Logo Passei Direto
Buscar

LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO - PROVA N2 - LETRAS - FMU

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Linguística é a ciência que estuda a língua. Para dar conta deste fenômeno tão complexo e dinâmico, essa ciência se ramifica, e várias áreas surgem, a fim de dar conta dos mais variados aspectos linguísticos. Algumas dessas áreas são: a sintaxe, a semântica, a pragmática, a fonologia etc. Para entender o papel de cada uma delas e como elas podem ajudar o(a) professor(a) de Língua Portuguesa, é importante que se saiba a que elas se destinam.
A respeito das áreas da Linguística, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a sintaxe estuda as palavras isoladamente.
II. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a semântica estuda os sentidos.
III. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a fonologia estuda as funções dos sons da fala.
IV. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a sociolinguística estuda os usos da língua.
a. F, F, F, F.
b. V, V, F, F.
c. V, V, F, V.
d. F, V, F, V.
e. F, V, V, V.

Segundo Fiorin (2010), Grice nos seus trabalhos com a linguagem mostra que, na fala, o homem comunica mais do que diz querer significar em um enunciado. Ou seja, na fala se comunicam conteúdos implícitos, em que “o falante leva em conta sempre, em suas intervenções, o desenrolar da conversa e a direção que ela toma. Grice formula da seguinte maneira esse princípio: que sua contribuição à conversação seja, no momento em que ocorre, tal como requeira o objetivo ou a direção aceita da troca verbal em que você está engajado”.
Enumere, a primeira coluna de acordo com a segunda, estabelecendo as regras de conversação elaboradas por Grice nesse princípio.
1 - Máxima de quantidade
2 - Máxima de qualidade
3 - Máxima da relação
4 - Máxima de modo
( ) Em uma situação de interação, as informações são importantes para a manutenção da interação verbal.
( ) As formas de expressão das ideias e das informações na interação.
( ) Restringe-se às informações estritamente necessárias dadas em quantidade suficiente para que o texto seja compreendido.
( ) A relevância das informações no contexto de interação.

Segundo alguns estudiosos da Pragmática, o Princípio da Cooperação se concretiza por meio das chamadas máximas conversacionais, ou seja, a partir dos princípios que ajudam na descrição do comportamento linguístico dos indivíduos quando estes estão em interação com outros.
Considerando a informação apresentada, sobre as máximas conversacionais, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma das máximas é a da quantidade, que diz respeito a contribuir com informações necessárias, isto é, não dizer algo que não seja preciso.
II. Uma das máximas é a da qualidade, ou seja, a que diz que se deve dizer apenas o que é verdadeiro, evitando afirmar algo sem evidência suficiente.
III. Uma das máximas é a da relação, isto é, a que afirma que só se deve falar com quem mantemos algum tipo de relação.
IV. Uma das máximas é a de modo, que diz respeito a ter etiqueta social, ou seja, ser educado com as pessoas com quem se fala.
a. II e III, apenas.
b. II, III e IV, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I e II, apenas.

A pressuposição aprisiona o leitor ou o ouvinte numa lógica criada pelo produtor do texto, porque, enquanto o posto é proposto como verdadeiro, o pressuposto é, de certa forma, imposto como verdadeiro. Ele é apresentado como algo evidente, indiscutível. Quando se diz que o pressuposto não é sensível à negação, à interrogação e ao encadeamento do posto, não se está dizendo que não se possa negar o pressuposto, interrogar sobre ele ou fazer encadeamentos com ele, mas apenas que, quando a negação, a interrogação e o encadeamento atingem o posto, não alcançam necessariamente o pressuposto.
A partir do conceito de pressuposição, leia o enunciado.
a. É um conteúdo posto, introduzido no discurso que implica em pôr os dados em questão em dúvida para o leitor.
b. É um mecanismo importante, como recurso narrativo que dispõe dados para o leitor questionar a sua argumentação.
c. É um mecanismo linguístico com função de instigar o leitor a questionar o dado que é posto em discussão.
d. É um recurso argumentativo no discurso que implica tomar o leitor como cúmplice de um dado apresentado como aceito.
e. É um mecanismo adequado como argumentativo que põe o leitor a discutir o que é posto como aceito, implicando em questionamento.

