Logo Passei Direto
Buscar

Atividade de Autoaprendizagem 1 - Engenharia de Métodos

User badge image
italo alves

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Para cada indivíduo que trabalha demais, há cem deles que intencionalmente, todos os dias de sua vida, trabalham menos – muito menos do que deveriam – e que, deste modo, estão colaborando, deliberadamente, para criar condições que são consequências inevitáveis dos baixos salários.” Fonte: TAYLOR, F. W. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 1995. p. 29.
Com base no texto e nos conteúdos abordados sobre estudo de tempos, pode-se afirmar que esses estudos foram desenvolvidos por Frederick W. Taylor porque:
a principal preocupação dos trabalhadores da época era atingir a máxima eficiência no trabalho, gerando lucros maiores para a administração.
havia problemas de produtividade por consequência da falta de planejamento e padronização das tarefas dos operários, gerando desperdícios.
a substituição do trabalho humano pelo uso de máquinas era essencial para eliminar a necessidade de identificar métodos mais eficientes de produção.
a administração preocupava-se com o treinamento dos funcionários, visto que sabia qual era o menor tempo e o melhor método de execução das tarefas.
era preciso repassar toda a responsabilidade pela identificação do menor tempo para realizar uma tarefa e a forma mais eficiente aos operários.

Leia o trecho a seguir: “É essencial que seja feita uma estimativa das economias previstas resultantes das melhorias dos métodos aplicados, antes que estes sejam postos em prática […]. Os tempos unitários de operação, para o velho e novo método, são baseados em estudos de tempos ou em médias referentes à produção total que possam fornecer os resultados mais representativos para um determinado projeto.” Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1977. p. 26.
De acordo com essas informações e com o conteúdo visto acerca do projeto de métodos, analise os cinco estágios para a melhoria de processos industriais já estabelecidos e associe-os com as suas respectivas características:
1) Estágio preliminar.
2) Primeiro estágio.
3) Segundo estágio.
4) Terceiro estágio.
5) Quarto estágio.
( ) Observação e análise de métodos, operações e equipamentos utilizados, a fim de identificar o problema de forma clara e objetiva.
( ) Põe-se em prática a solução preferida, implementando as melhorias e prevendo ações para a consecução dos resultados almejados.
( ) Momento de estabelecer relações do tipo causa-efeito, oposições, similaridades e proximidade.
( ) Listam-se as soluções aplicáveis, a partir do emprego de técnicas como brainstorming e “12 perguntas instigadoras”, e se planejam as melhorias.
( ) Uso de ferramentas como a 5W1H para compreensão minuciosa do processo, antes de selecionar a solução preferida.

Leia o trecho a seguir: “Para Taylor, a implantação da administração científica deve ser gradual […] para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízo aos patrões. A administração científica é uma combinação de: ciência em lugar de empirismo. Harmonia em vez de discórdia. Cooperação e não-individualismo. Rendimento máximo em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade.” Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. p. 55.
Com base nessas informações e no conteúdo abordado acerca do estudo de tempos, pautado nos princípios da administração científica de Taylor, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Taylor tinha a intenção de superar três problemas enfrentados pela indústria de sua época: desocupação dos operários, desconhecimento das rotinas de trabalho e ausência de padrões de uniformidade de técnicas e métodos.
II. ( ) Taylor pretendia que o empirismo fosse substituído pela ciência, de modo que se pudesse conciliar os interesses dos operários e da administração para alcançar a maior eficiência na produção.
III. ( ) A administração de uma empresa deve deixar a cargo dos funcionários o planejamento e execução de seus trabalhos ao seu próprio modo, porque, assim, eles encontrarão uma forma rápida e eficiente de fazê-lo.
IV. ( ) O estudo de tempos consiste em uma ferramenta para, a partir de dados de tempo de execução de tarefas, identificar o período necessário para um operador qualificado e treinado fazer seu trabalho.
V. ( ) Empregar métodos de produção variáveis, pagar salários menores aos funcionários e elevar os preços do produto vendido são consequências do estudo de tempos.

