Buscar

A relação entre língua e sociedade na sociolinguística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	Acadêmico: Diogo Rodrigues Xavier
	R.A. 19700565
	Curso: Letras
	 Disciplina: Linguística I
	Valor da atividade: 3,0
	Prazo: 12/08/2022
Instruções para Realização da Atividade
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
3. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
4. Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.
5. Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível no mural de avisos.
6. Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da disciplina.
7. A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).
Bons estudos!
De acordo com Saussure, a língua é imanente, permanente e constante, portanto ela não está atrelada ao contexto social em que nos encontramos. Quando se estuda a língua sem considerar o sujeito como sujeito ativo, faz com que algumas áreas não sejam consideradas, como por exemplo a semântica: dependendo, por exemplo do tom de voz eu poderia transformar uma frase dita como um elogio em uma ironia. Como o tom de voz é um fator não linguístico, a linguística estruturalista não leva isso em conta. Por conta disso, houve muitas críticas de outras abordagens que levavam a fala como primazia sobre a língua como por exemplo a análise do discurso, a pragmática, a linguística textual e a sociolinguística. E é através da sociolinguística que somos capazes de entender a charge (ou como se diz nos dias de hoje, o “meme”), pois ela estuda a relação da linguística e a sociedade. O contexto é nosso cenário social atual em que nos encontramos com alta de inflação que ocasionou a subida dos preços dos alimentos, combustível e também o gás de cozinha. Se esta charge fosse divulgada em outra época ou ainda mostrando alguém de classe social mais alta, provavelmente não faria sentido algum. Provavelmente, se uma charge similar tivesse si feita em 2020 em plena pandemia no Brasil, ela mostraria alguém ostentando não ter contraído a COVID-19. E também, comparando classes, enquanto pessoas mais ricas ostentam carros, joias, viagens e mansões, a classe mais pobre ostenta carne, gasolina e gás de cozinha.

Continue navegando