Logo Passei Direto
Buscar

PROVA REGIMENTAL JUNHO 2022

User badge image
Silvana Lopes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Não podemos afirmar que todos os alunos que apresentam desenvolvimento insatisfatório em todas as disciplinas, possuem transtornos de aprendizagem ou deficiência intelectual. Qual alternativa não justifica o enunciado?
A) Porque transtornos de aprendizagem envolve os métodos de ensino adotados pelo professor, e a deficiência intelectual pela dificuldade do aluno de expressar seus conhecimentos.
B) Porque em algumas situações o aluno pode apenas ter dificuldade na compreensão e na escrita, ou seja, dificuldades com a alfabetização, levando-o a ter dificuldades na aprendizagem dos conteúdos.
C) Porque em algumas situações o aluno não consegue acessar o conteúdo e nem expressar suas aprendizagens, porque não foram adotadas estratégias pedagógicas alternativas, e nem formas de avaliação que levem em conta as dificuldades específicas de cada aluno.
D) Porque a deficiência intelectual não implica necessariamente um transtorno de aprendizagem.
E) Porque em situações em que há aspectos emocionais envolvidos, o processo de aprendizagem pode ser afetado, uma vez que o aspecto emocional é elaborado e superado pelo aluno, o processo de aprendizagem é restabelecido.

Como são denominadas as fases pelas quais as crianças passam no início do processo de alfabetização?
A) Hipóteses pré-silábica, silábica e alfabética.
B) Hipóteses alfanumérica e fonética.
C) Fases do desenho, das letras e da escrita.
D) Fases pré-silábica, fonética e alfanumérica.
E) Fases pré-cognitivas, alfabetização e escrita.

Qual alternativa não representa uma característica da dislexia segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM-V?
A) Dificuldade na fala, o fato da criança não conseguir ler com eficiência pode levar ela a ter comprometimento na oralização, e no raciocínio lógico.
B) Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las.
C) Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido.
D) Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes.
E) Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza.

Qual alternativa não representa um dos subgrupos que compõem o campo das Dificuldades de Aprendizagem (DAs)?
A) Dificuldades cognitivas
B) Dificuldades escolares
C) Dificuldades de aprendizagem
D) Transtornos de aprendizagem
E) Deficiências e Transtornos Mentais

Assinale qual teoria menciona a teoria que entende que a aprendizagem se dá quando um indivíduo aprende por meio da repetição de uma ação até que se torne automático, quando estímulos condicionam o seu comportamento. Essa teoria foca o comportamento do indivíduo, e não nos processos cognitivos envolvidos na produção do comportamento.
A) Teoria Behaviorista
B) Teoria Aristotélica
C) Teoria Pavloviana
D) Teoria de Platão
E) Teoria Cognitivista

Leia as seguintes asserções e assinale a alternativa correta
I. As condições físicas e recursos materiais inadequados das instituições escolares e de outros obstáculos, tais como problemas nutricionais, doenças crônicas, comprometimentos físicos ou nos órgãos dos sentidos, dificuldades emocionais, tramas, baixa autoestima, são fatores que devem ser observados
II. Esses fatores exercem uma influência importante no processo de aprendizagem e alfabetização da criança. Pois quando uma criança após a idade dos sete anos, ela ainda não consegue usar a linguagem, podemos inferir que existiu obstáculos que atrapalharam o seu processo de aprendizagem.
A) As asserções I e II são verdadeiras, a asserção II justifica da asserção I.
B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção I.
C) A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa.
D) A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é correta.
E) As asserções I e II são falsas.

As noções e os conceitos a respeito da formação social e sua relação com as pessoas com deficiência se transformaram profundamente ao longo das últimas décadas, tanto na esfera mundial, como no espaço brasileiro. Nesse sentido, um novo modelo de estruturação e formação social, intitulado PARADIGMA DE SUPORTES, foi estabelecido pelo MEC. Sobre esse modelo, NÃO SE PODE afirmar que:
A) Esse paradigma promove a diversidade como elemento de enriquecimento social, o respeito e a garantia às necessidades de todos os cidadãos como pilares fundamentais dessa nova prática social almejada.
B) O paradigma de suportes se configura a partir da necessidade de [...] construção de espaços inclusivos em todas as instâncias da vida na sociedade.
C) O paradigma de suportes deve garantir o acesso imediato e favorecer a participação de todos nos equipamentos e espaços sociais.
D) A transformação do conceito – da forma de olhar e pensar sobre as pessoas com deficiência e as necessidades especiais – é de fundamental importância, uma vez que passa a gerar inédita compreensão da sociedade e das possibilidades de existência social.
E) O paradigma de suportes se configura a partir da necessidade de garantir o acesso imediato e favorecer a participação de todos nos equipamentos e espaços sociais, desde que os indivíduos em questão sejam previamente preparados para ‘misturarem-se’ de maneira que suas diferenças sejam o menos perceptíveis possível.

Um dos fundamentos principais dos movimentos globais pela inclusão é o reconhecimento e valorização da diversidade. De acordo com outros princípios para uma Educação Inclusiva, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A construção inclusiva reconhece a diversidade, pois uma sociedade democrática segue a igualdade e é composta por singularidades múltiplas.
B) Só podemos ser democráticos quando permitimos a convivência igualitária dos diferentes, e não pela sua segregação ou tentativa de normalização.
C) É importante destacar a noção de equidade, que se refere a oportunidades diferenciadas em busca da igualdade.
D) Uma escola inclusiva leva em conta a família e a comunidade na construção e formação de seus alunos.
E) Para uma escola inclusiva, democrática e igualitária, não podemos permitir práticas e tratamentos diferenciados.

O século XIX foi marcado por uma crescente luta contra os maus-tratos e a promoção da educação como possibilidade de desenvolvimento para as pessoas com deficiência em diferentes esferas. Nesse período, podemos destacar como exemplos dessa tendência:
A) A criação do sistema de escrita Braille, para pessoas com deficiência visual, adaptado de um sistema proposto para uso nas Guerras Napoleônicas.
B) A perda de importância das ações de reabilitação de soldados feridos em guerras.
C) O surgimento das primeiras escolas voltadas às curas dos portadores de deficiências com os mais recentes avanços médicos disponíveis.
D) A diferenciação científica das pessoas com deficiência mental entre idiotas (doentes crônicos e incuráveis) e dementes (deficientes resultantes de carências que poderiam ser tratados e desenvolvidos).
E) A prevalência da institucionalização do tratamento de pessoas com deficiência em hospícios e escolas especiais que os integravam cada vez mais à sociedade.

Uma importante conquista na garantia dos direitos tanto das crianças e dos adolescentes, como também das pessoas com deficiência, foi a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, através da lei n˚ 8.069/90. Sobre o ECA, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei.
B) É assegurado à criança e ao adolescente, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
C) A criança e o adolescente, além dos dispositivos legais presentes na Constituição e em outros ordenamentos, também tem seus direitos assegurados por essa “legislação especial”.
D) O ECA refere-se aos deveres jurídicos do Estado, mas não aborda os deveres da família, da comunidade e da sociedade em geral em assegurar diversos direitos da criança.
E) Em relação à saúde, quando de sua promulgação, o ECA assegurava o “atendimento médico” às crianças e aos adolescentes através do SUS, apontando o atendimento especializado aos portadores de deficiência.

Sobre a forma como os temas da Educação Especial e do atendimento às pessoas com deficiências aparecem no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990 e suas alterações posteriores, é INCORRETO afirmar que:
A) O portador de deficiência que é adolescente recebe do ECA a garantia de ter o seu trabalho protegido.
B) O ECA determina que é dever do Poder Público oferecer gratuitamente recursos, próteses e medicamentos voltados ao tratamento e reabilitação de quem precisa.
C) Os direitos elencados no ECA são explicitamente aplicados às pessoas com deficiências, como definido em alteração da lei em 2016.
D) Adolescentes com deficiência mental que praticarem ato infracional, segundo o ECA, receberão tratamento coletivo, junto com os demais adolescentes infratores.
E) O ECA prevê que o ensino especializado dos portadores de deficiência deve acontecer preferencialmente na rede regular de ensino.

