Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO E CURRÍCULO - PROVA N2 - FMU - LETRAS

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A avaliação formativa é referente ao ato de avaliar como algo mais abrangente. Na avaliação formativa, além de verificar aprendizagens, o instrumento de avaliação se propõe a ser também formativo, na medida em que proporciona ao estudante a compreensão do seu próprio desenvolvimento.
Considerando a avaliação formativa, assinale a alternativa correta:
a. Por meio da avaliação formativa é possível constatar se os objetivos estabelecidos foram atingidos pelos alunos.
b. A avaliação formativa tem a função de classificar o aluno e quantificar esse processo avaliativo.
c. Por meio da avaliação formativa não é possível levantar dados, para que o professor possa realizar um trabalho de recuperação.
d. A avaliação formativa visa verificar a existência, ou ausência, de habilidades e conhecimentos preestabelecidos.
e. A avaliação formativa deverá ser realizada ao início do curso, semestre, ano letivo ou unidade e contribui para a identificação prévia da turma.

O ensino seriado no Brasil foi criado com base nas experiências dos Estados Unidos e da Europa, no contexto da escolarização de massa, que visava a ampliação do atendimento escolar para atender a uma maior quantidade de alunos.
Nesse sentido, sobre o regime seriado, assinale a alternativa correta.
a. A reprovação não é um mecanismo disciplinar mais efetivo no ensino seriado, pois não garante que todos os alunos dominem quantidades mínimas dos conteúdos.
b. As principais características do regime seriado são o estabelecimento de horários flexíveis das atividades escolares.
c. O objetivo do regime seriado é o desenvolvimento progressivo dos alunos, no qual em cada série são agrupados alunos da mesma faixa etária e mesmo desenvolvimento.
d. No modelo seriado a avaliação não tem um lugar importante, e a reprovação é uma possibilidade que resulta do processo como um todo.
e. No regime seriado, cada classe tem vários professores ministrando aulas simultaneamente.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que instaura um currículo único para todas as escolas brasileiras. Neste estão descritos conjuntos de aprendizagem e competências necessárias para os alunos desenvolverem ao longo de cada série e em cada etapa da Educação Básica.
Analise as competências a seguir e assinale V Verdadeira(s) para a(s) que fazem parte da BNCC e F Falsa(s) para a(s) que não fazem parte da BNCC.
( ) Pensamento científico, crítico e criativo.
( ) Cultura digital e comunicação.
( ) Resolução de conflitos e liderança.
( ) Autoconhecimento e autocuidado.
a. F, V, F, V.
b. F, F, F, F.
c. V, V, V, V.
d. V, V, F, V.
e. V, V, F, F.

A prática da avaliação nas instituições de ensino gera “um certo currículo oculto”. A educação escolar se constitui a partir de uma lógica pela qual os resultados obtidos na avaliação criam meios de valorização dos sujeitos.
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta:
a. A prática da avaliação não tem influência na forma como esses sujeitos se relacionam com os conteúdos curriculares.
b. O sucesso escolar de um indivíduo é medido pelo processo avaliativo, pois o currículo oculto da avaliação ensina que os resultados de uma avaliação não importam.
c. A prática da avaliação ensina aos alunos como o sistema educacional funciona, fazendo-os valorizar o processo educacional como um valor importante.
d. A educação escolar se constitui a partir de uma lógica pela qual os resultados obtidos na avaliação não criam meios de valorização dos sujeitos.
e. O currículo oculto da avaliação ensina que o sucesso escolar de um indivíduo é medido pelos resultados que ele obtém quando realiza uma avaliação.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o mais atual documento sobre o currículo do Ministério da Educação (MEC). Este discorre sobre quais são as aprendizagens fundamentais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras, do Ensino Infantil ao Ensino Médio.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa correta.
a. Existe uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cada região do país, totalizando cinco BNCCs.
b. O objetivo da BNCC é direcionar a elaboração dos currículos, a partir do desenvolvimento de competências específicas, para cada seguimento da Educação Básica.
c. O objetivo da BNCC é direcionar a elaboração dos currículos de habilidades gerais, de cada área de conhecimento ou disciplina.
d. A BNCC é um documento normativo, com a mais recente política curricular do governo que orienta a elaboração de currículos para a Educação Básica.
e. A BNCC é um documento bem amplo, sobre o que deve ser ensinado em cada etapa da escolarização, cabendo, a cada escola, definir, no seu currículo, como este ensino será.

