Buscar

Comunicação e Processos Cognitivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A comunicação guarda estreita relação com os processos cognitivos. Ao analisar tais processos e sua relação com a linguagem, é necessário conceber a importância dos fatores sócio-culturais, bem como as particularidades do sujeito em desenvolvimento. Desta forma, não se pode desconsiderar que a construção das capacidades intelectuais e, consequentemente, da linguagem, é o resultado de um processo de interação do sujeito com o meio social e físico, pois é pela troca entre o sujeito e o meio que a inteligência estrutura-se. A linguagem é, assim, produto da influência destes diversos fatores.
Considerando a relação entre a comunicação e os processos cognitivos, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:
a) Fatores individuais que podem favorecer a aquisição da linguagem.
b) Fatores sócio-culturais que influenciam na aquisição da linguagem.
c) A comunicação como processo de intercâmbio que favorecem a sua aquisição.
Dissertação:
A comunicação humana é um dos processos mais importantes quando se trata de processos cognitivos, pois é através da linguagem que adquirimos diversos signos e simbologias para enfrentar a realidade em si, além de se comunicar e se desenvolver. Desde os primórdios da humanidade usamos variados tipos de comunicação para tentar estabelecer territórios, desenvolver ferramentas e buscar sobrevivência. E é com o homo sapiens que se inicia um estilo de comunicação mais sofisticada.
Tendo em vista isso, é necessário que de forma geral estejamos aptos para desenvolver esta habilidade, pois um bom desenvolvimento cerebral e neuronal pode ser preciso para isso, já que fatores genéticos podem atrapalhar esse desenvolvimento de forma mais típica. Entretanto, o ser humano evoluiu de forma a gerar mais de um tipo de comunicação possível, como no caso de pessoas surdas e mudas que podem se comunicar pela linguagem de sinais.
Mas isso depende de diversos fatores, não apenas genéticos, mas também de um ambiente propício a isso, pois esse é um dos fatores mais relevantes, já que ninguém se desenvolve sozinho e sem a ajuda do próximo, aqui lembrando a ZDP (zona de desenvolvimento proximal) de L. Vygostky, no qual é descrito que precisamos de uma ajuda para avançar em diversas atividades.
E com a linguagem e os processos cognitivos que estão atrelados não é diferente. Isso também irá depender do meio cultural em que o sujeito vive, haja vista que um meio cultural que valorize a esses processos irá facilitar o desenvolvimento do mesmo. Entretanto, este sujeito pode não seguir essa regra e se comunicar muito bem, ou, em outro ponto de vista, ele pode se comunicar muito bem para os padrões esperados culturalmente.
Isso tudo implica nos processos cognitivos porque a aquisição da linguagem nos ajuda não só na comunicação, mas entender esse intercâmbio entre nós, o mundo e outro. Nos ajuda a interpretar o mundo e desenvolver atividades do dia a dia. E claramente todas essas questões discutidas são super. importantes neste intercâmbio.

Continue navegando