Leia o trecho a seguir: “Em que pese o fato de o mundo ter sofrido consideráveis modificações desde a época em que F. W. Taylor estruturou a administração científica e o estudo de tempos cronometrados […] essa metodologia continua sendo utilizada para que sejam estabelecidos padrões para a produção e para os custos industriais.” Fonte: MARTINS, P G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 84.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados sobre o estudo de tempos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A identificação de elementos que geram desperdício de tempo permite eliminá-los das tarefas, viabilizando a padronização da execução do trabalho.
II. O estudo de tempos possibilita a obtenção do tempo necessário para que um operador qualificado e treinado realize o seu trabalho.

Leia o trecho a seguir: “Apesar da prática corrente de se dividir um processo em várias operações simples, em alguns casos, a divisão de trabalho é excessiva. Muitas vezes, subdividimos um processo em um número muito rêmios de produção para incentivar a produtividade, dispensando a padronização do método de trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
IV. ( ) O trabalho será executado melhor e mais economicamente por meio da ampliação no número de movimentos executados em cada uma das tarefas.
V. ( ) O estudo de tempos e movimentos propicia a especialização do trabalho operário, com elevação da produtividade e redução do esforço aplicado.

Leia o trecho a seguir: “O custo da aplicação do estudo de movimentos e de tempos deve sempre levar em conta o retorno de capital esperado. Se uma operação está sendo considerada para uma melhoria, o grau até o qual o processo será desenvolvido para se obter a solução do problema dependerá dos benefícios potenciais.” Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1977. p. 22.
Com base no texto apresentado e no conteúdo visto sobre projeto de métodos, analise as etapas da resolução sistemática de problemas e ordene-as de acordo com a sequência em que devem ser desempenhadas durante a aplicação desse procedimento:
( ) Avaliação das alternativas.
( ) Definição do problema.
( ) Recomendação para ação.
( ) Análise do problema.
( ) Pesquisa de possíveis soluções.

Leia o trecho a seguir: “Toda mudança (mesmo que seja para melhor) tende a causar problemas. Portanto, devemos: entender o cenário (o cenário envolve principalmente pessoas e não somente máquinas); tomar diferentes ações para que a implantação de resultado. As principais ações que devem ser tomadas são: ações de prevenção; […] ações de proteção; ações de correção.” Fonte: MARTINS, P G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 98.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado acerca do projeto de métodos, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Prevenção.
2) Proteção.
3) Correção.
( ) Tem como questionamento norteador “O que pode ser feito para conter o problema?”.
( ) Tem o intuito de remover os efeitos gerados pelo problema, sem eliminar a causa.
( ) Visa impedir que o problema se alastre, se já tiver ocorrido.
( ) Tem a finalidade de eliminar as potenciais causas de problemas possíveis, com base no questionamento norteador “O que pode dar errado?”.
( ) Tem como pergunta norteadora “Como excluir os danos ocorridos?”.

Leia o trecho a seguir: “Hoje, a nossa preocupação principal é a definição de sistemas e métodos de trabalho; nosso objetivo é determinar o método […] que mais se aproxima do ideal para ser usado na prática. No passado, dava-se ênfase a melhoria dos métodos existentes, em lugar de se definir cuidadosamente o problema ou se formular o objetivo e, então, encontrar a solução preferida.” Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1977. p. 1.
Com base nessas informações e no conhecimento construído a partir do conteúdo estudado sobre projetos de métodos, podemos afirmar que o procedimento sistemático de solução de problemas é uma ferramenta útil ao projeto de métodos porque:
há garantia de que os resultados reais vão superar os resultados previstos em termos de custos, economias e despesas como administração e amortização de máquinas.
envolve a divisão das tarefas inerentes à produção industrial em um dos tipos de movimentos básicos: “procurar, escolher, pegar, posicionar, unir, separar, utilizar, inspecionar, segurar, esperar, repousar e planejar”.
resume-se à união do máximo de soluções passíveis de serem aplicadas no futuro para garantir que o problema acabará e que o objetivo inicial foi plenamente alcançado.
nele se pondera pouco a respeito das possibilidades, parte-se logo para a ação, concentrando todo o esforço em resolver o problema o quanto antes com os recursos de que se dispõe no momento.
permite identificar o problema de forma clara e objetiva, analisá-lo com base em critérios e rest.