O pós-colonialismo estuda os efeitos do colonialismo nas relações sociais e nos espaços institucionais. Ele parte da ideia de que o colonialismo europeu causou efeitos nas relações sociais e opressões variadas em benefício da manutenção das relações de poder capitalistas.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta do pós-colonialismo.
a. A crítica pós-colonial vem do histórico de colonialismo, de racismo, de escravidão, de desigualdade e de exclusão social, de negação do outro e de consolidação de um modelo específico de sociedade.
b. As dicotomias são um traço marcante do colonialismo, e as práticas sociais e culturais no interior dessa realidade colonial geram ainda mais contradições, dificultando ainda mais a lógica binária.
c. O princípio universalista concebe uma escola e um currículo que são constituídos de valores comuns, independentemente do contexto ou de interesses particulares, o que resulta em um modelo educacional que valoriza ainda mais a diferença e a diversidade.
d. Esses estudos baseados na modernidade ocidental fazem uma crítica da lógica capitalista, patriarcal e racista.
e. Os estudos pós-coloniais se caracterizam por interrogar os efeitos do colonialismo presentes nas relações sociais e nos espaços institucionais situados nos antigos colonizadores.

A Lei que regulamenta todo o sistema educacional brasileiro é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), que regulamenta tanto o sistema público quanto o privado. Ademais, legisla sobre todos os níveis da educação, indo da Educação Básica à universidade.
A LDB reafirma o direito à educação para todas as pessoas, assim como a Constituição de 1988, e determina os deveres do Estado. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa correta.
a. A Lei de Diretrizes e Bases foi criada para garantir, para toda a população, o direito ao acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação e estabelecer os deveres da União, dos Estados e dos Municípios com a educação pública.
b. A criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) não provocou mudanças na estrutura e no funcionamento da educação escolar; pelo contrário, a população que não tinha acesso à escola permaneceu sem escola.
c. Para os conservadores, o currículo atual do Ensino Médio tem uma carga muito pequena de disciplinas e conteúdos; isso tem sido um dos fatores geradores da evasão de jovens em idade escolar nesse nível de ensino.
d. Apesar de toda a luta do movimento negro e indígena para que a história e a cultura negra e indígena fossem incluídas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, isso ainda não ocorreu.
e. As temáticas de educação ambiental, dos 'princípios da proteção e defesa civil' (temática relacionada ao debate dos Direitos Humanos) e da educação ambiental foram incluídas na LDB, mas a inclusão da música, enquanto componente curricular, ainda está em debate.

O currículo é vivo e muda de acordo com as questões que aparecem na sociedade. Assim, as questões atuais sobre diversidade passaram a aparecer no currículo escolar. Os temas de diversidade mais presentes no currículo são a questão de gênero e a questão de raça/etnia.
Sobre currículo e diversidade, assinale a alternativa correta.
a. Uma das primeiras questões sobre as relações de gênero e currículo foram as análises das diferenças de tratamento dispensadas a meninas e meninos na escolarização.
b. No caso das relações de raça/etnia e currículo, o primeiro objetivo foi mapear os focos de racismo dentro da escola.
c. O significado presente no processo de produção e de recepção dos discursos sobre gênero é único.
d. Ao estabelecer identidades hegemônicas, os significados das narrativas curriculares fixam-se dentro da escola.
e. As narrativas curriculares são permeadas por um discurso no qual só existe o intuito de deformar as identidades fixas.

Entre as décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos, surgiu o Movimento de Reconceptualização do currículo como um contraponto à perspectiva conservadora de currículo anteriormente adotada. O movimento de reconceptualização do currículo tenta superar a concepção técnica do currículo, com contribuições da fenomenologia e do neomarxismo.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique como o Movimento de Reconceptualização do Currículo define currículo.
a. A cultura popular é parte integrante do currículo escolar.
b. Grupos dominantes não conseguem influenciar nos currículos.
c. Conhecimento e poder são categorias distintas e não têm a menor relação entre si.
d. Enfatiza o papel das estruturas políticas na reprodução cultural e social.
e. A educação e o currículo historicamente combateram as desigualdades sociais.