O paradigma da inclusão entende a sociedade de forma democrática e acredita na diferença como elemento da constituição social, na valorização e no reconhecimento da diversidade humana. O Princípio da igualdade tem como conceito norteador a inclusão; acerca de seus objetivos, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – É um objetivo da inclusão identificar as necessidades especiais presentes na população.
II - Analisar o contexto social e toda a sua complexidade real – fatores culturais, sociais, econômicos etc. é um objetivo da inclusão.
III - Promover os ajustes e implementar os suportes que se mostram necessários para atender ao conjunto dessas necessidades é um objetivo da integração, mas não da inclusão.
IV - Integrar a pessoa com deficiência à comunidade no momento em que se mostra “pronta”, no mesmo nível da normalidade socialmente aceita faz parte dos objetivos da inclusão.
A) Somente I está correta.
B) Somente I e II estão corretas.
C) Somente I, II e IV estão corretas.
D) Somente III e IV estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

O trabalho do professor de atendimento educacional especializado voltado para o aluno com deficiência intelectual se caracteriza essencialmente pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos. O AEE se realiza essencialmente na sala de recursos multifuncionais.
Com base nas afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta:
I. O trabalho do professor do AEE é ajudar o aluno com deficiência intelectual a atuar no ambiente escolar e fora dele, considerando as suas especificidades cognitivas.
II. O professor do atendimento educacional especializado deve propor atividades que contribuam para a aprendizagem de conceitos, além de propor situações vivenciais que possibilitem esse aluno organizar o seu pensamento.
III. Esse trabalho do professor do AEE deve se realizar não levando em conta as atitudes do aluno diante da aprendizagem mas propiciando ferramentas intelectuais que facilitarão sua interação escolar e social.
IV. O professor do AEE, não precisa interagir com o professor do ensino comum, para obter informações sobre a frequência, permanência e participação do aluno na sala de aula.
A) Estão corretas as alternativas II e IV.
B) Estão corretas as alternativas I e II.
C) Apenas a alternativa IV está correta.
D) Estão corretas as alternativas II e III.
E) Estão corretas as alternativas III e IV.

O período entre o Século XIX e o início do XX foi marcado pela consolidação da visão científica da deficiência, inicialmente, apresentado pela Ciência Médica e, posteriormente, sob a influência da Psicologia e da Pedagogia, a partir dos estudos realizados por Pinel, Itard, Esquirol, Séguin, Morel, Down, Binet, Pestalozzi e Montessori, entre outros.
Selecione a resposta correta.
I. Itard desenvolveu um método de reeducação a partir do estímulo das funções sensoriais, que forneceu as bases para o desenvolvimento posterior das propostas de Educação das pessoas com deficiência, sobretudo a intelectual.
II. Alfred Binet (1857-1911) desenvolveu um procedimento de avaliação e diagnóstico da deficiência intelectual a partir dos testes de Q.I. (Coeficiente de Inteligência) e com suas constatações possibilitou que a deficiência intelectual deixasse de ser propriedade apenas pela Medicina, tornando atribuição também da psicologia como questão teórica.
III. Maria Montessori (1870-1952) foi uma pedagoga, pesquisadora e médica italiana, a criadora do método “Montessori” que revolucionou o ensino na educação infantil.
IV. "A criança, na concepção de Pestalozzi, era um ser puro, bom em sua essência e possuidor de uma natureza divina que deveria ser cultivada e descoberta para atingir a plenitude".
A) Está correta somente a afirmativa I.
B) Estão corretas as afirmativas I e II.
C) Estão corretas as afirmativas III e IV.
D) Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
E) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.

A avaliação de pessoas com suspeita de deficiência intelectual e o seu diagnóstico devem ser realizados, preferencialmente, por uma equipe multidisciplinar composta por médicos de diversas especialidades (neurologistas, pediatras, psiquiatras, geneticista etc.), psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.
A partir destas informações selecione a resposta correta.
I. Avaliação da capacidade intelectual e do funcionamento adaptativo.
II. Avaliação de transtornos mentais, emocionais e comportamentais comórbidos.
III. Identificação de etiologias genéticas e não genéticas.
IV. Avaliação da existência ou não de condições médicas associadas (por ex., paralisia cerebral, epilepsia).
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Estão corretas as afirmacoes II e III.
C) Estão corretas as afirmações I e II.
D) Estão corretas as afirmações III e IV.
E) Estão corretas as afirmações I, II, III e IV.

As características gerais dos alunos com deficiência intelectual, e da própria deficiência, geralmente é questionada sobre conduzir o processo de aprendizagem de alunos que possuem diversos comprometimentos em suas possibilidades cognitivas, sobre como avaliá-los e como lidar com um aluno com deficiência intelectual e com os demais alunos da turma.
Selecione a alternativa correta.
I. A deficiência não define o aluno, pois ele é muito mais do que a deficiência, ou seja, ao observar um aluno com deficiência intelectual, precisamos considerar que ele é uma criança ou adolescente, que possui características individuais, uma história de vida e que participa de um contexto social.
II. O professor precisa conhecer não somente as características da deficiência, mas principalmente o aluno, suas expectativas de vida e de aprendizagem, sua família e comunidade, como estabelece suas relações sociais, e como ele se percebe enquanto pessoa com deficiência intelectual.
III. Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.
IV. Segundo a AAIDD (2010, p. 105, tradução livre), suporte/ apoio são “recursos e estratégias que têm o objetivo de promover o desenvolvimento, a educação, os interesses e o bem-estar pessoal com vistas a melhorar o funcionamento individual.”
A) As afirmativas I, II, III, e IV estão corretas.
B) As afirmativas I e II estão corretas.
C) Somente a Afirmativa IV está correta.
D) As afirmativas I e IV estão corretas.
E) As Alternativas I e III estão corretas.

Vimos na Unidade 4 que para as empresas sobreviverem ao longo dos tempos devem adotar estratégias eficazes e que levem em conta a importância do seu Capital Intelectual. A partir dessa discussão, foi feita uma alusão à teoria que tem Charles Darwin como uns dos principais precursores. Essa teoria considera que a sobrevivência de qualquer espécie dependerá de sua capacidade de adaptar-se ao ambiente.
Estamos falando da teoria:
A) Evolucionista.
B) Cartesiana.
C) Mental.
D) Incremental.
E) Competitiva.

De acordo com o que vimos sobre Avaliação de Desempenho na Unidade 6, analise as questões a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso).
Em seguida, escolha a alternativa correta correspondente.
( ) No período da administração científica, a avaliação de desempenho não contribuía como forma de controle do desempenho do trabalhador rumo ao aumento da produtividade.
( ) Efetivamente, na Era Industrial Neoclássica as organizações passaram a se preocupar com técnicas sistemáticas de avaliação de desempenho.
( ) Ao longo da história, a Avaliação de Desempenho tem feito sempre o papel da mocinha, nunca o de vilã. Isso ocorre porque as organizações de forma geral, escolhem a melhor metodologia para cada caso.
A) V, V, V.
B) V, V, F.
C) V, F, F.
D) F, V, F.
E) F, F, F.

Vimos na Unidade 4 que o Capital Estrutural pode ser dividido em:
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas proposições a seguir. Depois escolha a alternativa correta correspondente.
( ) Capital Educacional
( ) Capital de Transformação
( ) Capital Financeiro
A) V, V, V;
B) V, V, F;
C) V, F, F;
D) F, V, V;
E) F, F, F.

Vimos na disciplina Gestão de Pessoas - Unidade 5, o assunto Meios de Conversão de Conhecimento. Estudamos ainda que são diversas as formas, de acordo com Nonaka (2001), de induzir a conversão do conhecimento disseminando-o na organização.
A partir dessa informação e do que foi visto no material didático, analise as possíveis técnicas a seguir e marque a alternativa que contém o método correto de conversão do conhecimento relacionado a elas.
Interações individuais e virtuais;
Banco de dados;
Rede de comunicação;
Elaboração de relatórios.
A) Externalização.
B) Internalização.
C) Combinação.
D) Socialização.
E) Intencionalismo didático.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Não podemos afirmar que todos os alunos que apresentam desenvolvimento insatisfatório em todas as disciplinas, possuem transtornos de aprendizagem ou deficiência intelectual. Qual alternativa não justifica o enunciado?
A) Porque transtornos de aprendizagem envolve os métodos de ensino adotados pelo professor, e a deficiência intelectual pela dificuldade do aluno de expressar seus conhecimentos.
B) Porque em algumas situações o aluno pode apenas ter dificuldade na compreensão e na escrita, ou seja, dificuldades com a alfabetização, levando-o a ter dificuldades na aprendizagem dos conteúdos.
C) Porque em algumas situações o aluno não consegue acessar o conteúdo e nem expressar suas aprendizagens, porque não foram adotadas estratégias pedagógicas alternativas, e nem formas de avaliação que levem em conta as dificuldades específicas de cada aluno.
D) Porque a deficiência intelectual não implica necessariamente um transtorno de aprendizagem.
E) Porque em situações em que há aspectos emocionais envolvidos, o processo de aprendizagem pode ser afetado, uma vez que o aspecto emocional é elaborado e superado pelo aluno, o processo de aprendizagem é restabelecido.