A Linguística, ciência que estuda a linguagem verbal humana, é composta por várias ramificações, como a Análise do Discurso, a Sintaxe (gerativa, cognitiva, funcional etc.), a Fonologia, a Semântica (formal, funcional, cognitiva etc.) entre outras, as quais se debruçam sobre aspectos específicos da língua.
Entre elas, também está a Pragmática. A seu respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) A Pragmática é o ramo da Linguística que se dedica a analisar os aspectos morfológicos da língua.
II. ( ) John Austin e Paul Grice são considerados, por muitos estudiosos, os precursores dos estudos pragmáticos.
III. ( ) A noção de implicatura é bastante importante para a área, pois trata das inferências produzidas a partir das expressões linguísticas e do contexto.
IV. ( ) A Pragmática descarta de suas pesquisas os sujeitos e as práticas sociais que cercam os usos linguísticos.
a. F, F, F, F.
b. V, V, V, V.
c. F, V, V, F.
d. V, V, F, F.
e. F, V, F, V.

Com os estudos linguísticos, a linguagem passou a ser considerada sob diferentes aspectos e, sendo assim, de acordo com a corrente de pensamento, assume visões diferenciadas.
I) A corrente estruturalista expressa a visão da linguagem como instrumento de comunicação, que vê a língua como um código.
II) É capaz de transmitir uma mensagem entre transmissor e receptor, levando em conta a interação entre ambos.
a. As assertivas I e II não se complementam, embora ambas estejam corretas.
b. A assertiva II não é complemento da I e esta está incorreta.
c. A assertiva II não é complemento da I.
d. A assertiva II complementa a I, porém esta não está totalmente correta.
e. A assertiva II complementa a I e ambas estão corretas.

A Pragmática Conversacional tende a explicar como os falantes interagem, compreendendo uma dada expressão, além do que possa significar e por que nas situações de conversação um falante opta em dizer alguma coisa de modo indireto e não direta. Conforme descreve Fiorin (2010, p. 176), “segundo alguns autores, os comportamentos linguísticos são determinados por regras ou princípios gerais de natureza racional, ou seja, a maneira de utilizar a linguagem na comunicação é regida por princípios gerais assentados em inferências pragmáticas [...].” Grice, em 1975, publicando seu artigo que trata de tais princípios, elabora o Princípio Cooperativo que sistematiza as regras de conduta adotada pelos interlocutores na conversação.
Baseada na concepção do Princípio da Cooperação, assinale com V a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s).
( ) O princípio cooperativo é o comportamento linguístico dos falantes recorrem para compreender mais do que as expressões significam e por que um falante prefere dizer de uma determinada maneira e não outra.
( ) O Princípio de Cooperação exige que cada enunciado tenha uma finalidade. Os atos de fala não são manifestados de modo explícitos, só sendo percebidas as intenções quando se entende o que está implícito.
( ) A polidez é um princípio cooperativo nos atos de fala indiretos quando nas situações de comunicação minimizam-se, modalizam-se, adoçam-se os atos ameaçadores da face.
( ) O Princípio da Cooperação é, por definição, a contribuição que o falante atribui à conversação no momento em que esta ocorre, tal como requeira o objetivo ou a direção aceita da troca verbal em que está engajado.
a. F, V, F, V.
b. V, F, V, V.
c. V, F, F, V.
d. F, F, F, V.
e. F, F, V, V.

Muito se tem discutido sobre o modo como a escola deve enfrentar os problemas de linguagem dos alunos que falam errado e que precisam aprender a norma culta da língua para serem acolhidos pela sociedade. No entanto, essa mesma escola se esquece de que a linguagem é heterogênea e que a norma culta é muito distante da realidade linguística de nossa sociedade.
Marque a resposta correta.
a. A variedade linguística não faz sentido para a escola que deve ensinar a forma correta de falar e de escrever para os alunos.
b. Deve-se advertir o aluno que fala errado sempre que isso ocorrer.
c. A linguagem praticada pelo aluno deve ser ignorada.
d. A norma culta é a única modalidade de língua correta.
e. A variedade linguística não pode ser ignorada pela escola.

