Buscar

QUESTIONARIO RESPOSTAS - AVE

Prévia do material em texto

QUESTIONARIO – ACIDENTE VASCULAR ENCEFALICO – AVE
RESPOSTAS
1) O acidente vascular cerebral acontece quando os vasos sanguíneos do cérebro entopem ou se rompem.
2) Existem dois tipos de AVE, sendo eles: AVCI (isquêmico) onde um coagulo bloqueia o fluxo sanguíneo para uma área do cérebro, geralmente causo por embolia ou trombose e o AVCH (hemorrágico) que é quando ocorre sangramento dentro ou ao redor do cérebro, deixando uma área sem nutrição, também aumentando PIC (pressão intracraniana) e interferindo as funções neurológicas. 
3) Os sinais e sintomas são alteração de linguagem, paralisia facial central, parestesia (dormência) de um lado do corpo, incoordenação de um lado do corpo, cefaleia explosiva, déficit focal (alteração de linguagem) e vertigem associada a visão dupla, dificuldade de engolir e falar (fala arrastada). 
4) Os fatores de riscos (aumento do risco de se desenvolver tal doença) para o AVE são: pessoas hipertensas, diabetes, doenças cardíacas e fibrilação atrial.
5) É utilizado a escala de NIH onde são avaliados:
1 – Nível de consciência: perguntas sobre nível de consciência (tempo e espaço) e comando de consciência (tarefas motoras);
2 – Melhor olhar (paralisia do olhar);
3 – Campos visuais;
4 – Paralisia fácil;
5 – Comando motor para MMSS;
6 – Comando motor para MMII;
7 – Ataxia dos membros (equilíbrio e coordenação motora prejudicada);
8 – Sensibilidade;
9 – Melhor linguagem;
10 – Disartria (fala arrastada);
11 – Extinsão ou desatenção. 
6) O diagnóstico é obtido através de avaliação neurológica (podendo ser caso cirúrgico ou não), tomografia ou ressonância magnética, angiografia, angiotomografia de vasos cervicais e intracranianos, ecodoppler transcraniano e exames laboratoriais em geral. 
7) Nas 4 a 5 primeiras horas do surgimento dos sinais e sintomas o tratamento é feito com trombólise venosa, após 8 horas e antes das 24hrs do início dos sinais e sintomas é realizado trombectomia mecânica, o tratamento também inclui maneja da PA e internação na unidade de AVC ou UTI. 
8) PAS na admissão entre 150mmHg e 220mmHg e sem contraindicação de tratamento de PA aguda, deve ter sua PA reduzida agudamente para 140mmHG com uso de NITROPRUSSIATO EV e monitorização da PA 5/5min, com alvo de PAS 140mmHG dentro de 180 minutos. É indicado tratamento cirúrgico caso, hematoma celebrar, escala de coma de Glasgow (9-12), hemorragia lombar grande, deterioração neurologia muito rápida e avaliação médica. 
9) Jejum + balanço hídrico e repouso absoluto, 2 AVP calibrosos, monitorização cardíaca, SSVV e s/n capnometria, monitorar PA de 15/15m, glicemia capilar de 1/1h, avaliação motora, monitorização neurológica ecg <9 e escala NIH 30/30m nas primeiras 6 horas e depois de 1/1h nas primeiras 24hrs, caso piora do quadro súbita como: >4 pontos na escala de NIH, cefaleia intensa, piora de nível de consciência, náuseas, vômitos e elevação súbita da PA, solicitar o médico. 
10) Atenção a queda de O2, atenção especial às vias aéreas: aspirar excesso de saliva (sialorréia), vômitos são comuns, paralisia dos músculos da língua e da garganta pode obstruir as VAS, assistência ao PIC, assistência pós-operatório, assistência a sedação de VMI, suporte no autocuidado emocional e prevenção de trombose venosa. 
11) Os cuidados são, não realizar cateterização venosa central ou AVP nas primeiras 24hrs, não introduzir sonda vesical até 30min do termino da infusão e não introduzir sonda nasoenteral nas primeiras 24hrs após infusão, sempre avaliando reflexos de proteção, controle de saliva e secreção, presença de deglutição espontânea, dentes e movimentação da mandíbula. 	
12) A trombectomia mecânica é um procedimento cirúrgico onde deu objetivo e desobstruir e restaurar o fluxo sanguíneo arterial cerebral, utilizando cateteres para aspiração do coagulo ou uso de stent auto expansível.
13) As relações seriam apenas no AVCI devido a hipercoagulabilidade que pode ocorrer predisposição com a formação de trombos, assim evitando a passagem do fluxo sanguíneo.

Continue navegando