Como são denominadas as fases pelas quais as crianças passam no início do processo de alfabetização?
A) Hipóteses pré-silábica, silábica e alfabética.
B) Hipóteses alfanumérica e fonética.
C) Fases do desenho, das letras e da escrita.
D) Fases pré-silábica, fonética e alfanumérica.
E) Fases pré-cognitivas, alfabetização e escrita.

Qual alternativa não representa uma característica da dislexia segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM-V?
A) Dificuldade na fala, o fato da criança não conseguir ler com eficiência pode levar ela a ter comprometimento na oralização, e no raciocínio lógico.
B) Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para soletrá-las.
C) Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar leitura com precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido.
D) Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou substituição de vogais e/ou consoantes.
E) Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza.

Qual alternativa não representa um dos subgrupos que compõem o campo das Dificuldades de Aprendizagem (DAs)?
A) Dificuldades cognitivas
B) Dificuldades escolares
C) Dificuldades de aprendizagem
D) Transtornos de aprendizagem
E) Deficiências e Transtornos Mentais

Assinale qual teoria menciona a teoria que entende que a aprendizagem se dá quando um indivíduo aprende por meio da repetição de uma ação até que se torne automático, quando estímulos condicionam o seu comportamento. Essa teoria foca o comportamento do indivíduo, e não nos processos cognitivos envolvidos na produção do comportamento.
A) Teoria Behaviorista
B) Teoria Aristotélica
C) Teoria Pavloviana
D) Teoria de Platão
E) Teoria Cognitivista

Leia as seguintes asserções e assinale a alternativa correta
I. As condições físicas e recursos materiais inadequados das instituições escolares e de outros obstáculos, tais como problemas nutricionais, doenças crônicas, comprometimentos físicos ou nos órgãos dos sentidos, dificuldades emocionais, tramas, baixa autoestima, são fatores que devem ser observados
II. Esses fatores exercem uma influência importante no processo de aprendizagem e alfabetização da criança. Pois quando uma criança após a idade dos sete anos, ela ainda não consegue usar a linguagem, podemos inferir que existiu obstáculos que atrapalharam o seu processo de aprendizagem.
A) As asserções I e II são verdadeiras, a asserção II justifica da asserção I.
B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção I.
C) A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa.
D) A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é correta.
E) As asserções I e II são falsas.

As noções e os conceitos a respeito da formação social e sua relação com as pessoas com deficiência se transformaram profundamente ao longo das últimas décadas, tanto na esfera mundial, como no espaço brasileiro. Nesse sentido, um novo modelo de estruturação e formação social, intitulado PARADIGMA DE SUPORTES, foi estabelecido pelo MEC. Sobre esse modelo, NÃO SE PODE afirmar que:
A) Esse paradigma promove a diversidade como elemento de enriquecimento social, o respeito e a garantia às necessidades de todos os cidadãos como pilares fundamentais dessa nova prática social almejada.
B) O paradigma de suportes se configura a partir da necessidade de [...] construção de espaços inclusivos em todas as instâncias da vida na sociedade.
C) O paradigma de suportes deve garantir o acesso imediato e favorecer a participação de todos nos equipamentos e espaços sociais.
D) A transformação do conceito – da forma de olhar e pensar sobre as pessoas com deficiência e as necessidades especiais – é de fundamental importância, uma vez que passa a gerar inédita compreensão da sociedade e das possibilidades de existência social.
E) O paradigma de suportes se configura a partir da necessidade de garantir o acesso imediato e favorecer a participação de todos nos equipamentos e espaços sociais, desde que os indivíduos em questão sejam previamente preparados para ‘misturarem-se’ de maneira que suas diferenças sejam o menos perceptíveis possível.

Um dos fundamentos principais dos movimentos globais pela inclusão é o reconhecimento e valorização da diversidade. De acordo com outros princípios para uma Educação Inclusiva, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A construção inclusiva reconhece a diversidade, pois uma sociedade democrática segue a igualdade e é composta por singularidades múltiplas.
B) Só podemos ser democráticos quando permitimos a convivência igualitária dos diferentes, e não pela sua segregação ou tentativa de normalização.
C) É importante destacar a noção de equidade, que se refere a oportunidades diferenciadas em busca da igualdade.
D) Uma escola inclusiva leva em conta a família e a comunidade na construção e formação de seus alunos.
E) Para uma escola inclusiva, democrática e igualitária, não podemos permitir práticas e tratamentos diferenciados.

O século XIX foi marcado por uma crescente luta contra os maus-tratos e a promoção da educação como possibilidade de desenvolvimento para as pessoas com deficiência em diferentes esferas. Nesse período, podemos destacar como exemplos dessa tendência:
A) A criação do sistema de escrita Braille, para pessoas com deficiência visual, adaptado de um sistema proposto para uso nas Guerras Napoleônicas.
B) A perda de importância das ações de reabilitação de soldados feridos em guerras.
C) O surgimento das primeiras escolas voltadas às curas dos portadores de deficiências com os mais recentes avanços médicos disponíveis.
D) A diferenciação científica das pessoas com deficiência mental entre idiotas (doentes crônicos e incuráveis) e dementes (deficientes resultantes de carências que poderiam ser tratados e desenvolvidos).
E) A prevalência da institucionalização do tratamento de pessoas com deficiência em hospícios e escolas especiais que os integravam cada vez mais à sociedade.

Uma importante conquista na garantia dos direitos tanto das crianças e dos adolescentes, como também das pessoas com deficiência, foi a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, através da lei n˚ 8.069/90. Sobre o ECA, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei.
B) É assegurado à criança e ao adolescente, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
C) A criança e o adolescente, além dos dispositivos legais presentes na Constituição e em outros ordenamentos, também tem seus direitos assegurados por essa “legislação especial”.
D) O ECA refere-se aos deveres jurídicos do Estado, mas não aborda os deveres da família, da comunidade e da sociedade em geral em assegurar diversos direitos da criança.
E) Em relação à saúde, quando de sua promulgação, o ECA assegurava o “atendimento médico” às crianças e aos adolescentes através do SUS, apontando o atendimento especializado aos portadores de deficiência.

Sobre a forma como os temas da Educação Especial e do atendimento às pessoas com deficiências aparecem no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990 e suas alterações posteriores, é INCORRETO afirmar que:
A) O portador de deficiência que é adolescente recebe do ECA a garantia de ter o seu trabalho protegido.
B) O ECA determina que é dever do Poder Público oferecer gratuitamente recursos, próteses e medicamentos voltados ao tratamento e reabilitação de quem precisa.
C) Os direitos elencados no ECA são explicitamente aplicados às pessoas com deficiências, como definido em alteração da lei em 2016.
D) Adolescentes com deficiência mental que praticarem ato infracional, segundo o ECA, receberão tratamento coletivo, junto com os demais adolescentes infratores.
E) O ECA prevê que o ensino especializado dos portadores de deficiência deve acontecer preferencialmente na rede regular de ensino.