A escola é talvez o único lugar onde se escreve muitas vezes sem motivo. Em uma sociedade letrada, escrever e ler faz parte do cotidiano das pessoas, no entanto, há ainda as que utilizam a escrita para tarefas pequenas, como assinar o próprio nome, fazer uma lista de compras, escrever uma mensagem no celular ou nas redes sociais. Para essas, o ato de escrever na escola, como ela pede, pode ser considerado algo sem grande utilidade.
Isso significa dizer que:
I) A escola deve solicitar inúmeras tarefas de produção textual ao longo da escolarização do aluno, pois só assim ele irá aprender a escrita de modo satisfatório.
II) A escola contempla muito mais a memorização do que a compreensão no processo de aprendizagem da língua escrita.
III) A escola não tem condições de evitar o fracasso escolar dos alunos que não sabem escrever dentro da norma culta da língua portuguesa.
IV) Muitos alunos passam a abominar a escrita pelo modo como a escola a exige.
a. Somente II e IV são verdadeiras.
b. Somente III e IV são verdadeiras.
c. Somente II, III e IV são verdadeiras.
d. Somente I é verdadeira.
e. Somente II é verdadeira.

O ensino de Língua Portuguesa é um tema de bastante interesse para os estudiosos da língua. Isso porque há muito se tem debatido sobre a eficácia (ou não) de velhos métodos adotados em sala de aula, a partir dos quais, muitas vezes, visa-se apenas a transmissão de conteúdos decorados, sem a verdadeira intenção de desenvolver a competência linguística das(os) estudantes.
Considerando tal reflexão, sobre o ensino de Língua Portuguesa, analise as afirmativas a seguir.
I. O ensino de Língua Portuguesa, para ser eficaz, deve centrar-se nas habilidades linguísticas das(os) estudantes, a partir da análise linguística, da produção textual e da leitura.
II. O ensino de Língua Portuguesa, para ser produtivo, deve dar atenção, principalmente, às nomenclaturas gramaticais presentes nas gramáticas normativas.
III. O ensino de Língua Portuguesa deve preparar a(o) aluna(o) para lidar com a língua nas mais variadas situações comunicativas.
IV. O ensino de Língua Portuguesa deve tratar as variedades linguísticas com respeito, sem contribuir para o preconceito linguístico, algo tão forte em nossa sociedade.
a. II, III e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, III e IV, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e IV, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A Linguística é a ciência que estuda a língua. Para dar conta deste fenômeno tão complexo e dinâmico, essa ciência se ramifica, e várias áreas surgem, a fim de dar conta dos mais variados aspectos linguísticos. Algumas dessas áreas são: a sintaxe, a semântica, a pragmática, a fonologia etc. Para entender o papel de cada uma delas e como elas podem ajudar o(a) professor(a) de Língua Portuguesa, é importante que se saiba a que elas se destinam.
A respeito das áreas da Linguística, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a sintaxe estuda as palavras isoladamente.
II. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a semântica estuda os sentidos.
III. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a fonologia estuda as funções dos sons da fala.
IV. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a sociolinguística estuda os usos da língua.
a. F, F, F, F.
b. V, V, F, F.
c. V, V, F, V.
d. F, V, F, V.
e. F, V, V, V.

Segundo Fiorin (2010), Grice nos seus trabalhos com a linguagem mostra que, na fala, o homem comunica mais do que diz querer significar em um enunciado. Ou seja, na fala se comunicam conteúdos implícitos, em que “o falante leva em conta sempre, em suas intervenções, o desenrolar da conversa e a direção que ela toma. Grice formula da seguinte maneira esse princípio: que sua contribuição à conversação seja, no momento em que ocorre, tal como requeira o objetivo ou a direção aceita da troca verbal em que você está engajado”.
Enumere, a primeira coluna de acordo com a segunda, estabelecendo as regras de conversação elaboradas por Grice nesse princípio.
1 - Máxima de quantidade
2 - Máxima de qualidade
3 - Máxima da relação
4 - Máxima de modo
( ) Em uma situação de interação, as informações são importantes para a manutenção da interação verbal.
( ) As formas de expressão das ideias e das informações na interação.
( ) Restringe-se às informações estritamente necessárias dadas em quantidade suficiente para que o texto seja compreendido.
( ) A relevância das informações no contexto de interação.

