Buscar

aula 01 - FILOSOFIA DA ED BRAS

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA ED BRAS 
	
	
	 
		
	
		1.
		A filosofia é uma forma de conhecimento que se difere da forma típica de conhecer o senso comum. Ambas as formas de conhecimento fazem indagações, mas com naturezas distintas. A pergunta que NÃO caracteriza uma indagação filosófica, mas uma evidência do senso comum é
	
	
	
	que horas são?
	
	
	qual a origem da vida?
	
	
	quem inventou o microscópio?
	
	
	o que é o sonho?
	
	
	como nasceu a ciência
	
Explicação: Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Entende-se por Epistemologia:
 
 
	
	
	
	área que estuda o conhecimento científico por uma perspectiva crítica, isto é, mediante o valor de suas hipóteses, do seu método, das conclusões alcançadas e da sua natureza.
	
	
	área que estuda e examina os princípios e causas primeiras de tudo o que é.
	
	
	área que estuda as relações entre sujeito e objeto no processo de conhecer.
	
	
	área do conhecimento que investiga as condições da validade dos argumentos, além de especificar as regras do pensamento correto.
	
	
	investigação rigorosa sobre a natureza e características dos valores éticos, estéticos, políticos, religiosos, pragmáticos e etc.
	
Explicação:
A Epistemologia estuda o conhecimento científico por uma perspectiva crítica, isto é, mediante o valor de suas hipóteses, do seu método, das conclusões alcançadas e da sua natureza.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Assim como as demais ciências nasceram no bojo da reflexão filosófica, também a Pedagogia se achava intimamente ligada à Filosofia, já que os filósofos também discutiam educação. Dessa forma, pergunta-se: Qual a importância da Filosofia para a Pedagogia?
	
	
	
	Nenhuma das alternativas acima
	
	
	Investigar o ser humano a partir do que ele é e refletir sobre aquilo que o professor acredita e pensa que ele deve ser.
	
	
	Refletir sobre a linguagem como elemento estruturador que explica a relação do ser humano com a realidade.
	
	
	Além de estimular a reflexão, a capacidade argumentação e análise crítica dos fatos, a filosofia possibilita investigar o ser humano que se quer formar, os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes, e os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos realizados.
	
	
	Refletir sobre a natureza e as características do valor. Sendo que os juízos de valor podem ser de vários tipos: éticos, estéticos, políticos, religiosos, pragmáticos, etc.
	
Explicação:
A única opção correta é a opção A, visto que as demais estão apresentam incoerencia, que não correspondem com o propósito da filosofia na Educação.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Considere as seguintes definições sobre campos próprios da reflexão filosófica:
I Conhecimento das formas gerais e regras gerais do pensamento correto e verdadeiro, independentemente dos conteúdos pensados;
II Análise crítica das ciências, tanto as ciências exatas ou matemáticas, quanto as naturais e as humanas;
III A linguagem como manifestação da humanidade do homem; signos, significações; a comunicação; passagem da linguagem oral à escrita, da linguagem cotidiana à filosófica, à literária, à científica; diferentes modalidades de linguagem como diferentes formas de expressão e de comunicação.
As definições I, II e III referem-se respectivamente a:
	
	
	
	3. Epistemologia, lógica e filosofia da linguagem.
	
	
	2. Lógica, epistemologia e filosofia da linguagem
	
	
	1. Metafísica, lógica e estética
	
	
	5. Filosofia da história, filosofia política e filosofia da arte
	
	
	4. Ética, metafísica e epistemologia.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os campos da reflexão filosófica indicam as inúmeras "filosofias": Filosofia da Religião, Filosofia Jurídica, Filosofia da História e de cada uma das ciências. A Filosofia da Educação é reflexão sobre a educação e a pedagogia, que investiga: I - O ser humano que se quer formar, os valores da sociedade e da educação. II - Os valores que orientam a ação pedagógica e as formas de avaliações da aprendizagem. III - Os métodos, as técnicas e procedimentos de ensino. IV - Os objetivos educacionais, os currículos e os planejamentos de ensino.
	
	
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas II, IV estão corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A filosofia e sua importância O século XXI abre-se ao tempo e à história, ainda marcado pelos estigmas do século passado, em que as guerras, a acumulação de rendas, os totalitarismos, o uso perverso das ciências, a intolerância religiosa, a solidão existencial, todas essas realidades vivenciadas pelas sociedades humanas ainda marcam o universo de agir e de significar a vida. Essas sociedades acumulam contradições e injustiças sociais, padece-se de fome em muitos países, doenças possíveis de erradicação continuam a matar e a fazer da miséria a causa dessas realidades. As cidades crescem sobre relações frias e normas impessoais, a violência atinge índices nunca antes pensados, o progresso moral não acompanhou o tecnológico. Esse cenário desafia a todos os cidadãos, para a necessidade de uma reflexão sobre o comportamento moral, sobre os costumes e sobre os parâmetros da ação e vivência em sociedade. (SILVA, Juliana Franchi da; CORONE, Daniel Arruda: 2008) A educação não pode ser compreendida fora de um contexto histórico e social porque: I. A ¿prática social é o ponto de partida e o ponto de chegada da ação pedagógica¿. II. A educação só pode ser compreendida quando inserida no seu contexto histórico. III. Não é possível separar educação e poder, pois a educação não é neutra e sim o reflexo da economia e política de seu tempo. IV. A educação é uma atividade sistemática de interação entre seres sociais tanto no nível do intrapessoal como no nível da influência do meio. V. A educação exerce sobre sujeitos ou grupo de sujeitos uma ação visando provocar neles mudanças tão eficazes que os tornem elementos ativos desta própria ação exercida É correto afirmar que:
	
	
	
	Somente as alternativas IV e V estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas
	
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas
	
Explicação:
E uma questão interpretativa, o próprio texto do enunciado ajuda a compreender o sentido das afirmativas. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O pensamento filosófico desenvolvido por Karl Marx no século XIX, que costumamos chamar de "Materialismo Histórico", propõe a existência de uma relação específica entre o homem e natureza. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor define essa proposição.
	
	
	
	Para Marx, o homem manipula a natureza de acordo com as demandas concretas da sua existência, sendo, portanto, de complementação as relações entre a natureza e a cultura.
	
	
	Para Marx, o homem jamais saiu do seu estado natural, sendo a sociedade capitalista uma grande construção ideológica formulada pela burguesia.
	
	
	Para Marx, o homem é um ser naturalmente socializável, não tendo suas ações determinadas pela natureza.
	
	
	Tal como Rousseau, Marx define o homem como um ser naturalmente bom, o que implica que a sua relação com a natureza seja pautada no princípio da ingenuidade.
	
	
	Tal como Thomas Hobbes, Marx define o homem como um ser naturalmente ruim, o que implica que a sua relação com a natureza seja pautada no princípio da perversidade.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O pensamento filosófico tem suas características, entre elas:
I -é o pensamento  sistematizado e fundamentado que busca o verdadeiro significadodas coisas, a verdade sobre a existência do homem e de todas as coisas do mundo.
II- é o movimento de indagar, de questionar as coisas que  já conhecemos, e as quais, ainda, iremos conhecer.
III- É o pensar comum sobre o mundo e sobre as ações dos homens;
IV- É o pensar crítico a respeito das diversas concepções (ideais) que podemos construir acerca do mundo e das ações que efetivamos no mundo.
Não está correto o que se lê em:
	
	
	
	item II
	
	
	item IV
	
	
	item I
	
	
	item III
	
	
	item II e III
	
Explicação:
Pensar filosoficamente requer um pensamento crítico sobre o mundo e sobre as ações dos homens.

Continue navegando