Ralph Tyler é um pensador americano que viveu no período pós-guerra em que o setor industrial precisava ser retomado para favorecer o poder econômico e fortalecer uma identidade cultural americana. Sua maior contribuição para o currículo foi colocar o modelo de currículo proposto por Bobbit em prática.
A respeito da contribuição de Tyler sobre o currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Tyler fez uma tentativa de mesclar as propostas do Eficientismo e do Progressivismo. Seu modelo de currículo, no entanto, era essencialmente uma questão técnica.
( ) Tyler propôs que o currículo fosse a simulação de conhecimentos sobre a vida contemporânea e a formação para o trabalho.
( ) Para Tyler, o aspecto mais importante da formulação curricular são os objetivos educacionais.
( ) A orientação psicanalista auxiliou a recortar os objetivos, para que não ficassem muito extensos.
a. F, F, V, V.
b. V, V, F, F.
c. V, F, V, F.
d. F, V, V, F.
e. F, V, F, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A avaliação formativa é referente ao ato de avaliar como algo mais abrangente. Na avaliação formativa, além de verificar aprendizagens, o instrumento de avaliação se propõe a ser também formativo, na medida em que proporciona ao estudante a compreensão do seu próprio desenvolvimento.
Considerando a avaliação formativa, assinale a alternativa correta:
a. Por meio da avaliação formativa é possível constatar se os objetivos estabelecidos foram atingidos pelos alunos.
b. A avaliação formativa tem a função de classificar o aluno e quantificar esse processo avaliativo.
c. Por meio da avaliação formativa não é possível levantar dados, para que o professor possa realizar um trabalho de recuperação.
d. A avaliação formativa visa verificar a existência, ou ausência, de habilidades e conhecimentos preestabelecidos.
e. A avaliação formativa deverá ser realizada ao início do curso, semestre, ano letivo ou unidade e contribui para a identificação prévia da turma.

O ensino seriado no Brasil foi criado com base nas experiências dos Estados Unidos e da Europa, no contexto da escolarização de massa, que visava a ampliação do atendimento escolar para atender a uma maior quantidade de alunos.
Nesse sentido, sobre o regime seriado, assinale a alternativa correta.
a. A reprovação não é um mecanismo disciplinar mais efetivo no ensino seriado, pois não garante que todos os alunos dominem quantidades mínimas dos conteúdos.
b. As principais características do regime seriado são o estabelecimento de horários flexíveis das atividades escolares.
c. O objetivo do regime seriado é o desenvolvimento progressivo dos alunos, no qual em cada série são agrupados alunos da mesma faixa etária e mesmo desenvolvimento.
d. No modelo seriado a avaliação não tem um lugar importante, e a reprovação é uma possibilidade que resulta do processo como um todo.
e. No regime seriado, cada classe tem vários professores ministrando aulas simultaneamente.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que instaura um currículo único para todas as escolas brasileiras. Neste estão descritos conjuntos de aprendizagem e competências necessárias para os alunos desenvolverem ao longo de cada série e em cada etapa da Educação Básica.
Analise as competências a seguir e assinale V Verdadeira(s) para a(s) que fazem parte da BNCC e F Falsa(s) para a(s) que não fazem parte da BNCC.
( ) Pensamento científico, crítico e criativo.
( ) Cultura digital e comunicação.
( ) Resolução de conflitos e liderança.
( ) Autoconhecimento e autocuidado.
a. F, V, F, V.
b. F, F, F, F.
c. V, V, V, V.
d. V, V, F, V.
e. V, V, F, F.