O paradigma da inclusão entende a sociedade de forma democrática e acredita na diferença como elemento da constituição social, na valorização e no reconhecimento da diversidade humana. O Princípio da igualdade tem como conceito norteador a inclusão; acerca de seus objetivos, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – É um objetivo da inclusão identificar as necessidades especiais presentes na população.
II - Analisar o contexto social e toda a sua complexidade real – fatores culturais, sociais, econômicos etc. é um objetivo da inclusão.
III - Promover os ajustes e implementar os suportes que se mostram necessários para atender ao conjunto dessas necessidades é um objetivo da integração, mas não da inclusão.
IV - Integrar a pessoa com deficiência à comunidade no momento em que se mostra “pronta”, no mesmo nível da normalidade socialmente aceita faz parte dos objetivos da inclusão.
A) Somente I está correta.
B) Somente I e II estão corretas.
C) Somente I, II e IV estão corretas.
D) Somente III e IV estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

O trabalho do professor de atendimento educacional especializado voltado para o aluno com deficiência intelectual se caracteriza essencialmente pela realização de ações específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos. O AEE se realiza essencialmente na sala de recursos multifuncionais.
Com base nas afirmativas a seguir, assinale a alternativa correta:
I. O trabalho do professor do AEE é ajudar o aluno com deficiência intelectual a atuar no ambiente escolar e fora dele, considerando as suas especificidades cognitivas.
II. O professor do atendimento educacional especializado deve propor atividades que contribuam para a aprendizagem de conceitos, além de propor situações vivenciais que possibilitem esse aluno organizar o seu pensamento.
III. Esse trabalho do professor do AEE deve se realizar não levando em conta as atitudes do aluno diante da aprendizagem mas propiciando ferramentas intelectuais que facilitarão sua interação escolar e social.
IV. O professor do AEE, não precisa interagir com o professor do ensino comum, para obter informações sobre a frequência, permanência e participação do aluno na sala de aula.
A) Estão corretas as alternativas II e IV.
B) Estão corretas as alternativas I e II.
C) Apenas a alternativa IV está correta.
D) Estão corretas as alternativas II e III.
E) Estão corretas as alternativas III e IV.

O período entre o Século XIX e o início do XX foi marcado pela consolidação da visão científica da deficiência, inicialmente, apresentado pela Ciência Médica e, posteriormente, sob a influência da Psicologia e da Pedagogia, a partir dos estudos realizados por Pinel, Itard, Esquirol, Séguin, Morel, Down, Binet, Pestalozzi e Montessori, entre outros.
Selecione a resposta correta.
I. Itard desenvolveu um método de reeducação a partir do estímulo das funções sensoriais, que forneceu as bases para o desenvolvimento posterior das propostas de Educação das pessoas com deficiência, sobretudo a intelectual.
II. Alfred Binet (1857-1911) desenvolveu um procedimento de avaliação e diagnóstico da deficiência intelectual a partir dos testes de Q.I. (Coeficiente de Inteligência) e com suas constatações possibilitou que a deficiência intelectual deixasse de ser propriedade apenas pela Medicina, tornando atribuição também da psicologia como questão teórica.
III. Maria Montessori (1870-1952) foi uma pedagoga, pesquisadora e médica italiana, a criadora do método “Montessori” que revolucionou o ensino na educação infantil.
IV. "A criança, na concepção de Pestalozzi, era um ser puro, bom em sua essência e possuidor de uma natureza divina que deveria ser cultivada e descoberta para atingir a plenitude".
A) Está correta somente a afirmativa I.
B) Estão corretas as afirmativas I e II.
C) Estão corretas as afirmativas III e IV.
D) Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
E) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.

A avaliação de pessoas com suspeita de deficiência intelectual e o seu diagnóstico devem ser realizados, preferencialmente, por uma equipe multidisciplinar composta por médicos de diversas especialidades (neurologistas, pediatras, psiquiatras, geneticista etc.), psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.
A partir destas informações selecione a resposta correta.
I. Avaliação da capacidade intelectual e do funcionamento adaptativo.
II. Avaliação de transtornos mentais, emocionais e comportamentais comórbidos.
III. Identificação de etiologias genéticas e não genéticas.
IV. Avaliação da existência ou não de condições médicas associadas (por ex., paralisia cerebral, epilepsia).
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Estão corretas as afirmacoes II e III.
C) Estão corretas as afirmações I e II.
D) Estão corretas as afirmações III e IV.
E) Estão corretas as afirmações I, II, III e IV.

As características gerais dos alunos com deficiência intelectual, e da própria deficiência, geralmente é questionada sobre conduzir o processo de aprendizagem de alunos que possuem diversos comprometimentos em suas possibilidades cognitivas, sobre como avaliá-los e como lidar com um aluno com deficiência intelectual e com os demais alunos da turma.
Selecione a alternativa correta.
I. A deficiência não define o aluno, pois ele é muito mais do que a deficiência, ou seja, ao observar um aluno com deficiência intelectual, precisamos considerar que ele é uma criança ou adolescente, que possui características individuais, uma história de vida e que participa de um contexto social.
II. O professor precisa conhecer não somente as características da deficiência, mas principalmente o aluno, suas expectativas de vida e de aprendizagem, sua família e comunidade, como estabelece suas relações sociais, e como ele se percebe enquanto pessoa com deficiência intelectual.
III. Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.
IV. Segundo a AAIDD (2010, p. 105, tradução livre), suporte/ apoio são “recursos e estratégias que têm o objetivo de promover o desenvolvimento, a educação, os interesses e o bem-estar pessoal com vistas a melhorar o funcionamento individual.”
A) As afirmativas I, II, III, e IV estão corretas.
B) As afirmativas I e II estão corretas.
C) Somente a Afirmativa IV está correta.
D) As afirmativas I e IV estão corretas.
E) As Alternativas I e III estão corretas.

Vimos na Unidade 4 que para as empresas sobreviverem ao longo dos tempos devem adotar estratégias eficazes e que levem em conta a importância do seu Capital Intelectual. A partir dessa discussão, foi feita uma alusão à teoria que tem Charles Darwin como uns dos principais precursores. Essa teoria considera que a sobrevivência de qualquer espécie dependerá de sua capacidade de adaptar-se ao ambiente.
Estamos falando da teoria:
A) Evolucionista.
B) Cartesiana.
C) Mental.
D) Incremental.
E) Competitiva.

De acordo com o que vimos sobre Avaliação de Desempenho na Unidade 6, analise as questões a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso).
Em seguida, escolha a alternativa correta correspondente.
( ) No período da administração científica, a avaliação de desempenho não contribuía como forma de controle do desempenho do trabalhador rumo ao aumento da produtividade.
( ) Efetivamente, na Era Industrial Neoclássica as organizações passaram a se preocupar com técnicas sistemáticas de avaliação de desempenho.
( ) Ao longo da história, a Avaliação de Desempenho tem feito sempre o papel da mocinha, nunca o de vilã. Isso ocorre porque as organizações de forma geral, escolhem a melhor metodologia para cada caso.
A) V, V, V.
B) V, V, F.
C) V, F, F.
D) F, V, F.
E) F, F, F.

Vimos na Unidade 4 que o Capital Estrutural pode ser dividido em:
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas proposições a seguir. Depois escolha a alternativa correta correspondente.
( ) Capital Educacional
( ) Capital de Transformação
( ) Capital Financeiro
A) V, V, V;
B) V, V, F;
C) V, F, F;
D) F, V, V;
E) F, F, F.

Vimos na disciplina Gestão de Pessoas - Unidade 5, o assunto Meios de Conversão de Conhecimento. Estudamos ainda que são diversas as formas, de acordo com Nonaka (2001), de induzir a conversão do conhecimento disseminando-o na organização.
A partir dessa informação e do que foi visto no material didático, analise as possíveis técnicas a seguir e marque a alternativa que contém o método correto de conversão do conhecimento relacionado a elas.
Interações individuais e virtuais;
Banco de dados;
Rede de comunicação;
Elaboração de relatórios.
A) Externalização.
B) Internalização.
C) Combinação.
D) Socialização.
E) Intencionalismo didático.

Prévia do material em texto

Questão 1 - DIFICULDADE E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM (5836) 
Código da questão: 69186 
Não podemos afirmar que todos os alunos que apresentam desenvolvimento 
insatisfatório em todas as disciplinas, possuem transtornos de aprendizagem ou 
deficiência intelectual. Qual alternativa não justifica o enunciado? 
 
A) 
Porque transtornos de aprendizagem envolve os métodos de ensino adotados pelo 
professor, e a deficiência intelectual pela dificuldade do aluno de expressar seus 
conhecimentos. 
 
B) 
Porque em algumas situações o aluno pode apenas ter dificuldade na compreensão e na 
escrita, ou seja, dificuldades com a alfabetização, levando-o a ter dificuldades na 
aprendizagem dos conteúdos. 
 
C) 
Porque em algumas situações o aluno não consegue acessar o conteúdo e nem expressar 
suas aprendizagens, porque não foram adotadas estratégias pedagógicas alternativas, e 
nem formas de avaliação que levem em conta as dificuldades específicas de cada aluno. 
 
D) 
Porque a deficiência intelectual não implica necessariamente um transtorno de 
aprendizagem. 
 
E) 
Porque em situações em que há aspectos emocionais envolvidos, o processo de 
aprendizagem pode ser afetado, uma vez que o aspecto emocional é elaborado e 
superado pelo aluno, o processo de aprendizagem é restabelecido. 
 
