Buscar

a3 programas nut

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Toda comunidade tem seus hábitos, valores e conceitos que formam a sua cultura. De um modo geral, essa cultura beneficia a saúde ou não prejudica, mas existem costumes e crenças que prejudicam a saúde das pessoas. As informações do cadastramento somadas a outras informações registradas em reuniões, visitas domiciliares, papos de rua, ao serem levadas para a equipe de saúde vão ajudar a conhecer a cultura da comunidade e a fazer parte do diagnóstico de saúde da comunidade. Conhecendo a cultura da comunidade, o ACS, com orientação da unidade de saúde irá saber como proceder quando as pessoas deixarem de cuidar da saúde por motivos culturais ou por certos tabus.
As crenças religiosas tem muito a ver coma saúde, há por exemplo, religiões que não permitem transfusões de sangue, outras só aceitam métodos naturais de planejamento familiar, todos os dados sobre religião são importantes para a equipe de saúde.
Todos os dados devem ser anotados pelo ACS e analisados com muito cuidado pela equipe de saúde, essas informações são preciosas na hora de planejar as ações preventivas. Rezadeiras.
benzedores e curandeiros conhecem a comunidade e sabem dizer no que as pessoas mais acreditam, o ACS pode conversar com a equipe de saúde e pode passar orientações seguras sobre a utilização ou não das plantas medicinais. É preciso muitas informações sobre uma comunidade para que se possa fazer um diagnóstico de saúde.
O diagnostico situacional é uma ferramenta que auxilia conhecer os problemas e as necessidades sociais como: necessidade de saúde, educação. saneamento, segurança, transporte, habitação bem como permite conhecer como é a organização dos serviços de saude.

Outros materiais