A prática da avaliação nas instituições de ensino gera “um certo currículo oculto”. A educação escolar se constitui a partir de uma lógica pela qual os resultados obtidos na avaliação criam meios de valorização dos sujeitos.
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta:
a. A prática da avaliação não tem influência na forma como esses sujeitos se relacionam com os conteúdos curriculares.
b. O sucesso escolar de um indivíduo é medido pelo processo avaliativo, pois o currículo oculto da avaliação ensina que os resultados de uma avaliação não importam.
c. A prática da avaliação ensina aos alunos como o sistema educacional funciona, fazendo-os valorizar o processo educacional como um valor importante.
d. A educação escolar se constitui a partir de uma lógica pela qual os resultados obtidos na avaliação não criam meios de valorização dos sujeitos.
e. O currículo oculto da avaliação ensina que o sucesso escolar de um indivíduo é medido pelos resultados que ele obtém quando realiza uma avaliação.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o mais atual documento sobre o currículo do Ministério da Educação (MEC). Este discorre sobre quais são as aprendizagens fundamentais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras, do Ensino Infantil ao Ensino Médio.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa correta.
a. Existe uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cada região do país, totalizando cinco BNCCs.
b. O objetivo da BNCC é direcionar a elaboração dos currículos, a partir do desenvolvimento de competências específicas, para cada seguimento da Educação Básica.
c. O objetivo da BNCC é direcionar a elaboração dos currículos de habilidades gerais, de cada área de conhecimento ou disciplina.
d. A BNCC é um documento normativo, com a mais recente política curricular do governo que orienta a elaboração de currículos para a Educação Básica.
e. A BNCC é um documento bem amplo, sobre o que deve ser ensinado em cada etapa da escolarização, cabendo, a cada escola, definir, no seu currículo, como este ensino será.

O pós-colonialismo estuda os efeitos do colonialismo nas relações sociais e nos espaços institucionais. Ele parte da ideia de que o colonialismo europeu causou efeitos nas relações sociais e opressões variadas em benefício da manutenção das relações de poder capitalistas.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta do pós-colonialismo.
a. A crítica pós-colonial vem do histórico de colonialismo, de racismo, de escravidão, de desigualdade e de exclusão social, de negação do outro e de consolidação de um modelo específico de sociedade.
b. As dicotomias são um traço marcante do colonialismo, e as práticas sociais e culturais no interior dessa realidade colonial geram ainda mais contradições, dificultando ainda mais a lógica binária.
c. O princípio universalista concebe uma escola e um currículo que são constituídos de valores comuns, independentemente do contexto ou de interesses particulares, o que resulta em um modelo educacional que valoriza ainda mais a diferença e a diversidade.
d. Esses estudos baseados na modernidade ocidental fazem uma crítica da lógica capitalista, patriarcal e racista.
e. Os estudos pós-coloniais se caracterizam por interrogar os efeitos do colonialismo presentes nas relações sociais e nos espaços institucionais situados nos antigos colonizadores.

A Lei que regulamenta todo o sistema educacional brasileiro é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), que regulamenta tanto o sistema público quanto o privado. Ademais, legisla sobre todos os níveis da educação, indo da Educação Básica à universidade.
A LDB reafirma o direito à educação para todas as pessoas, assim como a Constituição de 1988, e determina os deveres do Estado. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa correta.
a. A Lei de Diretrizes e Bases foi criada para garantir, para toda a população, o direito ao acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação e estabelecer os deveres da União, dos Estados e dos Municípios com a educação pública.
b. A criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) não provocou mudanças na estrutura e no funcionamento da educação escolar; pelo contrário, a população que não tinha acesso à escola permaneceu sem escola.
c. Para os conservadores, o currículo atual do Ensino Médio tem uma carga muito pequena de disciplinas e conteúdos; isso tem sido um dos fatores geradores da evasão de jovens em idade escolar nesse nível de ensino.
d. Apesar de toda a luta do movimento negro e indígena para que a história e a cultura negra e indígena fossem incluídas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, isso ainda não ocorreu.
e. As temáticas de educação ambiental, dos 'princípios da proteção e defesa civil' (temática relacionada ao debate dos Direitos Humanos) e da educação ambiental foram incluídas na LDB, mas a inclusão da música, enquanto componente curricular, ainda está em debate.