Segundo alguns estudiosos da Pragmática, o Princípio da Cooperação se concretiza por meio das chamadas máximas conversacionais, ou seja, a partir dos princípios que ajudam na descrição do comportamento linguístico dos indivíduos quando estes estão em interação com outros.
Considerando a informação apresentada, sobre as máximas conversacionais, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma das máximas é a da quantidade, que diz respeito a contribuir com informações necessárias, isto é, não dizer algo que não seja preciso.
II. Uma das máximas é a da qualidade, ou seja, a que diz que se deve dizer apenas o que é verdadeiro, evitando afirmar algo sem evidência suficiente.
III. Uma das máximas é a da relação, isto é, a que afirma que só se deve falar com quem mantemos algum tipo de relação.
IV. Uma das máximas é a de modo, que diz respeito a ter etiqueta social, ou seja, ser educado com as pessoas com quem se fala.
a. II e III, apenas.
b. II, III e IV, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I e II, apenas.

A pressuposição aprisiona o leitor ou o ouvinte numa lógica criada pelo produtor do texto, porque, enquanto o posto é proposto como verdadeiro, o pressuposto é, de certa forma, imposto como verdadeiro. Ele é apresentado como algo evidente, indiscutível. Quando se diz que o pressuposto não é sensível à negação, à interrogação e ao encadeamento do posto, não se está dizendo que não se possa negar o pressuposto, interrogar sobre ele ou fazer encadeamentos com ele, mas apenas que, quando a negação, a interrogação e o encadeamento atingem o posto, não alcançam necessariamente o pressuposto.
A partir do conceito de pressuposição, leia o enunciado.
a. É um conteúdo posto, introduzido no discurso que implica em pôr os dados em questão em dúvida para o leitor.
b. É um mecanismo importante, como recurso narrativo que dispõe dados para o leitor questionar a sua argumentação.
c. É um mecanismo linguístico com função de instigar o leitor a questionar o dado que é posto em discussão.
d. É um recurso argumentativo no discurso que implica tomar o leitor como cúmplice de um dado apresentado como aceito.
e. É um mecanismo adequado como argumentativo que põe o leitor a discutir o que é posto como aceito, implicando em questionamento.

A Linguística, ciência que estuda a linguagem verbal humana, é composta por várias ramificações, como a Análise do Discurso, a Sintaxe (gerativa, cognitiva, funcional etc.), a Fonologia, a Semântica (formal, funcional, cognitiva etc.) entre outras, as quais se debruçam sobre aspectos específicos da língua.
Entre elas, também está a Pragmática. A seu respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) A Pragmática é o ramo da Linguística que se dedica a analisar os aspectos morfológicos da língua.
II. ( ) John Austin e Paul Grice são considerados, por muitos estudiosos, os precursores dos estudos pragmáticos.
III. ( ) A noção de implicatura é bastante importante para a área, pois trata das inferências produzidas a partir das expressões linguísticas e do contexto.
IV. ( ) A Pragmática descarta de suas pesquisas os sujeitos e as práticas sociais que cercam os usos linguísticos.
a. F, F, F, F.
b. V, V, V, V.
c. F, V, V, F.
d. V, V, F, F.
e. F, V, F, V.

Com os estudos linguísticos, a linguagem passou a ser considerada sob diferentes aspectos e, sendo assim, de acordo com a corrente de pensamento, assume visões diferenciadas.
I) A corrente estruturalista expressa a visão da linguagem como instrumento de comunicação, que vê a língua como um código.
II) É capaz de transmitir uma mensagem entre transmissor e receptor, levando em conta a interação entre ambos.
a. As assertivas I e II não se complementam, embora ambas estejam corretas.
b. A assertiva II não é complemento da I e esta está incorreta.
c. A assertiva II não é complemento da I.
d. A assertiva II complementa a I, porém esta não está totalmente correta.
e. A assertiva II complementa a I e ambas estão corretas.