Considerando essas informações e o conteúdo visto sobre o estudo de movimentos, desenvolvidos por Frank e Lilian Gilbreth, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os Gilbreth inicialmente se aprofundaram na pesquisa científica em administração de Taylor e, depois, desenvolveram uma gestão científica que aliava o elemento humano ao técnico.
II. ( ) Frank Gilbreth iniciou o estudo de movimentos quando trabalhava em uma indústria têxtil, estudando o método utilizado para transformar fibras em fios, fios em tecidos e tecidos em peças de vestuário.
III. ( ) Os Gilbreth foram responsáveis pelo projeto de sistemas que visavam aliviar a fadiga do trabalhador e, por meio da análise dos micromovimentos, alcançar uma maior produtividade.
IV. ( ) O estudo de micromovimentos realizados pelos Gilbreth envolvia a avaliação do processo inteiro de uma vez, desprezando qualquer forma de categorização das tarefas envolvidas em suas operações.
V. ( ) Em virtude da sua formação acadêmica em Psicologia, Lilian sentiu a necessidade de aumentar a satisfação do trabalhador, a fim de melhorar o seu desempenho e eficiência.
1. F, F, V, V, F.
2. F, V, F, V, F.
3. V, F, V, F, V.
4. F, F, V, F, V.
5. V, V, F, F, F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Para cada indivíduo que trabalha demais, há cem deles que intencionalmente, todos os dias de sua vida, trabalham menos – muito menos do que deveriam – e que, deste modo, estão colaborando, deliberadamente, para criar condições que são consequências inevitáveis dos baixos salários.” Fonte: TAYLOR, F. W. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 1995. p. 29.
Com base no texto e nos conteúdos abordados sobre estudo de tempos, pode-se afirmar que esses estudos foram desenvolvidos por Frederick W. Taylor porque:
a principal preocupação dos trabalhadores da época era atingir a máxima eficiência no trabalho, gerando lucros maiores para a administração.
havia problemas de produtividade por consequência da falta de planejamento e padronização das tarefas dos operários, gerando desperdícios.
a substituição do trabalho humano pelo uso de máquinas era essencial para eliminar a necessidade de identificar métodos mais eficientes de produção.
a administração preocupava-se com o treinamento dos funcionários, visto que sabia qual era o menor tempo e o melhor método de execução das tarefas.
era preciso repassar toda a responsabilidade pela identificação do menor tempo para realizar uma tarefa e a forma mais eficiente aos operários.

Leia o trecho a seguir: “É essencial que seja feita uma estimativa das economias previstas resultantes das melhorias dos métodos aplicados, antes que estes sejam postos em prática […]. Os tempos unitários de operação, para o velho e novo método, são baseados em estudos de tempos ou em médias referentes à produção total que possam fornecer os resultados mais representativos para um determinado projeto.” Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1977. p. 26.
De acordo com essas informações e com o conteúdo visto acerca do projeto de métodos, analise os cinco estágios para a melhoria de processos industriais já estabelecidos e associe-os com as suas respectivas características:
1) Estágio preliminar.
2) Primeiro estágio.
3) Segundo estágio.
4) Terceiro estágio.
5) Quarto estágio.
( ) Observação e análise de métodos, operações e equipamentos utilizados, a fim de identificar o problema de forma clara e objetiva.
( ) Põe-se em prática a solução preferida, implementando as melhorias e prevendo ações para a consecução dos resultados almejados.
( ) Momento de estabelecer relações do tipo causa-efeito, oposições, similaridades e proximidade.
( ) Listam-se as soluções aplicáveis, a partir do emprego de técnicas como brainstorming e “12 perguntas instigadoras”, e se planejam as melhorias.
( ) Uso de ferramentas como a 5W1H para compreensão minuciosa do processo, antes de selecionar a solução preferida.

Leia o trecho a seguir: “Para Taylor, a implantação da administração científica deve ser gradual […] para evitar alterações bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízo aos patrões. A administração científica é uma combinação de: ciência em lugar de empirismo. Harmonia em vez de discórdia. Cooperação e não-individualismo. Rendimento máximo em lugar de produção reduzida. Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade.” Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. p. 55.
Com base nessas informações e no conteúdo abordado acerca do estudo de tempos, pautado nos princípios da administração científica de Taylor, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Taylor tinha a intenção de superar três problemas enfrentados pela indústria de sua época: desocupação dos operários, desconhecimento das rotinas de trabalho e ausência de padrões de uniformidade de técnicas e métodos.
II. ( ) Taylor pretendia que o empirismo fosse substituído pela ciência, de modo que se pudesse conciliar os interesses dos operários e da administração para alcançar a maior eficiência na produção.
III. ( ) A administração de uma empresa deve deixar a cargo dos funcionários o planejamento e execução de seus trabalhos ao seu próprio modo, porque, assim, eles encontrarão uma forma rápida e eficiente de fazê-lo.
IV. ( ) O estudo de tempos consiste em uma ferramenta para, a partir de dados de tempo de execução de tarefas, identificar o período necessário para um operador qualificado e treinado fazer seu trabalho.
V. ( ) Empregar métodos de produção variáveis, pagar salários menores aos funcionários e elevar os preços do produto vendido são consequências do estudo de tempos.