O currículo é vivo e muda de acordo com as questões que aparecem na sociedade. Assim, as questões atuais sobre diversidade passaram a aparecer no currículo escolar. Os temas de diversidade mais presentes no currículo são a questão de gênero e a questão de raça/etnia.
Sobre currículo e diversidade, assinale a alternativa correta.
a. Uma das primeiras questões sobre as relações de gênero e currículo foram as análises das diferenças de tratamento dispensadas a meninas e meninos na escolarização.
b. No caso das relações de raça/etnia e currículo, o primeiro objetivo foi mapear os focos de racismo dentro da escola.
c. O significado presente no processo de produção e de recepção dos discursos sobre gênero é único.
d. Ao estabelecer identidades hegemônicas, os significados das narrativas curriculares fixam-se dentro da escola.
e. As narrativas curriculares são permeadas por um discurso no qual só existe o intuito de deformar as identidades fixas.

Entre as décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos, surgiu o Movimento de Reconceptualização do currículo como um contraponto à perspectiva conservadora de currículo anteriormente adotada. O movimento de reconceptualização do currículo tenta superar a concepção técnica do currículo, com contribuições da fenomenologia e do neomarxismo.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique como o Movimento de Reconceptualização do Currículo define currículo.
a. A cultura popular é parte integrante do currículo escolar.
b. Grupos dominantes não conseguem influenciar nos currículos.
c. Conhecimento e poder são categorias distintas e não têm a menor relação entre si.
d. Enfatiza o papel das estruturas políticas na reprodução cultural e social.
e. A educação e o currículo historicamente combateram as desigualdades sociais.

Ralph Tyler é um pensador americano que viveu no período pós-guerra em que o setor industrial precisava ser retomado para favorecer o poder econômico e fortalecer uma identidade cultural americana. Sua maior contribuição para o currículo foi colocar o modelo de currículo proposto por Bobbit em prática.
A respeito da contribuição de Tyler sobre o currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Tyler fez uma tentativa de mesclar as propostas do Eficientismo e do Progressivismo. Seu modelo de currículo, no entanto, era essencialmente uma questão técnica.
( ) Tyler propôs que o currículo fosse a simulação de conhecimentos sobre a vida contemporânea e a formação para o trabalho.
( ) Para Tyler, o aspecto mais importante da formulação curricular são os objetivos educacionais.
( ) A orientação psicanalista auxiliou a recortar os objetivos, para que não ficassem muito extensos.
a. F, F, V, V.
b. V, V, F, F.
c. V, F, V, F.
d. F, V, V, F.
e. F, V, F, V.

Prévia do material em texto

Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A avaliação formativa é referente ao ato de avaliar como algo mais abrangente. Na avaliação formativa, além de verificar aprendizagens, o instrumento de avaliação se propõe a ser também formativo, na medida em que proporciona ao estudante a compreensão do seu próprio desenvolvimento. Considerando a avaliação formativa, assinale a alternativa correta:
a.
A avaliação formativa deverá ser realizada ao início do curso, semestre, ano letivo ou unidade e contribui para a identificação prévia da turma.
b.
Por meio da avaliação formativa não é possível levantar dados, para que o professor possa realizar um trabalho de recuperação.
c.
A avaliação formativa visa verificar a existência, ou ausência, de habilidades e conhecimentos preestabelecidos.
d.
Por meio da avaliação formativa é possível constatar se os objetivos estabelecidos foram atingidos pelos alunos.
e.
A avaliação formativa tem a função de classificar o aluno e quantificar esse processo avaliativo.
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O ensino seriado no Brasil foi criado com base nas experiências dos Estados Unidos e da Europa, no contexto da escolarização de massa, que visava a ampliação do atendimento escolar para atender a uma maior quantidade de alunos. Nesse sentido, sobre o regime seriado, assinale a alternativa correta.
a.
A reprovação não é um mecanismo disciplinar mais efetivo no ensino seriado, pois não garante que todos os alunos dominem quantidades mínimas dos conteúdos.
b.
As principais características do regime seriado são o estabelecimento de horários flexíveis das atividades escolares.
c.
O objetivo do regime seriado é o desenvolvimento progressivo dos alunos, no qual em cada série são agrupados alunos da mesma faixa etária e mesmo desenvolvimento.
d.
No modelo seriado a avaliação não tem um lugar importante, e a reprovação é uma possibilidade que resulta do processo como um todo.
e.
No regime seriado, cada classe tem vários professores ministrando aulas simultaneamente.
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que instaura um currículo único para todas as escolas brasileiras. Neste estão descritos conjuntos de aprendizagem e competências necessárias para os alunos desenvolverem ao longo de cada série e em cada etapa da Educação Básica.
Analise as competências a seguir e assinale V Verdadeira(s) para a(s) que fazem parte da BNCC e F Falsa(s) para a(s) que não fazem parte da BNCC.
 