Questão 2 - DIFICULDADE E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM (5836) 
Código da questão: 69194 
Como são denominadas as fases pelas quais as crianças passam no início do processo de 
alfabetização? 
 
A) 
Hipóteses pré-silábica, silábica e alfabética. 
 
B) 
Hipóteses alfanumérica e fonética. 
 
C) 
Fases do desenho, das letras e da escrita. 
 
D) 
Fases pré-silábica, fonética e alfanumérica. 
 
E) 
Fases pré-cognitivas, alfabetização e escrita. 
 
Questão 3 - DIFICULDADE E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM (5836) 
Código da questão: 69200 
Qual alternativa não representa uma característica da dislexia segundo o Manual de 
Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM-V? 
 
A) 
Dificuldade na fala, o fato da criança não conseguir ler com eficiência pode levar ela a 
ter comprometimento na oralização, e no raciocínio lógico. 
 
B) 
Leitura de palavras é feita de forma imprecisa ou lenta, demandando muito esforço. A 
criança pode, por exemplo, ler palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta (ou 
lenta e hesitante); frequentemente, tenta adivinhar as palavras e tem dificuldade para 
soletrá-las;. 
 
C) 
Dificuldade para compreender o sentido do que é lido. Pode realizar leitura com 
precisão, porém não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos 
mais profundos do que é lido. 
 
D) 
Dificuldade na ortografia, sendo identificado, por exemplo, adição, omissão ou 
substituição de vogais e/ou consoantes. 
 
E) 
Dificuldade com a expressão escrita, podendo ser identificados múltiplos erros de 
gramática ou pontuação nas frases; emprego ou organização inadequada de parágrafos; 
expressão escrita das ideias sem clareza. 
 
Questão 4 - DIFICULDADE E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM (5836) 
Código da questão: 69188 
Qual alternativa não representa um dos subgrupos que compõem o campo das 
Dificuldades de Aprendizagem (DAs)? 
 
A) 
Dificuldades cognitivas 
 
B) 
Dificuldades escolares 
 
C) 
Dificuldades de aprendizagem 
 
D) 
Transtornos de aprendizagem 
 
E) 
Deficiências e Transtornos Mentais 
 
Questão 5 - DIFICULDADE E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM (5836) 
Código da questão: 69183 
Assinale qual teoria menciona a teoria que entende que a aprendizagem se dá quando 
um indivíduo aprende por meio da repetição de uma ação até que se torne automático, 
quando estímulos condicionam o seu comportamento. Essa teoria foca o comportamento 
do indivíduo, e não nos processos cognitivos envolvidos na produção do 
comportamento. 
 
A) 
Teoria Behaviorista 
 
B) 
Teoria Aristotélica 
 
C) 
Teoria Pavloviana 
 
D) 
Teoria de Platão 
 
E) 
Teoria Cognitivista 
 
Questão 6 - DIFICULDADE E DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM (5836) 
Código da questão: 69196 
Leia as seguintes asserções e assinale a alternativa correta 
I. As condições físicas e recursos materiais inadequados das instituições escolares e de 
outros obstáculos, tais como problemas nutricionais, doenças crônicas, 
comprometimentos físicos ou nos órgãos dos sentidos, dificuldades emocionais, tramas, 
baixa autoestima, são fatores que devem ser observados 
PORQUE 
II. Esses fatores exercem uma influência importante no processo de aprendizagem e 
alfabetização da criança. Pois quando uma criança após a idade dos sete anos, ela ainda 
não consegue usar a linguagem, podemos inferir que existiu obstáculos que 
atrapalharam o seu processo de aprendizagem. 
 
A) 
As asserções I e II são verdadeiras, a asserção II justifica da asserção I. 
 
B) 
As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção I. 
 
C) 
A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é falsa. 
 
D) 
A asserção I é verdadeira, mas a asserção II é correta. 
 
E) 
As asserções I e II são falsas. 
 
Questão 7 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS 
HISTÓRICOS, LEGAIS E FILOSÓFICOS (2839) 
Código da questão: 12829 
As noções e os conceitos a respeito da formação social e sua relação com as pessoas 
com deficiência se transformaram profundamente ao longo das últimas décadas, tanto 
na esfera mundial, como no espaço brasileiro. Nesse sentido, um novo modelo de 
estruturação e formação social, intitulado PARADIGMA DE SUPORTES, foi 
estabelecido pelo MEC. Sobre esse modelo, NÃO SE PODE afirmar que: 
 
A) 
Esse paradigma promove a diversidade como elemento de enriquecimento social, o 
respeito e a garantia às necessidades de todos os cidadãos como pilares 
fundamentais dessa nova prática social almejada. 
 
B) 
O paradigma de suportes se configura a partir da necessidade de [...] construção de 
espaços inclusivos em todas as instâncias da vida na sociedade. 
 
C) 
O paradigma de suportes deve garantir o acesso imediato e favorecer a participação 
de todos nos equipamentos e espaços sociais. 
 
D) 
A transformação do conceito – da forma de olhar e pensar sobre as pessoas com 
deficiência e as necessidades especiais – é de fundamental importância, uma vez que 
passa a gerar inédita compreensão da sociedade e das possibilidades de existência 
social. 
 
E) 
O paradigma de suportes se configura a partir da necessidade de garantir o acesso 
imediato e favorecer a participação de todos nos equipamentos e espaços sociais, 
desde que os indivíduos em questão sejam previamente preparados para 
‘misturarem-se’ de maneira que suas diferenças sejam o menos perceptíveis 
possível. 
 
Questão 8 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS 
HISTÓRICOS, LEGAIS E FILOSÓFICOS (2839) 
Código da questão: 54539 
Um dos fundamentos principais dos movimentos globais pela inclusão é o 
reconhecimento e valorização da diversidade. De acordo com outros princípios para 
uma Educação Inclusiva, assinale a alternativa INCORRETA. 
 
A) 
A construção inclusiva reconhece a diversidade, pois uma sociedade democrática segue 
a igualdade e é composta por singularidades múltiplas. 
 
B) 
Só podemos ser democráticos quando permitimos a convivência igualitária dos 
diferentes, e não pela sua segregação ou tentativa de normalização. 
 
C) 
É importante destacar a noção de equidade, que se refere a oportunidades diferenciadas 
em busca da igualdade. 
 
D) 
Uma escola inclusiva leva em conta a família e a comunidade na construção e formação 
de seus alunos. 
 
E) 
Para uma escola inclusiva, democrática e igualitária, não podemos permitir práticas e 
tratamentos diferenciados. 
 
Questão 9 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS 
HISTÓRICOS, LEGAIS E FILOSÓFICOS (2839) 
Código da questão: 54546 
O século XIX foi marcado por uma crescente luta contra os maus-tratos e a promoção 
da educação como possibilidade de desenvolvimentopara as pessoas com deficiência 
em diferentes esferas. Nesse período, podemos destacar como exemplos dessa 
tendência: 
 
A) 
A criação do sistema de escrita Braille, para pessoas com deficiência visual, adaptado 
de um sistema proposto para uso nas Guerras Napoleônicas. 
 
B) 
A perda de importância das ações de reabilitação de soldados feridos em guerras. 
 
C) 
O surgimento das primeiras escolas voltadas às curas dos portadores de deficiências 
com os mais recentes avanços médicos disponíveis. 
 
D) 
A diferenciação científica das pessoas com deficiência mental entre idiotas (doentes 
crônicos e incuráveis) e dementes (deficientes resultantes de carências que poderiam ser 
tratados e desenvolvidos). 
 
E) 
A prevalência da institucionalização do tratamento de pessoas com deficiência em 
hospícios e escolas especiais que os integravam cada vez mais à sociedade. 
 
Questão 10 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS 
HISTÓRICOS, LEGAIS E FILOSÓFICOS (2839) 
Código da questão: 12876 
Observe a imagem abaixo, que contém a capa da 1ª Edição do Estatuto da Criança e do 
Adolescente. 
 
(Disponível em: https://www.ciadoslivros.com.br/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-
lei-8-069-13-de-julho-de-1990-288953-p29332) 
 
Uma importante conquista na garantia dos direitos tanto das crianças e dos adolescentes, 
como também das pessoas com deficiência, foi a criação do Estatuto da Criança e do 
Adolescente (ECA), em 1990, através da lei n˚ 8.069/90. 
Sobre o ECA, assinale a alternativa INCORRETA: 
 
A) 
A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à 
pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei. 
 
B) 
É assegurado à criança e ao adolescente, por lei ou por outros meios, todas as 
oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, 
moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. 
 
C) 
A criança e o adolescente, além dos dispositivos legais presentas na Constituição e 
em outros ordenamentos, também tem seus direitos assegurados por essa “legislação 
especial”. 
 
D) 
O ECA refere-se aos deveres jurídicos do Estado, mas não aborda os deveres da 
família, da comunidade e da sociedade em geral em assegurar diversos direitos da 
criança. 
 
E) 
Em relação à saúde, quando de sua promulgação, o ECA assegurava o “atendimento 
médico” às crianças e aos adolescentes através do SUS, apontando o atendimento 
especializado aos portadores de deficiência. 
 
Questão 11 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS 
HISTÓRICOS, LEGAIS E FILOSÓFICOS (2839) 
Código da questão: 54549 
Sobre a forma como os temas da Educação Especial e do atendimento às pessoas com 
deficiências aparecem no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de 1990 e suas 
alterações posteriores, é INCORRETO afirmar que: 
 
A) 
O portador de deficiência que é adolescente recebe do ECA a garantia de ter o seu 
trabalho protegido. 
 
B) 
O ECA determina que é dever do Poder Público oferecer gratuitamente recursos, 
próteses e medicamentos voltados ao tratamento e reabilitação de quem precisa. 
 
C) 
Os direitos elencados no ECA são explicitamente aplicados às pessoas com 
deficiências, como definido em alteração da lei em 2016. 
 
D) 
Adolescentes com deficiência mental que praticarem ato infracional, segundo o ECA, 
receberão tratamento coletivo, junto com os demais adolescentes infratores. 
 
E) 
O ECA prevê que o ensino especializado dos portadores de deficiência deve acontecer 
preferencialmente na rede regular de ensino. 
 
Questão 12 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS 
HISTÓRICOS, LEGAIS E FILOSÓFICOS (2839) 
Código da questão: 12817 
O paradigma da inclusão entende a sociedade de forma democrática e acredita na 
diferença como elemento da constituição social, na valorização e no reconhecimento da 
diversidade humana. 
O Princípio da igualdade tem como conceito norteador a inclusão; acerca de seus 
objetivos, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I – É um objetivo da inclusão identificar as necessidades especiais presentes na 
população. 
II - Analisar o contexto social e toda a sua complexidade real – fatores culturais, sociais, 
econômicos etc. é um objetivo da inclusão. 
III - Promover os ajustes e implementar os suportes que se mostram necessários para 
atender ao conjunto dessas necessidades é um objetivo da integração, mas não da 
inclusão. 
IV - Integrar a pessoa com deficiência à comunidade no momento em que se mostra 
“pronta”, no mesmo nível da normalidade socialmente aceita faz parte dos objetivos da 
inclusão. 
 
A) 
Somente I está correta. 
 
B) 
Somente I e II estão corretas. 
 
C) 
Somente I, II e IV estão corretas. 
 
D) 
Somente III e IV estão corretas. 
 
E) 
Todas as afirmativas estão corretas. 
 
Questão 13 - FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA 
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (2848) 
Código da questão: 52955 
O trabalho do professor de atendimento educacional especializado voltado para o aluno 
com deficiência intelectual se caracteriza essencialmente pela realização de ações 
específicas sobre os mecanismos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos. O 
AEE se realiza essencialmente na sala de recursos multifuncionais. 
l-O trabalho do professor do AEE é ajudar o aluno com deficiência intelectual a atuar no 
ambiente escolar e fora dele, considerando as suas especificidades cognitivas . 
ll-O professor do atendimento educacional especializado deve propor atividades que 
contribuam para a aprendizagem de conceitos, além de propor situações vivenciais que 
possibilitem esse aluno organizar o seu pensamento. 
lll- Esse trabalho do professor do AEE deve se realizar não levando em conta as 
atitudes do aluno diante da aprendizagem mas propiciando ferramentas intelectuais que 
facilitarão sua interação escolar e social . 
lV-O professor do AEE, não precisa interagir com o professor do ensino comum, para 
obter informações sobre a freqüência, permanência e participação do aluno na sala de 
aula. 
 
A) 
Estão corretas as alternativas ll e lV. 
 
B) 
Estão corretas as alternativas l e ll. 
 
C) 
Apenas a alternativa lV está correta. 
 
D) 
Estão corretas as alternativas ll e lll. 
 
E) 
Estão corretas as alternativas lll e lV. 
 
Questão 14 - FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA 
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (2848) 
Código da questão: 52218 
 A inclusão de alunos com deficiências na escola regular não é apenas do professor, mas 
de todos os envolvidos na escola, então é de grande relevância que exista um sistema 
de ensino preparado para receber a matrícula de alunos com diferentes tipos de 
deficiências. O docente precisa possuir diversas competências e habilidades, além de 
apoio da equipe escolar e da família dos alunos. São atribuições da Escola: 
 
A) 
A aquisição de materiais que possibilitarão a acessibilidade ao currículo 
escolar,assegurando a adequação do ambiente quanto a recursos de acessibilidade 
arquitetônica. 
 
B) 
Que a escola seja um espaço que receba todas as crianças indistintamente e possa se 
adaptar de tal forma que não precise de aparelhamento específico,professores 
especializados e nem reformas do espaço físico. 
 
C) 
Intensificar os conteúdos escolares ,a fim de controlar os comportamentos infantis e 
inadequados dos alunos. 
 
D) 
Investir na adequação comportamental do aluno ,uma vez que este é o objetivo mais 
importante da educação inclusiva. 
 
E) 
Aceitar os comportamentos do aluno,uma vez que ,em função de sua deficiência 
intelectual ,o mesmo não apresenta condições de melhorar neste aspecto. 
 
Questão 15 - FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA 
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (2848) 
Código da questão: 50844 
O período entre o Século XIX e o início do XX foi marcado pela consolidação da visãocientífica da deficiência, inicialmente, apresentado pela Ciência Médica e, 
posteriormente, sob a influência da Psicologia e da Pedagogia, a partir dos estudos 
realizados por Pinel, Itard, Esquirol, Séguin, Morel, Down, Binet, Pestalozzi e 
Montessori, entre outros. 
 Houve um grande avanço em relação ao atendimento clínico e educacional oferecido às 
pessoas com deficiência intelectual 
 
l- Itard desenvolveu um método de reeducação a partir do estímulo das funções 
sensoriais, que forneceu as bases para o desenvolvimento posterior das propostas de 
Educação das pessoas com deficiência, sobretudo a intelectual. 
 
ll- Alfred Binet (1857-1911) desenvolveu um procedimento de avaliação e diagnóstico 
da deficiência intelectual a partir dos testes de Q.I. (Coeficiente de Inteligência) e com 
suas constatações possibilitou que a deficiência intelectual deixasse de ser propriedade 
apenas pela Medicina, tornando atribuição também da psicologia como questão teórica. 
 
lll- Maria Montessori (1870-1952) foi uma pedagoga, pesquisadora e médica italiana, a 
criadora do método “Montessori” que revolucionou o ensino na educação infantil. 
 
lV- "A criança, na concepção de Pestalozzi, era um ser puro, bom em sua essência e 
possuidor de uma natureza divina que deveria ser cultivada e descoberta para atingir a 
plenitude" . 
Selecione a resposta correta. 
 
A) 
Está correta somente a afirmativa l . 
 
B) 
Estão corretas as afirmativas l e ll . 
 
C) 
Estão corretas as afirmativas lll e lV 
 
D) 
Estão corretas as afirmativas ll ,lll e lV . 
 
E) 
Estão corretas as afirmativas l,ll,lll e lV. 
 
Questão 16 - FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA 
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (2848) 
Código da questão: 53110 
As propostas educacionais no Brasil são unânimes em reafirmar o compromisso com a 
Educação para todos, sendo que a escola como um todo necessita se organizar para 
atender a essa demanda. Neste sentido, ao realizar o seu planejamento, é interessante 
que o professor considere, de forma geral: 
 
A) 
 Que seja realizada uma avaliação diagnóstica para conhecer o que o aluno não sabe, 
quais são as suas habilidades e competências para que, com base nestas informações, o 
planejamento seja estruturado. 
 