A Pragmática Conversacional tende a explicar como os falantes interagem, compreendendo uma dada expressão, além do que possa significar e por que nas situações de conversação um falante opta em dizer alguma coisa de modo indireto e não direta. Conforme descreve Fiorin (2010, p. 176), “segundo alguns autores, os comportamentos linguísticos são determinados por regras ou princípios gerais de natureza racional, ou seja, a maneira de utilizar a linguagem na comunicação é regida por princípios gerais assentados em inferências pragmáticas [...].” Grice, em 1975, publicando seu artigo que trata de tais princípios, elabora o Princípio Cooperativo que sistematiza as regras de conduta adotada pelos interlocutores na conversação.
Baseada na concepção do Princípio da Cooperação, assinale com V a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s).
( ) O princípio cooperativo é o comportamento linguístico dos falantes recorrem para compreender mais do que as expressões significam e por que um falante prefere dizer de uma determinada maneira e não outra.
( ) O Princípio de Cooperação exige que cada enunciado tenha uma finalidade. Os atos de fala não são manifestados de modo explícitos, só sendo percebidas as intenções quando se entende o que está implícito.
( ) A polidez é um princípio cooperativo nos atos de fala indiretos quando nas situações de comunicação minimizam-se, modalizam-se, adoçam-se os atos ameaçadores da face.
( ) O Princípio da Cooperação é, por definição, a contribuição que o falante atribui à conversação no momento em que esta ocorre, tal como requeira o objetivo ou a direção aceita da troca verbal em que está engajado.
a. F, V, F, V.
b. V, F, V, V.
c. V, F, F, V.
d. F, F, F, V.
e. F, F, V, V.

Muito se tem discutido sobre o modo como a escola deve enfrentar os problemas de linguagem dos alunos que falam errado e que precisam aprender a norma culta da língua para serem acolhidos pela sociedade. No entanto, essa mesma escola se esquece de que a linguagem é heterogênea e que a norma culta é muito distante da realidade linguística de nossa sociedade.
Marque a resposta correta.
a. A variedade linguística não faz sentido para a escola que deve ensinar a forma correta de falar e de escrever para os alunos.
b. Deve-se advertir o aluno que fala errado sempre que isso ocorrer.
c. A linguagem praticada pelo aluno deve ser ignorada.
d. A norma culta é a única modalidade de língua correta.
e. A variedade linguística não pode ser ignorada pela escola.

A escola é talvez o único lugar onde se escreve muitas vezes sem motivo. Em uma sociedade letrada, escrever e ler faz parte do cotidiano das pessoas, no entanto, há ainda as que utilizam a escrita para tarefas pequenas, como assinar o próprio nome, fazer uma lista de compras, escrever uma mensagem no celular ou nas redes sociais. Para essas, o ato de escrever na escola, como ela pede, pode ser considerado algo sem grande utilidade.
Isso significa dizer que:
I) A escola deve solicitar inúmeras tarefas de produção textual ao longo da escolarização do aluno, pois só assim ele irá aprender a escrita de modo satisfatório.
II) A escola contempla muito mais a memorização do que a compreensão no processo de aprendizagem da língua escrita.
III) A escola não tem condições de evitar o fracasso escolar dos alunos que não sabem escrever dentro da norma culta da língua portuguesa.
IV) Muitos alunos passam a abominar a escrita pelo modo como a escola a exige.
a. Somente II e IV são verdadeiras.
b. Somente III e IV são verdadeiras.
c. Somente II, III e IV são verdadeiras.
d. Somente I é verdadeira.
e. Somente II é verdadeira.

O ensino de Língua Portuguesa é um tema de bastante interesse para os estudiosos da língua. Isso porque há muito se tem debatido sobre a eficácia (ou não) de velhos métodos adotados em sala de aula, a partir dos quais, muitas vezes, visa-se apenas a transmissão de conteúdos decorados, sem a verdadeira intenção de desenvolver a competência linguística das(os) estudantes.
Considerando tal reflexão, sobre o ensino de Língua Portuguesa, analise as afirmativas a seguir.
I. O ensino de Língua Portuguesa, para ser eficaz, deve centrar-se nas habilidades linguísticas das(os) estudantes, a partir da análise linguística, da produção textual e da leitura.
II. O ensino de Língua Portuguesa, para ser produtivo, deve dar atenção, principalmente, às nomenclaturas gramaticais presentes nas gramáticas normativas.
III. O ensino de Língua Portuguesa deve preparar a(o) aluna(o) para lidar com a língua nas mais variadas situações comunicativas.
IV. O ensino de Língua Portuguesa deve tratar as variedades linguísticas com respeito, sem contribuir para o preconceito linguístico, algo tão forte em nossa sociedade.
a. II, III e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, III e IV, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e IV, apenas.