(   ) Pensamento científico, crítico e criativo.
(   ) Cultura digital e comunicação.
(   ) Resolução de conflitos e liderança.
(   ) Autoconhecimento e autocuidado.
 
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a.
F, F, F, F.
b.
V, V, F, F.
c.
V, V, F, V.
d.
V, V, V, V.
e.
F, V, F, V.
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A prática da avaliação nas instituições de ensino gera “um certo currículo oculto”. A educação escolar se constitui a partir de uma lógica pela qual os resultados obtidos na avaliação criam meios de valorização dos sujeitos.
 
SACRISTÁN, J. G. A avaliação no ensino. In: GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 323.
 
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta:
a.
O sucesso escolar de um indivíduo é medido pelo processo avaliativo, pois o currículo oculto da avaliação ensina que os resultados de uma avaliação não importam.
b.
A prática da avaliação ensina aos alunos como o sistema educacional funciona, fazendo-os valorizar o processo educacional como um valor importante.
c.
 O currículo oculto da avaliação ensina que o sucesso escolar de um indivíduo é medido pelos resultados que ele obtém quando realiza uma avaliação.
d.
A prática da avaliação não tem influência na forma como esses sujeitos se relacionam com os conteúdos curriculares.
e.
A educação escolar se constitui a partir de uma lógica pela qual os resultados obtidos na
avaliação não criam meios de valorização dos sujeitos.
Questão 5
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o mais atual documento sobre o currículo do Ministério da Educação (MEC). Este discorre sobre quais são as aprendizagens fundamentais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras, do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa correta.
a.
Existe uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cada região do país, totalizando cinco BNCCs.
b.
O objetivo da BNCC é direcionar a elaboração dos currículos, a partir do desenvolvimento de competências específicas, para cada seguimento da Educação Básica.
c.
O objetivo da BNCC é direcionar a elaboração dos currículos de habilidades gerais, de cada área de conhecimento ou disciplina.
d.
A BNCC é um documento normativo, com a mais recente política curricular do governo que orienta a elaboração de currículos para a Educação Básica.
e.
A BNCC é um documento bem amplo, sobre o que deve ser ensinado em cada etapa da escolarização, cabendo, a cada escola, definir, no seu currículo, como este ensino será.
Questão 6
Completo
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O pós-colonialismo estuda os efeitos do colonialismo nas relações sociais e nos espaços institucionais. Ele parte da ideia de que o colonialismo europeu causou efeitos nas relações sociais e opressões variadas em benefício da manutenção das relações de poder capitalistas.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta do pós-colonialismo.
a.
A crítica pós-colonial vem do histórico de colonialismo, de racismo, de escravidão, de desigualdade e de exclusão social, de negação do outro e de consolidação de um modelo específico de sociedade.
b.
As dicotomias são um traço marcante do colonialismo, e as práticas sociais e culturais no interior dessa realidade colonial geram ainda mais contradições, dificultando ainda mais a lógica binária.
c.
O princípio universalista concebe uma escola e um currículo que são constituídos de valores comuns, independentemente do contexto ou de interesses particulares, o que resulta em um modelo educacional que valoriza ainda mais a diferença e a diversidade.
d.
Esses estudos baseados na modernidade ocidental fazem uma crítica da lógica capitalista, patriarcal e racista.
e.
Os estudos pós-coloniais se caracterizam por interrogar os efeitos do colonialismo presentes nas relações sociais e nos espaços institucionais situados nos antigos colonizadores.
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Lei que regulamenta todo o sistema educacional brasileiro é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), que regulamenta tanto o sistema público quanto o privado. Ademais, legisla sobre todos os níveis da educação, indo da Educação Básica à universidade. A LDB reafirma o direito à educação para todas as pessoas, assim como a Constituição de 1988, e determina os deveres do Estado. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa correta.
