Buscar

Teorias da Personalidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ERICK CABRAL DA SILVA
CONSULTORIA DE RH:
PERFIL E PERSONALIDADE INDICADOS
 PARA CARGOS DE LIDERANÇA
DUQUE DE CAXIAS - RJ
2022
Relatório sobre as possíveis razões que levaram ao não sucesso da Mirella:
Situações como a do senhor Kinon Aimazaki acontecem com muita frequência, infelizmente é mais comum do que deveria ser. O fato de um determinado colaborador ser bom na função que desempenha, não significa que ele está apto a exercer um cargo de liderança. Liderar exige do candidato uma série de competências e habilidades que se não forem bem desenvolvidas e executadas, podem ser o fator principal entre o sucesso e o fracasso de uma empresa ou organização. Existe um perfil adequado para cada tipo de vaga, e para preenchê-la se faz necessário que tenhamos o cuidado de saber filtrar muito bem os traços e características da personalidade de cada pessoa. Ou então, saber delegar essa função a quem saiba. 
Analisando o perfil de um cargo de liderança, como o que seria o da Mirela, temos algumas características que não podem faltar, como:
Passar segurança aos seus subordinados, tomar decisões assertivas, ser claro enquanto as expectativas, desafiar a equipe, dar bom exemplo, reconhecer e recompensar o bom desempenho, dar um feedback sempre que necessário, saber usar o talento de cada colaborador, ouvir sua equipe e estar sempre atualizado. Além disso, o candidato tem que ter uma personalidade atrelada as características da função que ele irá desenvolver. Como: Humildade, ética profissional, coragem, lealdade, ambição e criatividade.
Por isso se faz tão necessário um estudo da personalidade no processo de recrutamento e seleção, pois só através dele conseguiremos traçar características de um determinado candidato, com o perfil da vaga que estamos precisando. E para isso há técnicas adequadas, como testes psicométricos e avaliações psicométricas. Sendo um para testar a aptidão, a lógica e a capacidade cognitiva. Já o outro para avaliar a personalidade, inteligência emocional e preferências comportamentais.
Mirela era uma excelente funcionária na função que desempenhava, mas não tinha um perfil adequado para exercer um cargo de liderança como o que a que foi designada, levando-a a ter um péssimo desempenho quanto as suas novas responsabilidades e obrigações. Gerando diversos conflitos com a sua equipe de trabalho e fazendo os rendimentos da empresa caírem. Tudo isso poderia ter sido evitado caso tivesse sido feito um estudo de personalidade.
Portanto, conclui-se que, no caso do senhor Kinon devido à complexidade da vaga, o correto era ter feito uma seleção interna, já que o mesmo gostaria que a vaga fosse preenchida por alguém da empresa. Quando surge a necessidade de preencher uma vaga, o correto é delegar essa função a um profissional de Recursos Humanos ou de áreas correlacionadas, a fim de que ele faça uma triagem de todos os requisitos necessários da vaga com o perfil do candidato que irá preenchê-la. Podendo o profissional utilizar de testes psicométricos e avaliações psicométricas, como o eneagrama entre outros.
Referências bibliográficas:
Conceitos de Testes Psicométricos. Conceitos, São Paulo, fev. de 2017. Disponível em: https://conceitos.com/teste-psicometrico/
Mesquita, Nuno. Teoria da Personalidade. Psicologia.net, São Paulo, Set. de 2010. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0197.pdf

Continue navegando