Prévia do material em texto

Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Linguística é a ciência que estuda a língua. Para dar conta deste fenômeno tão complexo e dinâmico, essa ciência se ramifica, e várias áreas surgem, a fim de dar conta dos mais variados aspectos linguísticos. Algumas dessas áreas são: a sintaxe, a semântica, a pragmática, a fonologia etc. Para entender o papel de cada uma delas e como elas podem ajudar o(a) professor(a) de Língua Portuguesa, é importante que se saiba a que elas se destinam.
 
A respeito das áreas da Linguística, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a sintaxe estuda as palavras isoladamente.
II. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a semântica estuda os sentidos.
III. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a fonologia estuda as funções dos sons da fala.
IV. ( ) Resumidamente, pode-se afirmar que a sociolinguística estuda os usos da língua.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a.
F, F, F, F.
b.
V, V, F, F.
c.
V, V, F, V.
d.
F, V, F, V.
e.
F, V, V, V.
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Fiorin (2010), Grice nos seus trabalhos com a linguagem mostra que, na fala, o homem comunica mais do que diz querer significar em um enunciado.  Ou seja, na fala se comunicam conteúdos implícitos, em que “o falante leva em conta sempre, em suas intervenções, o desenrolar da conversa e a direção que ela toma. Grice formula da seguinte maneira esse princípio: que sua contribuição à conversação seja, no momento em que ocorre, tal como requeira o objetivo ou a direção aceita da troca verbal em que você está engajado”.
 
Fonte:  FIORIN, L. A. (org.) Introdução à linguística I: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2010. p. 177.
 
Enumere, a primeira coluna de acordo com a segunda, estabelecendo as regras de conversação elaboradas por Grice nesse princípio.
 
1 - Máxima de quantidade
2 - Máxima de qualidade
3 - Máxima da relação
4 - Máxima de modo
 
(  ) Em uma situação de interação, as informações são importantes para a manutenção da interação verbal.
(  ) As formas de expressão das ideias e das informações na interação.
( ) Restringe-se às informações estritamente necessárias dadas em quantidade suficiente para que o texto seja compreendido.
(  ) A relevância das informações no contexto de interação.
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
a.
1, 4, 3, 2.
b.
2, 3, 4, 1.
c.
2, 4, 1, 3.
d.
3, 2, 1, 4.
e.
4, 3, 2, 1.
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo alguns estudiosos da Pragmática, o Princípio da Cooperação se concretiza por meio das chamadas máximas conversacionais, ou seja, a partir dos princípios que ajudam na descrição do comportamento linguístico dos indivíduos quando estes estão em interação com outros.
Considerando a informação apresentada, sobre as máximas conversacionais, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Uma das máximas é a da quantidade, que diz respeito a contribuir com informações necessárias, isto é, não dizer algo que não seja preciso.
II. Uma das máximas é a da qualidade, ou seja, a que diz que se deve dizer apenas o que é verdadeiro, evitando afirmar algo sem evidência suficiente.
III. Uma das máximas é a da relação, isto é, a que afirma que só se deve falar com quem mantemos algum tipo de relação.
IV. Uma das máximas é a de modo, que diz respeito a ter etiqueta social, ou seja, ser educado com as pessoas com quem se fala.
 
É correto o que se afirma em:
a.
II e III, apenas.
b.
II, III e IV, apenas.
c.
I, II e IV, apenas.
d.
I, II e III, apenas.
e.
I e II, apenas.
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“A pressuposição aprisiona o leitor ou o ouvinte numa lógica criada pelo produtor do texto, porque, enquanto o posto é proposto como verdadeiro, o pressuposto é, de certa forma, imposto como verdadeiro. Ele é apresentado como algo evidente, indiscutível. Quando se diz que o pressuposto não é sensível à negação, à interrogação e ao encadeamento do posto, não se está dizendo que não se possa negar o pressuposto, interrogar sobre ele ou fazer encadeamentos com ele, mas apenas que, quando a negação, a interrogação e o encadeamento atingem o posto, não alcançam necessariamente o pressuposto”.
 
Fonte:  FIORIN, L. A. (org.) Introdução à linguística I: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2010. p. 182.
 
A partir do conceito de pressuposição, leia o enunciado.
 
Total de idosos em abrigos públicos sobe 33% em 5 anos.
 