a.
A Lei de Diretrizes e Bases foi criada para garantir, para toda a população, o direito ao acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação e estabelecer os deveres da União, dos Estados e dos Municípios com a educação pública.
b.
A criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) não provocou mudanças na estrutura e no funcionamento da educação escolar; pelo contrário, a população que não tinha acesso à escola permaneceu sem escola.
c.
Para os conservadores, o currículo atual do Ensino Médio tem uma carga muito pequena de disciplinas e conteúdos; isso tem sido um dos fatores geradores da evasão de jovens em idade escolar nesse nível de ensino.
d.
Apesar de toda a luta do movimento negro e indígena para que a história e a cultura negra e indígena fossem incluídas na Lei de Diretrizese Bases da Educação, isso ainda não ocorreu.
e.
As temáticas de educação ambiental, dos "princípios da proteção e defesa civil" (temática relacionada ao debate dos Direitos Humanos) e da educação ambiental foram incluídas na LDB, mas a inclusão da música, enquanto componente curricular, ainda está em debate.
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O currículo é vivo e muda de acordo com as questões que aparecem na sociedade. Assim, as questões atuais sobre diversidade passaram a aparecer no currículo escolar. Os temas de diversidade mais presentes no currículo são a questão de gênero e a questão de raça/etnia. Sobre currículo e diversidade, assinale a alternativa correta.
a.
Uma das primeiras questões sobre as relações de gênero e currículo foram as análises das diferenças de tratamento dispensadas a meninas e meninos na escolarização.
b.
No caso das relações de raça/etnia e currículo, o primeiro objetivo foi mapear os focos de racismo dentro da escola.
c.
O significado presente no processo de produção e de recepção dos discursos sobre gênero é único.
d.
Ao estabelecer identidades hegemônicas, os significados das narrativas curriculares fixam-se dentro da escola.
e.
As narrativas curriculares são permeadas por um discurso no qual só existe o intuito de deformar as identidades fixas.
Questão 9
Completo
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Entre as décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos, surgiu o Movimento de Reconceptualização do currículo como um contraponto à perspectiva conservadora de currículo anteriormente adotada. O movimento de reconceptualização do currículo tenta superar a concepção técnica do currículo, com contribuições da fenomenologia e do neomarxismo.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique como o Movimento de Reconceptualização do Currículo define currículo.
a.
Grupos dominantes não conseguem influenciar nos currículos.
b.
A cultura popular é parte integrante do currículo escolar.
c.
Conhecimento e poder são categorias distintas e não têm a menor relação entre si.
d.
A educação e o currículo historicamente combateram as desigualdades sociais.
e.
Enfatiza o papel das estruturas políticas na reprodução cultural e social.
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Ralph Tyler é um pensador americano que viveu no período pós-guerra em que o setor industrial precisava ser retomado para favorecer o poder econômico e fortalecer uma identidade cultural americana. Sua maior contribuição para o currículo foi colocar o modelo de currículo proposto por Bobbit em prática. 
 
A respeito da contribuição de Tyler sobre o currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
(   ) Tyler fez uma tentativa de mesclar as propostas do Eficientismo e do Progressivismo. Seu modelo de currículo, no entanto, era essencialmente uma questão técnica.
(   ) Tyler propôs que o currículo fosse a simulação de conhecimentos sobre a vida contemporânea e a formação para o trabalho.
(   ) Para Tyler, o aspecto mais importante da formulação curricular são os objetivos educacionais.
(   ) A orientação psicanalista auxiliou a recortar os objetivos, para que não ficassem muito extensos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a.
F, V, V, F.
b.
F, F, V, V.
c.
V, F, V, F.
d.
V, V, F, F.
e.
F, V, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina