40- Quais são as características clínicas do Papiloma?
É uma lesão pediculada (pendurada por uma película), mole palpação, na superfície há projeções digitiformes (que lembram dedos), pode ser normocrômica ou esbranquiçada, é assintomática-paciente não sente dor e não é contagioso. Geralmente o paciente só tem 1 papiloma de até 0,5 cm.
41- Quais são as características histopatológica do Papiloma?
Aumento do número de células fazendo projeções semelhantes a couve-flor, proliferação epitélio escamoso estratificado e pode ser que eu veja coilócitos.
42- Qual é o tratamento do Papiloma?
Remoção cirúrgica e encaminhamento para o ginecologista (pacientes do sexo feminino) e para o urologista (pacientes do sexo masculino).
43- O que é Condiloma acuminado?
É uma doença sexualmente transmissível causada pelo HPV, apresenta-se em forma de múltiplas lesões aglutinadas, são lesões rosas normocrômicas, firmes, com projeções papilares curtas, geralmente são lesões maiores que as lesões dos papilpomas comumente nas regiões do ânus, genitais, mucosa labial, freio de língua e palato mole, acomete adolescentes e adultos. É contagioso
44- Qual é o tratamento do Condiloma?
Nas regiões orais o tratamento é a excisão e o encaminhamento para o infectologista.
45- O que é verruga vulgar?
São verrugas comuns, causadas por infecção do subtipo de HPV, especialmente o tipo 2, é contagioso, acomete principalmente crianças, normalmente acomete dedos das mãos.

Continue navegando