Fonte: CANCIAN, N.; ALEGRETTI, L. Total de idosos em abrigos públicos sobe 35% em 5 anos. Folha de S. Paulo. São Paulo, 2 julho 2018, Cotidiano. Disponível em:   <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/07/total-de-idosos-que-vivem-em-abrigos-publicos-sobe-33-em-cinco-anos.shtml>. Acesso em: 1/08/2017.
 
Com base no enunciado, se o leitor não souber que há 5 anos, a ocupação de idosos em abrigos públicos fosse significantemente menor, não haveria propósito publicar que a ocupação sobe em 33% em 5 anos.
 
Assinale a alternativa correta sobre o uso do pressuposto.
a.
É um conteúdo posto, introduzido no discurso que implica em pôr os dados em questão em dúvida para o leitor.
b.
É um mecanismo importante, como recurso narrativo que dispõe dados para o leitor questionar a sua argumentação.
c.
É um mecanismo linguístico com função de instigar o leitor a questionar o dado que é posto em discussão.
d.
É um recurso argumentativo no discurso que implica tomar o leitor como cúmplice de um dado apresentado como aceito.
e.
É um mecanismo adequado como argumentativo que põe o leitor a discutir o que é posto como aceito, implicando em questionamento.
Questão 5
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Linguística, ciência que estuda a linguagem verbal humana, é composta por várias ramificações, como a Análise do Discurso, a Sintaxe (gerativa, cognitiva, funcional etc.), a Fonologia, a Semântica (formal, funcional, cognitiva etc.) entre outras, as quais se debruçam sobre aspectos específicos da língua.
Entre elas, também está a Pragmática. A seu respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e
F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) A Pragmática é o ramo da Linguística que se dedica a analisar os aspectos morfológicos da língua.
II. ( ) John Austin e Paul Grice são considerados, por muitos estudiosos, os precursores dos estudos pragmáticos.
III. ( ) A noção de implicatura é bastante importante para a área, pois trata das inferências produzidas a partir das expressões linguísticas e do contexto.
IV. ( ) A Pragmática descarta de suas pesquisas os sujeitos e as práticas sociais que cercam os usos linguísticos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a.
F, F, F, F.
b.
V, V, V, V.
c.
F, V, V, F.
d.
V, V, F, F.
e.
F, V, F, V.
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com os estudos linguísticos, a linguagem passou a ser considerada sob diferentes aspectos e, sendo assim, de acordo com a corrente de pensamento, assume visões diferenciadas.
 
I) A corrente estruturalista expressa a visão da linguagem como instrumento de comunicação, que vê a língua como um código.
 
PORQUE
 
II) É capaz de transmitir uma mensagem entre transmissor e receptor, levando em conta a interação entre ambos.
 
Fonte:  GERALDI, J. W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
 
Marque a alternativa que apresenta a resposta correta.
a.
As assertivas I e II não se complementam, embora ambas estejam corretas.
b.
A assertiva II não é complemento da I e esta está incorreta.
c.
A assertiva II não é complemento da I.
d.
A assertiva II complementa a I, porém esta não está totalmente correta.
e.
A assertiva II complementa a I e ambas estão corretas.
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Pragmática Conversacionaltende a explicar como os falantes interagem, compreendendo uma dada expressão, além do que possa significar e por que nas situações de conversação um falante opta em dizer alguma coisa de modo indireto e não direta.
Conforme descreve Fiorin (2010, p. 176), “segundo alguns autores, os comportamentos linguísticos são determinados por regras ou princípios gerais de natureza racional, ou seja, a maneira de utilizar a linguagem na comunicação é regida por princípios gerais assentados em inferências pragmáticas [...].” Grice, em 1975, publicando seu artigo que trata de tais princípios, elabora o Princípio Cooperativo que sistematiza as regras de conduta adotada pelos interlocutores na conversação.
 
Fonte:  FIORIN, L. A. (org.) Introdução à linguística I: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2010.
 
Baseada na concepção do Princípio da Cooperação, assinale com V a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s).
 
(  ) O princípio cooperativo é o comportamento linguístico dos falantes recorrem para compreender mais do que as expressões significam e por que um falante prefere dizer de uma determinada maneira e não outra.  
(  ) O Princípio de Cooperação exige que cada enunciado tenha uma finalidade. Os atos de fala não são manifestados de modo explícitos, só sendo percebidas as intenções quando se entende o que está implícito.
(  ) A polidez é um princípio cooperativo nos atos de fala indiretos quando nas situações de comunicação minimizam-se, modalizam-se, adoçam-se os atos ameaçadores da face
(  ) O Princípio da Cooperação é, por definição, a contribuição que o falante atribui à conversação no momento em que esta ocorre, tal como requeira o objetivo ou a direção aceita da troca verbal em que está engajado.
 
Agora, assinale a opção com a sequência correta.
a.
F, V, F, V.
b.
V, F, V, V.
c.
V, F, F, V.
d.
F, F, F, V.
e.
F, F, V, V.
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Muito se tem discutido sobre o modo como a escola deve enfrentar os problemas de linguagem dos alunos que falam errado e que precisam aprender a norma culta da língua para serem acolhidos pela sociedade. No entanto, essa mesma escola se esquece de que a linguagem é heterogênea e que a norma culta é muito distante da realidade linguística de nossa sociedade.
 
Marque a resposta correta.
a.
A variedade linguística não faz sentido para a escola que deve ensinar a forma correta de falar e de escrever para os alunos.
b.
Deve-se advertir o aluno que fala errado sempre que isso ocorrer.
c.
A linguagem praticada pelo aluno deve ser ignorada.
d.
A norma culta é a única modalidade de língua correta.
e.
A variedade linguística não pode ser ignorada pela escola.
Questão 9
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“A escola é talvez o único lugar onde se escreve muitas vezes sem motivo” (CAGLIARI, 2009, p. 86). Em uma sociedade letrada, escrever e ler faz parte do cotidiano das pessoas, no entanto, há ainda as que utilizam a escrita para tarefas pequenas, como assinar o próprio nome, fazer uma lista de compras, escrever uma mensagem no celular ou nas redes sociais. Para essas, o ato de escrever na escola, como ela pede, pode ser considerado algo sem grande utilidade.
 
Fonte: CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. 11. ed. São Paulo: Scipione, 2009, p. 86.
 
Isso significa dizer que:
 
I) A escola deve solicitar inúmeras tarefas de produção textual ao longo da escolarização do aluno, pois só assim ele irá aprender a escrita de modo satisfatório.
II) A escola contempla muito mais a memorização do que a compreensão no processo de aprendizagem da língua escrita.
III) A escola não tem condições de evitar o fracasso escolar dos alunos que não sabem escrever dentro da norma culta da língua portuguesa.
IV) Muitos alunos passam a abominar a escrita pelo modo como a escola a exige.
 
Tomando como base os pressupostos linguísticos para o ensino da língua portuguesa, marque a alternativa com a(s) afirmativa(s) correta(s).
a.
Somente II e IV são verdadeiras.
b.
Somente III e IV são verdadeiras.
c.
Somente II, III e IV são verdadeiras.
d.
Somente I é verdadeira.
e.
Somente II é verdadeira.
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O ensino de Língua Portuguesa é um tema de bastante interesse para os estudiosos da língua. Isso porque há muito se tem debatido sobre a eficácia (ou não) de velhos métodos adotados em sala de aula, a partir dos quais, muitas vezes, visa-se apenas a transmissão de conteúdos decorados, sem a verdadeira intenção de desenvolver a competência linguística das(os) estudantes.
 
Considerando tal reflexão, sobre o ensino de Língua Portuguesa, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O ensino de Língua Portuguesa, para ser eficaz, deve centrar-se nas habilidades linguísticas das(os) estudantes, a partir da análise linguística, da produção textual e da leitura.
II. O ensino de Língua Portuguesa, para ser produtivo, deve dar atenção, principalmente, às nomenclaturas gramaticais presentes nas gramáticas normativas.
III. O ensino de Língua Portuguesa deve preparar a(o) aluna(o) para lidar com a língua nas mais variadas situações comunicativas.
IV. O ensino de Língua Portuguesa deve tratar as variedades linguísticas com respeito, sem contribuir para o preconceito linguístico, algo tão forte em nossa sociedade.
 
É correto o que se afirma em:
a.
II, III e IV, apenas.
b.
I e II, apenas.
c.
I, III e IV, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
I, II e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina