Buscar

Atividade 3 GESTÃO DA PRODUÇÃO

Prévia do material em texto

TRABALHO 
NOTA 8,0
Um dos pontos centrais da produção enxuta é a eliminação do desperdício e muitas das ferramentas que compõe a aplicação desta metodologia existem justamente para facilitar a identificação e o tratamento dos desperdícios.
É de se imaginar que muitas empresas quando conhecem os conceitos da produção enxuta e os resultados obtidos pela Toyota, ou por outras empresas que implementaram, fique bastante empolgada para também colocar em prática. Afinal, reduzir desperdícios resulta quase que diretamente na redução de custos e aumento de produtividade.
Além disto, a primeira vista parece bastante simples implementar a produção enxuta: basta identificar desperdícios, aplicar um conjunto de ferramentas e os resultados já aparecem! Não é mesmo?
Na verdade não é bem assim que acontece.
Implementar a produção enxuta é simples realmente, mas não é fácil!
É que nem emagrecer. É simples emagrecer, basta comer menos e fazer mais exercício. Não poderia ser mais simples! Mas é fácil? Se não é o seu caso, pergunte para quem está sofrendo para perde um quilinhos.
Implementar a produção enxuta é um processo de melhoria contínua, é longo, demorado, necessita uma mudança de mentalidade e na forma de ver as coisas. Os resultados não aparecem de uma hora para outra e isto pode gerar à frustações e o abandono do projeto (tem muitas semelhanças com emagrecer, você não acha?).
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado, discuta quais são as principais dificuldades para a implantação de um projeto de produção enxuta e o que se pode fazer para contorná-las
	Principais dificuldades à implantação da produção enxuta
	Ideias para contornar as dificuldades da produção enxuta
	Ausência de suporte da alta gerência; e falta de alinhamento estratégico da empresa em relação ao sistema de trabalho.
	Implantar um setor ou uma pessoa de suporte para apoio às equipes de trabalho.
	Falta ou nível insuficiente de conhecimento; inaptidão de aprender com os erros; e necessidade de conhecimento das ferramentas 5S, TPM, Kaizen dentre outras.
	Implantação de treinamentos focados nas áreas de trabalho de cada conjunto equipes.
	Ausência de cultura organizacional de apoio; falta de habilidade das pessoas envolvidas para a correta implantação do sistema de trabalho; custos de implantação do sistema de trabalho podem variar em relação ao porte ou níveis de práticas implementadas; e disponibilidade de recursos financeiros para treinamentos, consultorias e implementação de alterações.
	Treinamento para as pessoas responsáveis pela empresa nas áreas de gestão, finanças e organização. Compartilhamento desse treinamento com seus subordinados
	Relevância da expertise; e habilidades dos gestores para o projeto de implantação.
	Escolha das pessoas com experiência para certas atividades, onde reduzirá o tempo de atraso para a implantação de alguns processos internos
	Envelhecimento da força de trabalho; e ausência de liderança comprometida.
	Renovação da força de trabalho, tornando os mais antigos que se destacaram como líderes para repassar conhecimento.
	Dificuldade de adaptar conceitos e práticas; resistência das pessoas às mudanças; falta de foco; dificuldade de quantificar ganhos financeiros; falta de recursos humanos; falta de comprometimento da alta direção; insucesso de iniciativas passadas; falta de recursos financeiros; dificuldade de adaptar conceitos e práticas; mudança de mentalidade e atitudes em todos os níveis hierárquicos; e necessidade de conhecer mais sobre a cultura organizacional enxuta.
	Necessidade de contratação de um consultor externo para demonstrar os conceitos negativos apresentados, montar a estratégia para a solução e acompanhar a evolução das melhorias.

Continue navegando