Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - GESTÃO DE QUALIDADE - RESPOSTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Gestão da Qualidade
Professor: Andressa Ribeiro de Queiroz
Aluno: Leila Carla Alves Ferreira
Atividade Contextualizada
Conteúdo do exercício
1. Metodologia Ativa - Resolução de problemas: o objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposto, para a solução de problemas. 
Preparado (a)? Vamos começar!
Então, um time de beisebol profissional tem como objetivo vencer a World Series. O dono da equipe queria ganhar muito dinheiro de forma rápida. Logo, a equipe afundou todos os seus recursos na negociação pelos melhores jogadores da liga. Foi capaz de obter o suficiente deles que, dentro de duas temporadas, o time era o campeão da World Series. 
No entanto, a equipe havia comprometido uma porcentagem tão alta de seus recursos financeiros com os salários dos jogadores que outros elementos importantes da equipe começaram a sofrer. Seu estádio rapidamente caiu em tal estado de ruína que os torcedores começaram a não ir assistir os jogos. As instalações de treinamento também começaram a sofrer, o que causou descontentamento entre os jogadores. 
Ao se concentrar somente no resultado final desejado, essa organização negligenciou outros aspectos importantes da construção de uma equipe competitiva. Como resultado, o campeonato da World Series da equipe foi uma vitória de uma vez na vida. Na próxima temporada, a infraestrutura em ruínas da equipe a enviou para o fundo de sua divisão. Sem as pessoas, processos e ambiente para mudar a situação, a equipe acabou sendo vendida com prejuízo e transferida para outra cidade. 
Com base no texto apresentado responda à seguinte questão: 
Por que uma empresa que está produzindo um produto satisfatório deseja examinar continuamente seus processos e o ambiente de trabalho?
Resposta: O exame contínuo dos processos por uma empresa possibilita a melhoria do desempenho produtivo e gera valor para seus consumidores
No caso do time de beisebol existem alguns erros de planejamento, ao focar apenas na formação e valorização da equipe a administração do time deixou de fora aspectos fundamentais para a manutenção do time como material técnico, estrutura física entre outros elementos, além disso, não houve incentivo aos torcedores, ou seja, consumidores do produto de entretenimento que é um time de beisebol.
A gestão da qualidade é um elemento fundamental na gestão de qualquer organização e por isso é importante conhecer as ferramentas que podem ajudar na melhora dos processos, lembrando que a gestão de qualidade deve ser integrada com toda organização em um processo de melhoria contínua e constante.
Dentro desses processos de melhoria as ferramentas que podem ser destacadas são o Método ou Ciclo PDCA e ISO (Normas Internacionais de Padrão de Qualidade), além das duas primeiras existem uma série de ferramentas que se complementam e auxiliam no controle de qualidade são elas: Matriz de Relações, Diagrama de Atividades, Diagrama de Árvore, Diagrama de Afinidades, Diagrama de Processo Decisório, Matriz de Priorização, Matriz FMEA, MASP e Kaizen. Todas essas ferramentas poderiam ter sido usadas no time de beisebol para o controle de qualidade a criação de time vitorioso e de sucesso dentro do circulo de qualidade e de melhoria contínua. 
É importante salientar que na gestão de qualidade o atendimento e a preocupação da organização em melhoria constante gera valor que contribui para o aumento da percepção positiva do consumidor e esse também é um bom instrumento de análise. Para se manter no mercado é preciso inovar e se atualizar e a adoção do TQM(Total Quality Management) como ferramenta é um importante instrumento para operacionalizar a gestão da qualidade.
O que aconteceu com o velho ditado “se não está quebrado, não conserte”?
Resposta: Esse ditado caiu em desuso com o tempo e com a evolução do marketing e vendas, as necessidades dos consumidores mudaram , assim como a forma de se relacionar com a sociedade as relações sociais mudaram e por consequência relações de consumo também mudaram, por isso a gestão da qualidade é um instrumento fundamental para se manter no mercado atualmente.
A questão hoje, não é estar quebrado, não é precisar de concerto é a manutenção de um processo de melhoria continua que leva a inovação das organizações e a outras maneiras e relações de consumo para os consumidores. Esse ditado promove uma visão limitada das organizações, não condizente com o que é foco das organizações atualmente inovação e atuação e a implementação de fluxos e melhorias contínuas.
Pensando no contexto histórico e na evolução da teoria da qualidade o velho ditado “Se não está quebrado, não conserte” não deve ser considerado com algum tipo de significado válido nesse momento histórico. As organizações visam à melhoria e a otimização de suas atividades e utilizam as ferramentas da teoria da qualidade para chegar mais próximo d perfeição, que não é atingida, pois esse processo de melhoria contínua não tem fim, é constante e muda o objetivo cada vez que se chega a um patamar de melhoria. 
Esse processo de melhoria contínua só pode ser desenvolvido e pensando a partir do momento que as relações de consumo ficaram mais complexas, é justamente por isso que o velho ditado não pode ser utilizado nesse século, não com os avanços tecnológicos e as necessidades e preferências cada vez mais dinâmicas.
Referências: 
STEFANO, Nara. Gestão da Qualidade. Recife. 2021

Continue navegando