Leia o trecho a seguir: “Em que pese o fato de o mundo ter sofrido consideráveis modificações desde a época em que F. W. Taylor estruturou a administração científica e o estudo de tempos cronometrados […] essa metodologia continua sendo utilizada para que sejam estabelecidos padrões para a produção e para os custos industriais.” Fonte: MARTINS, P G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 84.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados sobre o estudo de tempos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A identificação de elementos que geram desperdício de tempo permite eliminá-los das tarefas, viabilizando a padronização da execução do trabalho.
II. O estudo de tempos possibilita a obtenção do tempo necessário para que um operador qualificado e treinado realize o seu trabalho.

Leia o trecho a seguir: “Apesar da prática corrente de se dividir um processo em várias operações simples, em alguns casos, a divisão de trabalho é excessiva. Muitas vezes, subdividimos um processo em um número muito rêmios de produção para incentivar a produtividade, dispensando a padronização do método de trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
IV. ( ) O trabalho será executado melhor e mais economicamente por meio da ampliação no número de movimentos executados em cada uma das tarefas.
V. ( ) O estudo de tempos e movimentos propicia a especialização do trabalho operário, com elevação da produtividade e redução do esforço aplicado.

Leia o trecho a seguir: “O custo da aplicação do estudo de movimentos e de tempos deve sempre levar em conta o retorno de capital esperado. Se uma operação está sendo considerada para uma melhoria, o grau até o qual o processo será desenvolvido para se obter a solução do problema dependerá dos benefícios potenciais.” Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1977. p. 22.
Com base no texto apresentado e no conteúdo visto sobre projeto de métodos, analise as etapas da resolução sistemática de problemas e ordene-as de acordo com a sequência em que devem ser desempenhadas durante a aplicação desse procedimento:
( ) Avaliação das alternativas.
( ) Definição do problema.
( ) Recomendação para ação.
( ) Análise do problema.
( ) Pesquisa de possíveis soluções.

Leia o trecho a seguir: “Toda mudança (mesmo que seja para melhor) tende a causar problemas. Portanto, devemos: entender o cenário (o cenário envolve principalmente pessoas e não somente máquinas); tomar diferentes ações para que a implantação de resultado. As principais ações que devem ser tomadas são: ações de prevenção; […] ações de proteção; ações de correção.” Fonte: MARTINS, P G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 98.
Com base nessas informações e no conteúdo estudado acerca do projeto de métodos, analise as ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Prevenção.
2) Proteção.
3) Correção.
( ) Tem como questionamento norteador “O que pode ser feito para conter o problema?”.
( ) Tem o intuito de remover os efeitos gerados pelo problema, sem eliminar a causa.
( ) Visa impedir que o problema se alastre, se já tiver ocorrido.
( ) Tem a finalidade de eliminar as potenciais causas de problemas possíveis, com base no questionamento norteador “O que pode dar errado?”.
( ) Tem como pergunta norteadora “Como excluir os danos ocorridos?”.

Leia o trecho a seguir: “Hoje, a nossa preocupação principal é a definição de sistemas e métodos de trabalho; nosso objetivo é determinar o método […] que mais se aproxima do ideal para ser usado na prática. No passado, dava-se ênfase a melhoria dos métodos existentes, em lugar de se definir cuidadosamente o problema ou se formular o objetivo e, então, encontrar a solução preferida.” Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1977. p. 1.
Com base nessas informações e no conhecimento construído a partir do conteúdo estudado sobre projetos de métodos, podemos afirmar que o procedimento sistemático de solução de problemas é uma ferramenta útil ao projeto de métodos porque:
há garantia de que os resultados reais vão superar os resultados previstos em termos de custos, economias e despesas como administração e amortização de máquinas.
envolve a divisão das tarefas inerentes à produção industrial em um dos tipos de movimentos básicos: “procurar, escolher, pegar, posicionar, unir, separar, utilizar, inspecionar, segurar, esperar, repousar e planejar”.
resume-se à união do máximo de soluções passíveis de serem aplicadas no futuro para garantir que o problema acabará e que o objetivo inicial foi plenamente alcançado.
nele se pondera pouco a respeito das possibilidades, parte-se logo para a ação, concentrando todo o esforço em resolver o problema o quanto antes com os recursos de que se dispõe no momento.
permite identificar o problema de forma clara e objetiva, analisá-lo com base em critérios e rest.

Considerando essas informações e o conteúdo visto sobre o estudo de movimentos, desenvolvidos por Frank e Lilian Gilbreth, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Os Gilbreth inicialmente se aprofundaram na pesquisa científica em administração de Taylor e, depois, desenvolveram uma gestão científica que aliava o elemento humano ao técnico.
II. ( ) Frank Gilbreth iniciou o estudo de movimentos quando trabalhava em uma indústria têxtil, estudando o método utilizado para transformar fibras em fios, fios em tecidos e tecidos em peças de vestuário.
III. ( ) Os Gilbreth foram responsáveis pelo projeto de sistemas que visavam aliviar a fadiga do trabalhador e, por meio da análise dos micromovimentos, alcançar uma maior produtividade.
IV. ( ) O estudo de micromovimentos realizados pelos Gilbreth envolvia a avaliação do processo inteiro de uma vez, desprezando qualquer forma de categorização das tarefas envolvidas em suas operações.
V. ( ) Em virtude da sua formação acadêmica em Psicologia, Lilian sentiu a necessidade de aumentar a satisfação do trabalhador, a fim de melhorar o seu desempenho e eficiência.
1. F, F, V, V, F.
2. F, V, F, V, F.
3. V, F, V, F, V.
4. F, F, V, F, V.
5. V, V, F, F, F.

Prévia do material em texto

Engenharia de Métodos 
Atividade de Autoaprendizagem 1 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Para cada indivíduo que trabalha demais, há cem deles que intencionalmente, todos os dias de sua 
vida, trabalham menos – muito menos do que deveriam – e que, deste modo, estão colaborando, 
deliberadamente, para criar condições que são consequências inevitáveis dos baixos salários.” 
Fonte: TAYLOR, F. W. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 1995. p. 29. 
Com base no texto e nos conteúdos abordados sobre estudo de tempos, pode-se afirmar que esses 
estudos foram desenvolvidos por Frederick W. Taylor porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a principal preocupação dos trabalhadores da época era atingir a máxima eficiência no 
trabalho, gerando lucros maiores para a administração. 
2. 
havia problemas de produtividade por consequência da falta de planejamento e padronização 
das tarefas dos operários, gerando desperdícios. 
Resposta correta 
3. 
a substituição do trabalho humano pelo uso de máquinas era essencial para eliminar a 
necessidade de identificar métodos mais eficientes de produção. 
4. 
a administração preocupava-se com o treinamento dos funcionários, visto que sabia qual era o 
menor tempo e o melhor método de execução das tarefas. 
5. 
era preciso repassar toda a responsabilidade pela identificação do menor tempo para realizar 
uma tarefa e a forma mais eficiente aos operários. 
2. Pergunta 2 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“É essencial que seja feita uma estimativa das economias previstas resultantes das melhorias dos 
métodos aplicados, antes que estes sejam postos em prática […]. Os tempos unitários de operação, 
para o velho e novo método, são baseados em estudos de tempos ou em médias referentes à 
produção total que possam fornecer os resultados mais representativos para um determinado 
projeto.” 
Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São 
Paulo: Edgard Blücher, 1977. p. 26. 
De acordo com essas informações e com o conteúdo visto acerca do projeto de métodos, analise os 
cinco estágios para a melhoria de processos industriais já estabelecidos e associe-os com as suas 
respectivas características: 
1) Estágio preliminar. 
2) Primeiro estágio. 
3) Segundo estágio. 
4) Terceiro estágio. 
5) Quarto estágio. 
( ) Observação e análise de métodos, operações e equipamentos utilizados, a fim de identificar o 
problema de forma clara e objetiva. 
( ) Põe-se em prática a solução preferida, implementando as melhorias e prevendo ações para a 
consecução dos resultados almejados. 
( ) Momento de estabelecer relações do tipo causa-efeito, oposições, similaridades e proximidade. 
( ) Listam-se as soluções aplicáveis, a partir do emprego de técnicas como brainstorming e “12 
perguntas instigadoras”, e se planejam as melhorias. 
( ) Uso de ferramentas como a 5W1H para compreensão minuciosa do processo, antes de selecionar 
a solução preferida. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
5, 4, 3, 2, 1. 
2. 
1, 5, 2, 3, 4. 
3. 
2, 5, 1, 4, 3. 
Resposta correta 
4. 
3, 4, 2, 5, 1. 
5. 
2, 3, 1, 4, 5. 
3. Pergunta 3 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Para Taylor, a implantação da administração científica deve ser gradual […] para evitar alterações 
bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuízo aos patrões. A 
administração científica é uma combinação de: ciência em lugar de empirismo. Harmonia em vez de 
discórdia. Cooperação e não-individualismo. Rendimento máximo em lugar de produção reduzida. 
Desenvolvimento de cada homem a fim de alcançar maior eficiência e prosperidade.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da 
moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. p. 55. 
Com base nessas informações e no conteúdo abordado acerca do estudo de tempos, pautado nos 
princípios da administração científica de Taylor, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) 
verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Taylor tinha a intenção de superar três problemas enfrentados pela indústria de sua época: 
desocupação dos operários, desconhecimento das rotinas de trabalho e ausência de padrões de 
uniformidade de técnicas e métodos. 
II. ( ) Taylor pretendia que o empirismo fosse substituído pela ciência, de modo que se pudesse 
conciliar os interesses dos operários e da administração para alcançar a maior eficiência na 
produção. 
III. ( ) A administração de uma empresa deve deixar a cargo dos funcionários o planejamento e 
execução de seus trabalhos ao seu próprio modo, porque, assim, eles encontrarão uma forma rápida e 
eficiente de fazê-lo. 
IV. ( ) O estudo de tempos consiste em uma ferramenta para, a partir de dados de tempo de execução 
de tarefas, identificar o período necessário para um operador qualificado e treinado fazer seu 
trabalho. 
V. ( ) Empregar métodos de produção variáveis, pagar salários menores aos funcionários e elevar os 
preços do produto vendido são consequências do estudo de tempos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, F, V. 
2. 
V, V, F, F, F. 
3. 
V, V, F, V, F. 
Resposta correta 