B) 
As altas expectativas de aprendizagem: para que o aluno se sinta motivado a arriscar-se 
e a aprender, é importante perceber que as pessoas que o cercam, e principalmente o 
professor, acreditam em sua capacidade; entretanto, precisa ser traduzido em cobrança 
ou pressão para o aprender e na oferta de diversas oportunidades de aprendizagem, com 
poucos recursos; 
 
C) 
A complexidade das tarefas: ao planejar as atividades, o professor deve refletir para 
que estejam fáceis de serem realizadas, de modo que o nível de complexidade e/ou 
dificuldade aconselhável em cada momento é imediatamente inferior ao dominado e 
consolidado no momento, mas ao mesmo tempo não desafia o aprendiz. Uma proposta 
interessante é pensar em situações que gradativamente se tornem mais fáceis; 
 
D) 
O tipo de atividade: muitos professores ainda consideram – corretamente– que os alunos 
com deficiência intelectual são eternas crianças, e por isso oferecem “atividades 
infantis” para adolescentes; com isso, percebe-se maior desinteresse e insatisfação. 
Embora grande parte dos alunos com deficiência intelectual em fase de adolescência 
tenha possibilidades intelectuais compatíveis com as características pré-operatórias – 
remetendo à teoria piagetiana –, por exemplo, significa que deverão ser tratados como 
crianças de seis anos de idade. Cientes disso, os professores devem propor atividades 
que atendam aos seus objetivos de aprendizagem e que façam parte do nicho de 
interesses do aluno, que desperte a sua curiosidade e o estimule a se aprofundar; 
 
E) 
Elaborar um relatório apresentando os resultados do trabalho realizado, visto que a nota 
não condiz com o seu desenvolvimento. Ao avaliar um aluno com deficiência 
intelectual, é interessante recorrer à teoria piagetiana sobre a construção da inteligência 
e às provas piagetianas, a fim de compreender como o estudante organiza o seu 
pensamento. No decorrer das aulas, considerar o progresso do aluno a partir de seu 
ponto de partida – dos conhecimentos que já possui ou do que é capaz de realizar – e 
não em comparação aos demais estudantes, ou somente tendo em vista os objetivos para 
o ano ou ciclo. Neste sentido, a avaliação deve ser entendida como um processo amplo e 
que deve ocorrer em todos os momentos, buscando compreender o desenvolvimento do 
aluno de forma integral; 
 
Questão 17 - FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA 
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (2848) 
Código da questão: 51550 
A avaliação de pessoas com suspeita de deficiência intelectual e o seu diagnóstico 
devem ser realizados, preferencialmente, por uma equipe multidisciplinar composta por 
médicos de diversas especialidades (neurologistas, pediatras, psiquiatras, geneticista 
etc.), psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas 
ocupacionais, entre outros. 
 De acordo com o DSM-V (APA, 2014), o processo diagnóstico precisa incluir: 
l- Avaliação da capacidade intelectual e do funcionamento adaptativo; 
ll- Avaliação de transtornos mentais, emocionais e comportamentais comórbidos; 
lll- Identificação de etiologias genéticas e não genéticas; 
lV-Avaliação da existência ou não de condições médicas associadas (por ex., paralisia 
cerebral, epilepsia); 
A partir destas informações selecione a resposta correta. 
 
A) 
Apenas a afirmativa l está correta. 
 
B) 
Estão corretas as afirmações ll e lll . 
 
C) 
Estão corretas as afirmações l e ll . 
 
D) 
Estão corretas as afirmações lll e lV. 
 
E) 
Estão corretas as afirmações l,ll,lll e lV. 
 
Questão 18 - FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DA PESSOA 
COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (2848) 
Código da questão: 51890 
As características gerais dos alunos com deficiência intelectual, e da própria deficiência, 
geralmente é questionada sobre conduzir o processo de aprendizagem de alunos que 
possuem diversos comprometimentos em suas possibilidades cognitivas, sobre como 
avaliá-los e como lidar com um aluno com deficiência intelectual e com os demais 
alunos da turma. 
l- A deficiência não define o aluno, pois ele é muito mais do que a deficiência, ou seja, 
ao observar um aluno com deficiência intelectual, precisamos considerar que ele é uma 
criança ou adolescente, que possui características individuais, uma história de vida e que 
participa de um contexto social . 
ll-O professor precisa conhecer não somente as características da deficiência, mas 
principalmente o aluno, suas expectativas de vida e de aprendizagem, sua família e 
comunidade, como estabelece suas relações sociais, e como ele se percebe enquanto 
pessoa com deficiência intelectual. 
lll-Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno 
com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto 
intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. 
lV-Segundo a AAIDD (2010, p. 105, tradução livre), suporte/ apoio são “recursos e 
estratégias que têm o objetivo de promover o desenvolvimento, a educação, os 
interesses e o bem-estar pessoal com vistas a melhorar o funcionamento individual”. 
 
A) 
As afirmativas l, ll, lll, e lV estão corretas. 
 
B) 
As afirmativas l e ll estão corretas. 
 
C) 
Somente a Afirmativa lV está correta. 
 
D) 
As afirmativas l e lV estão corretas. 
 
E) 
As Alternativas l e lll estão corretas. 
 
Questão 19 - GESTÃO DE PESSOAS (692) 
Código da questão: 34344 
Vimos na Unidade 4 que para as empresas sobreviverem ao longo dos tempos 
devem adotar estratégias eficazes e que levem em conta a importância do seu 
Capital Intelectual. A partir dessadiscussão, foi feita uma alusão à teoria que tem 
Charles Darwin como uns dos principais precursores. Essa teoria considera que a 
sobrevivência de qualquer espécie dependerá de sua capacidade de adaptar-se ao 
ambiente. 
Estamos falando da teoria: 
 
A) 
Evolucionista. 
 
B) 
Cartesiana. 
 
C) 
Mental. 
 
D) 
Incremental. 
 
E) 
Competitiva. 
 
Questão 20 - GESTÃO DE PESSOAS (692) 
Código da questão: 34381 
Vimos na Unidade 5 que para compreensão da aprendizagem individual, Kim (1998) 
ressalta que é importante pensar em duas facetas. 
Qual das alternativas a seguir possui corretamente essas duas facetas? 
 
 
A) 
Aprendizagem financeira e aprendizagem estrutural. 
 
 
B) 
Aprendizagem financeira e aprendizagem cerebral. 
 
 
C) 
Aprendizagem operacional e aprendizagem conceitual. 
 
 
D) 
Aprendizagem eficaz e aprendizagem organizacional. 
 
 
E) 
Aprendizagem local e aprendizagem social. 
 
Questão 21 - GESTÃO DE PESSOAS (692) 
Código da questão: 34442 
De acordo com o que vimos sobre Avaliação de Desempenho na Unidade 6, analise 
as questões a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, escolha a 
alternativa correta correspondente. 
( ) No período da administração científica, a avaliação de desempenho não contribuía 
como forma de controle do desempenho do trabalhador rumo ao aumento da 
produtividade. 
( ) Efetivamente, na Era Industrial Neoclássica as organizações passaram a se 
preocupar com técnicas sistemáticas de avaliação de desempenho. 
( ) Ao longo da história, a Avaliação de Desempenho tem feito sempre o papel da 
mocinha, nunca o de vilã. Isso ocorre porque as organizações de forma geral, escolhem 
a melhor metodologia para cada caso. 
 
A) 
V, V, V. 
 
B) 
V, V, F. 
 
 
C) 
V, F, F. 
 
 
D) 
F, V, F. 
 
 
E) 
F, F, F. 
 
Questão 22 - GESTÃO DE PESSOAS (692) 
Código da questão: 7429 
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas proposições a seguir. Depois escolha a 
alternativa correta correspondente. Vimos na Unidade 4 que o Capital Estrutural pode 
ser dividido em: 
( ) Capital Educacional 
( ) Capital de Transformação 
( ) Capital Financeiro 
 
A) 
V, V, V; 
 
 
B) 
V, V, F; 
 
 
C) 
V, F, F; 
 
 
D) 
F, V, V; 
 
 
E) 
F, F, F. 
 
Questão 23 - GESTÃO DE PESSOAS (692) 
Código da questão: 7507 
 Vimos na disciplina Gestão de Pessoas - Unidade 5, o assunto Meios de Conversão de 
Conhecimento. Estudamos ainda que são diversas as formas, de acordo com Nonaka 
(2001), de induzir a conversão do conhecimento disseminando-o na organização. A 
partir dessa informação e do que foi visto no material didático, analise as possíveis 
técnicas a seguir e marque a alternativa que contém o método correto de conversão do 
conhecimento relacionado a elas. 
Interações individuais e virtuais; 
Banco de dados; 
Rede de comunicação; 
Elaboração de relatórios. 
Estamos falando do meio de conversão do conhecimento conhecido como: 
 
A) 
Externalização. 
 
B) 
Internalização. 
 
C) 
Combinação. 
 
D) 
Socialização. 
 
 
E) 
Intencionalismo didático. 
 
Questão 24 - GESTÃO DE PESSOAS (692) 
Código da questão: 34353 
 Segundo o que estudamos sobre Capital Intelectual na Unidade 4, analise as 
proposições a seguir e marque a alternativa correta correspondente. 
 
I. O patrimônio de uma organização, ou seja, seus bens e direitos de propriedade, é 
constituído de ativos, que podem ser tangíveis ou intangíveis. 
II. Os ativos tangíveis são representados pelas propriedades da organização, aquelas que 
constam em seu inventário de bens, ou seja, seu patrimônio físico e financeiro – 
equipamentos, mobiliário, edifícios etc. 
III. Os ativos intangíveis são representados pelo Capital Intelectual, ou seja, não são 
palpáveis e nem mantém relação de propriedade com a empresa, pois não são 
exclusivamente seus, mas sim compartilhados com os colaboradores. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
 
A) 
I. 
 
 
B) 
II. 
 
 
C) 
III. 
 
 
D) 
I e II. 
 
 
E) 
I, II e III. 
 
Questão 25 - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (1550) 
Código da questão: 356 
Seleção adequada dos treinandos para melhores resultados - seja em termos de 
conhecimentos prévios, disponibilidade, motivação e tempo, pertence a qual fase do 
treinamento? 
 
A) 
Levantamento das necessidades de treinamento. 
 
B) 
Execução. 
 
C) 
Planejamento. 
 
D) 
Diagnóstico. 
 
E) 
Avaliação. 
 
Questão 26 - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (1550) 
Código da questão: 776 
Com base no atual contexto em que estão inseridas as organizações, o conhecimento é 
um fator imprescindível para o sucesso organizacional. Assinale a alternativa que 
corresponde o que o conhecimento gera às organizações. 
 
A) 
Capital Intelectual. 
 
B) 
Pessoas Cultas. 
 
C) 
Capital Cultural. 
 
D) 
Capital Estrangeiro. 
 
E) 
Pessoas motivadas. 
 
Questão 27 - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (1550) 
Código da questão: 775 
Para as organizações, não basta apenas o colaborador ser informado a respeito de um 
determinado assunto. Assinale a alternativa que corresponde o sentido da informação 
para gerar valor a empresa. 
 
A) 
Conhecer sobre moda e turismo. 
 
B) 
Usar a informação para uma solução. 
 
C) 
Saber conversar sobre todos os assuntos. 
 
D) 
Entender sobre as tendências. 
 
E) 
Saber discursar câmbio e bolsa de valores. 
 
Questão 28 - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (1550) 
Código da questão: 53016 
Associe a forma de planejamento (Coluna 1) à sua correta definição (Coluna 2): 
COLUNA 1 
1 - Planejamento Estratégico 
2 - Planejamento Tático 
3 - Planejamento Operacional 
 
COLUNA 2 
A – Relaciona-se aos objetivos de médio prazo e com estratégias e ações que, geralmente, 
afetam somente parte da empresa. 
B - Relaciona-se aos objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los, 
que afetam a empresa como um todo. 
C – Relaciona-se à formalização, principalmente através de documentos escritos, das 
metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. 
 
 
A) 
1A, 2B e 3C. 
 
B) 
1B, 2A e 3C. 
 
C) 
1C, 2A e 3B. 
 
D) 
1A, 2C e 3B. 
 
E) 
1B, 2C e 3A. 
 
Questão 29 - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (1550) 
Código da questão: 353 
Em relação as técnicas de treinamento, Feullette (1991), aborda três tipos: treinamento 
quanto ao uso, treinamento quanto ao tempo e técnicas utilizadas. Assinale a alternativa 
que representa um dos tipos de treinamento quanto ao uso: 
 
A) 
Orientados para o conteúdo. 
 
B) 
Integração com a empresa. 
 
C) 
Orientados para o objetivo. 
 
D) 
Conferências e palestras. 
 
E) 
Estudos de caso. 
 
Questão 30 - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO (1550) 
Código da questão: 958 
A Educação Coorporativa pode ser definida como um conjunto de práticas educacionais 
devidamente planejadas, que podem tornar possível o desenvolvimento empresarial 
sustentável, de modo que uma vez bem definidas as competências organizacionais, pode 
promover: 
 
A) 
Oportunidades de desenvolvimento dos colaboradores. 
 
B) 
Conhecer seus colaboradores. 
 
C) 
Melhorar o clima organizacional. 
 
D) 
Propagar bem estar aos colaboradores. 
 
E) 
Aprimorar o papel do líder. 
 
Questão 31 - CONHECIMENTOS GERAIS 
Código da questão: 79554 
Neal Stephenson surgiu com o conceito de um metaverso povoado por avatar já em 
1992 em seu romance de ficção científica Snow Crash . Naquela época, a palavra 
'netizen', que significa 'cidadãos da internet', tinha quase uma década. Mas avatares e 
internautas são conceitualmente muito diferentes. O que faz os avatares se destacarem 
de tudo na história da internet é o potencial de esculpir uma identidade digital única. 
Atualmente, vivemos na 'era Netizen' habilitada para Web2, onde os usuários podem se 
representar online por meio de um ID deusuário e uma foto de perfil. Por exemplo, 
usamos nossos IDs de e-mail para enviar e-mails de provedores de serviços 
centralizados ou interagir em plataforma sociais, como Google, Apple, Facebook e 
Microsoft entre outros. Às vezes, procuramos os nomes e fotos de perfil de nossos 
amigos no Facebook ou Instagram para enviar uma mensagem. Mas o cenário está 
mudando muito rapidamente. Fala-se agora de uma experiência emergente da Web3 em 
que IDs de usuários e fotos de perfil 2D acabarão se tornando obsoletas, aguardemos o 
futuro. 
 
À luz do texto acima, reflita e analise as afirmações abaixo: 
I. Avatares são um meio de 'escapismo' de nossas vidas vivas. 
II. Com o avanço da tecnologia, a Era dos Avatares facilita que os usuários se 
manifestem visualmente no mundo virtual. 
III. As conversas de e-mail relacionadas ao trabalho agora são acompanhadas por 
teleconferências virtuais com os avatares dos funcionários presentes. 
IV. Os avatares surgem como uma identidade digital, uma extensão de nós mesmos no 
espaço virtual. 
 
É correto o que se afirma em: 
 
A) 
Apenas, I e II. 
 
B) 
Apenas, I, II e IV. 
 
C) 
Apenas, I e IV. 
 
D) 
Apenas, II, III e IV. 
 
E) 
Apenas, I, II e III. 
 
Questão 32 - CONHECIMENTOS GERAIS 
Código da questão: 79561 
Analise a seguinte pergunta: Que chaves de leitura o cyberpunk nos oferece para 
compreendermos tanto o filme Matrix quanto o Metaverso? 
 
Agora faça uma leitura crítica das afirmativas abaixo: 
I. O metaverso de Matrix tem um quê mais soturno e enfatiza mais as questões 
críticas do que os projetos apresentados por empresas como, por exemplo, o metaverso 
do Facebook. 
II. Há o acentuamento das desigualdades que fica ainda mais óbvio a partir dos 
desenhos de mundo como dos metaversos, uma vez que há a construção de nichos de 
realidade aumentada, internet das coisas e a constituição do mundo virtual em conexão 
com a presencialidade. 
III. Estes universos nos levam a refletir que está mais do que na hora focarmos no 
antropocentrismo para pensar nos agentes humanos apenas, para experimentar a 
humanidade. 
IV. A ideia tanto do metaverso quanto do Matrix não leva em conta a questão dos 
padrões de corpos, gêneros, inclusão e as mediações tecnológicas pois elas são apenas 
reprise dos padrões sociais conhecidos sem diversidade real. 
 
É correto o que se afirma em: 
 
A) 
Apenas, I e III. 
 
B) 
Apenas, I, II e IV. 
 
C) 
Apenas, II e IV. 
 
D) 
Apenas, I, III e IV. 
 
E) 
Apenas, I e II.

Mais conteúdos dessa disciplina