4. 
V, F, V, V, F. 
5. 
F, V, F, V, V. 
4. Pergunta 4 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Em que pese o fato de o mundo ter sofrido consideráveis modificações desde a época em que F. W. 
Taylor estruturou a administração científica e o estudo de tempos cronometrados […] essa 
metodologia continua sendo utilizada para que sejam estabelecidos padrões para a produção e para 
os custos industriais.” 
Fonte: MARTINS, P G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 
2005. p. 84. 
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados sobre o estudo de tempos, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A identificação de elementos que geram desperdício de tempo permite eliminá-los das tarefas, 
viabilizando a padronização da execução do trabalho. 
Porque: 
II. O estudo de tempos possibilita a obtenção do tempo necessário para que um operador qualificado 
e treinado realize o seu trabalho. 
A seguir, analise a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Apesar da prática corrente de se dividir um processo em várias operações simples, em alguns casos, 
a divisão de trabalho é excessiva. Muitas vezes, subdividimos um processo em um número muito 
grande de operações, o que vem causar excessivo manuseio de materiais, ferramentas e 
equipamentos.” 
Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São 
Paulo: Edgard Blücher, 1977. p. 41. 
A partir dessas informações e do conteúdo visto sobre o estudo de tempos e movimentos, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) As tarefas de uma operação podem ser divididas em elementos, com a finalidade de analisar, 
com precisão, o método de trabalho aplicado. 
II. ( ) O estudo dos movimentos tem relação com a anatomia e a fisiologia humanas, pois investiga a 
execução de micromovimentos e a fadiga resultante. 
III. ( ) O estudo de tempos visa à criação de prêmios de produção para incentivar a produtividade, 
dispensando a padronização do método de trabalho. 
IV. ( ) O trabalho será executado melhor e mais economicamente por meio da ampliaçãono número 
de movimentos executados em cada uma das tarefas. 
V. ( ) O estudo de tempos e movimentos propicia a especialização do trabalho operário, com 
elevação da produtividade e redução do esforço aplicado. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V, F. 
2. 
V, F, F, V, V. 
3. 
V, F, V, F, V. 
4. 
F, V, V, F, F. 
5. 
V, V, F, F, V. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O custo da aplicação do estudo de movimentos e de tempos deve sempre levar em conta o retorno 
de capital esperado. Se uma operação está sendo considerada para uma melhoria, o grau até o qual o 
processo será desenvolvido para se obter a solução do problema dependerá dos benefícios 
potenciais.” 
Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São 
Paulo: Edgard Blücher, 1977. p. 22. 
Com base no texto apresentado e no conteúdo visto sobre projeto de métodos, analise as etapas da 
resolução sistemática de problemas e ordene-as de acordo com a sequência em que devem ser 
desempenhadas durante a aplicação desse procedimento: 
( ) Avaliação das alternativas. 
( ) Definição do problema. 
( ) Recomendação para ação. 
( ) Análise do problema. 
( ) Pesquisa de possíveis soluções. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
5, 2, 3, 4, 1. 
2. 
4, 1, 5, 2, 3. 
Resposta correta 
3. 
1, 3, 5, 4, 2. 
4. 
3, 1, 5, 4, 2. 
5. 
2, 3, 4, 1, 5. 
7. Pergunta 7 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Toda mudança (mesmo que seja para melhor) tende a causar problemas. Portanto, devemos: 
entender o cenário (o cenário envolve principalmente pessoas e não somente máquinas); tomar 
diferentes ações para que a implantação de resultado. As principais ações que devem ser tomadas 
são: ações de prevenção; […] ações de proteção; ações de correção.” 
Fonte: MARTINS, P G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 
2005. p. 98. 
Com base nessas informações e no conteúdo estudado acerca do projeto de métodos, analise as 
ferramentas a seguir e associe-as com suas respectivas características: 
1) Prevenção. 
2) Proteção. 
3) Correção. 
( ) Tem como questionamento norteador “O que pode ser feito para conter o problema?”. 
( ) Tem o intuito de remover os efeitos gerados pelo problema, sem eliminar a causa. 
( ) Visa impedir que o problema se alastre, se já tiver ocorrido. 
( ) Tem a finalidade de eliminar as potenciais causas de problemas possíveis, com base no 
questionamento norteador “O que pode dar errado?”. 
( ) Tem como pergunta norteadora “Como excluir os danos ocorridos?”. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 1, 2, 3, 2. 
2. 
3, 2, 1, 3, 1. 
3. 
2, 3, 2, 1, 3. 
Resposta correta 
4. 
3, 1, 2, 2, 1. 
5. 
2, 1, 3, 2, 3. 
8. Pergunta 8 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Por meio da utilização de tempos e métodos é possível definir o tempo necessário para a execução 
de um processo determinado, por meio de um método eficiente e realizado por um operador 
qualificado e habituado a determinada prática. Devido ao esforço de Taylor e Gilbreth, hoje as 
empresas possuem métodos de controlar a programação e aumentar sua produtividade sem ter que 
contratar funcionários e comprar mais máquinas.” 
Fonte: REZENDE, P. A.; MARTINS, T. L. R.; ROCHA, M. F. Aplicação do estudo de tempos e 
movimentos no setor administrativo: estudo de caso em uma empresa mineradora. Revista Eletrônica 
Produção & Engenharia, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 653-665, 2016. p. 655. Disponível em: 
https://bit.ly/33oaeC6. Acesso em: 19 ago. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo visto sobre a história do desenvolvimento do estudo 
de tempos e movimentos, analise os marcos históricos a seguir, ordenando-os de acordo com a 
sequência em que ocorreram no tempo: 
( ) Frank B. Gilbreth dá início ao estudo de movimentos. 
( ) A expressão “estudo de tempos e movimentos” passa a ser amplamente utilizada. 
( ) Início da Revolução Industrial. 
( ) Frank e Lilian Gilbreth estudam os micromovimentos pela análise da execução de tarefas em um 
processo industrial, com auxílio da filmadora. 
( ) Frederick W. Taylor inaugura o estudo de tempos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 3, 1, 4, 5. 
2. 
3, 5, 1, 4, 2. 
Resposta correta 
3. 
1, 3, 4, 2, 5. 
4. 
3, 5, 4, 1, 2. 
5. 
4, 5, 1, 3, 2. 
9. Pergunta 9 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“Hoje, a nossa preocupação principal é a definição de sistemas e métodos de trabalho; nosso objetivo 
é determinar o método […] que mais se aproxima do ideal para ser usado na prática. No passado, 
dava-se ênfase a melhoria dos métodos existentes, em lugar de se definir cuidadosamente o 
problema ou se formular o objetivo e, então, encontrar a solução preferida.” 
Fonte: BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos: projeto e medida do trabalho. 6. ed. São 
Paulo: Edgard Blücher, 1977. p. 1. 
Com base nessas informações e no conhecimento construído a partir do conteúdo estudado sobre 
projetos de métodos, podemos afirmar que o procedimento sistemático de solução de problemas é 
uma ferramenta útil ao projeto de métodos porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
há garantia de que os resultados reais vão superar os resultados previstos em termos de custos, 
economias e despesas como administração e amortização de máquinas. 
2. 
envolve a divisão das tarefas inerentes à produção industrial em um dos tipos de movimentos 
básicos: “procurar, escolher, pegar, posicionar, unir, separar, utilizar, inspecionar, segurar, 
esperar, repousar e planejar”. 
3. 
resume-se à união do máximo de soluções passíveis de serem aplicadas no futuro para garantir 
que o problema acabará e que o objetivo inicial foi plenamente alcançado. 
4. 
nele se pondera pouco a respeito das possibilidades, parte-se logo para a ação, concentrando 
todo o esforço em resolver o problema o quanto antes com os recursos de que se dispõe no 
momento. 
5. 
permite identificar o problema de forma clara e objetiva, analisá-lo com base em critérios e 
restrições reais e selecionar uma solução criativa, aplicável, bem planejada e com boas chances 
de lograr êxito. 
Resposta correta 
10. Pergunta 10 
0/0 
Leia o trecho a seguir: 
“O casamento de Frank e Lillian Gilbreth iniciou uma das parcerias mais famosas da história da 
engenharia. Lillian imediatamente se tornou uma completa parceira nos negócios de Frank, 
trabalhando com ele primeiro em casa, mas logo se juntando a ele em locais de trabalho, em reuniões 
de negócios e participando de conferências industriais. Frank confiava em Lillian tremendamente e 
carinhosamente a chamava de ‘chefe’. Eles colaboraram em trabalhos, discursos, palestras e foram 
coautores de quatro livros.” 
Fonte: MENDES, J. Frank and Lillian Gilbreth papers (1869-2000): archives and special collections. 
West Lafayette: Purdue University Libraries, 2007. p. 9. Disponível em: https://bit.ly/2GEDYSs. 
Acesso em: 21 ago. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo visto sobre o estudo de movimentos, desenvolvidos 
por Frank e Lilian Gilbreth, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Os Gilbreth inicialmente se aprofundaram na pesquisa científica em administração de Taylor e, 
depois, desenvolveram uma gestão científica que aliava o elemento humano ao técnico. 
II. ( ) Frank Gilbreth iniciou o estudo de movimentos quando trabalhava em uma indústria têxtil, 
estudando o método utilizado para transformar fibras em fios, fios em tecidos e tecidos em peças de 
vestuário. 
III. ( ) Os Gilbreth foram responsáveis pelo projeto de sistemas que visavam aliviar a fadiga do 
trabalhador e, por meio da análise dos micromovimentos, alcançar uma maior produtividade 
IV. ( ) O estudo de micromovimentos realizados pelos Gilbreth envolvia a avaliação do processo 
inteirode uma vez, desprezando qualquer forma de categorização das tarefas envolvidas em suas 
operações. 
V. ( ) Em virtude da sua formação acadêmica em Psicologia, Lilian sentiu a necessidade de aumentar 
a satisfação do trabalhador, a fim de melhorar o seu desempenho e eficiência. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, V, F. 
2. 
F, V, F, V, F. 
3. 
V, F, V, F, V. 
Resposta correta 
4. 
F, F, V, F, V. 
5. 
V, V, F, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina